Tirar todas cordas para a limpeza ?

Autor Mensagem
Mazzei
Veterano
# abr/11


Pessoal, um luthier já me disse para nunca tirar todas as cordas de uma vez, por causa da tensão que elas exercem no braço da guitarra.
Então para a limpeza e hidratação da escala, é melhor eu tirar 3 codas, limpar tudo, colocar 3 novas, e depois repetir o procedimento com as 3 restantes ?

Ou será que pode tirar todas hein ??
Como voces fazem ?
ABRAÇOOO

MauricioBahia
Moderador
# abr/11
· votar


Mazzei: Pessoal, um luthier já me disse para nunca tirar todas as cordas de uma vez, por causa da tensão que elas exercem no braço da guitarra.

Eu diminuo a tensão das cordas aos poucos, uma de cada vez. Depois tiro todas.

Abs

lpeko
Veterano
# abr/11
· votar


cara,relaxa o braço não vai quebrar em alguns minutos não po,kkk. pode tirar sim e é sempre bom manter o instrumento limpinho,e na próxima vez .

Use a Busca,tem varios topicos desse tipo já

valeu

LipeGuitarrero
Veterano
# abr/11
· votar


Sempre tirei todas as cordas da minha strato de vez.
Agora se for Floyd Rose não sei.

Bonnerfl
Veterano
# abr/11
· votar


creio q uns minutos sem as cordas n fara a minima diferença, o q pode ferrar eh se vc pegar um alicate e sair cortando as cordas ai sim talvez essa diferença de tensão brusca faça algum efeito hehehe

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/11
· votar


Mazzei
Se você tirar as cordas e deixar uns 2 dias seguidos é obvio que o braço vai empenar devido a tensão do tensor!

Mas não da nada tirar e deixar por algumas horas!
Fica tranquilo! O braço da sua guita não vai rachar tirando as cordas não.

Então para a limpeza e hidratação da escala, é melhor eu tirar 3 codas, limpar tudo, colocar 3 novas, e depois repetir o procedimento com as 3 restantes ?
Esqueça! Você não vai conseguir trabalhar assim.

Ou será que pode tirar todas hein ??
Pode sim! Não leva nem 2 horas pra hidratar a escala, polir os trastes, encerar a guita e trocar as cordas, então você pode tirar todas as cordas sim.

Como voces fazem ?
Beleza aqui vai passo a passo.

- Tiro todas as cordas da guitarra.
- Coloco ela sob uma superfície plana e acolchoada (sob o chão mesmo forrado por pano macio).
- protejo a escala com fita crepe (ou fita adesiva, fita isolante ou até veda-rosca :P).
- Passo bombril de leve nos trastes até ele ficarem brilhando.
- Tiro a fita da escala.
- Passo o óleo de peroba na escala com um algodão (embeba o algodão no óleo e passe)
- Deixo a escala hidratar e vou encerar o corpo.
- limpo toda a superfície da guitarra onde vou encerar.
- Pego uma flanela limpa com um pouquinho de cera e passo sob o corpo da guitarra seguindo a ordem: tampo > laterais > fundo (a flanela tem que ser bem macia e estar bem limpa, assim como a superfície onde vai encerar, senão risca).
- Com uma outra flanela limpa eu retiro o excesso de cera e vou esfregando pra dar brilho.
- Terminando de encerar, a escala ja vai estar hidratada, ai eu vou limpar a escala e tirar o excesso de óleo.
- Se a escala tiver "chupado" todo o óleo e não tiver excessos eu passo mais óleo nela e espero uns 15 minutos para ve-la novamente. Se tiver o óleo não foi todo "chupado" e tiver excessos eu passo um algodão limpo para tirar o excesso.
- Após ter a escala hidratada, eu coloco as cordas novamente.

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/11
· votar


Mazzei
Lembrando que o processo que faço é para a minha guitarra que tem ponte trêmulo (e serve tbm para pontes fixas).
Agora se sua guitarra tiver ponte Floyd Rose (flutuante), se prepara, porque depois tu vai ter que regular a Floyd!

