Pergunta aos Luthiers - Telecaster Deluxe em mogno.

    Autor Mensagem
    Lombs
    Veterano
    # abr/11


    Boa noite galera.

    Há tempos venho querendo uma Tele Deluxe. Venho pesquisando e orçando por aí, e por isso surgiram dúvidas.

    A minha idéia é pedir pra construirem uma tele no shape da deluxe, só que em vez que esculpir as entradas para os eletrônicos na frente, como de praxe, colocá-los por trás exatamente como uma Les Paul.

    Sei que a sonoridade do mogno puxa mais pro grave do que o Cedro, e por isso estou mais inclinado a optar por essa madeira.

    Já o braço pensei em um no shape da Strato, em maple; mas me sugeriram marfim imperial, não conheço a sonoridade dessa madeira... pensei também em Jacarandá, por ter um som mais estalado e um bom sustain, o que me parece que daria um bom contraste com o mogno.

    Em suma, minha idéia é construir uma tele no shape da deluxe, em mogno com binding, ponte tune-o-matic/tailpice, braço de strato, caps seymour duncan alnico II pro, com todo hardware da Gotoh.

    Gostaria que os Luthiers do Cifra falassem sobre a idéia e dessem sugestões, e se possível dissessem quanto deve sair uma brincadeira dessa e claro, se estariam afim de construí-la.

    Obrigado.

    buddy guy
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Lombs

    Não sou luthier,mas.....mógno em corpo de telecaster?Huuuuuuum sei não,eu iria de freijó no corpo.Marfin é excelente madeira,sim.Se bem cortada,seca etc,possui sonoridade melhor que o maple até !! Pensa aí,corpo todo freijó,braço e escala toda de marfim.Tú vaí ver o que é uma telecaster estalar bonito !!

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Lombs

    Começando pelos componenetes... Não tem problema colocá-los por uma cavidade traseira, apesar de não ser uma coisa tão típica no modelo, se isto te agrada... E ainda elimina a necessidade daquele escudinho metálico.

    Quanto ao mógno e o cedro... São da mesma espécie, e apesar de o cedro soar mais equilibrado, ambos vão em teoria descaracterizar aqueles agudos cortantes e som magro típico do modelo(obviamente o Mógno soará mais cheio).

    Marfim imperial, é mais rijo e forte do que o maple, e possui um timbre que também julgo melhor.

    Eu particularmente faria este projeto com o Cedro rosa ou com um misto de madeiras. Testei uma Strato a tempos atrás que tinha o corpo em cerejeira! e tampo em canela! cara que timbrão...

    assacinodeemos
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Eu mudaria algumas coisas,tipo colocaria captadores sergio rosar ou haussel, faria o braço em araucaria e ferragens schaller.
    abçs

    Bigtransa
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Lombs
    Nas vezes em que trabalhei com luthiers deixei a parte da escolha das madeiras por conta deles..... Acho que é parte do trabalho dos caras e o melhor jeito de escolher é discutir a sonoridade q vc qr e dxar por conta do profissional a escolha dos materiais..... O luthier sempre vai saber melhor do que vc o que tem de bom à disposição..... Vai que ele tem uma peça de cedro de 150 anos encostada e vc acaba pagando bem mais caro numa guitarra de ash q o cara acaba tendo q encomendar pela internet sem ter nem idéia do que vem....

    Lombs
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Galera, primeiro, valeu pelos comentários!

    Paul.Gilbert e Bigtransa

    É por isso que eu tô querendo ajuda... eu me sinto muito confortável com a tele, com exceção da ponte (por isso da tune-o-matic) e gosto muito do ataque do braço da strato, mas adoro o som da Les Paul, ecorpadão, cheio de sustain!

    A ferragem e os captadores eu já coloquei na cabeça que serão esses mesmos. No máximo uma tarraxa Sperzel. Tenho uma Cort s2800 com elas e gosto muito! Muito difícil desafinar! (Pra quem não conhece)

    A minha idéia é tirar o mínimo de madeira do corpo... sei lá... sempre tive a impressão que isso atrapalha diretamente o sustain. Por isso pensei em passar os fios por um furo que subiria pelo jack até o seletor de captação. Coisa de maluco, eu sei...

    Queria que os Luthiers falassem o que acham e dessem seus preços... eu achei um cara de Blumenau que falam bem do trabalho e ele me fez um orçamento bem justo com corpo em mogno e braço de marfim, mas ainda tenho duvidas sobre a sonoridade , as vezes penso se não seria boa colocar um tampo, como o Paul.Gilbert bem lembrou...

