O que é tocar na V, na IV, na I?

Autor Mensagem
    dubauer
    Veterano
    # mai/11

Oi amigos,

Uma coisa que nunca consegui entender legal (já vi um monte de post aqui, antes de fazer esta pergunta), é esse lance de I - IV - V...to querendo muito tocar blues, venho estudando em alguns sites, mas quero me situar melhor no que se refere a escalas. E comprei um método por sinal muito legal do Marcos Ottaviano sobre blues e ele fala sobre isso. Por favor alguém me explique de forma que eu entenda.

Obrigado a todos e muito som e sucesso!

Gaiteiro15
    Veterano
    # mai/11
    · votar

Estes números se referem aos graus da escala. Esta sequencia se refere à Tônica, Sub-dominante e dominante, muito usada no Blues.
    Para entender melhor é só imaginar a escala de C.
    dó-ré-mi-fá-sol-lá-sí-dó.
    I-II-III-IV-V-VI-VII-I(bem tosco mas dá pra entender.
    Portanto, tocar I-IV-V, seria tocar C,F e G.
    Só que se não me engano no Blues eles tocam os acordes com sétima, mas dái o pessoal esclarece.

Abraços.

cordassi
    Veterano
    # mai/11
    · votar

I-IV-V faz referencia a Harmonia Tonal, onde cada acorde desempenha uma função na música.

Hmm, se vc ta com essa dúvida, apesar de ja ter sido respondida pelo colega acima, acho que é uma boa você dar uma estudada em harmonia basica do começo
    http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/menu.htm

dubauer
    Veterano
    # mai/11
    · votar

alguem tem mais alguma dica?

Valeu cordassi e Gaiteiro15!

Keefchards
    Veterano
    # mai/11
    · votar

A 4ª(IV) que tu falou é uma das notas, que junto com a 7ªM(VII) são adicionadas a escala pentatonica normal, transformando ela em uma pentatonica de blues. usando essas notas, tu pode faze solos bem interessantes sobre bases de blues.

LeandroP
    Moderador
    # mai/11
    · votar

dubauer

I, II, III, IV, V, etc... são os graus de uma escala ou de um campo harmônico.

Os números romanos são utilizados nos graus pra não se confundir com os numerais utilizados pra definir um intervalo, tipo C7, F6(9), etc...

Uma escala de 7 notas possui 7 graus. Se você está no tom de Dó, o IIº grau é o Ré, o IIIº é Mi e por aí vai.

Gaiteiro15
    Veterano
    # mai/11
    · votar

LeandroP

Não ia perder a oportunidade, não é?

LeandroP
    Moderador
    # mai/11
    · votar

Gaiteiro15

É o tipo de assunto que mais gosto de conversar aqui. O pessoal gosta de falar sobre técnica, equipamento... Meu papo é teoria ;)

MauricioBahia
    Moderador
    # mai/11
    · votar

LeandroP: É o tipo de assunto que mais gosto de conversar aqui.

Tem alguma coisa em teoria que você não domine? hehe

Queria ter 1/100 da seu know-how! Uma dia eu chego lá. :)

Abs

LeandroP
    Moderador
    # mai/11
    · votar

MauricioBahia
    Tem alguma coisa em teoria que você não domine?

Pô, tem um monte de coisas. O que eu sei é elementar.

;)

dubauer
    Veterano
    # mai/11
    · votar

LeandroP e Keefchards, muito obrigado. Vou dizer porque perguntei sobre estes graus, eu vi uma video aula de blues no youtube em ingles, e o cara falou mais ou menos assim: Quando alguem falar pra você que vai começar a tocar um blues na V, como vai fazer?
    Por isso fiz essa pergunta e tambem por que em um livro de metodo de blues que comprei o professor Marcos Ottaviano colocou uma tabela e eu queria entender essa tabela, mas as respostas que você me deram, já melhorou um pouco minha compreensão. Valeu !

LeandroP
    Moderador
    # mai/11
    · votar

dubauer
    Quando alguem falar pra você que vai começar a tocar um blues na V, como vai fazer?

Então primeiro você precisa de uma referência. Vº de quem?

Se for um blues em Dó basta contar 5 a partir do Dó ---> Sol

Começando do Vº em Dó você deve tocar o Sol.

Além do blues (ou mesmo no blues) você verá outras possibilidades, como II, V, I ou I, VI, IV, V.

O impostante é saber o tom e depois verificar os graus (II, III, IV, etc.)

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a O que é tocar na V, na IV, na I?