Keith Tuners, tarrachas "com memória"!

    Autor Mensagem
    ghb
    Veterano
    # mai/11


    Em um certo topic, um user perguntava sobre bends na tarracha, logo lembrei desse video:


    Pesquisando um pouco mais, ao acaso encontrei a informação que o Adrian Legg usava tarrachas "com memória", que são tarrachas muito utilizadas em banjo, onde a função dela é guardar dois pontos de afinação, onde os mesmos são alterados de acordo com a sua vontade (uma fonte sobre o funcionamento da mesma foi o Fórum GC, com posts do usuário brazilgrass)

    http://www.banjoz.com/Web%20d%20tuners.jpg

    http://www.acousticvibesmusic.com/catalog/images/DSC_0042.JPG

    Cada parafuso é ponto da afinação. Logo, ao mover a cravelha, a mesma trava no ponto referencial. Interessante, e funcional,pra quem gosta dessas paradas country haha!! Essa tarracha fois criada na década de 70.


    Agora somem telecaster + b-bender + d-tuner + Keith Tuners!!! Só vai faltar o cavalo kkk!!

    Ta'í mais uma coisa que eu não conhecia e não encontrei algo relacionado no FCC!

    makumbator
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    ghb

    Há sistemas semelhantes em outros instrumentos. Usa-se um procedimento parecido em algumas tarraxas(com ou sem extensores)da corda mi no contrabaixo acústico(que pode ser regulada para alternar em qualquer nota entre o mi padrão e o si grave). No mundo erudito é comum usar um contrabaixo de 4 cordas com a corda mais grave dropada em C, para oitavar a nota mais grave do cello. Com essas tarraxas pode-se ir e voltar no drop rapidamente.


    http://www.basscapos.com/

    O mesmo sistema foi posteriormente passado para o baixo elétrico, para se alternar entre afinação padrão e drop(D, Eb, C, etc...) na corda mais grave.

    http://www.guitarpartsresource.com/images/large/BT7-G.jpg

    ghb
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: ghb
    · votar


    makumbator

    Então, esse sistema de "dropar" - no caso o Hipshot D-Tuner - eu já conhecia.

    Usa-se um procedimento parecido em algumas tarraxas(com ou sem extensores)da corda mi no contrabaixo acústico(que pode ser regulada para alternar em qualquer nota entre o mi padrão e o si grave)
    O conceito então já tinha uma difusão o erudito, interessante! Interessante também o seu uso no erudito, não sabia que - e como - o faziam, obrigado por mais essa informação! Eu não sabia, até hoje, da existência dessas tarrachas hehe!

    Pensando na guitarra, o mais interessante do Keith Tuner é que você não tem só a opção de dropar 1 tom (como o D-Tuner), mas tem uma abrangência maior dos intevalos, principalmente no uso de afinações abertas - onde as afinações podem variar em tons ou semitons - e frases a lá pedal steel. Como eu tinha postado, para country (que ouço muito!), bluegrass e derivados, uma ótima ferramenta!

    [ ]'s!

    -edit- formatação

    makumbator
    Moderador
    # mai/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    ghb

    Pois é, se vc observar a foto da voluta do contrabaixo acústico no primeiro link que passei, vai ver que a corda mais grave fica afinada no dó(equivalente ao dó mais grave de um contrabaixo de 5 cordas, que está 1 oitava abaixo da corda solta mais grave do cello), e os grampos ficam nos semitons até o mi(que fica na linha do nut).

    Apesar de parecer uma geringonça(e de certa forma enfeiar a voluta do contrabaixo) é algo bem preciso, e dá para para trocar rapidamente a afinação(basta empurrar levemente com um dedo o grampo que se deseja).

    Já toquei em contrabaixo acústico com esse sistema, e é bem legal. A única dificuldade é quando ele está aberto no dó, e seja preciso tocar um dó#(por exemplo), aí a gente tem que esticar bastante o braço para digitar lá em cima no extensor.

    Pensando na guitarra, o mais interessante do Keith Tuner é que você não tem só a opção de dropar 1 tom (como o D-Tuner), mas tem uma abrangência maior dos intevalos, principalmente no uso de afinações abertas

    Exato, até pelo fato do sistema estar não apenas na corda mais grave(como nos baixos). Nesse caso pode-se mudar totalmente a afinação completa sem muito esforço.

    Melhor que esse sistema só os eletrônicos, como da Gibson robot:

    http://www.gibson.com/robotguitar/

    http://www.gibson.com/robotguitar/RobotGuitarVideoVoting.aspx

    ghb
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    makumbator

    Melhor que esse sistema só os eletrônicos, como da Gibson robot.
    A nova Roland GR55 simula afinações diversas também, de uma forma virtual. Mais que mudar a afinação, o legal é frasear com essas mudanças, como o Adrian Legg, no video postado, o faz! E, p'ra isso, só nas tarrachas mesmo hehe!

    [ ]'s!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Keith Tuners, tarrachas "com memória"!