    Bom ainda estou no aguardo de mais sugestões...

    Valeu e novo!

    Valter Bergamo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Lombs


    olá, quanto ao projeto, é viável sim, porem alguns detalhes tem q ser bem pensados como o timbre caracteristico do instrumento, pegada, etc.

    Se utilizar uma ponte tune-o-matic, terá q fazer um rebaixo no corpo para instalar a ponte, isso teria que analisar se te agrada, ou entao manter a ponte normal e inclinar o braço, porem também ja da uma caracteristica diferente pra guita. Isso tudo devido a tune-o-matic ser mais alta que as outras pontes.

    Primeira dica que dou como luthier é analise bem todos os detalhes sozinho e com a ajuda de um profissional.

    Mas inicie pelo timbre, selecione músicas em que goste do som da guitarra, analise o set de equipamentos, isso tambem conta muito, etc...

    Lombs
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Valter Bergamo

    Pela sua experiência... uma guita nesses moldes, teria um bom som? A idéia do tampo não me desagrada...

    Quanto a ponte... realmente... eu estava me baseando na ponte da SG... mas o braço é mesmo angulado! Se bem me recordo 2 graus...

    Não sei se a tune-o-matic seria rebaxável... talvez retirando aqueles nuts que ela possui (um em cada lado)... mas aí tb não sei se a tailpiece ficaria viável... por é capaz que de a ponte ficar na mesma altura da tailpice, o que ferra com o encaixe pras mãos que eu sempre curti.

    Sei lá... desanimei agora... rs

    Valter Bergamo
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Valter Bergamo
    · votar


    Lombs

    Bom o que pode fazer é passar as cordas por dentro do corpo, e usra apenas a ponte, sem o tail, comum em fly vs isso.

    Ai vc rebaixaria a ponte, imbutindo levemente no corpo, assim a angulação nao ficaria muito alta.

    Assim fica com a ponte sem nada atrapalhando.

    Na questão de timbre é o que pessoal comentou e vc tambem, o timbre será bem emcorpado, partindo pro grave. Se a idéia é ter o timbre da LP, seria otima ideia usar mogno e um top de maple ou pinho e utilizar 2 humbuckers.

    Se quiser ter uma tele diferente, com bons graves, pode partir pra um set Hot for Tele da Seymour Duncam.

    Ou já que está fazendo um catadão de caracteristicas, pode usar no braço um cap de tele da seymour q te falei e na ponte um HB SH-6 Distortion da Seymor.

    A chave seletrora igual de LP, o corpo sem escudo, com a parte eletrica vindo de baixo do corpo, as cordas passantes no corpo.

    Dai um braço de mogno e escala de marfim, ficaria muito bacana a guita.

    Se quiser monto um projeto pra vc da guita , da planta com as caractesristica que comentou, se tiver interesse em construir a mesma. Como este - http://www.flickr.com/photos/espetinho/5664964609/in/set-7215762647545 3617/
    Abraço!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Lombs
    Cara, atente para o fato de que o mogno te dará uma resposta mais grave, mas ela NUNCA soará como uma Les Paul, por dois motivos básicos: O tamanho da escala do braço (que nas guitarras Fender é de 25,5 pol, enquanto nas Gibsons é de 24,75pol), e o braço aparafusado.
    Se vc vai usar ponte tune-o-matic ou ponte de starto fixa, a diferença é pequena (muito sutil para ser percebida), portanto eu utilizaria a opção mais simple tipo "hard tail" com as cordas prenmdendo nela mesma).
    Quanto a questão da sonoridade.... Meu caro, não há como prever isso, luthiería NÃO é ciência exata. A sonoridade dependerá da qualidade das peças de madeira usinadas e da qualidade dos capts, ponte, pestana, tarrachas, etc...
    Abç

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Lombs

    Fiz uma Tele recentemente em Luthier... Estou me desfazendo dela pq não me adaptei ao modelo. Mas confesso que o resultado final, foi um ótimo instrumento.

    O corpo foi feito em uma prancha de Ash sólido, sem tampo. Com acabamento em Anelina bordô + Resina.

    O Braço foi feito em Maple AAA figurado.

    O resultado disso foi um puta timbre de Blues, mas como disse, não me adaptei ao modelo.

    Vou deixar um Link com fotos dela aqui, pra vc ter uma idéia.

