Em busca da Les Paul ideal: minha saga.

Autor Mensagem
leandroantonioli
Veterano
# mai/11


Há 1 mês atrás, mais ou menos, senti a necessidade de comprar outra guitarra, pois a minha Ibanez RG 350 (com seymour TB5 Custom ponte, e Dimarzio PAF PRF braço) e a Fender MIM (Seymour JBJR), apesar de boas guitarras, não dariam conta de gravar (aos poucos estou produzindo meu CD solo) músicas com afinações mais baixas - a Ibanez tem floyd, portanto eu teria de mexer na regulagem constantemente, enquanto a Fender não soa bem (pra mim) com distorções pesadas (cap single). Ou seja, precisava de uma guita sem microafinação e com hambucker.
Então me veio logo na cabeça uma Les Paul, pelo seu timbre cheio e encorpado, e pelo designer bacana que tem. Só que aí surgiu aquela dúvida básica: qual Les Paul comprar?
Bem, pesquisando por aqui, e em outros foruns, deparei-me com as seguintes marcas, que apresentavam custo-benefício semelhante: SX, Condor, Cort, Vintage, Tanglewood e Epiphone. Fui então para o paraíso das compras em matéria de instrumentos em SP: a Teodoro Sampaio. Chegando lá testei a SX, a Condor, a Cort, a Epiphone e a Tanglewood. Pra ser sincero, em matéria de sonoridade, todas me pareceram bem semelhantes. No quesito acabamento, a SX estava muito boa em relação às demais, contudo, a Taglewood me surpreendeu: muito bem acabada, as emendas do corpo quase não aparecem e vem com bons captadores ( Entwistle Alnico V HV58) - que na Ingleterra são tipo os Malagoli aqui. Ah, e também vem com case. A pegada no braço também foi um fator a mais, pois é bem fino, o que confere um pouco mais de mobilidade para atingir as casas mais agudas. As Epiphones estavam uma "caca": mal acabadas e com o som semelhante às demais, portanto, exclluí logo da minha lista, pois seu preço não vale o benefício. A SX, apesar de muitos falarem bem por aqui, também não a levei, pois acho feio o headstock, e se distancia muito das Gibson. A Cort (Cr250) é uma boa guita pelo preço, mas creio que em sonoridade gostei mais da Taglewood (Alnico V contra Alnico II da CR250). O único problema que vi na Tanglewood foi o seu valor de revenda, pois como é pouco conhecida aqui e apenas a Made in Brazil está comercializando, não sei se futuramente haverá um "boom" dessas guitas, ou se daqui a algum tempo estarão extintas do mercado e eu acabaria casando com ela. Enfim, ficou o dilema.
Foi então que testei a Cort M600 e 600t. Nossa, que guitarra pelo preço, viu! Além de linda e também muito bem acabada, o sustain da 600T (cap EMG-HZ) é animal. Falei, "vou fechar com essa, apesar de não ser Les Paul". Mas, obviamente, não havia nenhuma em estoque nas lojas, somente duas expostas, e por sinal bem desreguladas. Como sou chato nesse sentido - só gosto de guitarra nova tirada da caixa -, não comprei. Mas por curiosidade pedi para o vendedor descer uma Gibson Les Paul Studio para eu ver se havia muita diferença entre as que eu havia testado, para então me decidir qual levar dentre as mencionadas acima (até uns R$1200,00). Era uma Studio preta, e pedi que ligasse num ampli transistorizado, como nas demais. Assim como faço geralmente quando testo guitarras, afino e "bato" o acorde de sol fechado, e quando fiz isso na Gibson............ UAUAUAUAUAUAUAUAU!!!!!!! Que que é isso!!!!!!!! Era tipo dirigir um gol 1.0 e depois pegar uma Ferrari Enzo. O próprio vendedor sentiu nitidamente a diferença no som (eu sei que é lógico, né!!!!!). Pra mim, foi amor ao primeiro acorde. Falei, "é essa a guitarra". Saí das lojas sem levar sequer uma palheta. Já toco há uns 15 anos e sei que Gibson não é nada barata, mas não teve jeito: fiu dormir pensando na guitarra, e por dois dias não me saiu da cabeça. Antes não tivesse tocado nela......... (risos)
O resultado é que acabei esfolando meu orçamento, mas.......... COMPREI UMA GIBSON!!!!!! KKKKKKKKK
É uma Studio Faded Cherry, ano 2007, cujo review farei mais tarde. Puta q.... p....... Que guitarra, velho!!!!!!
É esse modelo :

http://www.pepsiclub.com.br/blog/2010/10/gibson-elege-os-50-melhores-s olos-de-guitarra/


