Tenho uma sequencia de acordes, como descobrir a tônica em que eles estão?

    Autor Mensagem
    Esmael
    Membro
    # jun/13


    F#m E D Bm C

    _________________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Favor ler as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Já existe(m) tópico(s) relacionado(s) a este assunto.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/305613/relacionados.html

    Regras do Fórum Cifra Club

    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, USE A BUSCA e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    carlcarl
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: carlcarl
    · votar


    Esmael
    acho que a tua pergunta não foi bem formulada.ou eu não entendi direito.

    temos a tônica de uma determinada escala mas tônica de uma sequencia de acordes eu desconheço(talvez exista)

    caso a tua pergunta seja relacionada a cada acorde desta sequencia:
    podemos ter varias possibilidades,citarei algumas:

    para o acorde F#m:pode estar em Mi maior(F#m é o segundo grau na escala de Mi maior portanto um acorde menor)pode estar em Re maior(F#m é o terceiro grau na escala de Re maior portanto um acorde menor)pode estar em La maior(F#m é o sexto grau da escala de La maior e tambem relativo menor de La maior,é um acorde menor)

    para o acorde E:pode estar em Mi maior(primeiro grau da escala portanto acorde maior)pode estar em La maior(quinto grau da escala de La maior)pode estar em Si maior(quarto grau da escala de Si maior,tambem um acorde maior)

    *não vou falar das possibilidades em outros tipos de escalas como:menores,pentatonicas e outras(todas geradoras de acordes)

    a partir destes dois exemplos sera possivel encontrar as possibilidades "tonais" para os outros acordes desta tua sequencia.

    para uma analise deste tipo é necessario ter um pouquinho de conhecimento de no minimo:

    intervalos, escala diatônica e formação dos acordes(não sei se é o teu caso,caso não tenha estes conhecimentos te aconselho a fazer um busca no FCC e fazer perguntas em seguida caso seja necessario)

    certamente outros colegas com um maior conhecimento de causa poderão dar outras pistas e mesmo discordarem do que escrevi acima,não sou professor de teoria musical.

    bons estudos.
    abraço
    Carl

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Tenho uma sequencia de acordes, como descobrir a tônica em que eles estão?