    Foto01

    Foto02

    Acho que esse teu Setup, de tarraxas Sperzel, e caps Duncan será no mínimo interessante. Talvez não fique com o som característico de uma Tele, mas será um bom instrumento de ponte fixa. Só não faça como eu, teste muito antes, hoje em dia, jamais teria feito uma Telecaster em Luthier. Teria feito uma Superstrato.

    PS: Que bela Cort hein? Aposto que bate várias Fenders por aí.

    Lombs
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Lombs
    · votar


    Boa noite!

    Valter Bergamo

    Bom o que pode fazer é passar as cordas por dentro do corpo, e usra apenas a ponte, sem o tail, comum em fly vs isso.

    Eu havia pensado em string thru com tune-o-matic... mas nunca toquei em uma guitarra assim, não sei como seria o encaixe das mãos. Esteticamente até que me agrada...

    Será que não seria possível angular o braço como do da SG?

    Se quiser monto um projeto pra vc da guita , da planta com as caractesristica que comentou, se tiver interesse em construir a mesma. Como este - http://www.flickr.com/photos/espetinho/5664964609/in/set-7215762647545 3617/

    Tem certeza que a foto que você quer me mostrar é essa mesma?

    Mauricio Luiz Bertola

    Cara, atente para o fato de que o mogno te dará uma resposta mais grave, mas ela NUNCA soará como uma Les Paul, por dois motivos básicos: O tamanho da escala do braço (que nas guitarras Fender é de 25,5 pol, enquanto nas Gibsons é de 24,75pol), e o braço aparafusado.

    Eu imaginei que não iria soar exatamente como a LP, mas o que eu gosto nela é o sustain e som encorpado/aveludado puxando pro grave. É isso que eu tô tentando alcançar...

    Se o som ficasse igual ao de uma LP seria ótimo, mas eu sei que é extremamente difícil... o que você me sugere?

    Se vc vai usar ponte tune-o-matic ou ponte de starto fixa, a diferença é pequena (muito sutil para ser percebida), portanto eu utilizaria a opção mais simple tipo "hard tail" com as cordas prenmdendo nela mesma).

    Eu optei pela tune-o-matic/tailpice mais pelo conforto... mas é essa maldita que tá ferrando com tudo que eu gostaria... tô quase desistindo dela. Para você ver... tenho uma guita com ponte Wilkinson VS50 II Tremelo e eu não curto, justamente porque sinto falta de um encaixe pra mãos!

    Paul.Gilbert

    Que bela Tele! Se fosse uma deluxe eu comprava de você! É mais ou menos esse tom de vermelho (mostrando a madeira) que eu quero na minha, talvez só um pouco mais escuro, puxando pro "sangue".

    PS: Que bela Cort hein? Aposto que bate várias Fenders por aí.

    Eu não me arrependo em nada de comprado essa guitarra! Ela tem um som muito bom e ainda por cima valorizou quase 100%! Só não gosto da ponte dela... é única coisa!

    Gente, abraços!

    Valter Bergamo
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: Valter Bergamo
    · votar


    Lombs

    Sim a foto é essa,mostrei pra vc ver como fica uma planta com os detalhes... entedeu?

    Mas assim, analise o que voce acha melhor, é importante ter opnião dos outros mas veja você o que realmente quer... ate+

    Bigtransa
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Lombs
    Essa foto que o Valter Bergamo mostrou é a planta da guitarra que estou fazendo com ele..... É uma travel guitar de 7 cordas.... o design diferente foi desenvolvido por ele a partir das minhas especificações.... Minha idéia era a de um instrumento de 7 cordas com as menores dimensões possíveis preservando a escala de 24,75.... ele não pode fazer propaganda mas eu posso, da uma conferida no site www.nesherinstrumentos.com.br tem uma telezenha maravilhosa lá....

    Guiwm
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Lombs

    Cara telecaster com humbuckers não vai descaracterizar?

    Marfim é tão boa como o maple, como ja foi dito e eu não vejo problema algum em telecaster feita de Mogno, inclusive tenho uma (Squier Telecaster Classic Vibe Thinline) e gosto bastante dela.

    Em relação a Tune O Matic acho que vc vai perder um pouco de sustain pois com a ponte fixa da tele as cordas passam pelo meio do corpo (bota elas por tras do corpo e elas o atravessam) e isso da mais sustain, com a ponte Tune-O-Matic vc não vai ter essa opção. Me corrijam se tiver errado.

    Não sou luthier nem expert, aconcelho a ouvir a opinião do Bertola que é bem mais experiente.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    não vejo problema algum em telecaster feita de Mogno, inclusive tenho uma (Squier Telecaster Classic Vibe Thinline) e gosto bastante dela.

