Tagima T635 - Review

Autor Mensagem
rolnston
Veterano
# jun/11


Tagima T635 Brasil Vintage - Review

Olá! Este é meu primeiro tópico, portanto, pode ser que não fique bom... A intenção é dividir a experiência que estou tendo com minha guitarra

Características:
Modelo - Stratocaster Tagima Brasil Vintage T635
Corpo - Marupá
Braço - Pau Marfim (one piece)
Escala - Pau Marfim, marcações tipo "bolinha" na cor preta
Trastes - 22 médio
Captadores - 3 Single Coils Tagima Alnico 5
Controles - 1 volume, 2 tonalidade e chave seletora de 5 posições
Ponte - Standard cromada
Tarraxas - Blindadas cromadas
Escudo - Mint green ee, captadores e botões na cor creme
Cor - Sunburst


Esta é minha segunda guitarra e a possuo há mais ou menos um ano, portanto, apesar de ser um guitarrista iniciante, acredito que tenho boas condições de fazer um review ao menos coerente.

A primeira vista o acabamento e visual saltam aos olhos, principalmente aos amantes de stratos como eu. A minha é na cor sunburst, a qualidade da pintura, do verniz e da madeira, tanto do braço como do corpo são excelentes. Os trastes são num tamanho bom, mas poderiam ser um pouquinho mais bem encaixados, porém, este detalhe não chega a atrapalhar a pegada no braço. Com relação à afinação, não tenho do que reclamar, apesar de não utilizar o trêmolo (trauma de minha antiga guitarra, que não aguentava um leve esbarrão na alavanca, hehe). As tarraxas além de bem encaixadas seguram bem a afinação.

Precisei levar minha guitarra imediatamente a um luthier para que a ação das cordas fossem reguladas (estavam trastejando), porém, já toquei em outros instrumentos Tagima, até mais baratos, que estavam com uma regulagem melhor. Fica aqui uma recomendação, leve regularmente seu instrumento a um luthier de confiança para manutenção, principalmente logo após a compra, afinal, cada um tem uma pegada diferente no instrumento e na fábrica eles regulam todos acredito que da mesma forma.

Da parte elétrica não poderei falar muito, primeiro por não entender bulhufas e depois porque não abri o instrumento para dar uma olhada. Maaas... desconfio que algo esteja acontecendo logo abaixo do escudo, porque tá uma chiadeira danada, com ganho um pouquinho mais alto fica quase insuportável! Sei que o chiado em caps single é normal, mas vou levar pra alguém dar uma analisada. Se alguém tiver alguma dica ou já enfrentou este problema com instrumentos parecidos, por favor, me ajudem!

Madeiras
As madeiras parecem ser de boa qualidade, o marupá do corpo é bem equilibrado, o braço e a escala são de uma única peça de pau marfim e, me corrijam se eu estiver errado, mas não tem verniz nesta escala, certo? Agora, não sei como é melhor, se com verniz ou sem verniz... se alguém puder ajudar com esta...

Timbres
Os timbres são o ponto forte deste instrumento, os captadores de alnico da tagima são básicos, mas muito competentes. O da ponte oferece um timbre mais quente, rasgado, bem legal para incendiar em solos com overdrive ou em bases crunch e funkeadas. O cap do meio tem um timbre bem aveludado e equilibrado, legal para bases ou um tom mais bluesy e o do braço tem um grave bem legal e encorpado com uma pegada muito bluesy. Resumindo: a captação é ótima para timbres que passeiam entre o blues, o funk e um rock não muito pesado. Além disso, variando a palhetada e o ataque da mão direita nas cordas consegue-se sentir diferentes timbres, dos mais aveludados aos mais estalados.
Uma única ressalva é com relação á bandeira do Brasil gravada no headstock. Por favor, não me entendam mal, acho a bandeira de nosso país muito bonita e, sei que a intenção da fábrica foi destacar o uso de madeiras brasileiras, porém, achei que ficou um pouco destoante a bandeira no headstock, talvez uma inscrição "feito no Brasil" ou "feito com madeiras brasileiras" logo abaixo do logo da marca ficasse mais adequado.

