Marcas e Headstocks. Quanto vc paga por eles?

    Autor Mensagem
    Anjus
    Veterano
    # jul/11


    Bom, a um tempo atraz eu estava a procura de comprar uma guitarra, em condiçoes humanas de compra, e que pudesse ser usada pra tudo por um bom tempo.

    Passando pelos sites da guitar center e do site da ESP, reparei alguns detalhes um tanto quanto, ''chamativos''.
    O modelo signature Truckster do James Hetfield, na versao LTD e ESP, sao IGUAIZINHAS! Cada detalhe e incrivelmente até mesmo a descriçao sao completamente iguais, mas... e o preço? óóó santo preço, $899 pela LTD e incriveis $2499 pela ESP! Isso, por guitarras completamente identicas!

    Fiquei curioso com isso e como nunca toquei em nenhuma das 2 fui perguntar para um amigo que ja morou no Japao e tocou em todo tipo de guitarra existente e inexistente.
    Ele foi um poco grosso e curto e disse a diferença. ''Quanto voce acha que paga no Headstock?''

    Fiquei cabrero com isso e fui pesquisar mais algumas guitarras com o mesmo ''problema'' e bom, achei diversos tipos de guitarras ultra-estimadas, que achei interessante pelas especificaçoes.
    Entao fica uma pergunta, sera que de marca pra marca tem tanta diferença na construçao? E qual será o preço maximo que se pode pagar em uma guitarra, levando em consideraçao ela sendo feita por um luthier ''bom e que nao seja careiro''

    Uma das guitarras que eu fiquei mais impressionado foi a wolfgang EVH, onde se paga quase $3000 por uma guitarra com as especificaçoes tecnicamente ''simples'' e madeira que muitos consideram ruim(nao que eu considere), basswood.

    Algumas Gibsons mais tops possuem construçao diferente, mas sera que possa ser algo que faça aumentar tanto assim o preço?


    É, acho que ficou um pouco longo e nem coloquei muitas guitas RSRSRS...
    Espero que possam me corrigir se houver alguma informaçao equivoca, e se puderem postem algumas guitas que voces acham que ''nao vale a pena e nunca valerá'' sera comprada.

    Abraços!

    marcosshrp
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: marcosshrp
    · votar


    Anjus
    e se puderem, postem algumas guitas que vocês achem que ''não valem a pena e nunca valerá'' ser (em) compradas.
    Gibson

    Tópico antigo man, mas em todo caso...

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    Anjus
    Pois é, cara.... Até onde sei (posso estar errado) a LTD é a segunda linha da ESP. Assim como Squier-Fender, Epiphone-Gibson...... Por isso a diferença de preço.

    A diferença muitas vezes nem está no visual, mas sim na qualidade de material utilizado, construção, etc.

    Um aceno de longe!!!

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Anjus
    velho, claro que pagamos um pouco pela marca, isso é obvio, mas junto com ela, compramos a tradiçao, garantia e quem sabe o conforto, de nao ter problemas, e que se tiver, seremos bem atendidos e teremos o imprevisto concertado pela marca ou loja que nos vendeu, vc só pode estar brincando que acha uma ltd igual a uma ESP, no desenho do corpo as 2 podem ser iguais (assim como a epiphone e a gibson sao) mas e a madeira? captadores? parte eletrica, tudo isso conta, e até mais, para a qualidade final da guitarra. abraço

    Saul Morello
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Del-Rei


    correção ltd é a segunda linha da esp ;]

    Anjus

    cara axo que tem alguma diferença como madeira mais selecionada
    caps diferentes etc!



    Saul Morello,flws!

    Sir.Paulo
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Anjus

    O Site da ESP foi reformulado as especificações que ali constam não estão corretas e as diferenças são nítidas entre uma e outra!

    ogner
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Anjus
    na versao LTD e ESP, sao IGUAIZINHAS! Cada detalhe e incrivelmente até mesmo a descrição sao completamente iguais,

    Cara, eu duvidoeodó!!!

    {Sensacionalist topic mode ON}

    Anjus
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Del-Rei
    Mas será que a diferença de construçao das guitarras sao tao diferentes assim?(tirando aquelas que fazem os ''sanduiches'' de madeira)


    The Man Who Sold The World
    Nao disse que as 2 sao iguais. Como falei, nunca toquei nelas.
    E o problema é exatamente ao contrario do que vc comentou, AS VEZES a aparencia até pode variar um pouco, mas as que eu citei sao exatamente as que possuem especificaçoes exatamente iguais.
    E nao dando foco apenas nessa LTD e ESP.

    Saul Morello
    É mais ou menos isso de segunda linha mesmo, mas nao exatamente... Um amigo meu me explicou, e minhas pesquisas até confirmaram um pouco. É alguma coisa sobre o local em que a marca é vendida. Enfim...

    Sir.Paulo
    Fui la verificar e pra mim ainda sao identicas.

    abraço

    Joel_ESP
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Anjus
    Quanto ao que você falou das guitarras do James, creio que a qualidade da madeira seja a principal diferença.
    Isso é encontrado também na ESP KH-2 NTB em relação a LTD KH-602, a única diferença é a ponte e as tarraxas. Nelas, a diferença de preço também é brusca:
    KH-602: $900,00
    ESP KH-2 NTB: $3.500,00

    Comprando uma ponte Floyd Rose Original e tarraxas Gotoh Inverse para a 602, creio que as guitarras sejam bem equivalentes.
    Abç.

    Doggy
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    É por essas e outras que a Agile vem ganhando espaço.

    Guitarras com especificações top e preço de banana.

