Combinação de madeiras para guitarra.

Autor Mensagem
Ha-phael
Veterano
# abr/11


Olá estive pesquisando em algumas madeireiras aqui no RJ é até agora só consegui encontrar madeiras úteis para minha guitarra handmade em um lugar, na MAR MAD e tenho as seguintes opções de madeiras:

angelim
caixeta/caxeta
cerejeira
cumaru
ipê
marfim
peroba
tauari

agora estou em duvida (e ja estou quase pirando o cabeçote) com relação a quais madeiras posso usar no corpo, braço e escala sendo que sei que cada tipo de madeira interfere de formas diferentes no timbre da guitarra, e eu quero um timbre encorpado com brilho meio termo entre agudo/grave, quem puder me ajudar eu agradeço.

maspn
Veterano
# abr/11
· votar


madeira caixeta, sua guitarra irá ficar uma beleza...

toma vergonha na cara mano, muitas dessas madeiras é pra uso de marcenaria... vai construir guarda-roupas?

marfim, até que vai, mas é pra construir escalas...
e as vezes o braço... mas empena com facilidade...

quer construir guitarras, procure por alder ou cedro...

Ha-phael
Veterano
# abr/11
· votar


desculpe esqueci de citar lá tem cedro e frejó também

Ha-phael
Veterano
# abr/11
· votar


toma vergonha na cara mano, muitas dessas madeiras é pra uso de marcenaria... vai construir guarda-roupas?

cara se for para criticar nem fale nada só pedi opnião se você é expert no assunto porque voce nao enriquece o tópico com sua sabedoria?

DINO EK
Veterano
# abr/11
· votar


caixeta? Que eu saiba essa madeira é marupa, caixeta é um nome convencional, e que eu saiba, tambem, a tagima t735 ou a 635 é de marupa, e é uma boa madeira... meu amigo fez uma guitarra com madeira caixeta/marupa quando tava fazendo o curso de luthier, foi uma strato, e fibo boa pacas...

Ha-phael
Veterano
# abr/11
· votar


angelim
caixeta/caxeta
cerejeira
cumaru
ipê
marfim
peroba
tauari
cedro
freijó

essas são as madeiras quem puder ajudar agradeço.

DINO EK
Veterano
# abr/11
· votar


cara, mas eu ainda, recomendaria pra vc, comprar um kit na guitarfetish. La eles enviam para o brasil, e até hoje nunca ouvi reclamações... E as madeiras são boas...

Ha-phael
Veterano
# abr/11
· votar


DINO EK

Sim andei pesquisando e muito aliás mas to tendo dificuldades quando o assunto é madeira nacional as opções são essas que citei incluindo cedro e freijó só gostaria de saber o que posso utilizar para o corpo, braço e escala visto que só tenho essas opções de madeiras no RJ que foi o que consegui encontrar, e em lugar bem longe da minha casa por sinal.

Ha-phael
Veterano
# abr/11
· votar


DINO EK

Mas cara a guitarra que eu quero fazer não existe no mercado, é uma répilca da cort z44, só que vou colocar uma ponte floydrose nela, e caso digam "por que você não compra uma e faz a mudança nela", eu digo que ja comprei tantas guitarras que agora quero ter o prazer de contruir com minhas próprias mãos.

maspn
Veterano
# abr/11
· votar


Ha-phael

cedro, por que nao citou antes?
tu pode utilizar o marfim pra fazer a escala... enfim, se nao te ajudei, beleza... mas depois nao faz uma guitarra ruim e vem reclamar aqui...

maspn
Veterano
# abr/11
· votar


agora estou em duvida (e ja estou quase pirando o cabeçote) com relação a quais madeiras posso usar no corpo, braço e escala sendo que sei que cada tipo de madeira interfere de formas diferentes no timbre da guitarra, e eu quero um timbre encorpado com brilho meio termo entre agudo/grave, quem puder me ajudar eu agradeço.

depois diz que eu nao te ajudei... o cedro é meio termo, não é tão grave quanto o mogno, mas é encorpado... dá pra fazer o braço em cedro também... enfim.

LeandroP
Moderador
# abr/11 · Editado por: LeandroP
· votar


maspn

O "toma vergonha na cara mano" soou um pouco hostil da sua parte, mas pelo menos pra mim, que trabalho com este tipo de madeira, pude entender o que você quis dizer. São excelentes madeiras... pra deck, pergolado, móveis e esquadrias de madeira em geral...

Se bem que a caixeta não é tão ruim pra se fazer corpo de guitarra. É ótima pra trabalhar e eu já tive uma guitarra com o corpo em caixeta... não era uma guitarra ruim não. Tão boa quanto uma de cedro.

Ha-phael
Veterano
# abr/11
· votar


bem após dias de pesquisa descobri que para o corpo usam freijó, cedro, caixeta (marupa) e tauari, também descobri que o marfim é uma ótima opção pro braço, e a escala, das madeiras citadas nao sei qual posso usar, eu gostaria de saber qual composição (corpo, braço e escala) ficaria ideal para as características timbrísticas que falei anteriormente?

