Glucosamina, Condroitina e Tendinite

    Autor Mensagem
    joabfarias
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: joabfarias


    Fala, galera.

    Estava pesquisando em várias fontes (fóruns de fisiculturismo, principalmente) sobre fortalecimento de tendões e suplementos alimentares que auxiliam na prevenção ou eliminação dos sintomas da tendinite. Ao fazer a busca em inglês, incluindo o termo "guitar", encontrei bastante coisa:

    Google

    Gostaria de saber se alguém já fez uso de algum desses suplementos e como foram os resultados. Eu vou começar a experimentar a glucosamina e postarei minhas impressões em breve.

    Valeu!

    Delson
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Nunca faça uso de medicamentos/suplementos sem acompanhamento médico.

    joabfarias
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Delson
    Você está correto em sua cautela, mas discordo no sentido de que suplementos podem ser consumidos sim, sem acompanhamento médico. Um exemplo é o Centrum, que meio mundo usa sem consultar médico algum.
    De qualquer forma, esclareço que eu nunca faço exercícios na guitarra quando há qualquer tipo de dor ou incômodo, e quando surge algum tipo de dor, eu espero até a dor terminar pra continuar a tocar (algumas vezes mais de um dia).
    Só por fins de informação, estou experimentando o "Joint Max" da Arnold Nutrition. Não há contra indicações (a não ser para gestantes e crianças até 3 anos) e há vários relatos de pessoas que usaram e obtiveram melhoras em dores em tendões, entre elas idosos e fisiculturistas. Os resultados variam e existe quem duvide da eficácia da glucosamina, mas o que importa é que há relatos de pessoas que se sentem bem melhor após usar.
    Aqui nestes links

    forum1

    forum2

    há alguns relatos de guitarristas que usaram o produto.

    R. Skipper
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Vou fazer meu pequeno relato.

    O "problema" não é a guitarra, já que a expressão abaixo do nick não nega, mas sou programador. Além disso, computador também é minha diversão. Ou seja, já estou condenado. Imaginava me aposentando com 25 anos de mãos inutilizadas.
    Há algum tempo eu sentia formigamentos e dor. Dor nem tanto, mas formigamento era bem frequente. Não só durante, mas também depois, em repouso! Mas... eu não alongava, não aquecia, não fazia exercícios físicos... e também não tocava guitarra.
    Como eu já fazia academia (estava parado na época, não sou constante), já havia lido pouco sobre glucosamina, condroitina, etc. e acabei comprando o Animal Flex pela internet (é composto pelos dois citados anteriormente mais MSM, óleo de cártamo e outras coisas que sei lá se funcionam). Utillizei até agora três latas, o que dá 4 meses e meio (não tinha parado pra pensar até então! mais tempo do que eu pensava). E digo sem sombra de dúvidas, estou melhor. Bem melhor.
    Mas...! Comecei a alongar e aquecer antes do trabalho e em pequenos intervalos (considero aquecer mais importante que alongar), voltei para a academia, comprei uma Powerball genérica do DX e uns hand grips. Ou seja, melhorei, mas foi mais por cuidado com o corpo, não pelo o suplemento em si. Continuo comprando pois não dói no meu bolso, mas não recomendo "fortemente" pois sei que não fez milagre, apesar de poder ter ajudado bastante junto com meus esforços pela minha saúde. Como seria se eu não tomasse? Poderia ainda estar com dores ou poderia estar da mesma forma que estou agora. Não dá para saber!
    Suplemento eu recomendo se não doer no bolso. Agora, o que recomendo sem sombra de dúvidas é alongar e aquecer antes de tocar e entrar numa academia. Mas também não é para fazer um treino de idosa de 60 anos muito menos do Ronnie Coleman. Porém, levantamento terra muda vidas! Barra fixa também.
    Eu ainda sinto alguma coisa após uso extenso ou quando me descuido (como digitar no notebook deitado na cama), mas pelo menos NUNCA mais doeu ou formigou longe do computador. E o interessante é que não sinto nada na guitarra. :)

    Resumindo, o básico aquecimento/alongamento e exercícios físicos são mais simples. Suplementos podem ajudar, mas se for para se endividar, não vale a pena. Se quiser, posso passar sites confiáveis para comprar por MP.