Resumindo
Se sua intenção for tocar com distorções mais pesadas, com alto ganho (metal, punk, hardcore) fuja desta guitarra. Agora, se você procura um instrumento com um visual vintage legal, uma pegada blueseira ou funkeada, como eu procurava, eu indico a 635.

Pra finalizar esta guitarra é muito honesta pelo preço que está sendo vendida (eu paguei 750,00 há mais ou menos um ano atrás). Acredito que dá pra tocar durante muitos anos com ela sem precisar de upgrades, porém, temos sempre a opção de trocar os caps para obter timbres diferenciados.

Notas:
Timbre.....................8
Afinação..................8
Acabamento............9
Custo x Benefício....10

Por favor, mandem sugestões para que eu possa melhorar meus tópicos!

Valeu, espero que gostem e até a próxima!

AndersonMatos
Veterano
# jun/11
· votar


rolnston
Belo review cara!!!

Will Bejar
Veterano
# jun/11
· votar


Que beleza, hein!!!
Coloca fotyo, mano!!!
Abç

rolnston
Veterano
# jun/11
· votar


Valeu pelos comentários. Eu não coloquei fotos porque, sinceramente, eu não consegui, eita!!!

Alguém pode me ajudar? Como eu anexo as fotos?

Will Bejar
Veterano
# jun/11
· votar


rolnston
Cara, cria uma conta no Photobucket.com e faz o upload!!!
Tem o 4shared que o pessoal usa bastante e dá pra escolher português como linguagem!!!

papillon
Veterano
# jun/11
· votar


rolnston

Otímo review cara!!
parabéns pela aquisição!!
estes dias peguei uma T-735 Hand made in Brazil acho que de 2004/2005, com headstock invertido, e tudo q vc falou sobre a sua, eu concordo comparando com a minha apesar de ter pego ela com 2 captadores de uma ESP vintage plus, na ponte e no braço...
no mais... bons sons!!

para upar imagens eh so carregar nesse site:

http://imageshack.us/

não precisa nem de cadastro, eh só enviar la e mandar o link!!

Abração

Btardelli
Veterano
# jun/11 · Editado por: Btardelli
· votar


rolnston
Basta upar neste site, é um dos mais usados pelo pessoal do FCC...
abç
opa, nao vi que ja tinham postado...

rolnston
Veterano
# jun/11
· votar


Valeu!!!

Agora sim, seguem as fotos que eu tenho da t635.

fotos t635

Abraços!

papillon
Veterano
# jun/11
· votar


rolnston

Curti cara!!
bem bonita a guitarra!!
\o

agora realmente a bandeirinha do brasil ta mal =/
eu lixaria facil! heaiuoheaiouhaeoiuh =X

Parabéns mais uma vez pela aquisição!!
bons sons e Keep Rocking!!

Abraçoo

rolnston
Veterano
# jun/11
· votar


papillon

Ah, a T735 parece ser uma guitarra sensacional, acho que o corpo é de cedro. Seguem o mesmo padrão, porém a T735 está alguns passos à frente da 635. Parabéns!

Abraço.

papillon
Veterano
# jun/11
· votar


neste tópico falei um pouco da minha aquisição (t-735)
coloquei 2 fotos la tbm, e postei um som, se não me engano ta na ultima pagina!!
da uma conferida la!!

Abraçãoo

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/261902/

felipelfln
Veterano
# jun/11
· votar


Bom review. Falou do som. Bem mais completo do que os reviews costumam ser.

Tava pensando... Uma T-635 custa aqui o que uma Fender MIM custa lá... Por isso é capaz delas terem qualidade semelhante que não parece pelo preço, que é mais que o dobro a MIM no brasil... Mas acho que a MIM seria equivalente à T-735, que tem captadores by Malagoli e corpo de cedro.... E acho que as ferragens tbm são melhores...

papillon
Veterano
# jun/11
· votar


Sem querer me intrometer, mas ja me intrometendo, hehehehehhehehehehe
tai o som que gravei com minha t-735, acredito q tenha um timbre semelhante a 635 do rolnston.
gravei com a BT de Riviera paradise de SRV, ligado no Amplitube Fender na simulação do Twin Reverb...

http://www.4shared.com/audio/QawKvBcS/rivieira_teste.html

Abraço

rolnston
Veterano
# jun/11
· votar


felipelfln
Concordo com vc, acho que a t735 tem uma construção mais bem cuidada do que a t635. Com certeza a 735 é um pouco superior à 635.
Valeu!

papillon
Sinceramente... ainda preciso remar muito pra conseguir um timbre como esse. Muito bom mesmo, e pode ter certeza que seus caps possuem uma qualidade superior aos da t635. São duas guitarras muito semelhantes, porém a 735 teve mais cuidados com relação à captadores, madeiras e montagem. Gostei muito do timbre que vc conseguiu extrair, bem equilibrado. Parabéns!

