Regulagem de guitarra (cordas e afinação)

    Autor Mensagem
    fabiotropia
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: fabiotropia


    E ai galera..

    Eu tenho uma Les Paul, que atualmente está com cordas 0.10, afinada em E.

    Eu gostaria de trocar as cordas da guitarra para o.11 ou superior, afinando - a em Drop C.

    Ai está minha dúvida, eu terei que realizar alguma regulagem em minha guitarra, como por exemplo, a altura do cavalete???

    Se sim, alguém me explique como..

    Agradeço.


    PS: A PONTE DA MINHA GUITARRA tune o matic, ou seja, móvel neh! =)

    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum.

    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário.

    Relacionados ao assunto:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/263957/relacionados.html

    guizimm
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    velho,se for mudar qualquer coisa assim(afinação,calibre das cordas....) que va mudar a tensão do encordoamento no braço tem que fazer regulagem,n importa a ponte
    o mais recomendado eh levar num luthier pra ele regula,pq ele vai mexe no tensor(sabe oq eh isso neh)

    Spect
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Talvez seja necessária a regulagem do tensor, mas apenas se o braço se mexer depois da troca.

    Regulagem de oitavas também pode ser necessário.

    Sobre regulagem de altura, também talvez. A regulagem da altura é feita pelos 2 parafusos da ponte.

    Como fazer isso aí em cima você pode achar facilmente na busca.

    Spect
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    guizimm
    velho,se for mudar qualquer coisa assim(afinação,calibre das cordas....) que va mudar a tensão do encordoamento no braço tem que fazer regulagem,n importa a ponte
    o mais recomendado eh levar num luthier pra ele regula,pq ele vai mexe no tensor(sabe oq eh isso neh)


    Não é assim. Regulagem de tensor só é necessária SE o braço se mover. Caso contrário, não vejo necessidade alguma de sair mexendo. E você viu que o cara vai afinar em drop C? Com isso, a tensão fica bem mais baixa, comparável com encordoamentos .010.

    guizimm
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Spect
    mais melhor prevenir do que remediar,eu mudei a tensão das cordas da minha guitarra e o braço fico zuado

    Spect
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Spect
    · votar


    guizimm
    mais melhor prevenir do que remediar,eu mudei a tensão das cordas da minha guitarra e o braço fico zuado

    Mas, nesse caso, o "melhor prevenir que remediar" seria como dar o remédio sem nem estar doente ainda.

    Braço de guitarra não é nem de borracha nem de gesso. Não empena tão facilmente e se empenar não vai quebrar. Como eu disse, acho desnecessário mexer no tensor antes de observar se vai ocorrer alguma mudança. Se ocorrer, aí sim o ajuste é necessário.

    Stevenzin
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    PS: A PONTE DA MINHA GUITARRA tune o matic, ou seja, móvel neh! =)

    Hein? Sua ponte é fixa e é sempre bom regular, quando troca o calibre ou a afinação, mais melhor prevenir do que remediar.

    Dps que o braço ficar ruim vai ser bem pior e bem mais caro para consertar. Regulagem desse tipo de ponte é fácil e rápida, já o tensor só mexa se precisar mesmo, e sempre mexa 1/4 e espere de 30min a 1h pra ver se deu resultado

    Spect
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Stevenzin
    Dps que o braço ficar ruim vai ser bem pior e bem mais caro para consertar.

    Gente, leiam o OP: ele vai afinar em drop C. A guitarra tá afinada em E com .010, ele quer trocar para .011. Drop C tem a mizona afinada 2 tons abaixo e o resto um tom abaixo. Vai ficar praticamente a mesma tensão de .010, talvez até um pouco mais baixa.

    Novamente: troque. SE ocorrer alguma mudança, pesquise como fazer ajuste do tensor aqui na busca mesmo, e se sentir necessário leve num luthier.

    Não entendo o preciosismo todo e medo que o pessoal aqui do fórum tem com o tensor... Guitarra não é feita de cristal.

    fabiotropia
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Que corda é mais indicada pra quem vai usar Drop C???

    guizimm
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    fabiotropia
    pra q vc vai por a afinação em drop C afinal?

    El_DoradoUK
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    fabiotropia
    Cara, é recomendado realmente um luthier no seu caso, pois você vai mudar a tensão das cordas, mas vai ser algo meio bizarro.
    Sair do 0.10 afinação padrão pra 0.11 Drop C, nunca se sabe que ajustes o tensor vai precisar, mesmo que se soubesse não é recomendável mexer nele.
    Além do mais, o luthier te entrega a guita manteiga, oitavas bonitinhas, escala limpa e hidratada, parte elétrica revisada, corpo com polimento e cordas do jeito que você quer.
    See ya

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Regulagem de guitarra (cordas e afinação)