    E, claro, estou supondo que é para prevenção. Se já sente alguma coisa, procure um médico ou fisioterapeuta.

    joabfarias
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: joabfarias
    · votar


    R. Skipper
    Obrigado pelo seu relato!
    Eu nunca tive problemas com tendinite ao digitar, e na guitarra só sinto leves dores quando faço palhetada alternada por muito tempo.
    O lance é que eu curto Death Metal, e tocar algumas músicas pra mim é mais do que diversão, é uma questão de realização pessoal. Sou bastante cuidadoso com essa questão de tendinite, pois não quero parar de tocar guitarra nunca.
    Estou experimentando o Joint Max sabendo que ele pode não funcionar, pois além de não haver estudos conclusivos sabe-se que os resultados variam de pessoa pra pessoa.
    Você tem alguma opinião sobre o Joint Extreme (link), que é mais barato? Pela composição, me parece que surtirá os mesmos efeitos.

    Quanto às pessoas que evitam suplementos por os considerarem perigosos à saúde, sugiro que passem a ler os rótulos de refrigerantes e pesquisem sobre como são fabricados os hambúrgueres, por exemplo. Tem muita coisa que a gente come que é bem mais prejudicial do que suplementos à base de produtos naturais...

    L.K.R
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    joabfarias
    Eu só uso um "aparelhinho" da planet waves.. gripmaster, muito bom e fortalece os tendoes e tal. Sou totalmente contra o uso de suplementos/medicamentos sem que sejam necessários.

    joabfarias
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    L.K.R
    Eu já pensei nisso, mas minhas dores são na mão direita (palheta). Até onde pesquisei, o gripmaster é pra mão esquerda (a mão que digita a escala).
    Eu consegui diminuir as dores nos músculos que seguram a palheta fazendo exercícios com um pregador de roupa. Só não consegui bolar um exercício que fortaleça os outros músculos envolvidos na palhetada alternada.

    joabfarias
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: joabfarias
    · votar


    Atualizando:
    Tô usando o Joint Max há uma semana, mais ou menos. Ontem repeti o mesmo exercício que me deixou com dores na mão direita antes de usar o suplemento, e não senti dor alguma, apenas um cansaço.
    O exercício que estou fazendo são palhetadas em semicolcheia (4 notas por batida) com bastante troca de cordas, então envolve alguma força e também precisão no momento de trocar de corda.
    Venho fazendo esse mesmo exercício há um bom tempo (quase um ano), mas não conseguia passar de um certo limite em bpm por causa das dores.
    A intenção é tocar com perfeição a parte rápida da "Dead Forever" do Unleashed a 140 bpm ou mais, fortalecendo os tendões e músculos ao ponto de conseguir tocá-la sem sentir nenhum cansaço. O exercício baseia-se na primeira parte rápida da música.
    Um abraço!

    joabfarias
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Atualizando:
    Há um bom tempo substituí o "Joint Max" (R$ 115!) por um suplemento de cartilagem de tubarão mais "genérico" (~R$ 15 ou R$25). O resultado pra mim foi o mesmo: ausência de dores na mão direita após exercícios de palhetada alternada (ou seja, problema resolvido).
    Pra exemplificar melhor, ontem fiquei quase 3 horas fazendo exercícios de alternada, consegui alcançar velocidades que antes me fariam ter dores por uma semana, e agora meu braço direito não está com o menor indício de dor.
    Minha opinião: pra quem sente dores em tendões após exercícios, a cartilagem de tubarão pode ser a solução. Vale lembrar que os resultados podem variar de pessoa pra pessoa.
    Um abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Glucosamina, Condroitina e Tendinite