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/11
· votar


Toda semana eu toco numa T-735, eu não gostei muito não, achei o braço meio grande.

Drinho
Veterano
# jun/11
· votar


rolnston

Bacana o review, tenho a 635 modelo bem mais antigo e já faz tempo que não sinto necessidade de substitui-la, agregar outra guitarra sim mas sou muito satisfeito com ela então creio que finalmente me achei.
Parabéns pela guitarra, eu não conheço a 635 nova mas pelas suas especificações não é muito diferente da minha a não ser o design que antigamente era cópia do fender.

mas não tem verniz nesta escala, certo?

Tem sim, o verniz é fosco então dá a impressão que não há verniz.

rolnston
Veterano
# jun/11
· votar


Drinho

Legal! Também acredito que vou ficar com esta guitarra por muito tempo. Valeu pelo toque sobre o verniz na escala!

Abraços!

rolnston
Veterano
# jun/11
· votar


Viciado em Guarana

Veja só como é importante as pessoas testarem os instrumentos antes de comprar e mais de uma vez inclusive. Muitas vezes uma guitarra que alguém acha perfeita, para outra pessoa será uma bela porcaria. São muitos fatores que influenciam: tipo de som, experiência como músico, hardware, entre outros.

Valeu pelo comentário!

papillon
Veterano
# jun/11
· votar


rolnston

Valeu man!!
então, os captadores que estão nela são de uma ESP vintage plus, na ponte e no braço, foi exatamente os q usei nessa gravação...
o resto foi amplitube fender mesmo...
=]]
abraçãoo man!!

KEEP ROCKING!!

T-Rodman
Veterano
# jun/11
· votar


rolnston
Testei essa semana uma 635.
Achei que a ponte dela é pior que a de uma Squier, que pra mim é o padrão-base.
A madeira, não me agradou também. Prefiro no mínimo basswood.
Pelo menos o braço, em comparação com as chinesas da própria marca, estava ok, exceto pelas tarraxas que achei soltas demais.
Os captadores, ruims.

Resultado: como tinha ido na loja pra conhecê-la (abriu essa semana aqui na cidade), e para talvez comprar uma guitarra pra eu brincar de luthier, eu levei outra que achei mais interessante, com basswood, com ferragens pouco melhores (nada demais também), mas acabei levando uma Cruzer ST-50 Vintage White, que já desmontei pra trocar o escudo com captadores Fender STD.

Will Bejar
Veterano
# jun/11
· votar


T-Rodman
E aí, meu camarada!!! Beleza??
Eu tive uma Explorer da Cruiser (by Crafter) e achava bem bacana!!! Só passei pq não me adaptei ao modelo.
A sua seria essa aqui?
http://images02.olx.com.br/ui/11/47/98/1305295409_199563998_2-Guitarra -Cruzer-By-Crafter-St-50-Strato-White-Lojas-Jacmusic-Sao-Paulo.jpg

leandroantonioli
Veterano
# jun/11
· votar


Mas infelizmente pra quem procura um timbre característico de strato à la Fender, as tagimas 735 e 635 não alcançam. Isso se deve, dentre outros fatores, à madeiras utilizadas: Cedro e Marupá.
O estalado das Fender vem com o Alder e, no máximo, o Ash.
Mas são boas guitarras pra quem gosta dos timbres que apresentam.

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/11
· votar


rolnston
Poisé.
Mas ela não é porcaria não, só que pra mim guitarra tem que ser com o braço bem fininho.

Eu gostei do trasteamento da T-735, os trastes mais largos até compensam um pouco o tamanho do braço. Pra quem é acostumado com braços mais largos, creio que essa guitarra seria super confortável.