O meu intuito ao abrir este tópico não foi apenas dizer que comprei uma Gibson, mas sim dar algumas dicas pra quem procura uma Les Paul e não quer gastar muito. A conclusão do meu raciocínio é que, por R$1080,00 à vista, valeria mais a pena pegar a Tanglewood dos que as outras marcas na mesma faixa de preço, apesar do risco de ficar difícil revendê-la. É uma guita bem falada na Ingleterra, não é fabricada na China ou Casaquistão, e seu custo benefício é excelente. Vem com um case legalzinho, tipo os da SX.
Se vc tá com o mesmo dilema que eu estava, e não é louco de vender a mãe pra comprar uma Gibson, vai de Tanglewood. Seria a minha aposta, caso não pegasse a rainha das Les Paul.
É isso ae. Depois faço o review da Gibson. Abraço!!!!!!!

Luciano SJ
Veterano
# mai/11
· votar


Parabéns, adquiri uma LP GIBSON recentemente e estou em lua de mel.aproveite.

guizimm
Veterano
# mai/11
· votar


tudo isso pra fala q compro gibson

Viciado em Guarana
Veterano
# mai/11
· votar


guizimm
Deixa ele ser feliz!

Luciano SJ
Parabéns pela sua aquisição!
Quanto custou essa sua Gibson ? Pegou em suaves prestações?

guitarbeginner
Veterano
# mai/11
· votar


Eu to aqui pra saber, se foi até uns 3.200 pq vou ter que usar toda a minha lábia pro meu pai desembolsar 4000 dinheiros pra eu upar meu set.

LipeGuitarrero
Veterano
# mai/11
· votar


Poderia ter escrito com paragrafos né?
Na boa nem li quase nada, só o fim que está em letras grandes.
Parabéns pela aquisição.

leandroantonioli
Veterano
# mai/11
· votar


guizimm,
Pra quem tá atrás de uma Les Paul meu post tem bastante informação que ajuda na decisão que qual guita pegar.

leandroantonioli
Veterano
# mai/11
· votar


LipeGuitarrero,
Reinstalei o Windows recentemente, e estou sem Word. O Word Pad é uma lástima.......

LipeGuitarrero
Veterano
# mai/11
· votar


leandroantonioli

Mais o que tem a ver o Word Pad com o texto não conter parágrafos?

mr.moretti
Veterano
# mai/11
· votar


leandroantonioli
Eu tenho essa daí tbm, só que a minha é 2009. Puta guitarra mesmo. Quanto vc pagou?

Abç

leandroantonioli
Veterano
# mai/11
· votar


mr.moretti,
R$3.200,00, e vc?

LipeGuitarrero,
Cada ENTER que eu dava pra criar parágrafo descia três metros da linha anterior......

guitarbeginner
Veterano
# mai/11 · Editado por: guitarbeginner
· votar


R$ 3.200,00???????
Vou ganhar minha Gibson *-------------------------*
Onde vc comprou, eu preciso saber? T.T

LeozapSG
Veterano
# mai/11
· votar


Eai galera, meu sonho de consumo é ter uma Les Paul mas como o dinheiro é curto eu gostaria de alguma guitarra razoável comoo o modelo da Gibson Les Paul.

Vi algumas na internet mas não gostei muito,enfim, gostaria da opinião de vocês quais marcas são melhores e quais que produzem guitarras deste tipo.

mr.moretti
Veterano
# mai/11
· votar


900 doletas nova na Guitar Center =D

MauricioBahia
Moderador
# mai/11
· votar


leandroantonioli: Se vc tá com o mesmo dilema que eu estava, e não é louco de vender a mãe pra comprar uma Gibson, vai de Tanglewood.

Pelo que tenho lido, nessa faixa de preço, vale mesmo a pena testar as Tanglewood. Outra marca interessante parece ser a Vintage.

Parabéns pela guitarra nova.

leandroantonioli
Veterano
# mai/11
· votar


MauricioBahia, é mesmo, parece ser bao tbm, porém difícil de achar.

mr.moretti, states é states pra comprar guita........

LeozapSG, no meu texto tem bastante dicas. Lê novamente q vai perceber alguma coisa que te ajude......

linhares80
Veterano
# mai/11 · Editado por: linhares80
· votar


depois posta alguns sons e videos pra gente.! :)

Luciano SJ
Veterano
# mai/11
· votar


Viciado em Guarana


é uma Lespa gold top traditional

saca

Saca mais

e paguei... R$ 3485, a vista!

