Sextinas e tercinas

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


Konrad

Como o The Root Of All Evil explicou, dentro das quiálteras, pode-se ter quaisquer combinação rítmica(desde que obviamente não ultrapasse a duração da própria quiáltera).

Inclusive, pode-se ter quiálteras de quiálteras.

Vale o mesmo para quiálteras de 2, 5, 7, 9, 11, etc...

Konrad
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
Não.
Mas vem indicado quando elas têm ou não a mesma duração.


Ah, pois é. Acredito que a notação éstá errada, pois leio uma coisa, e ouço outra. Não há ponto de aumento, não há nada.

Ontem, a uma e meia da manhã eu desisti. Hhehe

Olha alguns exemplos de tercina, nem todos as 3 notas têm a mesma duração (No primeiro caso, por exemplo, as 3 têm a mesma duração) :
ps: espero nunca me deparar com o terceiro e quinto exemplos sem ter a música original pra ouvir :P

Ah, logo o terceiro e quinto exemplos, que são tão intuitivos e simples. ;) (ehhe)

buddy guy
Caramba,quando eu ví Sextinas,lógo pensei que ao entrar por cá, veria algo sobre Latinas Calientes...putz...hehehe

Nem tudo são flores buddy.... estou quase trocando as tercinas pelas latinas... eheh. As latinas são mais redondas.

Konrad
Veterano
# abr/10
· votar


makumbator
Inclusive, pode-se ter quiálteras de quiálteras.

Vale o mesmo para quiálteras de 2, 5, 7, 9, 11, etc..


Como assim quiálteras de quiálteras? Uma sub-subdivisão?

Perdoe-me a ignorância!

buddy guy
Veterano
# abr/10 · Editado por: buddy guy
· votar


Konrad
buddy guy
Caramba,quando eu ví Sextinas,lógo pensei que ao entrar por cá, veria algo sobre Latinas Calientes...putz...hehehe

Nem tudo são flores buddy.... estou quase trocando as tercinas pelas latinas... eheh. As latinas são mais redondas.




Hehehehe...é verdade,as latinas são,digamos assim,Latinas....yeh,yehh...SEXTINAS....podes crêr....

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


Konrad
Como assim quiálteras de quiálteras? Uma sub-subdivisão?

Sim. Acontece pouco, mas aparece as vezes. Eu tenho alguns exemplos aqui em casa de partituras assim.

É fácil pensar nelas, pois transcreva uma peça em fórmula composta(digamos, um 12/8) e passe-a para 4/4(nesse caso se usará de maneira extensa as tercinas e sextinas, para se compensar a métricana nova fórmula). Pois bem, toda tercina que estava na origem em 12/8, será uma tercina de tercina em 4/4.

Um exemplo do Rock: Since I've been loving You(Led). Ela é claramente em 12/8 e nessa fórmula, essa música já posssui várias tercinas na guitarra solo, mas muita gente a transcreve em 4/4. Então, as tercinas vindas do 12/8, serão transformadas em tercinas de tercinas, pois a segunda tercina é para se adequar a métrica composta na fórmula de 4/4.

Não sei se deu para entender. Caso queira posso escanear para vc os trechos de duas transcrições diferentes dessa música como exemplo. Tenho 1 em 12/8 e outra em 4/4.

Konrad
Veterano
# abr/10
· votar


makumbator

É fácil pensar nelas, pois transcreva uma peça em fórmula composta(digamos, um 12/8) e passe-a para 4/4(nesse caso se usará de maneira extensa as tercinas e sextinas, para se compensar a métrica na nova fórmula). Pois bem, toda tercina que estava na origem em 12/8, será uma tercina de tercina em 4/4.

Opa, entendi, acho.

O que me surpreendeu foi a possibilidade dessa transcrição em 4/4, como no exemplo citado! Eu já vi alguns 12/8 claros transcritos como 4/4 mas sempre achei que estavam errados, e ignorei.

Agora com essa possibilidade que você mencionou, minha classificação das fórmulas (e consequente contagem) ficou caótica!

Um exemplo do Rock: Since I've been loving You(Led). Ela é claramente em 12/8 e nessa fórmula, essa música já posssui várias tercinas na guitarra solo, mas muita gente a transcreve em 4/4. Então, as tercinas vindas do 12/8, serão transformadas em tercinas de tercinas, pois a segunda tercina é para se adequar a métrica composta na fórmula de 4/4.

Como é a representação gráfica de uma tercina de tercina?

makumbator
Caso queira posso escanear para vc os trechos de duas transcrições diferentes dessa música como exemplo. Tenho 1 em 12/8 e outra em 4/4.

Sério mesmo que você se daria a esse trabalho todo só para me ilustrar um ponto desses?

Obrigado pela boa-vontade!

PS: Deixa o Root ver que você traiu o movimento bachiano, citando um exemplo vulgar e banal como Page.
PS2: Eu gosto de Led.