Drinho
Veterano
# jun/11 · Editado por: Drinho
· votar


Mas infelizmente pra quem procura um timbre característico de strato à la Fender, as tagimas 735 e 635 não alcançam. Isso se deve, dentre outros fatores, à madeiras utilizadas: Cedro e Marupá.

Isso se deve aos captadores, marupá e cedro de qualidade trabalham de forma muito similar as madeiras estrangeiras que você citou.

Já toquei em uma strato de marupá com single coils malagoli que eu só soube dizer que não era uma fender porque eu estava vendo a guitarra e não era fender que estava escrito, do contrário e juraria por toda minha familia e minha namorada que se tratava duma fender das caras pois era um som de strato fantástico.

Depois desse dia eu passei a indicar malagoli para todo mundo.

renatocaster
Moderador
# jun/11
· votar


Drinho

Isso se deve aos captadores, marupá e cedro de qualidade trabalham de forma muito similar as madeiras estrangeiras que você citou.

Na época que comprei a minha TG-635 (em 2002) tinha tbm a TG-640 S, que vinha com ferragens e captadores Wilkinson/Gotoh. Nem precisava mexer em nada, hehehe.

Na minha um tempo depois eu troquei tudo. Original nela atualmente só o corpo e o braço, hehe.

Mas tbm gosto muito da minha TG-635, ano que vem ela faz 10 anos comigo. Isso, se o mundo não acabar né, hehehe.

Abs

carlosjunior
Veterano
# jun/11
· votar


Esta é minha segunda guitarra e a possuo há mais ou menos um ano, portanto, apesar de ser um guitarrista iniciante, acredito que tenho boas condições de fazer um review ao menos coerente.

Foi coerente e acredito ser de enorme utilidade para quem procura esta guitarra, bonita por sinal.

Parabéns pelo Review e sucesso com a T635.

abraço

T-Rodman
Veterano
# jun/11 · Editado por: T-Rodman
· votar


Will Bejar
sim, é a própria.
Tive de dar umas cavocadas nas laterais para caber o escudo da strato Fender Std, então deu pra até sentir o cheiro da madeira.
O problema dela é outro: ela não usa o mesmo desenho das Fender, em relação ao braço, ou seja, em tese, era para eu colocar um braço de Fender STD no corpo dessa guitarra, mas não deu. Por milímetros, a furação do braço não bate.
Então resolvi deixar a guitarra desse jeito só com o escudo, enquanto a minha "monster Fender" fica lá com o corpo de Squier e madeira de caixinha de fósforo, rs.
Depois de passar um óleo de limão na escala, até que ela ficou bem bonitona.

amplexos

T.

Drinho
Veterano
# jun/11
· votar


renatocaster

Essas guitarras antigas da tagima são legais é uma pena que tem que alterar algumas coisas pra guitarra ficar show. Mas no fim das contas ela toda mexida custa ainda 1/3 de uma fender então pelo menos pra mim que não viso grife é uma saida inteligente e o que sobra eu consigo comprar mais 2 tagimas iguais e turbinar pra aumentar o leque de timbres hehehe

rolnston
Veterano
# jun/11
· votar


T-Rodman
Legal! Quando vc finalizar o trampo upa uns sons e fotos!

Obrigado a todos pelos comentários! Não esperava que fossem tantos! Aprendi muito!!!

Em breve vou postar reviews de outros equipamentos que eu tenho aqui!

Abraço a todos!

papillon
Veterano
# jun/11
· votar


leandroantonioli

Mas infelizmente pra quem procura um timbre característico de strato à la Fender, as tagimas 735 e 635 não alcançam. Isso se deve, dentre outros fatores, à madeiras utilizadas: Cedro e Marupá.
O estalado das Fender vem com o Alder e, no máximo, o Ash.
Mas são boas guitarras pra quem gosta dos timbres que apresentam
.

Não concordo de forma alguma com isso q vc falou... acho q isso eh muito preconceito!
concordo com o Drinho, acredito que a maior falha são os captadores mesmo e as ferragens tbm que não são ruins, mas tbm não são tops, e aposto que quase ninguem aqui acertaria num teste cego se colocasse os mesmo captadores de uma fender numa tagima dessas...

abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tagima T635 - Review