Comparativo de tuners

    Autor Mensagem
    Simonetti
    Veterano
    # out/07


    Eu tenho um Cube 30x da Roland, que tem afinador embutido, que é o que uso para afinar minha SX.

    Antes dele, ligava a guitarra no PC e usava o Guitar Pro para afiná-la. Recentemente tive oportunidade (da qual abri mão) de comprar um destes tuners/metrônomos da Korg ou Boss.

    Daí, fiquei pensando:

    Há diferença da qualidade da afinação de um afinador para outros?

    Exemplo: Entre o PC (Guitar Pro) e o Roland Cube, será que o Roland é tão superior? Será que um tuner da Korg ou Boss seriam muito melhores?

    O que acham?

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Simonetti
    Na boa?
    A função é afinar, acho difícil que um vá ter mais precisão que o outro, sendo que isso é algo padrão.

    Simonetti
    Veterano
    # out/07
    · votar


    E aí, Mickey! Finalmente choveu aqui em BH, hein?


    O que eu vejo é o seguinte: o tuner tem que pegar o sinal analógico da guitarra e converter para digital para fazer uma análise (FFT ou o que for). Este processo é que pode dar chance ao erro.

    Por exemplo: se eu afino minha guitarra com o GP, dá uma coisa. Se ligo ela no Roland para afinar, dá outra cosia. Particularmente, eu gosto mais do som da afinação do Roland, mas não sei se é o que está correto mesmo. Daí a pergunta, para saber se a precisão de um para outro é questionável e qual é melhor que qual.

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Simonetti
    Não sei se conta, mas:
    Tenho um Cort bem basicão que é só você tocar a nota que ele dá o sinal.
    E tenho um strimberg cheio das firulas que você toa a nota e tem que esperar uns 3 segundos até ele pegar a nota e dizer se a afinação tá certa ou não, é um verdadeiro pé no saco.

    A maior diferença que eu vejo nos afinadores é isso mesmo, tipo o tempo que leva até reconhecer a nota e dizer se tá afinada ou não.

    Lak Lak
    Veterano
    # out/07
    · votar


    cara não vale a pena... no fim, todos afinam... até akele teclado velho q vc bate no q vc axa q eh mi e afina de ouvido em cima...

    axo q tuner soh compensa pegar um bom se for pra ter agilidade em trocar de afinação no meio de um show... tpo o cara toca uma musik la e dps vai tocar uma q a afinação é em D, e ele nao tem duas guitarras...

    ainda assim... já fiz isso de trocar de afinação no meio do show de ouvido correndo asiuehaui... fiko bom, só falhou a mizona q eu eskeci de dropar, e dropei no meio da musik... ngm enxeu o saco com akeles "VAI LOGO, TA BOM ISSO AI" nao =]

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # out/07
    · votar


    axo q tuner soh compensa pegar um bom se for pra ter agilidade em trocar de afinação no meio de um show... tpo o cara toca uma musik la e dps vai tocar uma q a afinação é em D, e ele nao tem duas guitarras...
    com certeza, no meio do show não dá pra ficar esperando afinar de ouvido, ou você tem duas guitarras oui compra um bom (e barato) afinador...
    nesse quesito o meu Cort é imbatível

    sugesto
    Veterano
    # out/07
    · votar


    cara... faz o seguinte!
    compra aquele afinador gibson que vem uma com uma guitarra embutida!

    Phedoo
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Não gosto do afinador do guitar pro, ele não tem precisao aqui.
    Baxei um na net, chama AP Tuner, muito bom. Diz a nota q ta tocando e a porcentagem q ta fora da afinaçao, instantaneamente, eu uso o microfone mesmo, a com o som do ampli meio alto, da pra afina blz.

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Simonetti
    Pois é velho!
    hahahahahah
    FInalmente, mas foi de madruga né?

    Mas aqui... pode ter isso da conversão mesmo. Cara, eu particularmente gosto dos afinadores da Korg.

    MrStradlin
    Veterano
    # out/07
    · votar


    tenho um afinador da korg
    é bom faz o seu papel mas notei algo legal/estranho nele
    se eu afinar ligando direto na guitarra o afinador diz q esta afinado
    mas se eu ligar a guitar no amp e dpois deixar ligado o afinador
    ele capta a nota
    e acaba dizendo q esta um pouco abaixo da afinaçao

    jah tive a xv-amp
    o afinador era mt ruim
    tsc tsc

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Acho que pra testar, pega um bom diapasão e põe nos afinadores; o que der um A perfeito é o mais preciso...

    Simonetti
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eusourei
    Acho que pra testar, pega um bom diapasão e põe nos afinadores; o que der um A perfeito é o mais prec

    Você está coberto de razão, meu caro. No entanto, não se tratando de estar em uma loja física, mas sim comprando pela net, será difícil fazer isto.

    Estou em dúvida entre estes tuners (que têm metronomos embutidos e são "affordable"):

    http://www.sweetwater.com/store/detail/MA30/
    (ponto contra: não afina violão, pois não tem mic embutido)

    http://www.sweetwater.com/store/detail/TU80/
    (ponto contra: não tem controle de volume do metronomo)

    http://www.sweetwater.com/store/detail/MT9000/
    (parece ser o mais completo, mas não conheço a marca)

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Ah, bom! Não sabia! Acho que vale pegar o Korg, porque metronome baixo não serve de nada. Além de ser uma marca boa! E daí se tu for afinar um violão, pega um mic e conecta na entrada, ou algo do tipo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comparativo de tuners