    A Jackson e a Ibanez também estão por aí, mostrando um belo custo-benefício em certos modelos.

    Boggione
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Anjus

    Vixi, muita coisa influencia pra isso.

    Ja li em algum lugar aqui do forum que a Gibson planta suas arvores em lugares especificos para cada modelo, imagina, voce chega num site pra olhar uma guitarra e la esta escrito:

    Mogno, cujo plantio foi realizado nas altas montanhas Suiças, temperatura amêna, regada 3 vezes ao dia.


    Hehe, tem muita diferença de construçao sim, mais claro, as guitarras famosas carregam o peso da marca no Headstock, a 50 anos atras as Fenders eram como nossas Condors.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Anjus


    Baixe o catalogo em PDF!!!!

    Del-Rei
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Anjus
    Mas será que a diferença de construçao das guitarras sao tao diferentes assim?(tirando aquelas que fazem os ''sanduiches'' de madeira)


    Cara, no caso da Gibson x Epiphone:

    - Gibson é americana, com mão-de-obra (teoricamente) mais qualificada e cara, enquanto a Epiphone tem mão-de-obra bem mais baixa, asiática.
    Isso já conta bastante.

    - Tem a diferença do material usado: madeira (mogno, mogno asiático...), hardware, parte elétrica.... Acabamento mais criterioso.

    Claro, isso tudo, teoricamente, deveria influenciar no preço. Mas tem milhares de guitarristas por aí que não saberiam diferenciar o som entre uma Gibson e uma Epiphone.
    Eu, talvez...

    - E o headstock.... Isso também conta.

    Um aceno de longe!!!

    Doggy
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    - E o headstock.... Isso também conta.


    Com certeza! Eu mesmo confesso que pegaria uma Gibson LP Studio ao invés de uma Epiphone Custom, só pelo "status", rs.

    Abç

    theblackstrat
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Del-Rei
    se colocar uma gibson e uma epiphone na mao do ZW,com EMG´s
    duvido quem consiga diferir..ou mesmo epiphones standards com captaçao gibson,duvido alguém perceber diferença.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Sir.Paulo
    · votar


    Engraçado fui dar uma olhada no site ESP BR da Habro e vi que só são apresentadas LTD não tem ESP disponível!

    Anjus

    Cara existe diferenças nítidas no acabamento, ferragens e madeiras!

    Só uma curiosidade já viu uma ESP de perto? Principalmente uma Assinatura? Cara são d+ são impecáveis!

    theblackstrat
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Sir.Paulo
    eu nunca peguei em uma esp mas imagino que deva ser tipo gibson pra melhor,suhr..essas coisas ae..heheh

    mas o acabamento das epis e das ltds sao bem bons.
    existem melhores.mas sao muito bons.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Sir.Paulo
    · votar


    Encontrei uma resposta da ESP:

    www.espguitars.com/support_faq.html#1

    Qual é a diferença entre a ESP LTD e modelos?

    Por exemplo, o Truckster ESP parece tão semelhante ao Truckster LTD, mas o preço é significativamente diferente!

    guitarras ESP são construídas em nossa fábrica principal e custom shop localizado no Japão. Estes são completamente construídos e montados por artesãos altamente qualificados utilizando as melhores peças e seleção de madeira.

    Guitarras LTD são produzidos em nossas fábricas fora do Japão (atualmente Coréia, Indonésia e China), e são fabricados em quantidades maiores, usando um método de produção de linha de montagem.

    Anjus
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Sir.Paulo
    Isso ai do site da Habro, é aquilo que comentei acima, LTD nao é EXATAMENTE, segunda linha, é tbm feito algum esquema que em certos lugares só vende ESP ou só vende LTD.
    E sim, ja toquei numa ESP Horizon FR e uma KH, realmente sao incriveis, mas nunca toquei em LTD, apenas vi uma quase desomntada na casa dum amigo.


    Boggione
    Olha, eu sinceramente nao acredito nisso... talvez apenas a procedencia seja de tal país, mas nao acredito que eles plantem assim.

    Uma marca que eu fico cabrero tbm sao as PRS, essas eu sei que tem uns esquemas fudidos, mas ainda acho extremamente valorizadas, assim como a wolfgang EVH que comentei. E eu acho estranho, nao sei direito a origem desse modelo, sei que é algo relacionado as antigas OLP, que nao existem mais, e pelo menos eu ja vi uma ou outra extremamente lindas e baratas.

    Sir.Paulo
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Anjus

    Cara eu sei perfeitamente o que é um segunda linha! ¬¬

    Anjus
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Sir.Paulo
    É, eu imaginei algo desse tipo, mas oque deixa sempre com aquele pé atraz, é por serem especificamente iguais, e baseadas no msm projeto(acredito eu). E bom uma ESP Custom pra mim pelo menos é um preço um tanto quanto desumano rs. ainda sou um mortal

    ghn05
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    A diferença do preço vem um pouco do headstock mas a maior parte e a madeira e o hardware e conforto pois nas guitarras mais "top" é usada a parte da arvore onde os veios estão mais alinhados, o hardware é mais estavel, os captadores possuem caracteristicas diferentes e o braço é muitas vezes mais confortavel e possuem diferensas das segundas linhas com camaras que deixam a guitarra mais leve e com mais sustain...
    No caso das wolfgangs elas são otimas guitarras e o valor dele não é so headstock pois o hardware dela é muito estavel os captadores são otimos e o basswood e uma otima madeira e quando combinado com um tampo de maple e é uma das melhores madeiras para ser usada tanto que a music man, ibanez, jackson... usam até em suas guitarras "tops"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Marcas e Headstocks. Quanto vc paga por eles?