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


Konrad
O que me surpreendeu foi a possibilidade dessa transcrição em 4/4, como no exemplo citado! Eu já vi alguns 12/8 claros transcritos como 4/4 mas sempre achei que estavam errados, e ignorei.

Pode-se até considerar errado(ou ao menos pouco prático), afinal se a métrica é em 12/8 é natural que se transcreva em 12/8. Mas quando tal métrica aparece apenas em um trecho pequeno da música, e o editor não quer mudar o compasso, pode-se recorrer a esse procedimento. Em música erudita contemporânea, essas coisas aparecem com mais frequência.

Como é a representação gráfica de uma tercina de tercina?

Coloca-se o 3 no grupo interno e o 3 também no grupo externo. É mais comum não usar os colchetes no interno e usá-los no externo. Mas não tem regra.

PS: Deixa o Root ver que você traiu o movimento bachiano, citando um exemplo vulgar e banal como Page.
PS2: Eu gosto de Led.


Orei à Bach por esse pecado terrível! Mais tarde ouço uma fuga do mestre supremo, para expiar os pecados!

Estou escaneando agora mesmo! Aguarde!

makumbator
Moderador
# abr/10 · Editado por: makumbator
· votar


Konrad

Aqui uma página do Led em 12/8(guitarra apenas). Transcrição americana:

Since I've been loving you - guitarra 12/8


Aqui uma página da mesma música em 4/4(banda completa). Trancrição japonesa:

Since I've been loving you - banda completa 4/4


Há algumas diferenças entre as duas versões, muito em virtude do que se chama de "over transcribing" , mas pode-se ver que muitas quiálteras de uma versão são quiálteras de quiálteras na outra. Nos demais casos, a versão em 4/4 considerou o ritmo como um pouco diferente.

Observe o compasso 6 da versão em 12/8(contei o compasso de anacruse como o 1). Há várias tercinas.

Agora observe o terceiro compasso que aparece na transcrição da banda em 4/4. Esse é mesmo compasso da outra. Pois bem, devido ao over transcribing, consideraram algumas tercinas como não tercinadas. Mas algumas delas foram mantidas, e estão como quiáltera de quiáltera.

Sacou?

Konrad
Veterano
# abr/10 · Editado por: Konrad
· votar


makumbator

Entendi. Visualizar é sempre o melhor caminho! (pelo menos para quem é uma porta musicalmente, como eu).

O que eu sinceramente não entendo é a razão, neste caso, de se optar pela mudança! Pelo menos serviu a me explicar um ponto! hehe

Quanto a representação gráfica, optou-se pela mais lógica.

Obrigado pelo grande esclarecimento!

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


Konrad
PS: o nome do primeiro arquivo seria 12/8, não?

Sim, estava errado, já alterei.

O que eu sinceramente não entendo é a razão, neste caso, de se optar pela mudança! Pelo menos serviu a me explicar um ponto! hehe

Nesse caso(uma música interia), eu acho que é ruim de se fazer isso, pois não sei o que achou, mas eu considero mais limpo e fácil de ler a versão em 12/8 do que a em 4/4. Mas dependendo da situação, é algo que aparece aqui e ali de maneira correta, e não como resultado de uma "gambiarra" para se transcrever algo de compasso 12/8 para 4/4.

Konrad
Veterano
# abr/10 · Editado por: Konrad
· votar


makumbator
Nesse caso(uma música interia), eu acho que é ruim de se fazer isso, pois não sei o que achou, mas eu considero mais limpo e fácil de ler a versão em 12/8

Tive a mesma impressão. Bem mais limpa e clara, até mesmo pelo espaçamento maior. Além do fato da música ser claramente em 12/8.

Muito obrigado pela ajuda, mesmo!

PS: acabei de achar várias sextinas lá para frente, antes do solo. Deve ficar uma zona na versão 4/4.

has4
Veterano
# abr/10
· votar


The Root Of All Evil
ps: espero nunca me deparar com o terceiro e quinto exemplos sem ter a música original pra ouvir :P


1º) pa-pa-pa
2º) pa-__-pa
3º) pa/pa-pa-pa (só dividiu PA, a primeira nota, em duas: pa/pa)
4º) __ - __ - pa (aqui, os dois primeiros pa são em silêncio - nada complicado, é o mesmo que o 1º, porém, com silêncio nos pa, só executando o último pa)
5º) pa+p-a-pa (aqui, o pa do centro é dividido em duas partes, sendo que, a primeira parte está colada ao primeiro pa, já a segunda parte executa solta, e depois o último pa)

Seria interessante sim se pudéssemos gravar e mostrar com um áudio estas divisões, mas não tenho recurso agora para tal. Analise calmamente a partir da primeira tercina que conseguirá entender as demais e suas divisões.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sextinas e tercinas