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Ally_Slash Veterano |
# mai/11
Pessoal, queria compartilhar com vocês um desafio que o meu professor me passou. Ele me deu 3 bases, ambas no tom de Lá menor.
I-Am - G - D - Am - D/F# - G
II- Am - G - F - Am - F - G
III- Am - F - Bb - Am - Bb - F
Ele me pediu para descobrir qual escala maior em posso usar em cada uma delas, e o porque disso.
Eu consegui descobrir as escalas, e não consigo achar um jeito de explicar o porque disso, eu descobri pelo som mesmo. Pelo que eu fiz, ficou assim
I- Sol maior II- Dó maior III-Fá maior
Alguém saberia dizer o porque disso?
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Will Bejar Veterano |
# mai/11
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Ah, safado... querendo cola aqui no fórum!!!
Falando sério... é só se perguntar pq e como vc descobriu que pode usar aquelas escalas para cada base!!!
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Ally_Slash Veterano |
# mai/11 · Editado por: Ally_Slash
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Will Bejar cara, eu acho que tipo, eu to a 2 semanas já com isso, ele faz o aluno descobrir, eu conheço ele, ele não vai me dizer a resposta, eu tipo, cheguei a uma explicação que eu acho que está correta.
Na 1ª, podemos usar G, por causa do D e principalmente do D com o F#, que faz parte do campo de G maior.
Na 2ª, pode usar C maior por causa da nota F, e também por ser a relativa maior de Am.
E na 3ª, é F por causa do Bb, presente no campo de F.
Será que é isso?
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Will Bejar Veterano |
# mai/11
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Ally_Slash Se o seu professor não vai dizer a resposta, eu tb não... hehehehe... mas, enfim, acho que vc tá no caminho!!!
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Viciado em Guarana Veterano |
# mai/11
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Ally_Slash Será que é isso? Não é não, é outra coisa, mas vou deixar você descobrir o que é.
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Lucas F. Veterano |
# mai/11
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Ao meu ver, não estão todas em Lá Menor.
Na primeira base, entra o acorde de Ré Maior. Se estivesse no tom de Lá Menor seria um Ré Menor. Essa base está em Sol Maior. A segunda base sim, está em Lá Menor ou Dó Maior. E a terceira também não está em Lá Menor, por causa do acorde de Sib Maior, que entraria em Fá Maior ou Ré Menor.
Você pra resolver, usou as escalas maiores de cada tom.
Espero ter ajudado.
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erickx Veterano |
# mai/11
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I-Am - G - D - Am - D/F# - G
II- Am - G - F - Am - F - G
III- Am - F - Bb - Am - Bb - F
Cara tenta descobrir mas isso é podre de facil!
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Will Bejar Veterano |
# mai/11
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Lucas F. Ah, então vc é desses que fica passando cola pros outros???
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Drive30 Veterano |
# mai/11
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Viciado em Guarana
A resposta do Ally está correta. deixem de sacanagem.
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Will Bejar Veterano |
# mai/11
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Drive30 Está parcialmente correta... se estivesse correta, acho que ninguém iria ficar zoando, né??? Além do mais, já deram a "letra" completa pro cara... estudar assim é fácil, fácil...
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Lucas F. Veterano |
# mai/11
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Will Bejar
Ah, ele já tinha acertado rs Eu só dei uma organizada no pensamento dele.
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Drive30 Veterano |
# mai/11 · Editado por: Drive30
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Will Bejar
O que ele falou está correto, ele não falou nada errado . Nego aqui zoa até quando não tem razão e até quando nem sabe a resposta. Agora ele só deixou de falar algumas coisas (está imcompleto e não errado), na verdade ele só não se atentou quem nao é Am todas .
Agora se isso foi o Professor que passou para ele, como sendo todas em Am, como pegadinha, é mais sacanagem ainda , hehe.
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suny12 Veterano |
# mai/11
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Vei, eu nao vou te dar a resposta mas vou te dar uma dica, nenhuma dessas bases esta em lá menor (tonalidade nao eh a primeira nota).
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lasanha_de_carne Veterano |
# mai/11
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eu lembrava mais esqueci ¬¬
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guitarbeginner Veterano |
# mai/11
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Boa tarde, pessoal. Aproveitando o tpc do amigo, eu volto a fazer aulas nessa semana ou na próxima e quero saber por onde começar com a teoria pq meu prof é mais de ensinar música e eu qro por onde pedir pra ele começar.