    Existem várias espécies de Mogno, este Mógno oriental, que é mais clarinho e com os veios mais saltados, é muito menos grave e encorpado do que o nosso Mógno nacional, aquele avermelhado. O timbre pode ficar bom, mas vai pender para os graves, que não é uma característica clássica deste modelo em particular.

    ponte fixa da tele as cordas passam pelo meio do corpo (bota elas por tras do corpo e elas o atravessam) e isso da mais sustain, com a ponte Tune-O-Matic vc não vai ter essa opção. Me corrijam se tiver errado.

    Nisto vc tem razão. Mas é uma questão de gosto, na minha Tele, as cordas não atravessam o corpo, mas o timbre é ótimo, e o sustain diminuído não me prejudica. Mas até que uma Tune O Matic com uma boa massa e um bom material deve ficar bem interessante, no mínimo.

    Valter Bergamo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Bigtransa

    opa, vlw ai pelo merchã.. alias ja encomendei as peças e segudnda vou fazer uma consulta em Cascavel e ja vou comprar o marfim....

    Lombs
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Valter Bergamo e Bigtransa

    Saquei!!! Vi a tele no site! Realmente linda, amo essa guitarra!

    Valter, achei duas fotos de Tele com a ponte que eu gostaria... mas infelizmente não dá pra ver a altura das cordas.

    Tele 1
    Tele 2

    Não vou mentir... me agrada muito esteticamente! Mas como no mundo tem também alguns animais, há quem faça atrocidades como esta: Tele 3 (Como destruir sua Fender)

    Mais ou menos pelo o que eu falei o que vc acha que seria a melhor opção? O string-thru ou angular o braço? Não queria desistir tão facilmente da ponte...

    A idéia do top em maple ou em pinho me agrada muito, atá porque me parece que ajudaria a equilibrar os graves! Mas não conheço o som do pinho...

    Guiwm

    Existe a Tele Deluxe no mercado que possui 2 humbuckes! Fodona! O que eu quero é um som ainda mais encorpado...

    Abraços!

    Valter Bergamo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Lombs

    Como gosta da ponte tune-o-matic, deve utilizar ela.... a inclinação pode ser compensada deixando o braço mais alto em relação ao corpo assim diminuindo a inclinação..


    Porem antes de executar o projeto deve-se fazer a planta e calcular qual o ponto ideal disso para deixar ela esteticamnete e tambem o conforto agradável.

    Se a sua ideia é ter uma guitarra com equilibrio de graves não exagerados e tambem com ganho em médios, recomendo entao utilizar outra madeira ao invez do mogno.

    A ideia dessa strato que fiz foi justamente isso, ao invez de ter um corpo em mogo com top com madeira com médios, fiz o contrario. O corpo com madeira em medios e um "sub" em mogno.

    link das fotos http://www.flickr.com/photos/espetinho/sets/72157625907140584/

    Isso ajuda a equilibrar o som dando um peso a mais, mas sem exageros. Alem do vizual lindo do mogno.

    Poderia ser uma opção pra vc.

    Lombs
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Valter Bergamo

    Ficou linda essa Strato! Como ficou o sustain dela? Curti a idéia.

    Sobre o braço. Será que se ele ficar mais alto com relação ao corpo não ficará estranho?

    Você viu as fotos que eu postei? Fico me perguntando como eles resolveram tantos problemas...

    Valter Bergamo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Lombs

    Pela foto nao é perceptivel, mas não sera tanta inclinação e nao fica tao alto asism, como te falei, é bom projetar ela bem antes de executar pra chegar num ponto que fique agradavel.

    O sustain ficou muito bacana. e timbre bem equilibrado... o cliente é o Bruno nick Carregando aqui do forum, pode perguntar pra ele tb como ficou o timbre.

    Lombs
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Valter Bergamo

    Você estima esse projeto em quanto? Se quiser pode me mandar a resposta por recado...

    Abraços.

    Valter Bergamo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Lombs

    Ok, vou montar um orçamento com as peças q especificou e te envio, me passe seu email no recado.. Ate+

    felipelfln
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    É o movimento Supertele!!!

    Lombs
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    hahah! Eu esqueci como manda recados...

    Alguém me ensina por favor? rs

    Abraços.

    Valter Bergamo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Lombs

    mande pra mim um email, valter_bergamo@yahoo.com.br

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pergunta aos Luthiers - Telecaster Deluxe em mogno.