Três guitarras em estúdio e ao vivo?

    Autor Mensagem
    Lucas F.
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Lucas F.


    Fala gente.

    Percebi que bandas de metal que eu tenho escutado recentemente, como Bullet for My Valentine, Avenged Sevenfold, e muitas outras, usam e abusam e dobras e harmonias em seus solos.

    Em estúdio, se usam três ou até mais guitarras: no caso, duas para harmonias (geralmente em terças) e uma para base.

    Mas e quando essas músicas são tocadas ao vivo?
    Qual é a solução usada para reproduzir essas guitarras extras?
    Guitarristas extras contratados para tocar ao vivo, bases pré-gravadas, ou o que?

    Abç.

    P.S.: O título do tópico era pra ser "Três guitarras em estúdio... e ao vivo?" mas não sei porque, quando eu criei as reticências sumiram.

    TheNumber4
    Veterano
    # jul/11
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    Lucas F.
    Cara, pelo que eu vejo em vídeos etc. até das bandas que você citou, simplesmente não faz, deixa sem a base mesmo.

    Vide Afterlife no dvd da LBC.

    makumbator
    Moderador
    # jul/11
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    Lucas F.

    Há várias soluções:

    1. Simplesmente não fazer. Nesse caso a banda escolhe as vozes mais importantes de cada trecho, e os guitarristas executam essas partes.

    2. Usam harmonizadores inteligentes. Só funciona para linhas com o mesmo rtimo e desenho melódico. Nesse caso o harmonizador gera os intervalos necessários ao vivo através do que uma das guitarras faz(ou mesmo as duas, para frases com 4 guitarras).

    3. Usam outro instrumento para fazer ao vivo. Esse caso é mais simples de se resolver quando há um tecladista na banda. Dependendo do que a parte do teclado tenha no trecho, o tecladista pode estar livre fazer algumas vozes das guitarras extras, com timbres que ao vivo conseguem suprir a necessidade.

    4. Usar os trechos pré-gravados. Nesse caso é preciso algum sistema para sincronizar e soltar as frases junto com o que se executa ao vivo.É tecnicamente mais complicado, mas perfeitamente possível.

    5. Usar alguém nos bastidores(técnico de guitarra, por exemplo, que quase sempre também é músico) para executar o trecho.

    AnonymousEpidemic
    Veterano
    # jul/11
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    6. Simplesmente aceitar um timbre diferente quando está ao vivo.

    Essa forma de gravação já é usada há algum tempo e pelo que já ouvi chegou ao extremo no CD Black Rain do Ozzy quando Zakk grava e regrava a base "milhares" de vezes. O ganho em peso é realmente muito bom e ao vivo ele executa normalmente sem isso e aceitamos (nós os fãns de guitarra) o timbre pelo próprio envolvimento no show.

    makumbator
    Moderador
    # jul/11
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    AnonymousEpidemic

    Ele não está falando de dobras da mesma base com a finalidade de se engrossar o timbre, e sim partes musicalmente DIFERENTES que são gravadas no estúdio.

    Por exemplo, um momento em que há uma guitarra base com distorção, uma outra base limpa arpejada, o solo principal, uma linha harmonizando com o solo(digamos, que em terça abaixo) e mais duas linhas de solo mais ao fundo em contraponto com o principal.

    Aí ao vivo a tal banda tem apenas 2 guitarristas, e 6 partes diferentes para executar. É sobre isso a dúvida dele.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # jul/11
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    4. Usar os trechos pré-gravados.

    5. Usar alguém nos bastidores


    ou seja: picaretagem

    AnonymousEpidemic
    Veterano
    # jul/11
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    makumbator
    Entendi..............
    mal ai.

    Lucas F.
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Lucas F.
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    TheNumber4
    makumbator

    Obrigado pela resposta.

    Mas agora me veio outra dúvida:
    Em caso de uma banda iniciante, que não tem condições de arranjar outro guitarrista, ou até mesmo o tecladista, simplesmente não fazer as harmonias ou até mesmo a base não deixa um vazio na música?

    No caso o harmonizador realmente só poderia ser usado em casos que as guitarras são "iguais", mas mesmo assim não soa artificial? Ou com um bom harmonizador o som é fiel?

    E percebo que também tem todo esse preconceito com bases pré-gravadas. Isso tira de alguma forma, digamos "o mérito" da banda? Afinal, esse trecho seria gravado por um músico dentro da própria banda, não?

    makumbator
    Moderador
    # jul/11
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    Lucas F.
    simplesmente não fazer as harmonias ou até mesmo a base não deixa um vazio na música?

    Sim, fica mais vazio, mas fazer o que? Não tem saída. É preciso escolher o que é mais importante ser tocado, e o que vai sair no ao vivo.


    No caso o harmonizador realmente só poderia ser usado em casos que as guitarras são "iguais", mas mesmo assim não soa artificial? Ou com um bom harmonizador o som é fiel?


    Soa um pouco artificial, mas ao vivo a maioria não percebe a diferença. Claro que quanto melhor o harmonizador, melhor o som final(e também melhora latência e afinação). Mas sempre será diferente de outro instrumento real tocando junto.

    E percebo que também tem todo esse preconceito com bases pré-gravadas. Isso tira de alguma forma, digamos "o mérito" da banda? Afinal, esse trecho seria gravado por um músico dentro da própria banda, não?

    Na minha opinião não tira o mérito, desde que sejam trechos específicos e estritamente necessários, e não o arranjo todo(ou quase todo) no playback, com neguinho em mímica no palco(aí é foda, né...).

    Mas muita gente abomina todo e qualquer recurso dessa natureza em um show, e aí vai de cada um.

    J. S. Coltrane
    4. Usar os trechos pré-gravados.

    5. Usar alguém nos bastidores

    ou seja: picaretagem


    Hhahsasah! Mas gravação em estúdio também não deixa de ter uma dose de mentira(e dependendo do estilo ou músico, uma GRANDE dose de mentira...hehehe).

    :)

    TheNumber4
    Veterano
    # jul/11
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    Lucas F.
    Se você puder fazer com o harmonizador faça, já usei umas vezes ao vivo e o resultado foi razoavel. Melhor que nada não?
    XD

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