Massa a guita, massa de som, definição animal, peso, som cremoso, enfim, foda. Comprei no e-bay.

Chad Stroke
Veterano
# mai/11
· votar


leandroantonioli

Parabéns pela guitarra!
Sempre quis ter uma Gibson, se algum dia eu consiga ter alguma chance de comprar, eu ficaria com uma grande dúvida em qual Gibson comprar: Les Paul ou Explorer... haha.

To curioso pela review.

theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar


ahhh,no fim das contas LES PAUL é gibson,só ela satisfaz..
assim como todo amante de stratos tem que ter pelo menos uma fender..
acho que o tópico tava até massa...
até façar que comprou a gibson..kkkkkkkkkkkk
tipo,,,kkkkkkkkkkkkkkkkkk
olhou todas,,,não boto fé em nenhuma..e foi de gibson,,.kkk
véio..no fim das contas voce fez o certo..

abç

leandroantonioli
Veterano
# mai/11
· votar


Luciano SJ,
Linda sua guita. Parabéns!!!!!

Chad Stroke,
To montando o review, daqui a pouco abro um tópico só pra ele (mais conveniente p/ buscas).

theblackstrat
Realmente Gibsn é Gibon, mas se eu tivesse uma grana sobrando, compraria uma Taglewood tbm, pois curti bastante - colocaria uns EMG 85 e 81.

LucasBM
Veterano
# mai/11
· votar


Puta q.... p.......
As palavras "Que" e "Paril" não são palavrões kkkkkkk.
Boa Aquisição cara.

Manjester
Veterano
# mai/11
· votar


Não existe muita diferença de uma Epiphone para uma Gibson (a não ser o preço e o headstock escrito Gibson)

Aliás, Epiphone standard com seymour duncan>>>>Gibson standard sem seymour duncan

A diferença é pouca

Chad Stroke
Veterano
# mai/11
· votar


A Gibson veio com case?

leandroantonioli
Veterano
# mai/11
· votar


LucasBM,
KKKKKK é mesmo.

Manjester,
eu tbm pensava assim, mas a diferença é enorme. Vai desde o acabamento até o som. Não há comparação.

Chad Stroke,
Não velho, o vendedor queria R$700,00 pelo case. Além do que uma case escrito Gibson só favorece um eventual roubo, dependendo de onde vc for tocar....

Johnny Favorite
Veterano
# mai/11
· votar


Manjester
Não existe muita diferença de uma Epiphone para uma Gibson (a não ser o preço e o headstock escrito Gibson)

ai ai...

mr.moretti
Veterano
# mai/11 · Editado por: mr.moretti
· votar


Manjester

Aaaaahhh...entendi...então é mais ou menos assim:

Toyota corolla tunado>>>>>>>>porshe

ironia off

The Man Who Sold The World
Veterano
# mai/11
· votar


Manjester
viaja nao cara...
é verdade que a marca gibson valoriza muito a guitarra em relaçao ao preço,mas a epiphone valoriza tbm...
e convenhamos, a gibson seria muuuuito burra fazer uma 2 linha identica em relaçao a construçao da guitarra...
vamos lá:
madeiramento: as melhores madeiras sao exclusivamente para as gibsons, consequentemente, dentre essas, as que ficam mais tempo secando em estufas (ou nao) e melhores sao direcionadas às gibsons tops.
tambem leva-se em conta a quantidade de partes que a guitarra é feita, as gibson sao feitas em 2 ou 3 partes, as epiphones ja foram vistos casos de 7 partes...
a parte eletrica num precisa nem comentar epiphone (baixa qualidade), gibson eletrica própria da gibson (isso ja faz muita diferença)
mao de obra: as gibsons sao feitas nos eua enquanto a epiphone é koreana... isso atualmente nao muda muito, vide a qualidade da mao de obra escrava asiatica...
por ae vai... (bom se eu falei merda, avisem galera por favor kkkkk)

Chad Stroke
Veterano
# mai/11
· votar


Além do que uma case escrito Gibson só favorece um eventual roubo, dependendo de onde vc for tocar....


Nossa, sabe que eu nunca tinha pensado nisso... tu até me deu um toque pra quando eu for comprar minha proxima guitarra (que eu comprarei com case, se possivel).

StratoBlues
Veterano
# mai/11
· votar


Manjester

Eu espero ter sido ironia. Se não foi, favor rever seus conceitos sobre equipamento desde o início.

leandroantonioli

Parabéns pela compra, mas tente editar esse texto, está horrível de ler. Nem que tenha de editar pelo tópico direto, sem ser pelo WordPad.

Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Em busca da Les Paul ideal: minha saga.