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Juninho da Guitarra Veterano |
# jun/11
Antes de criar esse tópico e pesquisei na busca e não achei nada, então resolvi criar.
Ae pessoal, estou começando a tirar música de ouvido, e peguei os acordes mais usados, maior; menor; com 5°; com 6°; com 7° e com 9°, e queria saber qual a sonoridade que vocês percebem e já reconhece de cara na música? isso vai me ajudar muito, por favor me ajudem obrigado awe ^^
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diegoloko12 Veterano |
# jun/11 · Editado por: diegoloko12
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Sei la cara, eu percebo qualquer uma. Na realidade eu prefiro tirar solos e base dos instrumentos de ouvido.
Na minha opnião ( e foi assim que eu aprendi e faço até hoje), ligue um aparelho de som com a música que você quer tirar e enquanto ouve ela vá descobrindo na guitarra onde estão as notas, que técnicas usar, que efeitos usar, o nível da distorção, etc. ;)
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Juninho da Guitarra Veterano |
# jun/11
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Eu faço isso, mais eu não consigo diferenciar os acordes entendeu??
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felipelfln Veterano |
# jun/11
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Juninho da Guitarra
9 e 7 são bem caracteristicos. 5 da pra confundir com maior as vezes. 6 desconheço. 7 em alguns casos confunde com menor.
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felipelfln Veterano |
# jun/11
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Juninho da Guitarra
Diferenciar vem com o tempo.
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diegoloko12 Veterano |
# jun/11
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Diferenciar vem com o tempo.
É isso ai.
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renatoff Veterano |
# ago/13
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nao sei se seria melhor postar isso aqui ou criar um novo topico... mas...
estava me perguntando se existe uma sonoridade especifica dependendo dos acordes usados na musica...
por exemplo, para a melodia temos os modos gregos. e conseguimos facilmente perceber a diferença de sonoridade de um modo frigio pra um jonio por exemplo... aí queria saber se o mesmo ocorre com acordes.. por exemplo qnd vou compor uma musica, tem algum "preset" de acordes q vai me dar um tipo de sonoridade, e outros q me darao uma outra sonoridade e assim vai? nao estou falando de cada acorde individualmente, como com 5, com 7 menor, maior, etc... estou falando de um conjunto de acordes durante a musica q darao certa sonoridade.
o exemplo mais proximo do q estou perguntando q conheço é por exemplo: D7 -> G E7 -> A e assim vai... lembro q meu professor me passou isso uma vez e uso ate hj, ja q sei a sonoridade q tem sei exatamente qnd usar.
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Humildade parcelada Veterano |
# ago/13 · Editado por: Humildade parcelada
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renatoff Isso são os graus dentro de um tom.
Nos exemplos que você citou, são progressões 5>T nos tons de G e A maior, respectivamente.
Uma progressão que eu acho bem comum é T 7 6 4 em tons menores, como por exemplo, Bm A G Em. Transpondo para outras tonalidades, a sonoridade sempre será semelhante.
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Deivity Membro Novato |
# ago/13
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Juninho da Guitarra
Diferenciar vem com o tempo
Verdade. Mas tão importante quanto a prática, são as tentativas. Comece descobrindo o acorde natural, e só em seguida, busque os acréscimos (logicamente com as notas da escala).
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ALF is back Veterano
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# ago/13
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renatoff vc está falando sobre campo harmonico?
Deivity repare que o topico foi upado...note as datas das postagens...o nosso amigo renatoff aproveitou o topico antigo pra tirar uma duvida...então o que temos q debater agora é sobre a duvida do renatoff, sacou?
abç
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Drinho Veterano |
# ago/13 · Editado por: Drinho
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renatoff
sim....
inclusive o que você falou para os modos se aplica exatamente para os acordes... afinal um acorde de C possui nada mais nada menos que apenas notas que estão dentro da escala de C...
apenas um intervalo é capaz de caracterizar qualquer harmonia e qualquer melodia....
agora, para identificar isso é o que a turma falou...
tempo.... é a mesma coisa que aprender a afinar o instrumento....
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renatoff Veterano |
# ago/13
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Drinho
mas nao tem como eu ir ouvindo essas harmonias prontas pra com o tempo aprender a identificar? (acho que vc vai mandar eu ouvir qualquer musica heuheuhe)
ALF is back
estou falando em que acordes usar para compor uma musica, sobre os intervalos e suas sonoridades... independentemente de seguir ou nao um campo harmonico.. acho que é oq o Humildade parcelada falou... mas achei que ja tivesse algo mais "pronto" para isso.. como no caso 5>T.. ao ouvir a 5 vc ja praticamente ja espera a tonica na sua cabeça.. entao é quase uma "regra", digamos assim.. do msm modo q ocorre com os modos gregos.
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Delson Veterano |
# ago/13
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Com um "preset" de acordes, como: C, F, Am e G, você pode tocar todos os sertanejos universitários e os arroxas do mundo inteiro.
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Ismah Veterano |
# ago/13
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Com um "preset" de acordes, como: C, F, Am e G, você pode tocar todos os sertanejos universitários e os arroxas do mundo inteiro.