Mazzei
Veterano
# abr/11
· votar


Maravilha pessoal !

Então não tem problema mesmo....bom saber.

Minha guita é uma Epiphone Les Paul Standard - ponte fixa.

VICIADO EM GUARANA, quantos minutos é legal deixar o óleo agindo ? Uma meia hora ?
Abraço !

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/11
· votar


Mazzei
15 minutos já basta! É o tempo que levo pra encerar a guitarra!

Jeff_fryer
Veterano
# abr/11 · Editado por: Jeff_fryer
· votar


a minha guitarra tem floyd rose.

sabe o que eu faço?
não?

encaixo alguma coisa atras da ponte pra segurar ela, e tiro todas as cordas, limpo tudinho, dps coloco as cordas na mesma afinação e tiro o que esta prendendo a ponte, e vualá
vc tirou doas as cordas limpo, e ainda esta regulada, :D

edit: afrouxar as cordas com a alavanca, é quase que a mesma coisa que tirar todas as cordas! :D, mas desse jeito vc vai ter ela reguladinha sem trabalho(obvio se vc colocar cordas de outros calibres vai ter que regular)

abraço e fica com Deus!

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


Mazzei

Acho que o "peso" das cordas deve ser levado em consideração tb....

inch mm lbs kg
e .009 0.23 13.1 5.49
B .011 0.28 11.0 4.99
G .016 0.41 14.7 6.67
D .024 0.61 15.8 7.17
A .032 0.81 15.8 7.17
E .042 1.07 14.8 6.71

inch mm lbs kg
e .010 0.25 16.2 7.35
B .013 0.33 15.4 6.98
G .017 0.43 16.6 7.53
D .026 0.66 18.4 8.34
A .036 0.91 19.5 8.84
E .046 1.17 17.5 7.94

Diameter Tension
Note inches mm lbs kg
E 0.011 0.28 19.6 8.89
B 0.014 0.36 17.8 8.07
G 0.021 0.53 21.5 9.75
D 0.028 0.71 21.3 9.66
A 0.038 0.97 21.6 9.80
E 0.049 1.24 19.7 8.93

Se sair da formatação ja era!! hehe!!

Valter Bergamo
Veterano
# abr/11
· votar


Mazzei

Se for para limpar e hidratar como não vai demorar muito tempo nao tem problema, é melhor tirar todas que apenas metade, senão a tensão em um lado pode torcer o braço, cuidado!.

Qdo vc tirar as cordas o braço vai empenar levemente, porém qdo afinar as cordas novas a tensão volta ao normal e o braço tb.

Se for ponte floyd, ai recomendo trocar uma por vez para nao desestabilizar a ponte.

Vlw!

viniciusra
Veterano
# abr/11
· votar


Tenho uma dúvida, a escala da minha strato ta com umas crostas de sujeira, eu tiro isso antes de hidratar ou no processo de hidratação isso já sai ?

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/11
· votar


viniciusra
tenta tirar antes!

igor.schecter
Veterano
# abr/11
· votar


Mazzei
quebra o braço n vai eu acho mais pode desregular ela... pelo menos eu acho...

monstrona
Veterano
# abr/11
· votar


bem, tira todas as cordas (tranquilo.. não empena não)
Limpa tudo no mesmo dia (corpo,escala,captação...)


Abraços
(:

monstrona
Veterano
# abr/11
· votar


viniciusra

tem que tirar (limpando)
Abraços
(:

Jube
Veterano
# abr/11
· votar


Tem muita controvérsia neste assunto, eu limpo ela e hidrato quando vou trocar de cordas, e sempre fico me cagando de medo de foder uma das minhas queridas

mr.floyd
Veterano
# abr/11
· votar


um luthier já me disse para nunca tirar todas as cordas de uma vez, por causa da tensão que elas exercem no braço da guitarra.
qual luthier disse isso?

meio estranho um luthier falar uma coisa dessas..

braço de guitarra não é borracha!

