ouvido-improvisação , musicas.

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/11


    bom , quem tem visto meus topicos , tem visto que estou numa saga frenetica para melhorar minhas improvisações que eu acho que estão MUITO abaixo do nivel de alguem que toca guiarra a 7 anos . a seguir algums conselhos de membros dos forums ,e dar mais atençao ao que os que eu tenho como grandes guitarristas (clapton ,page e etc) , o negocio é comprar disco e tentar tirar tudo de ouvido,só assim se desenvolve verdadeiramente o senso de musica ,e se começa a perceber combinações de notas gerando um som ,e não licks sobre escalas especificas no guitar pro,pelo menos foi assim que eles desenvolveram ,o senso musical deles , e eu tenho duas maos ,dois braços , um cerebro uma guitarra e uma palheta ,exatamente como eles , se funcinou com eles porque nao funcionaria comigo?

    a seguir esse raciocinio ,comecei a tomar o habito de cantarolar uma melodia , (até mesmo algo tosco ,tipo a melodiazinha da musica do titanic) e tentar tirar ,ou entao ao menos tirar um lick ou riff por dia de discos aleatorios , e tem funcinoado muito bem . mas agora sinto que nao tem funcionado mais, sinto que por ouvir muito blues e rock , acabei ficando preso ,mesmo quando tira coisas dos outros , a licks de escala pentatonica ,e eu tirei os licks ,aprendi as palavras ,mas nao sei montar as frases ou setenças no meio de uma conversa,no meio da musica entende? talves teja faltando teoria , mas se for isso ,ja tentei aprender sozinho e nao tenho capacidade ,sera nessesario um professor. mas sinto que apenas aumentei meu numero de palavras,vocabulario , mas ainda nao consigo conversar nessa lingua.
    não sou um prodigio , penso num lick , e toco o lick no meio do improviso ,mas nao sei se vai funcionar e a maioria das vezes nao funciona ,embora funcione algumas vezes , sinto que tou jogando os licks na cagada pq nao tenho senso melodico de saber se vai funcionar ou nao , ou nao consigo pensar rapido o suficiente ,pra jogar algo que va funcionar.
    fora isso,consigo tirar com até facilidade musicas do meu campo (blues \rock ) ,mas chega uma musica com um solo que contenha mais notas , um fuzion , ou até mesmo uma linha de trombete do mille davis , e eu simplesmente não consigo tirar,até consigo tirar o tema mas nao consigo tirar as frases quando a musica é rapida , hoje fiquei feliz ,tire born to be wild , mas num consigo tirar um fusion mais virtuoso de um cd q um amigo fez pra min .


    bom ai se chega , a 3 possibilidades:

    1-ou estou no caminho certo , e presciso de mais tempo, e de musicas mais diferentes (baladas de jazz instrumental por terem um vocabulario mais diverso que das pentatonicas embora lentas o suficiente pra eu tirar )

    2-estou no caminho certo , mais estou fazendo alguma coisa errada no meio disso tudo q ta me impedindo de dar o passo pra frente.

    3-estou no caminho erradissimo(qual seria o caminho certo?)

    4(bonus)-"venda sua guitarra e procure um emprego"

    Renato F
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    rhoadsvsvai

    tentar tirar tudo de ouvido,só assim se desenvolve verdadeiramente o senso de musica ,e se começa a perceber combinações de notas gerando um som
    Isso aí, dessa forma vc percebe melhor as dinâmicas, fraseados, vibratos, bends de uma forma bem melhor.

    e eu tenho duas maos ,dois braços , um cerebro uma guitarra e uma palheta ,exatamente como eles , se funcinou com eles porque nao funcionaria comigo?
    A combinação Talento + Perseverança é fundamental.

    1-ou estou no caminho certo , e presciso de mais tempo, e de musicas mais diferentes (baladas de jazz instrumental por terem um vocabulario mais diverso que das pentatonicas embora lentas o suficiente pra eu tirar )
    É uma boa ideia. Ouvir outros instrumentos solistas como sax, piano, clarineta, etc. Como cada instrumento possui uma estrutura diferente, o modo como os músicos utilizam escalas e modos gera fraseados bem diferentes e interessantes.

    4(bonus)-"venda sua guitarra e procure um emprego"
    Se nada funcionar...

    Abç.

    charles_shark
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    aprender a utilizar as escalas no improviso é ótimo, para esplorar a tonalidade da obra que deseja pegar de ouvido! mais tem um porem... já ouviu falar de feeling? toque com o coração brother! E esculte muita musica observando os outros instrumentos que compoem a harmonia... uma dica legal é você pegar primeiro o baixo da musica de ouvido ( se souber solfejar vai ser mais facil ainda). Conserteza você esta no caminho serto brother!
    vender sua guitarra é loucura ,mais procurar um emprego é uma boa opição. Viver de musica hoje em dia é muito dificil rsrsrsrsrsrs.
    abs!!

