Ressuscitando uma Epiphone EM2 - aquisição, recuperação e review - longo

Autor Mensagem
Demolisher
Veterano
# abr/11


Bom galera, resolvi postar aqui, para compartilhar com vocês, a saga da compra e recuperação de uma Epiphone EM-2 Rebel que adquiri recentemente (nesta segunda feira, 11-04-2011).

- Histórico:

Procurando pela internet uma guitarra de preço acessível, de preferência com madeiras que compensassem um investimento, me deparei com essa guitarra em um anúncio. Como nunca ouví falar dela, passei a pesquisar, e depois de muita procura, pois são pouquíssimas as informações a respeito dela na internet, descobri que se trata de um modelo fabricado entre 199 1 e 1995.

Era uma versão da Gibson M-III, também difícil de ser encontrada. Foi fabricada nas cores preta, vermelha, branca (essa é a minha) ou sunburst, com o corpo com "um pouco de influência" das PRS, com head stock reverse, no estilo das explorer, braço em maple, com 24 trastes, escala em rosewood, inlays trapezoides em madrepérola, igual às das Epiphones les paul, trastes médio jumbo, ferragens douradas, ponte floyd rose licensed, configuração HSH, com chave de 5 posições e uma, menor que splita os humbuckers oferecendo 9 opções de timbre.

Quanto ao corpo da guitarra, as informações não são precisas, alguns sites dizem ser em alder, outros em basswood. Mas todos afirmam que eram as mesmas madeiras em que foram produzidas as Gibson M-III.

A Epiphone relançou o modelo, agora na coleção Prophecy, com o mesmo desenho do corpo, em poplar e acabamentos mais modernos, incluindo captação ativa.

- A Compra:

Após encontrar o anúncio, em que a guitarra estava anunciada por determinado preço, entrei em contato com o vendedor e foi ver a guitarra.

A minha primeira reação foi: Putz, mas que guitarra feia!!!!

A guitarra havia sido branca metálica, mas está com a pintura queimada pelo tempo ou pelo sol... Com cordas super enferrujadas, trastes gastos e enferrujados, ponte encardida, enfim, estava um lixo.

Avaliando criteriosamente, apesar dos maus tratos, o braço não estava empenado, os trastes aguentariam uma retífica, a parte elétrica estalava igual pipoca, mas funcionava. O peso da guitarra me agradou, e achei a pegada confortável, resolví arriscar ... depois de bechinchar a breçinho,, comprei a guitarra. Levei minha velhinha pra casa, com um medo danado de cortar a mão e pegar tétano naquele pedaço de ferrugem...

- Ressuscitando a criança:

Cheguei em casa e, como sou muito paciente, já entrei pro meu quarto de "trabalho" e comecei a desmanchar a guitarra.
Tirei as cordas, a ponte - que desmanchei e joguei em uma solução de querosene e óleo de máquina para desengripar e desencardir, e tirei os captadores... o do braço, o do meio, o da ponte e... SURPRESA!!!! era um Di Marzio DP 155 - Tone Zone.... A aquisição começava a valer a pena... E acho que nem o antigo dono sabia que tinha esse captador na guitarra.... Depois tirei o braço.

Tirei, regulei o braço, retifiquei os trastes, lixei a escala, dei acabamento e poli. Lixei e poli o corpo, apliquei WD40 nas ferragens, chaves e potenciômetros, apliquei limpa contato nas partes elétricas, e, para minha surpresa, tudo voltou a funcionar, sem chiados ou estalos... Não precisei trocar nada... Um dos fios dos captadores estava com uma solda rompida, o que refiz... E então, remontei a guitarra...

-Review:

Ontem à noite, terminei a cirurgia e pude, pela primeira vez ouvir o verdadeiro som da minha velha-nova aquisição:

Boa pegada, confortável apesar do peso... (quase o mesmo da minha Epiphone standard com Bigsby). O braço não é fino como as Ibanez, mas é muito confortável. Para mim, que tenho a mão grande, gostei mais do braço dela do que o da Ibanez...

O acesso às últimas casas é muito fácil devido ao seu cutway avantajado avantajado.

O Timbre foi o que mais me surpreendeu, definido, cremoso... o Tone zone eu nem preciso falar, quem conhece sabe o que esse captador faz. Com ele splitado, o som é um estalado de single encorpado, perdendo um pouco de ganho, mas ganhando um brilho muito interessante.

A ponte é o ponto fraco da guitarra, é a única coisa que pretendo trocar. Mais para a frente, pretendo colocar uma gotoh e aí terei uma guitarra com floyd que não pretendo trocar tão cedo...