UP!
renatoff
Amigo procure sobre encadeamentos/progressões característicos de seus estilos. Foi o que o Delson falou (I IV VI V ou T 4ª 6ª 5ª),
Temos alguns como o do algum sertanejo raiz e blues I IV V7 (V7 = quinta com sétima)... Rock em geral I V IV ou I V IV I V VI...
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renatoff Veterano |
# ago/13
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Delson kkkkkkkk, infelizmente é verdade
Ismah obrigado, vou pesquisar isso. Acho que era exatamente o que eu queria! muito obrigado!
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Drinho Veterano |
# ago/13 · Editado por: Drinho
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renatoff
não velho, acho que você não entendeu....
não se estuda acorde pra se estudar escala depois
primeiro se aprende escala pra depois se aprender acordes.... é complicado explicar por texto isso que é difícil de entender, mas é mais ou menos assim....
tipo, você não pode querer aprender uma coisa que você não tem ferramentas para entender, é como querer resolver uma equação sem saber fazer continha de + entende?
você falou que consegue enxergar característica de modos... pois bem...
os modos nada mais são do que 7 vertentes de uma escala, cada uma dessas vertentes partindo de um grau desta escala, então na escala de C, o jonio sai de C, o dórico de D e etc....
os 7 modos possuem as mesmas notas entre eles, o que muda é apenas o ponto de partida, a partir do momento que você altera o ponto de partida de uma escala você automaticamente muda o sistema de intervalos desta escala....
então novamente AS NOTAS SÃO AS MESMAS
você mudou o ponto de partida
AS NOTAS CONTINUAM SENDO AS MESMAS
A partir do momento que você muda seu ponto de partida, por mais que as notas sempre sejam as mesmas você muda a estrutura de intervalos da escala, mudando a estrutura de intervalos você automaticamente muda a intenção sonora da escala, por isso que cada modo possui um intervalo característico que gera sua característica sonora, aqueles cliches que todo mundo fala, jonio é feliz, frigio é misterioso, eolio é velório e sei lá mais quantos nomes eles inventam....
até aqui falamos apenas de notas....
esses intervalos característicos refletem automaticamente nos acordes, e são exatamente os mesmo intervalos pois qualquer acorde é formado por notas da escala do tom em questão....
a partir do momento que você ouve uma escala e tem senso para sacar a sua intenção sonora você automaticamente terá senso para identificar a característica sonora de um acorde pois as notas são exatamente as mesmas.......
por isso que sempre bato na tecla de enxergar os intervalos e identificar a relação sonora entre notas pelo conceito de intervalo, quando você enxerga isso você tem a fórmula para compreender qualquer assunto relacionado a harmonia e melodia
a coisa mais ingrata nesse estudo de teoria, é que é uma penca de informação, dificil de explicar, dificil de entender, quando você vê que é um monte de informação girando em cima de uma coisa só e uma coisa passa em cima da outra e tudo casa pois são apenas um monte de coisas que tem as mesmas notas, nada mais do que isso você fala "caramba, era só isso?"
e quando você ver que os melhores improvisos vem nas horas que você nem pensou nisso voce fica mais besta ainda....
empilhe terças e terá as notas fundamentais do acorde, T 3 5 7, as intermediárias 2 4 6 são complementos harmonicos... fique tocando isso durante um ano que seu ouvido ficará careca de saber....
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BrotherCrow Membro Novato |
# ago/13
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Drinho Cara... vc falou tudo. Antes de eu entender modos gregos, eu achava que era uma coisa "mágica" que eu tinha que decorar. Quando tudo clicou na minha cabeça, percebi que eram as mesmas escalas, mas que elas davam uma sonoridade diferente dependendo de onde vc ancorava o solo e do contexto do arranjo. Hoje em dia, quando quero explicar modos gregos pra alguém, fico soando a E solta enquanto faço cada modo grego começando no E da quinta corda. Fica bem mais fácil perceber as relações. Mas não acho que estudar teoria seja ingrato. O momento que vc percebe que é "tudo uma coisa só" não tem preço. A música deixa de ser um monte de escalas e acordes pra decorar e vira uma questão de trabalhar intervalos e tensão, o que é mil vezes mais interessante.
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renatoff Veterano |
# ago/13
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Drinho
eu ja estudei escalas .. ja faz tempo.. '-' falei do modo grego pra exemplificar oq eu queria apenas...
o objetivo de eu ter criado isso é pra qnd eu for compor a HARMONIA da musica... ou seja, os acordes... ja que crio a harmonia das minhas musicas por "intuiçao", ou seja vo tentando montar os acordes da escala de modo q soe legal, mas n sigo nenhuma regra.. n sei direito oq estou fazendo, vou apenas percebendo se ta legal ou nao..
e é isso q quero estudar, regras e metodos e dicas e etc pra compor as minhas harmonias...
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Drinho Veterano |
# ago/13
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renatoff
se você já estudou escalas e conhece suas estruturas provavelmente deve conhecer intervalos.... se você tem essas ferramentas, estude campo harmônico... ai você passará a compreender isso que você quer
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Denis Guitar Veterano |
# ago/13 · Editado por: Denis Guitar
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renatoff "estou falando de um conjunto de acordes durante a musica q darao certa sonoridade."
Sim, da mesma forma que uma escala pode ser tocada entregando uma intenção modal (sonoridade), uma sequência de acordes também pode ter essa característica. Existem cadências típicas para cada modo grego.
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