ajuda escala pentablues e pentatonica

    Autor Mensagem
    ze_neto
    Veterano
    # jun/11


    galera, to com uma duvida na escala pentablues, é o seguinte, a pentatonica maior tiramos o 4° e o 7° grau da escala, a pentatonica menor tiramos o 2° e o 6° grau da escala e a pentablues ? nao conheço muita coisa sobre ela nao, se alguem puder me ajudar ai eu agradeço! vlw! AH! e outra coisa... qndo vou improvisar nas pentatonicas fico meio perdido, pois nao sei muita coisa de campo harmonico! se eu for improvisar em A por exemplo so posso usar a pentatonica de A??? me ajudem por favor!! vlw

    Embaixador da Etiopia
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Embaixador da Etiopia
    · votar


    ze_neto
    a penta blues é a penta menor acrescida da quarta aumentada, em Am no caso seria a nota D#. Se o tom da música está em A vc pode improvisar na penta de todos os graus menores desse campo harmônico, no caso Bm, C#m e F#m (a penta que sai do grau VI é a mais usada.

    Guitar Boy2
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Guitar Boy2
    · votar


    Cara, penta blues, nada mais é que a pentatônica adicionado com as famosas "blues notes", que são notas que nao "pertencem" a escala original, tanto que se tu tiver improvisando e descansar na blue note, provavelmente vai ficar estranho..

    Se você for improvisar em A, você pode usar a escala maior de A, pode usar o 6º grau, improvisando na penta de F#m ...
    e por aí vai

    Acho que é isso aí.

    Edit.: é F#m hehehe ja corrigi

    De Ros
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Guitar Boy2

    "Se você for improvisar em A, você pode usar a escala maior de A, pode usar o 6º grau, improvisando na penta de Fm ..."


    Ah, a internet... Uma fonte de informações sempre confiável, hehehe!

    erickx
    Veterano
    # jun/11
    · votar




    Carregando
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    erickx


    eu ia postar isso cara.

    erickx
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    eu ia postar isso cara.

    Guitar Boy2
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    De Ros
    E não tá certo nao é? =P
    Eu toco faz anos mas sem me ligar em teoria, comecei aula msm esse ano, falei besteira foi? hehehe

    Guitar Boy2
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    De Ros
    Disfarça, é que eu pensei fazendo uma analogia ao campo harmônico de "dó maior", aí esqueci de colocar o sustenido.. hehehehe

    De Ros
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Guitar Boy2

    Hehehe, tranquilo, isso acontece!!
    Mas o pior é que, mesmo corrigido, não tem muito a ver com a escala Blues!

    Dá uma sacada no video que o erickx. Aí está bem bacana!

    Guitar Boy2
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    De Ros
    eu to mal hein.. hehehehe =P

    vou dar uma olhada sim! valeu ae!

    ze_neto
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    assisti o video.. mto boa aula, mas continuo com a duvida,
    SUPONDO, q vou improvisar em A , eu posso improvisar em quais tons alem de A, alguem me explica a regra por favor ? tipo essa ai , q eu posso improvisar em A e no sexto grau dela!! PQ SEXTO GRAU ? :D isso q quero saber, eu tenho q estudar campo harmonico.. hehe, EU SO TENHO 14 ANOS!!!! num achem q sou veterano q nem vcs nao aaushuashas, sei teoria mas ,nao sei campo harmonico ainda.. preciso de um empurraozinho pra estudar iss, se alguem tiver algum material ai eu aceito!

    De Ros
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ze_neto

    Seria legal se alguém fizesse um tópico explicando o que é e como funciona o campo harmônico...

    Espera aí!! Já fizeram!!!!

    Seria legal se tivesse uma maneira de encontrar os tópicos, tipo, só digitando o nome ou palavras-chave...

    Espera aí!! Acho que já tem!!!

    erickx
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    SUPONDO, q vou improvisar em A , eu posso improvisar em quais tons alem de A, alguem me explica a regra por favor ?

    Sim gafanhoto, eu te explicar não adianta por*** nenhuma, pois primeiro tu precisas de aulas de: intervalos, campo harmonico e escalas, se não falarei e falarei e tú não entenderás bulhufas.
    Mas Rumbora:

    Se vc ta em A, tu poderás improvisar em F#m pois são relativos(já é outro estudo), dependendo do caso tu poderás improvisar em outras escalas como a de Bm, C#m, D, E, F#m, G#m (corrijam me se estiver errado). Ai tu me perguntas: Mas porque pode nestas?
    E eu respondo: Uai, porque são os acordes que compoem o campo harmonico de A, ora bolas.

    EU SO TENHO 14 ANOS!!!! num achem q sou veterano q nem vcs nao aaushuashas


    Até mais pia.
    Qualquer duvida grita!
    Abç

    ze_neto
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    erickx
    eu sei o q sao intervalos, sei escalas : naturais ( no braço todo, vamo supor: escala de do na forma dos acordes de C A G E D ) sei pentatonicas menores, maiores, ja tenho agilidade nelas, sei a teoria musical basica ( intervalo , grau, essas coisas ) .. so tenho duvidas na penta blues mas eu vou aprofundar nela ainda, eu so nao tive oportunidade de aprender campo harmonico por falta de material... eu pelo menos nao achei :B , se voce me explicar de uma forma mais simples eu vou entender, vlw!

    ze_neto
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    e esse muleke ai eh talento ne... eu sou uma pessoa normal!!! poaskdaoskd

    erickx
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    e esse muleke ai eh talento ne... eu sou uma pessoa normal!!! poaskdaoskd
    é não, ele que começou muito cedo.


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/
    é um material do Baralho.

    Velho, sobre penta blues não tem misterio é a penta menor+4grau(blue note). só isso!

    Pergunte o que não ta claro!

    malucobeleza666
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: malucobeleza666
    · votar


    ze_neto

    Penta blues, é a escala pentatonica acrescida de uma nota, a blue note. se for penta blues maior, você ira acrescer a 2º aumentada á pentatonica maior, se for a penta blues menor, você acresce a 4° aumentada á pentatonica menor. Ex:

    Pentatonica de E maior: E F# G# B C#
    Penta blues de E Maior: E F# Fx ou G(blue note) G# B C#

    Pentatonica de E menor: E G A B D
    Penta blues de E menor: E G A A# B D

    Se tiver mais duvidas posta ae heheh, falou brother!
    ^^

    ze_neto
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    valeu!!!! ta tenso de mais, eu moro em cidade pequena e tenho q me virar pra estudar sozinho uashuashuahs os professores nao valem a pena... infelizmente! mas ate q to ino bem, tenho 5 meses ja q to aprendeno :D adpoaksdpoasd so q as vezes eu fico com umas duvidas, ai pelo menos posso postar aki *-* tenho q arranjar um fesso urgente :X

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ajuda escala pentablues e pentatonica