"Polimento Caseiro" - O Que usar?

Autor Mensagem
Samuel Silvino
Veterano
# jun/11


Hoje de manhã eu estava andando no Supermercado com minha mãe, quando de repente vi um produto: "Cera Automotiva - Politriz" , então pensei se poderia usar para limpar a Guitarra, pois estava escrito na embalagem "Dá um Brilho Incrivel".
E ai? Devo Usar? é bom? e como eu passo?

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Para dar brilho,cera,serve !! Para polir,massa pérola número 2(com cudado,pois remove muita tinta) !!

EDIT E geralmente as guitarras usam tintas sintéticas(de baixa resistência).E para complicar ainda mais,são pintadas com camadas mais finas.Então não é bom exagerar no polimento,para não arrancar muita tinta!!

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


E ai? Devo Usar? é bom? e como eu passo?


NÃAÃO!!!





Faz isso não cara, não pode passar nada disso na guita não, danifica a pintura.

O que você pode passar são produtos específicos para isto, que são vendidos em lojas de musica, nem sei se existe.

Flw

Samuel Silvino
Veterano
# jun/11
· votar


Onde eu posso comprar? e o que é isso? de que é feito?

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


Samuel Silvino

Cara não passa nada disso, se quer a palavra de um cara que pode te dizer com propriedade isto é o Luthier Bertola, pergunta pra ele aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/254925/

Samuel Silvino
Veterano
# jun/11
· votar


erickx
Você já usou? Pois o brilho dela já era...e tem uns risquinhos superficiais.

buddy guy
Veterano
# jun/11
· votar


erickx
E ai? Devo Usar? é bom? e como eu passo?


NÃAÃO!!!





Faz isso não cara, não pode passar nada disso na guita não, danifica a pintura.

O que você pode passar são produtos específicos para isto, que são vendidos em lojas de musica, nem sei se existe.

Flw



Até hoje não estraguei nenhuma !! Além mais,todas estas guitarras pintadas,são usadas tintas automotivas para pintar.Logo, não vejo o por que não usar produtos para esta linha !!!

erickx
Veterano
# jun/11
· votar


Perguntem para o bertola, eu só estou falando oque já ouvi dizer repetidas vezes, então não falo com propriedade.

Samuel Silvino
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy

Até hoje não estraguei nenhuma !! Além mais,todas estas guitarras pintadas,são usadas tintas automotivas para pintar.Logo, não vejo o por que não usar produtos para esta linha !!!


Entendo, então você já usou, e deduz que não fica polido e sim que dá brilho?

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


erickx
Perguntem para o bertola, eu só estou falando oque já ouvi dizer repetidas vezes, então não falo com propriedade.


Mano,para de dizer coisas que não sabe.O que que tem haver,o cara usar cera automotiva,para encerar guitarras que usam tintas automotivas? Não estou entendendo.A não ser que a guitarra tenha sido pintada com "tinta guache",creio que não se deva usar cera automitiva para lustrar !!

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/11
· votar


Samuel Silvino
Eu uso essa cera!
Não danificou a pintura da minha guitarra, deu um brilho do caralho e tirou todas aquelas marcas de dedos (minha guitarra é preta) e da uma boa amenizada nos riscos que tem no escudo (que tbm é preto)!

No meu violão (que tbm é preto) eu tbm passo ela, da brilho, tira marca de dedo e riscos.

Isso não vai polir, mas vai dar um brilho legal, ela não tira riscos, apenas ameniza. Pode passar tranquilo.



Acho que o único problema que pode dar é com guitarras Fenders que tem pintura sensível a umas paradas e tem que usar uma cera sem um componente que eu esqueci o nome. Mas a sua guitarra não é Fender né? Se não for, pode passar tranquilo.

Samuel Silvino
Veterano
# jun/11
· votar


Viciado em Guarana
Haha, a minha não é Fender não.

E como eu devo passar?

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu uso Lustra Móveis pro corpo. Esse dá um brilho incrível sem ser abrasivo. Pras ferragens, um produto chamado Brasso. Na escala, Óleo de Peroba.

Bem pouquinho, pra não "melecar" tudo!! Aliás, tem tópicos sobre o assunto e alguns bem recentes! Tudo isso usando um pano pra aplicar, e outro pra dar brilho/polir. De preferência, uma flanela.

Abs

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Samuel Silvino

buddy guy

Até hoje não estraguei nenhuma !! Além mais,todas estas guitarras pintadas,são usadas tintas automotivas para pintar.Logo, não vejo o por que não usar produtos para esta linha !!!


