Dúvida em relaçao a sequencia de acordes.

    Autor Mensagem
    luger
    Veterano
    # jun/11


    Pessoal, a sequencia é essa:

    Gm9/D A#5+ D7 A#5+(7m) D7 Gm Dm Gm D#7 C#7+ G#m( 5 -)


    Gostaria de saber se pra cada acorde desses existem outros que eu possa substituir, pra base nao ficar sempre repetindo essa sequencia. Se alguém puder fazer uma análise pra mim, eu agradeço :]

    guizimm
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    mais se vc substituir o som do acorde vai muda
    eu n tenho um vasto conhecimento teórico mais eu acho desde de que o acorde que vai entrar no lugar esteja no campo harmônico dos outros ele pode ser substituído,mais se tiverem outros instrumentos talvez n combine
    uma coisa q fica legal eh vc toca ao mesmo tempo do acorde a relativa dele,pq casa os sons,por exemplo,junto com o Gm tocar um Bb(acho q eh essa a relativa)

    malucobeleza666
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    luger

    Cara, como assim substituir? ehhehe, que nem o cara ali em cima falou, se você substituir os acordes, a sonoridade irá mudar.O que você pode fazer com essa mesma sequencia de acordes é colocar dedilhados, ornamentos, fazer um chord melody, enfim. Até para os acordes diminutos, que seguem um ciclo, onde eles se repetem e cada um pode ser substituido(dentro desse ciclo) pelo outro, a sonoridade muda. Você pode sempre aperfeiçoar a harmonia, como usar os diminutos de passagem e auxilares, usar emprestimos modais( acordes provindos do campo harmonico da relativa da tonalidade, cuidado aqui, pois na maioria dos casos dois ou mais acordes de emprestimo caracterizam modulação), usar modulações(quando você muda a tonalidade da música para a sua relativa), enfim, estudar harmonia é uma coisa muito interessante cara!! Vale a pena ehhe t+^^

    ^^

    matheusjk
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Estou estudando uma coisa que se chama função harmonica que explica que uma acorde da mesma função pode ser substituido.

    Por exemplo: C,G,C,G.

    eu poderia muito bem colocar:Em,G,Em,G

    ou então:Em,B7 5b,Em,B7 5b.

    Na primeira troca eu coloquei um acorde de função TÔNICA para substituir a tônica que era Dó.

    Na segunda eu troquei além da tônica por um acorde que também tem função tônica, um acorde que tem a Função de dominante pelo G que é a dominante mais forte do campo harmonico de C.

    As funções dos acordes são as seguintes

    Tônica:É a de sentido conclusivo normalmente usada para terminar uma progressão.(I, III, VI Graus)


    Dominante:Tem sentido instavel e pede resolução na tonica
    (V, VII Graus)

    Subdominante:é o meio termo normalmente usada para prepara o acorde dominante.(II, IV Graus)

    malucobeleza666
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: malucobeleza666
    · votar


    matheusjk

    Então, é claro que você pode substituir os acordes, que nem você falou, cada acorde possui sua função no campo harmonico, mas se você substituir algum deles, a sonoridade VAI mudar ehhaehehhe. O grande negocio da função harmonica é que cada acorde tem uma função; tonica, subdominante e dominante, I III e VI são função tonica, porém, se você tem um acorde diminuto( Função dominante, campo harmonico da menor harmonica) e pegar o Cm como exemplo, seu sétimo grau é Bº(que provém da menor harmonica, vamos lembrar para não confundir com o VII da menor natural, que não é de função dominate), que tenderia a resolver em Cm7, seguindo a logica, poderiamos muito bem usar qualquer acorde de função tonica para resolver, porem, resolver no III ou VI grau, não dá aquela mesma sonoridade de resolução que só a tonica proporciona eheheheh( aí entramos aqui na parte de função forte, meio forte e fraca,) ou seja, querendo ou não, mudando pouco ou muito, muda.t+ cara!

    ^^

    dan_shencker
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    substituir vc pode é claro, mas resta saber se o resultado final vai ser bom. não adianta vc saber a teoria toda se não testar pra ver se vai ficar "bonito" de se ouvir.
    experimente cara, faça seu ouvido trabalhar!!!

    malucobeleza666
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    dan_shencker

    ehuaheuauuea certíssimo!!Na teoria, podemos encaixar qualquer acorde diminuto(preparação diminuta) meio tom abaixo do proximo acorde(maior ou menor), porém na prática, tem que usar ouvido para não sair uma aberração musical eyhuaehauhuaehu

    ^^

    matheusjk
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    desculpe esqueci de falar das funções forte, fraca e meio forte.Hehe

    matheusjk
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    mais cara vc tem q seguir seu ouvido o q ficar mais bonito pra vc é o q vale.

    Mayco
    Veterano
    # fev/17
    · votar




    Alguém bom de "ouvidão" conseguiria me dizer a sequência de acordes que o Duda Andrade (guitarra) faz aos 2:00 do vídeo?

    Luis A.
    Membro Novato
    # fev/17 · Editado por: Luis A.
    · votar


    Mayco

    Cara ele depois do minuto 2 começa a fazer alguns acordes de quartas.... o primeiro é feito pelas notas D G C F.... depois ele faz um Dm6(9).... e depois move o shape do primeiro acorde pra frente.... D G C F, E A D G e F A# D# G#

    Não é preciso ter um "ouviddão" pra isso, é so ja estar familiarizado com esses acordes....

    Mayco
    Veterano
    # fev/17
    · votar


    Luis A.

    Realmente, para um ouvido acostumado com o som deve ser algo normal. Pra mim isso foi alienígena. Heheheh

    Luis A.
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    Mayco

    Normal cara, isso um dia ja foi alienígena para mim, e ate hoje há muitas coisas q pra mim sao de outro mundo kkkk

    Bons estudos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida em relaçao a sequencia de acordes.