porque a pentatonica menor de E "soa errada" em C e Am ?

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: rhoadsvsvai


    E G A B D , todas as notas tao dentro da escala de la menor e do maior, mas se voce jogar uma progressão C G F , ou A C G E ,ela vai soar "errado" por que isso ocorre?

    Strato_Master
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    não se trata simplesmente das notas... mas também da sequencia das notas... e do intervalo entre elas...

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Strato_Master
    pode explicar mais profundamente?

    Carregando
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Carregando
    · votar


    cara esquece oque eu falei porque nem eu entendi.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Carregando
    mas eu tou falando do uso dela ,no campo harmonico de do maior. nao do uso do campo hamonico de do maior no campo harmonico dela

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    up do mau

    Stalingrado
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    e no campo harmonico de Mi menor temos Lá maior, e Dó menor.
    ???

    Carregando
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Stalingrado


    sim eu falei merda,

    me confundi tanto que fui obrigado a pegar minhas apostilas.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    rhoadsvsvai

    Seria: Am C G Em ?

    Ou pelo menos: Am C G E ?

    Bem, veja as notas que você está tocando no momento e olhe para todas as notas do acorde que estão soando no momento e analise os intervalos formados.

    Por exemplo, se você repousar no B enquanto o acorde de F estiver soando, vai ter soando ao mesmo tempo:

    Acorde: F, A e C
    nota do solo: B

    Precisa nem dizer, né? B forma trítono com o Fá, Segunda maior com o Lá e Segunda menor com o C, só parada dissonante, pode ser isso que você acha que "soa errado".

    Vai solando e prestando atenção nestes lances.

    Talvez o problema se apresente na pentatônica de Em porque o shape que você decorou pode estar influenciando na sua escolha de notas, ao invés de você escolhê-las pela sonoridade você está escolhendo pela posição delas no braço da guitarra, e ai acaba dando estes problemas.

    cordassi
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    rhoadsvsvai
    E G A B D , todas as notas tao dentro da escala de la menor e do maior, mas se voce jogar uma progressão C G F , ou A C G E ,ela vai soar "errado" por que isso ocorre?
    Depende do que você diz "soar errado", mas isso é normal, se você tocar somente a nota Dó, e começar tocando a escala natural partindo de uma nota diferente cada vez, o efeito é diferente
    Entao isso é normal..
    E o efeito vai variando conforme você faz uma sequencia diferente de acordes

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    sim o A e o E menores .
    existe uma relação de que intervalos sao dissonantes ou não? e como fujir de ficar tocando só a triade equivalente ao acorde? e quando é um acorde não definido (tonica e quinta)

    Carregando
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    rhoadsvsvai


    o segredo não é tocar somente a triade, e sim saber aonde parar.
    parando na triade, vai tudo soar muito bem.

    pode ficar tocando cromatismos, mas quando chegar o repouso, use a triade.

    e quando for um power acorde (tonica e quinta)
    tem que saber o campo harmonico, porque mesmo não tocando, tem uma terça ali.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Carregando
    qualquer nota da triade vai "soar certo"?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    cordassi
    eu sei , por isso q eu coloco soar certo e soar errado entre aspas , caso voce nao tenha notado.

    sidguitar1
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    rhoadsvsvai
    soa otima em C no acorde de do, vc tem q pensar q cada acorde q a base vai estar fazendo a escala vai gerar sonoridades e intervalos neles, por exemplo no acorde de C a penta de mi menor7 gera C,C6,C(9 add) C7M(9,13) e assim por diante, entao ate mesmo a penta de Am em uma musica em do dependendo do acorde q vai estar rolando, por mais q seja um acorde do campo harmonico, vao exisitir notas q soam melhores e outras nem tanto,abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a porque a pentatonica menor de E "soa errada" em C e Am ?