Mazzei
Veterano
# abr/11
· votar


Legal pessoal...vou tirar tudo tranquilamente então.... relaxando corda por corda, aos poucos... e farei a limpeza com capricho, no menor tempo possível !

Valeu pela força !!!

monstrona
Veterano
# abr/11
· votar


Mazzei


'-' tiras as cordas, limpa muito bem mesmo sem se preocupar de que a escala possa empenar,não empena não.. só empena se você por na variçao de temperatura,muuito tempo mems sem cordas, como no seu caso vc só vai fazer uma reparação, não empena

abraços
(:

joel_rhoads
Membro Novato
# out/16
· votar


posso tirar todas cordas ponte flutuante para a limpeza?

Lelo Mig
Membro
# out/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


TUDO LENDA!! Empirismo sem base científica alguma!

O Tensor esta no braço para "fortalece-lo" já que somente a madeira irá ceder a grande tensão que as cordas exercem. E também para propiciar ajustes e correções de desvio.

Teoricamente, se o braço esta assim [ ( ] ao retirar as cordas ele ficará assim [ ) ], então ao recolocar as cordas ele voltará a posição original [ ( ], já que a tensão das cordas será a mesma.

Tenho uma guitarra que ficou mais de 5 (CINCO) anos sem cordas e não empenou braço algum, e quando instalei cordas novamente, afinou normal sem nenhum problema.

Buja
Veterano
# out/16
· votar


Lelo Mig
Depende muito da qualidade do instrumento, quer dizer, do braco mesmo. Por experiencia propria ja tive uma chitarra que so de tirar as cordas por menos de 1 hora e botar outras exatamente iguais da mesma marca, ja era suficiente para trastejar todinha. Era necessario passar o resto do dia regulando tensor. Uma tristeza. Nao sei que madeira era, e nem que qualidade que era o braco. Visualmente parecia ok. Mas era terrivel de manter estabilidade.

Jager_Br
Membro Novato
# out/16
· votar


Aproveitando o tópico no que diz respeito à limpeza: Minha Squier é toda envernizada. Limpeza nela pode ser feita do mesmo jeito? Passo uma cera e já era?

GPONTESFM
Membro
# out/16
· votar


Quando preciso tirar todas as cordas, primeiro vou folgando gradualmente cada corda para evitar um esforço de torção no braço, pois acho que ele não foi projetado para isso.

Quanto à limpeza não é aconselhável limpar as partes envernizadas com nenhum produto químico. Use apenas um pano macio umedecido com água e cera de carnaúba. Já as partes cromadas, você pode limpar com aqueles óleos de máquina de costura, que dá uma protegida legal.

thiago stteffen
Veterano
# out/16
· votar


Quando troco as cordas da guitarra (e dos violões) sempre evito tirar todas as cordas. Troco uma por uma e já vou tocando e afinando. Assim que afino dou uma puxada na corda (de leve) e reafino se precisar. Depois de trocar todas as cordas eu novamente checo a afinação e toco umas duas musicas pra ver se as corta "assentaram".

Amago
Membro Novato
# out/16
· votar


Tirei todas as cordas da guitarra domingo, só coloquei cordas novas hoje, a guitarra continua normal. Na revista Total Guitar Brasil deste mês, tem uma seção (toque de luthier) que ensina com limpar escalas claras e escuras.

Ramsay
Veterano
# out/16 · Editado por: Ramsay
· votar


joel_rhoads
Se for só pra limpeza vc não precisa tirar as cordas fora.
Apenas pegue uma flanela limpa e coloque na mão de modo a formar um "V" entre os dedos indicador e o polegar.

Envolva a corda com a flanela e deslize ao longo de todo o comprimento.

Faça isso nas 6 cordas e após, repita a operação usando um óleo de máquina qualquer, tipo o Singer que se encontra em quaisquer supermercados.

Fazendo isso, as cordas da sua guitarra estarão protegidas contra a ferrugem e vão durar muito mais.

Amago
Membro Novato
# out/16
· votar


O problema da flanela e que ela solta fiapos que ficam presos nas cordas interferindo assim na vibração.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tirar todas cordas para a limpeza ?