Magrinho123
Veterano
# abr/11
· votar


No corpo
cedro, tem um ataque muito rápido, sustain bom, um poquinho puxado para os médios, graves e agudos equilibrados.
ou
cerejeira, mais grave que o cedro, quase tanto quanto o mogno, porém com um ataque mais lento, e soa menos agressiva. Médios um pouco menos intensos, agudos equilibrados, um pouco puxada para os graves.

Se vc usar cerejeira no corpo, o som vai encorpar e ficar mais macio, então terá que "compensar" no braço e escala

Braço:
marfim, madeira bem resistente (mas não tanto quanto o maple), som proeminente nos médios, uma pitadinha de agudos e graves um pouco apagados. (seria ideal com cerejeira, deixando a escala junto com o braço)

Obs: comentei apenas sobre as madeira que eu conheço o som, pois não sou um grande entendedor de madeiras. Dizem que freijó e marupá são boas madeiras também, mas não conheço o som delas, só sei que são usadas nas tagimas por exemplo.

Eu, pessoalmente, gosto muito do cedro, então escolheria ele no corpo e compraria um bom braço (já pronto) em maple com escala em ébano, já que vc não sabe onde comprar estas madeiras em questão, que são minhas favoritas.

maspn
Veterano
# abr/11
· votar


LeandroP

é verdade que algumas tagimas sao feitas de caixeta?

ah velho, foi meio hostil mesmo, mas é melhor dar um "alo" pra pessoa e tentar mostrar pra ela que nao é tao boa quanto as outras, já construi uma guitarra, vai trabalho, vai dinheiro... e um erro, o projeto vai pro lixo...

construi uma strato em mogno amazonico, eita coisa que ficou ruim... escolhi uma madeira cara, achando que teria bons timbres... ficou uma strato sem brilho...

Ha-phael
Veterano
# abr/11
· votar


obrigado pela ajuda, mais opniões são aceitas.

joaosilva6497
Veterano
# abr/11
· votar


Oh a minha opiniao:
Para corpo geralmente usa-se cedro pois costuma ser bem equilibrado.
Para o braço eu recomento marfim, é uma madeira nacional e facil de ser encontrada.
E para escala, depende, se tu gostas de escala clara, faça da mesma madeira do braço(marfim), se gostar de escalas escuras, o melhor seria o ébano.
Abçs

emanuelzinho
Veterano
# abr/11
· votar


Amigo se vc encontrar mogno ai, faça o braço de mogno pois não impena e da um ótmo acabamento. quanto ao corpo da guitarra é o seguinte; madeira leve e macia como caxeta, cedro etc... dão um som mais encorpado e com menos sustain, já a cerejeira eu não recomendo pois é pesada e a estética da madeira remete mais a móveis do que a instrumentos musicais, no entanto ela vai dar um timbre equilibrado assim como o mogno que é uma madeira linda na minha opinião, madeiras mais duras dão mais sustain, agudos mais acentuados brilho nos graves e menas potencia acústica ou seja vc vai perder em captação. Para a escala tem uma madeira ótima e linda que talvez vc não encontre na sua região, chama-se "Roxinho" é literalmente roxo bem escuro é dura omogênia.
Bem, é isso, boa sorte!!!

Ha-phael
Veterano
# abr/11
· votar


obrigado pela ajuda até agora, é e na madeireira eu fiz o orçamento e ficou assim:

para o corpo 55cm x 40cm x 5cm

cedro R$ 43,24
freijó R$ 34,53
Tauari R$ 22,00

e para o braço 85cm x 10cm x 3cm

cedro R$ 9,00
freijó R$ 7,00
Tauari R$ 5,00
marfim R$ 7,50

e para aparelhar é mais 30% do valor da madeira

sendo assim decidi fazer a guitarra com corpo em cedro e braço em freijó, a escala preciso procurar ainda por madeira apropriada aqui no RJ.
escolhi essa composição porque o cedro parace ter composições diferentes do freijó então chegaria ao meio termo que procuro, cedro é bastante usado em guitarras do tipo LP e o freijó em guitarras tipo Strato então acho que vai ficar legal.
agradeço a ajuda dos companheiros que me ajudaram na decisão.

Valter Bergamo
Veterano
# abr/11
· votar


maspn
Onde q caixeta é pra guarda roupas? - Se vc nao sabe a caixeta tb é conhecida como Marupá e muisos luthier e fabrioca a utilizam. OK

De uma pesquisada antes de informar algo, vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


Espetinho
Se vc nao sabe a caixeta tb é conhecida como Marupá
Isto é um equívoco.
Marupá ( Simarouba amara) não é Caixeta (Tabebuia caáinoides ), são madeiras diferentes e com características tonais distintas, embora a aparência seja mui semelhante.
Ha-phael
braço em freijó
Cara, freijó NÃO serve para braço, mas sim para o corpo (tem uma resposta tonal semelhante ao amieiro (alder),
Use pau-marfim para o braço e ipê para a escala.
Abçs

Valter Bergamo
Veterano
# abr/11
· votar


Ha-phael

Olá, sou luthier da Nesher Instrumentos, meu nome é Valter Bergamo e dou um curso online, caso queira ajuda na construção da guitarra podera baixar o material e tb perguntar.

curso_luthieria@yahoo.com.br


Pro corpo dentre as madeiras que voce falou pode usar o cedro, é uma madeira muito boa pra corpo e tem um timbre muito bonito.

