Duvida na musica "ultimo romance"

    Autor Mensagem
    Hendrix_ssa
    Veterano
    # mai/11


    Ola amigos, alguem pode me explicar porque na música "Último Romance" dos Los Hermanos ta no tom de F# e tem uma uma Gº na sequencia de acordes?


    Tom: F#
    G#m C# F# Gº

    Outra dúvida... nas músicas de MPB, existem muitas notas que não estão no campo harmonico, como funciona isso?
    alguem poderia me dar dicas de algum livro ou site em que eu possa estudar isso?

    Outra dúvida(rs) ...
    Ao cifrar uma música, quais serão UMA das idéias que um músico profissional como Kiko Loureiro, yamandú costa, Toquinho, devem usar?
    Segue-se a nota da voz? segue-se a melodia as notas?
    segue-se teoria de sequencia de notas?

    Hendrix_ssa
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    foi muito difícil a pergunta?

    LeandroP
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    Hendrix_ssa

    Estude harmonia.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/11 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Ele utiliza IIm, V e depois resolve no I, interliganto pro IIm, V novamente com o bIIdim (um diminuto de passagem).

    É um clichê harmônico bem comum.

    LeandroP
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    G#m = IIm
    C# = V
    F# = I
    G° = bIIdim

    Hendrix_ssa
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Entendi, então seria um diminuto de passagem, então nesse clichê seria um padrão usar esse acorde diminuto ou poderia ser qualquer outra nota dependendo do ouvido?

    consegui um livro de Apostila Harmonia Tonal_de_Kostka, acho que tem esse assunto, de qualquer forma obrigado pela ajuda

    LeandroP
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    Hendrix_ssa

    Sim, dependendo da melodia você pode substituir o acorde.

    Os diminutos são simétricos. A cada 1,5 tom você tem um outro diminuto substituto. E também possuem 2 trítonos na formação, o que abre possibilidades pra acordes dominantes X7 --> Eb7, A7, F#7 são candidatos ao lugar do G°.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Ao cifrar uma música, quais serão UMA das idéias que um músico profissional como Kiko Loureiro, yamandú costa, Toquinho, devem usar?
    Segue-se a nota da voz? segue-se a melodia as notas?
    segue-se teoria de sequencia de notas?


    Complicado... Cara, o Toquinho até segue a voz em algumas passagens, veja a "Tarde em Itapoã" por exemplo. Mas o que ouço de todos esses músicos, é que no geral, eles se preocupam muito pouco com teoria, ao menos na hora de realmente sentir a música. Eles pensam na música como um todo, e a teoria é aplicada naturalmente.Isso ao meu ver evita os clichês, a robotização da sua composição e que o músico se limite ao que sabe de teoria.

    Não estou dizendo que não se deve estudar, pelo contrário, estude muito, mas na hora de compor, deixe que isso se faça naturalmente, afinal, música é a representação dos sons de nossa alma, certo?

    Hendrix_ssa
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Então para tocar mpb o estudo da harmonia seria o suficiente para começar a compor na mesma raiz de qualidade?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida na musica "ultimo romance"