Devido à minha afobação para ver a guitarra pronta, nem me lembrei de tirar fotos do processo, infelizmente. Tenho aqui as fotos da guitarra pronta, mas, não consegui ainda passá-las para o computador, pois esqueci o cabo, vou fazê-lo depois.
Mas aqui tem algumas fotos da internet:

http://i6.photobucket.com/albums/y221/DemolisherSaKanna/?action=view&c urrent=m2.jpg

http://i6.photobucket.com/albums/y221/DemolisherSaKanna/?action=view&c urrent=m2.jpg

monstrona
Veterano
# abr/11 · Editado por: monstrona
· votar


:O

nossa, a guitarra deve estar beem bonita, mais me diga uma coisa.. você a repintou? mais você fez o trabalho certinho,parabéns(regulagem e luthiaria)

Abraços (:

Demolisher
Veterano
# abr/11
· votar


Não, a pintura ainda é a original.
Quando tiver mais tempo quero fazer um swirling nela.

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11
· votar


Demolisher

Legal velho!!!

Poste um vídeo ou um som mesmo quando puder!

Sempre vi essas Epiphones em revistinhas de cifras hehehehe

Ivan C.
Veterano
# abr/11
· votar


Parabéns pela aquisição cara, deve ter um timbrão eim! Depois posta alguma gravação pra galera ! :)

Darrell
Veterano
# mai/11
· votar


Putz cara, eu tenho uma guitarra idêntica a essa encostada aqui em casa, e aí, a guita ficou fera? Será que compensa gastar uma grana aqui na minha?

Paul.Gilbert
Veterano
# mai/11
· votar


Demolisher

Cara, curti bastante tua restauração. Nada que paciência e alguma habilidade, não façam um negócio aparentemente ruim, virar um belo lucro. Ao olhômetro, a ponte realmente parece ser meio fraca. Mas olha só... Estava com uma aqui nesse mesmo estado, e apenas a troca dos pivôs já resolveu o problema, e revelou uma boa ponte, na qual antes, parecia ser ruim. Dá uma olhada que a Condor têm fabricado excelentes pivôs.

E Se puder, olha meu tópico da Strato que também acabei de restaurar!

theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar


cara essa guitarra tem ótima costruçao.
com a ponte gotoh ficará de prima.
me lembro quando comecei a pegar nas viola
a uns 15 anos atrás,essas guitas eram
as tops nas propagandas das revistinhas de cifras..hehehe
ela já tem o dimarzio..se fosse voce colocava algo
bem violento aí na posiçao do braço..
um paf..ou ums seymour do seu gosto.
puta guitarra
att

theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar


ah,quanto pagou nela?fiquei curioso agora..

monstrona
Veterano
# mai/11
· votar


theblackstrat


rasrsrs.. ele façou q elepagou beem baratinho nela, pq ele convençeu o vendendor da loja..



abraços
(:

Pepe Le P
Veterano
# mai/11
· votar


Demolisher
Já toquei numa guita dessas (se não em engano com algumas modificações), guitarrinha bem bacana. Se você pagou barato nela certamente fez bom negócio.

monstrona
Veterano
# mai/11
· votar


Pepe Le P

Um dia, eu vou encontrar uma guitarara maneira assim, pelo menos é melhor do q encontrar um quadro futurista de dinossauro indo em uma praia :o)


Abraços
(:

theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar


monstrona

essa guitarra tem ótima costrução,tem umas stratos antigas
da epiphone que são muito boas também.
eu não dou uma sorte dessas..
o outro brother me compra umas giannini strato toda interiça
por 150..
eu tenho é que benzer

abraço

monstrona
Veterano
# mai/11 · Editado por: monstrona
· votar


theblackstrat

Pior. eles encotram tãããão baratinhu (:
eu quero um dia poder encontrar uma fender Jaguar Japonesa anos 70 pegar restaurar e mudar a pintura



Abraços
(:

theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar


monstrona
se achares uma jaguar anos 70 não jogue tinta nela não!!
deixe-a intacta e original.
o relic é muito bonito natural,ainda por cima afeta o valor.
mas no caaaaso de querer mesmo,tem que fazer num luthier muito
bom,no padrão original,em nitrocelulose.
abraços

monstrona
Veterano
# mai/11 · Editado por: monstrona
· votar


theblackstrat
rapaz,.. só fazer a pintura desejada e aplicar verniz celulose ou
Acqua Betume+ verniz pra móveis cor café (antes de por o verniz passa 1 palha de aço.. só se quiser ), eu não tenho dinheito pra ficar gastando em luhtier,para uma coisa q eu passei 1 ano todinho treinando .. pra mandar ele ficar pintando e restaurando guitararas e violões q eu econtro através de amigos.. ¬¬'

monstrona
Veterano
# mai/11
· votar


theblackstrat


não q eu me ache muito boa pra ficaar pintando,mais eu gosto de fazer eu mesma as coisas na minha guitarra,quando levei a minha primeira guitarra num luthier, ele deixou a parte elétrica uma bagunça(colocou tudo bem doido e desordenado)e ainda ganhei um captador Dinamizio Evo =) deixou a bixinha toda arranha e os parafusos vieram todos enferrujados D:
por isso,não quero ir mias em nehuma oficina de luthieiria na minha vida.. D:



Abraços
(:

theblackstrat
Veterano
# mai/11
· votar


monstrona
se voce treinou beleza..
eu não teria coragem de pintar um instrumento fender dos anos 70, mas de jeito nenhum..se já tivesse sido pintado eu nem compraria de raiva..rrss..a não ser a preço de banana.

mas realmente tem gente que faala que é luthier mas engana e faz treta errada no instrumento alheio.
por outro lado tem artista demais no ramo também.

to pra pintar uma stratosonic de 82,braço bem novinho.
queria saber fazer pintura de primeira com nitrocelulose.
pinto com material automotivo.

dá uma sacada.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/261323/

abraços

monstrona
Veterano
# mai/11
· votar


theblackstrat


srsrsrrsrsrsrsrs.. eu tb queria encontrar uma guitarara assim com preço de banana, mais pintar, eu gostaria mesmo de fazzer uma pintura com tinta craquelÊ, SE A PINTURA DA GUITARRA TIVESSE FEINHA,OU MAL PINTADA ou bastante tosca e a cor não me agrada
Pensei tb em revestir com couro a guitar.. :)



quanto a Essa pintura de celulose, ela demora 72 horas contanto com tempo de secagem(só se vc usar o endureçedor+verniz) pollimento,acabamento e colocação das peças e cordas

mas se vc,quer fazer e seguir a tradição demora exatamente uns 2 meses pra fazer isso sem recursos pra se acelerar o processo da pintura e secagem...



Abraços
(:

Demolisher
Veterano
# jun/11
· votar


Darrell
Pô cara, desculpe a demora em responder, mas as coisas aqui estavam meio corridas...
Olha, eu gostei bastante da guitarra, madeira pesada, bom sustain, a ponte, que eu achei que não ia aguentar, para minha surpresa, após as cordas novas assentarem, está segurando bem a afinação, as tarrachas já estão na hora de trocar, mas, como tem trava de nut, vão ficar como estão por mais um tempo.
Na minha avaliação, vale a pena sim, é uma guitarra muito boa.

Demolisher
Veterano
# jun/11
· votar


Paul.Gilbert
Valeu cara. Eu acompanhei seu tópico da Giannini, e ficou bam legal.
Realmente, a ponte depois de limpa, regulada e lubrificada, ficou muito boa. Não é nada top, mas está aguentando o tranco, mesmo porque eu gosto mais de pontes fixas, assim, não dou alavancadas radicais, hehehehe.
Valeu pela dica dos pivôs, essas eu vou ter que trocar muito em breve...
Eu pretendo ainda colocar um ponte gotoh nela, mas para isso eu vou ter que mudar a furação... Os pivôs desta tem um espaçamento de 80mm, as gotoh tem um espaçamento de 76mm... Não achei nenhuma com as mesmas medidas... Assim, só quando eu for trabalhar na pintura é que vou me preocupar com isso...

Demolisher
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat
Valeu, cara... Eu estava pensando em colocar um DiMarzio Air Norton no braço, mas, como eu fiz um up de teclado agora, vou ter que esperar um pouquinho pra investir nela...
Realmente é uma boa guitarra.

Demolisher
Veterano
# jun/11
· votar


theblackstrat
monstrona
Eu não peguei em loja, eu achei um anuncio no Jornal Balcão e peguei direto com o ex-proprietário...
Não foi barato, mas não foi caro... Paguei R$ 450,00...

Demolisher
Veterano
# jun/11
· votar


monstrona
quero um dia poder encontrar uma fender Jaguar Japonesa anos 70 pegar restaurar e mudar a pintura
Essas é meio difícil de achar barato... Quem tem quer arrancar o couro...
E essas não vale a pena mudar a pintura, como o colega falou aí em cima, o relic natural só valoriza o instrumento. Vintage rules...

Sir.Paulo
Veterano
# jun/11
· votar


quero um dia poder encontrar uma fender Jaguar Japonesa anos 70 pegar restaurar e mudar a pintura

O nosso companheiro Will Bejar tinha uma mas ele ja vendeu!

Demolisher
Veterano
# jun/11
· votar


Sir.Paulo
Só que ela quer "barato", e isso é super difícil de achar, pra não falar impossível...

monstrona
Veterano
# jun/11
· votar


Demolisher
TT poxa.. vc foi mal TT
só pq eu sou guitarrista pão-dura
eu achei uma por 150 aqui na minha cidade Ò_ó
se for falsa, vale a pena (kkkkkkk)



abraços
(:

Boggione
Veterano
# jun/11
· votar


Demolisher

So me fala onde que ela e feia.

Muito linda cara (eu achei).

Puts, voce deu uma sorte danada, deve ter um timbrao.

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


cade fotos dessa guita?

theblackstrat
Veterano
# jun/11
· votar


essa guita era a mais tops das revistinhas de cifra..hehe
eu babava nela quando era muleque..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ressuscitando uma Epiphone EM2 - aquisição, recuperação e review - longo