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Zandor Veterano |
# mai/11
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Por causa das resoluções
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Drinho Veterano |
# mai/11 · Editado por: Drinho
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Ally_Slash certo cara, primeiro apenas uma das harmonias está em C/Am, as outras estão em G/Em e F/Dm como vc disse, então dizer que as bases estão em Am não é verdade, ele quis dar uma tapeada em você e provavelmente é isso que está te confundindo pq apenas uma delas está em C/Am. Independente das tonalidades porque G e F tem relação e funcionam? pq a relação delas é de I, IV e V graus do campo harmônico tendo como base o C/Am que seu professor usou como referência, esses graus funcionam como maiores e cada um deles gera uma escala maior então a escala de C/Am funciona pra todas essas progressões, ela vai funcionar evidentemente melhor pra tonalidade de C, mas nos outros casos ela tbm vai funcionar com digamos um pouquinho mais de cuidado nas resoluções. tipo o seu raciocínio lá em cima está correto só creio que está um pouco incompleto pra solucionar a pergunta do seu professor.
só pra complementar:
se você conhece os modos gregos vai ver que, jonio, lidio e mixolidio, são muito parecidos e essa semelhança é a resposta da pergunta do seu professor.
abraço
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Will Bejar Veterano |
# mai/11
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Lucas F. Ah, ele já tinha acertado rs Eu só dei uma organizada no pensamento dele. heheheheheh, tá bom, vai...
Drive30 Agora ele só deixou de falar algumas coisas (está imcompleto e não errado), na verdade ele só não se atentou quem nao é Am todas . Foi isso que eu quis dizer!!! Está parcialmente correta... ou desse jeito fica dúbia a minha afirmação???
Agora se isso foi o Professor que passou para ele, como sendo todas em Am, como pegadinha, é mais sacanagem ainda , hehe. Putz, aí é sacanagem mesmo...
Eu acho assim, o cara pediu o porque, e falar a resposta eu acho meio que "sacanagem"... pô, se o cara se propôs a estudar, pedir uma orientação é uma coisa e a resposta é outra!!! O cara tem a chance de chegar no professor dele e falar: "Eu consegui descobrir as escalas, e não consigo achar um jeito de explicar o porque disso, eu descobri pelo som mesmo. Pelo que eu fiz, ficou assim I- Sol maior II- Dó maior III-Fá maior"
Eu acho que o professor dele não disse que eram todas em Am, e ele deve ter suposto isso mais ou menos na mesma linha de pensamento do suny12.
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londrer Veterano |
# mai/11
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Ally_Slash È um pouco mais complicado de explicar pela net.
I - Am - G - D - Am - D/F# - G (ESCALA DE SOL MAIOR) Caracterizada pelo Am e D. Numa progressão em modo Eólio isso seria: Am (1º grau ou Tônica) e Dm(4º grau ou quarta); ou em Jônio: Am(6º grau ou sexta) e Dm(2º grau ou segunda). Porém, como você tem um Am e um D ele caracteriza Am (2º grau) e D (5º grau) seguindo o conceito da escala maior. Assim você chega em G Jônio (Ou Sol Maior). Porém, isso está em A... e o modo A Dórico que é caracterizado pela Tônica como a segunda nota na escala maior. Am é a segunda nota em G. Por isso você improvisa em G sobre uma música em A Dórico (estou sendo BEM simplista, ok?).
II- Am - G - F - Am - F - G A escala aqui se caracteriza por ter a mesma construção harmonica da escala de DÓ MAIOR. Seja que todos os acordes se encaixam no campo harmônico de DÓ MAIOR.
III- Am - F - Bb - Am - Bb - F Am e Bb é uma quebra de Tônica para Segunda menor. Caracterista do modo Frígio. A Frígio, no caso. Ou, seguindo o mesmo raciocínio da primeira: quebra de meio tom é vista de 3º para 4º grau. A escala q tem Am em 3º e Bb em 4º é a ecala maior de FÁ
Acredito q seu professor ainda não tenha t apresentado os modos gregos, mas qnd ele apresentar, ficará muito mais claro.