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Paul.Gilbert
    · votar


    rhoadsvsvai

    Opção 5:

    Que tal um professor para te guiar? Atualmente estou pegando aulas de improvisação em Blues. Estão aumentando muito meu vocabulário musical.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    Paul.Gilbert
    eu tenho professor ,e gosto muito das aulas dele , no brasil , so que aiunda falta dois meses pra eu voltar e come;ar a ter aulas denovo.
    charles_shark
    mas eu nao acho meu problema seja feeling ,eu me emociono muito quando eu toco ,tanto q as vezes eu esques;o da musica e acabo desconcentrando ai acabo errando xP ... mas ai ja eh outro topico.
    Renato F
    tem algumas dessas baladas pra sugerir? nao conhe;o muito jazz, fora umas coisas tipo jonh scofield e milles davis ,mas ai ja eh muito dificil pra de tirar.

    Rednef2
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Rednef2
    · votar


    Estude harmonia, concerteza vai ajudar muito na hora de vc construir fraseados.
    Esses caras que tocam fusion manjam muito de harmonia.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Rednef2
    leia , o topico , eu ja tentei aprender harmonia sozinho e nao consegui ,presciso de um professor ,e ate eu voltar pro brasil nao rola.

    Rednef2
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Rednef2
    · votar


    rhoadsvsvai
    Eu li o topico mas nao vi essa parte hehehee.
    Então o jeito vai ser do jeito que tu falou mesmo
    ou então enquanto tu nao chega ao Brasil ler no google isso:
    http://books.google.com.br/books?id=txgmeNIZxhkC&pg=PP20&dq=Harmonia+e +improvisa%C3%A7%C3%A3o+livros+online&hl=pt-BR&ei=Ci_ATdDOCIXi0QGV6cmd BQ&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CGQQ6AEwAA#v=onepage&q& f=false

    e compre o livro quando chegar. (Harmonia e Improvisação, o autor é almir chediak)

    ogner
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    rhoadsvsvai

    Se quer aprender se baseando em licks ouça, Jonh Scofield, SRV, Clapton, Mike Stern, Jonh Coltrane, BB. King.....Roube os licks deles e depois misture...Pronto...
    hehehe!!

    Brincadeira...Pô, velho, complicado....Sei lá...Acho que vc precisa de direcionamento mesmo, um próf...Mas recomendo fortissimo sair dessa de ficar decorando lick, no futuro vc vai ver como é furada......Tente ser mais musical mesmo, como vc esta fazendo, solfejando, conhecendo as notas do braço...

    enfim, sei lá!! heheh

    ogner
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: ogner
    · votar


    ...

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Eu só fiquei bolado porque você vem puxar o saco de caras como Jimmy Page e Eric Clapton e vem dizer que James Horner é tosco...

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    tas me confundindo com alguem , eu nem mesmo sei quem eh james horner.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    presciso de mais ideias pessoal. pfavor ajudem.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    ogner
    msa tipo ,meu problema nao eh aprender licks e tirar musicas desses caras, e sim conseguir colocar as ora;oes (licks) no contexto da conversa (musica).sacou? num consigo de jeito nenhum,por mais q eu treine ouvido.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Rednef2
    vou dar umma olhada nesse livro

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    up

    mateusstarling
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    rhoadsvsvai
    Irmão, existe uma infinidade de coisas que são importantes para se estudar. Você pode estudar essas coisas isoladamente e organizadamente ou então pode estuda-las sem nem mesmo perceber.
    Quando vc tira um solo de ouvido vc esta desenvolvendo a sua percepção, estará obtendo vocabulario e referencia para improvisação e vai estar entendendo a relação da harmonia no improviso e por ai vai.
    Estudar de forma organizada é muito importante e acho que nesse momento da sua vida seria muito importante, isolar os temas especificos e criar uma rotina de estudo.
    Você precisa estudar os fundamentos e para isso eu acho fundamental estudar tudo em ciclo de quartas, separado por regiões em 12 tonalidade, falo isso porque vc tem interesse em fusion e em jazz e nesse mundo vc precisa ter o dominio de se improvisar em 12 tonalidades.
    Te recomendo a dar uma olhada no meu site, alem de 40 video aulas de guitarra tem uns textos sobre como estudar no meu blog que vão te ajudar a se organizar.
    O meu site é o meu log in com final ponto com ponto br.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    mateusstarling
    vlws , vou dar uma olhada nesses negocio de 12 tonalidades e ciclos de quartas, eu compraria as videoaulas do teu site , mais nao tenho condiçoes no momento. mas vlws pela ajuda!

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    upp

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ouvido-improvisação , musicas.