Entendo, então você já usou, e deduz que não fica polido e sim que dá brilho?



Cara,vc já encerou carro? Sabe a diferença entre polir e encerar? Pois então,mesma coisa.Foi como eu falei antes:"Todas estas guitarras que são pintadas,os caras usam tintas automotivas para pintar" !!! Vamos acabar de vez com este mito,de que pintura de guitarra,tem que se usar produtos cheios de frescuras para polir ou encerar.Pois não carece disto não.TINTA DE GUITARRA É A MESMA QUE SÃO USADAS EM CARROS.Umas pode ter sido pintadas com tinta sintética(tinta mais barata e de pouca resistência) ou usado tinta PU(tinta mais cara,mas de alta resistência e durabilidade)!!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy
temos que lembras das guitas tops
com acabamento em nitro..uma cera natural só e pronto.
att!

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/11
· votar


Samuel Silvino
Limpe sua guitarra e tire todo o tipo de poeira que puder.

Depois pegue um bom chumaço de algodão (eu uso flanela limpa, mas algodão é melhor) passe um pouco de cera no algodão e espalhe bem sobre o toda a superfície até a cera sumir, deixe uns 5 minutos secando, depois esfregue um outro chumaço de algodão limpo (ou flanela bem limpa) e comece a dar brilho (basta esfregar, em movimentos circulares).

É muito fácil.

Mas não se esqueça que tudo deve estar bem limpo para não riscar (uma vez eu usei uma flanela suja e bem... é da onde veio os riscos no escudo da minha guitarra).

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat
É o caso das Fenders!

buddy guy
Veterano
# jun/11
· votar


Samuel Silvino


Olha,faz assim:COM ALGODÃO(não use estopa,não),molha um tiquinho na cera,e em movimentos circulares vc vai espalhando sobre a guita.Não se preocupe com a coloração que vai ficar o algodão.Pois geralmente,solta tinta ao encerar(principalmente quando as guitarras usam as tintas sintéticas de baixa resistência que eu te falei).E depois de vc espalhar a cera por todo corpo,vc vem lustrando com algodão novo e seco !!!

Samuel Silvino
Veterano
# jun/11
· votar


Obrigado. Pessoal.! Até mais! Como sempre me ajundando! Valeu!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


Viciado em Guarana
das tops..
algumas sao em pu mesmo.
acho que da american standard pra frente já nitrocelulose..
gibson é nitrocelulose..
outras com padrão tradicional também o serão..
imagino que as charvel sejam..sei lá..
o importante é que o pu é a mais resistente..
e a nitro é a que fica ``vintage´´.desgasta com facilidade..

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


theblackstrat
buddy guy
temos que lembras das guitas tops
com acabamento em nitro..uma cera natural só e pronto.
att!



Verdade,mas isto daí,nem se usa mais.Pois era tintas fracas(a mesma sintética da qual me referí anteriormente).Este nitro que a turma fala é o mesmo sintecão de hoje em dia.
Cara,criou-se um mito em volta de pintura de guitarra.Muita gente pensa que tinta de guitarra é tinta expecíficas para tal finalidade.Coisa que não são.Tintas que se pinta guitarra SÃO AS MESMAS QUE SE PINTA CARRO!!! Então vamos acabar de vez com este mito,de que para encerar guitarra,tem que se uar produtos cheios de frescura,pois isto não carece !!!

Basta ter bom senso de pensar,que a pintura de guitarras,os caras usam camadas finas de tinta para pintar.Então,não convém exagerar no polimento!! Basta encerar com uma boa cera grand prix ou carnú e já era.Caso a guitarra tenha sido repintada e usado PU(tinta de alta resistencia),pode-se usar a massa 2 da pérola que eu falei e depois encerar.
Caso a tinta seja destas fraquinhas sintecão,pode usar,só cera que dá para polir beleza.Pois a tinta sintética(nitro),são fracas.E pelo fato de ser usado camadas mais finas para pintar,não convém usar a pérola 2.Pois acaba arrancando muita tinta ao polir.Logo, usa só cera mesmo e já era !!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy
é isso mesmo,,,inclusive as fenders das primeiras mesmo..
as ediçoes limitadas da epoca..que nao eram das cores padrao..
tipo vermelho e tals..eram pintadas com as mesmas tintas
dos v8 lá,..acho que dupont
mas as guitarras em nitrocelulose saem até hoje..
sao mais frageis e se for usar massa de polir é sabendo que uma
hora começa o aspecto vintage..ehheheheh
principalmente em quinas e bordas que pegam menos verniz e tinta.
vlws

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Viciado em Guarana: Depois pegue um bom chumaço de algodão (eu uso flanela limpa, mas algodão é melhor)

Algodão solta pelinhos... Pelo menos esses daqui de casa! hehe Agora, pra limpar frestinhas eu uso cotonetes ou enrolo algodão na ponta de um palito de dentes.