Pro braço se quiser claro use o marfim ou escuro pode usar o cedro.

Pra escala se for clara use o marfim, fica muito bonita, de uma olhada nesta guita: http://www.flickr.com/photos/espetinho/sets/72157625907140584/

e escala escura tem alguns ipe q são mais escuro. é otima pra escala: http://www.flickr.com/photos/espetinho/sets/72157624801180632/

qualquer duvida estou a disposição!
Ate+

Ha-phael
Veterano
# abr/11
· votar


Berto obrigado pela dica (eu já ia fazer M srsrsrsr) eu iria dizer que ia usar Ipê para escala, lí sua dica em outro tópico então mudando o braço fica assim, Cedro pro corpo, pau marfim para o braço e ipê para a escala, que ótimo todas as madeiras necessárias encontro na mesma madeireira, Vlw mestre Bertola novamente obrigado pela dica e a todos que colaboraram para o tópico fluir futuramente postarei os resultados da minha handmade, até a proxima.

Ha-phael
Veterano
# abr/11
· votar


Vlw Espetinho obrigado também, e sua ajuda será muito bem vinda Thankzzz.

Valter Bergamo
Veterano
# abr/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Não foi equivoco, de uma olhada: MARUPÁ – Simarouba amara – Simaroubacea – Folhosa (Hardwood)
Ocorre nas regiões Norte e Centro-Oeste, Maranhão e no litoral. Madeira clara e leve. É utilizada para fazer palitos de fósforo, palitos de sorvete, caixotes, compensados etc. Tem ótima velocidade do som e por isto é utilizada em tampo de violão. Também é utilizada em corpo e braço de guitarras e baixos, corpo de rabeca.

Esta informação foi retirada de um estudo do IBAMA: http://www.ibama.gov.br/lpf/madeira/caracteristicas.php?ID=230&caracte ristica=167

Muito obrigado!

LeandroP
Moderador
# abr/11
· votar


maspn

Não sei dizer se fizeram Tagima de caixeta. As madeiras que eles trabalhavam muito eram o Cedro e o Marupá. Já vi algumas guitarras em Cedro com o topo laminado em Freijó, entre outras madeiras. A minha é em Marupá.

Ha-phael
Veterano
# abr/11
· votar


é mas na realidade sabemos que não só as madeiras influenciam mas tudo, madeira, captadores, ponte etc... mas pra ficar legal vou usar a composição cedro, marfim e ipê.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/11
· votar


Espetinho
Cara, o site do IBAMA está errado.
Isso me foi alertado por meu primo, Prof Reinaldo Bertola Cantarutti, professor da Universidade Federal de Viçosa.
Inclusive as áreas de incidência são distintas, o marupá é originário da Região Norte, a caixeta do Sudeste (vale do Ribeira).
Tenho as duas aqui e, embora de aparência semelhante, são diferentes, a caixeta é mais amarela e menos densa (proporciona um som mais grave), menos "figurada". O marupá tem mais veios aparentes e responde tonalmente mais médio-agudo, a côr é mais "creme-claro"
Quando se fala caixeta ou caxeta, é à essa madeira que nos referimos.
Se alguém usa esse nome para o marupá (Simarouba amara ), o faz erradamente.
O problema é que a caixeta (Tabebuia c.) é uma madeira conhecida à muito tempo, e usada para a confecção de tamancos, lápis, esculturas, etc.
Já o marupá passou a ser utilizado comercialmente apenas no fim dos anos 70, e como ele é parecido com a caixeta, inicialmente, e por desconhecimento (meu inclusive!), as pessoas confundiram as madeiras, chamando de caixeta, que era já conhecida à muito, o marupá.
Abç

Ha-phael
Veterano
# abr/11
· votar


háááááá valter bergamo é você o cara da Nesher ^^ pow cara eu estou cadastrado no seu curso e voce ja tem me ajudado bastante e espero poder me ajudar mais.

Meu único problema aqui no RJ ta sendo a dificuldade de encotrar madeiras apropriadas para contruir a guitarra, achei em uma madeireira meio que longe da minha casa mas é a única alternativa, mas de qualquer forma está decidido o que vou utilizar.

Ha-phael
Veterano
# abr/11
· votar


Pocha já pensou contruir uma guitarra com madeira de palito de dente srsrsrrsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Combinação de madeiras para guitarra.