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Michel Top Veterano |
# mai/11
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Ally_Slash Bom, vamos lá. Os 3 exemplos dados pelo seu professor estão na tonalidade de Am, porém, nem todos estão no campo harmônico de C Maior. Já ouviu falar de modos gregos? Sabe como funciona? Então vamos lá:
Exemplo 1 Am - G - D - Am - D/F# - G Este exemplo se trata de Am Dórico (2º grau do campo harmônico de G Maior).
Exemplo 2 Am - G - F - Am - F - G Este exemplo se trata de Am Eólio (6º grau do campo harmônico de C Maior).
Exemplo 3 Am - F - Bb - Am - Bb - F Este exemplo se trata de Am Frígio (3º grau do campo harmônico de F Maior).
Caso não saiba sobre modos gregos, pergunte para o seu professor, ele certamente lhe esclarecerá essa sua dúvida.
Espero ter ajudado, forte abraço!
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Will Bejar Veterano |
# mai/11
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Eu acho assim, o cara pediu o porque, e falar a resposta eu acho meio que "sacanagem"... pô, se o cara se propôs a estudar, pedir uma orientação é uma coisa e a resposta é outra!!! Se bem que ter a resposta já pronta com alguma explicação, acho que tb vale como estudo... hehehehe
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LeandroP Moderador |
# mai/11
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Ally_Slash I-Am - G - D - Am - D/F# - G
II- Am - G - F - Am - F - G
III- Am - F - Bb - Am - Bb - F
Todos eles na verdade estão no tom de Lá e a tonalidade menor.
Você se valeu do "círculo das 4as e 5as": figura - círculo das 4as e 5as
O primeiro exemplo tem 1 sustenido (nota F#), que é derivado da escala do Sol maior. O segundo não tem nenhum acidente, logo vem da escala do Dó maior. E o terceiro tem um bemol (nota Sib), que é derivado da escala de Fá maior.
A primeira progressão é sustentada pelo modo dórico (Lá menor dórico), a segunda pelo modo menor padrão (Lá menor eólio) e a terceira pelo modo frígio (Lá menor frígio).
Lucas F. Michel Top
+1
Ah, ele já tinha acertado rs Eu só dei uma organizada no pensamento dele.
E dos outros também.
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erickx Veterano |
# mai/11
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Uai ele poderia fazer somente isto:
I-Am - G - D - Am - D/F# - G Escala: G
II- Am - G - F - Am - F - G Escala: F
III- Am - F - Bb - Am - Bb - F Escala: Bb
Podia não LeandroP ?
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Drive30 Veterano |
# mai/11
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Bom, vamos lá. Os 3 exemplos dados pelo seu professor estão na tonalidade de Am, porém, nem todos estão no campo harmônico de C Maior.
Perfeito, mas traduzindo de forma mais simples: Nem todos são Am natural, era isso que o pessoal tava dizendo aqui.
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Boggione Veterano |
# mai/11
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Ally_Slash
Tipo cara, no tom de Mi maior voce pode usar as escalas E, A e C#, mais porque a C#? Simples meu caro, C# e o tom relativo de E, sao como irmaos gemeos, parecidos, mas com caracteristicas diferentes, ou seja, nessa primeira escala voce pode usar as escalas de G, D, Am e o tom relativo do respectivo tom.
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Ally_Slash Veterano |
# mai/11
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Poxaa, levei um susto quando vi tantas respostas! Então, tive aula com ele agora pouco, e meu pensamento estava certo, eu tinha raciocinado de uma maneira diferente, mais o resultado é o mesmo!
É bem simples, mais tava um dúvida de ser outra coisa! Obrigado Drive30,erickx,Boggione,LeandroP,Will Bejar,Michel Top,londrer,Drinho,Zandor,Lucas F., beeem, obrigado a todos pela atenção!
Vi também que teve pessoas que tinham duvidas sobre o assunto também, então, foi bom ter gastado um tópico pra isso! :D ehhehe
Abraço
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thifm Veterano |
# mai/11
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Ally_Slash Se ele te passar mais desafios, coloca aqui pra galera. Como forma de aprendizagem é muito interessante..
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LeandroP Moderador |
# mai/11 · Editado por: LeandroP
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erickx II- Am - G - F - Am - F - G Escala: F
A escala de Fá tem a nota Si bemol, que harmoniza um Gm no lugar do G.
III- Am - F - Bb - Am - Bb - F Escala: Bb
Na escala de Si bemol o VIIº grau é um acorde meio-diminuto.
Pode até tentar, mas é perigoso semitonar.
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