Abs

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


theblackstrat
buddy guy
é isso mesmo,,,inclusive as fenders das primeiras mesmo..
as ediçoes limitadas da epoca..que nao eram das cores padrao..
tipo vermelho e tals..eram pintadas com as mesmas tintas
dos v8 lá,..acho que dupont
mas as guitarras em nitrocelulose saem até hoje..
sao mais frageis e se for usar massa de polir é sabendo que uma
hora começa o aspecto vintage..ehheheheh
principalmente em quinas e bordas que pegam menos verniz e tinta.
vlws




Já ouviu falar em preto cadilac? Preto usado nos cadilacs da época.E a fender tinha este lance de usar cores de carros que estavam na moda,em suas guitarras.Só que na época ele usavam o sintecão(nitrocelulóse),que eram e são, tintas mais fracas.Hoje em coisa top,se usa PU.Tinta mais cara e que envolve mais componentes para pintar.Usa-se fundo PU,catalizador para PU,diluênte próprio para PU e etc.Inclusive a tinta PU,é uma tinta de alto rendimento.Enquanto se gasta 5,6 litro de sintético,para pintar um fusca,com PU,se gasta 3 ou 3,5 de tanto que rende a tinta.Por conta dos diluêntes e catalizadores que se usam,para preparar a tinta na hora de pintar.Fora o grande poder de cobertura que se tem !!

Vivo envolvido em preparação de motores e pinturas de carros,desde os 15 de idade.E sei do que falo,em matéria de tinta automotiva !!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy
percebe-se que voce manja mesmo..por isso to rendendo o papo,..hehe
quer dizer que as tintas nitrocelulose das guitas sao as
mesmas sinteticas antigas de carro?
até as nitro entao eram de carro né..agora saquei..
mas uma coisa que é fato..
é que a pu é mais resistente..
e o processo é outro..ela da uma camada maior..
selador..fundo..tinta..verniz ..
o acabamento tradicional de guitarras é bem artistico porque
envolve uma camada muito fina que deixa a madeira respirar
que dizem por aí que influencia até no timbre e na secagem da madeira ao longo do tempo..mas pra mimmmmm memso..
isso é tudo um grande lero lero pra vender o
mais barato por mais caro!!hehe
vlws

buddy guy
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat


buddy guy

quer dizer que as tintas nitrocelulose das guitas sao as
mesmas sinteticas antigas de carro?


Sim !!

é que a pu é mais resistente..
e o processo é outro..ela da uma camada maior..
selador..fundo..tinta..verniz ..



Sim,pois além de render mais,tem maior poder de cobertura !!


o acabamento tradicional de guitarras é bem artistico porque
envolve uma camada muito fina que deixa a madeira respirar


Não sei até onde vai este mito !!! Este negócio de camada fina,vejo isto,mais como um jeito de economizar tinta !!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy
buddy guy
por isso pra mim a série mais custo benefício da fender é
a classic MIM
sao finas demais..
tipo as japas mesmo.
vlw

buddy guy
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat
buddy guy
buddy guy
por isso pra mim a série mais custo benefício da fender é
a classic MIM
sao finas demais..
tipo as japas mesmo.
vlw


Isto eu já não sei.Só sei que tudo quanto é coisa que americano põe a mão,eles fazem a coisa top e bem feita !!

buddy guy
Veterano
# jun/11 · Editado por: buddy guy
· votar


theblackstrat


Quer ver tinta cara pra kaceta,ruim de cobertura e que queima com grande facilidade,quando exposta ao sol? Todo tipo de tinta vermelha !!

Tem litro de tinta vermelha(dependendo da pigmentação),que chega custar quase 200 pau o litro !!

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


buddy guy
não disse melhores..disse em questao de custo beneficio..
elas são feitas com braço de peça unica,peças americanas.
sao boas mesmo..
mas lógico que uma american vintage,standard,signature e cs serao
melhores..mas proporcionalmente,as vezes ate exponencialmente mais caras né..hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Polimento Caseiro" - O Que usar?