| Autor | Mensagem | 
| Ha-phael Veterano
 | # abr/11 
 
 Olá estive pesquisando em algumas madeireiras aqui no RJ é até agora só consegui encontrar madeiras úteis para minha guitarra handmade em um lugar, na MAR MAD e tenho as seguintes opções de madeiras:
 
 angelim
 caixeta/caxeta
 cerejeira
 cumaru
 ipê
 marfim
 peroba
 tauari
 
 agora estou em duvida (e ja estou quase pirando o cabeçote) com relação a quais madeiras posso usar no corpo, braço e escala sendo que sei que cada tipo de madeira interfere de formas diferentes no timbre da guitarra, e eu quero um timbre encorpado com brilho meio termo entre agudo/grave, quem puder me ajudar eu agradeço.
 
 
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| maspn Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 madeira caixeta, sua guitarra irá ficar uma beleza...
 
 toma vergonha na cara mano, muitas dessas madeiras é pra uso de marcenaria... vai construir guarda-roupas?
 
 marfim, até que vai, mas é pra construir escalas...
 e as vezes o braço... mas empena com facilidade...
 
 quer construir guitarras, procure por alder ou cedro...
 
 
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| Ha-phael Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 desculpe esqueci de citar lá tem cedro e frejó também
 
 
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| Ha-phael Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 toma vergonha na cara mano, muitas dessas madeiras é pra uso de marcenaria... vai construir guarda-roupas?
 
 cara se for para criticar nem fale nada só pedi opnião se você é expert no assunto porque voce nao enriquece o tópico com sua sabedoria?
 
 
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| DINO EK Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 caixeta? Que eu saiba essa madeira é marupa, caixeta é um nome convencional, e que eu saiba, tambem, a tagima t735 ou a 635 é de marupa, e é uma boa madeira... meu amigo fez uma guitarra com madeira caixeta/marupa quando tava fazendo o curso de luthier, foi uma strato, e fibo boa pacas...
 
 
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| Ha-phael Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 angelim
 caixeta/caxeta
 cerejeira
 cumaru
 ipê
 marfim
 peroba
 tauari
 cedro
 freijó
 
 essas são as madeiras quem puder ajudar agradeço.
 
 
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| DINO EK Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 cara, mas eu ainda, recomendaria pra vc, comprar um kit na guitarfetish. La eles enviam para o brasil, e até hoje nunca ouvi reclamações... E as madeiras são boas...
 
 
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| Ha-phael Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 DINO EK
 
 Sim andei pesquisando e muito aliás mas to tendo dificuldades quando o assunto é madeira nacional as opções são essas que citei incluindo cedro e freijó só gostaria de saber o que posso utilizar para o corpo, braço e escala visto que só tenho essas opções de madeiras no RJ que foi o que consegui encontrar, e em lugar bem longe da minha casa por sinal.
 
 
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| Ha-phael Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 DINO EK
 
 Mas cara a guitarra que eu quero fazer não existe no mercado, é uma répilca da cort z44, só que vou colocar uma ponte floydrose nela, e caso digam "por que você não compra uma e faz a mudança nela", eu digo que ja comprei tantas guitarras que agora quero ter o prazer de contruir com minhas próprias mãos.
 
 
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| maspn Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 Ha-phael
 
 cedro, por que nao citou antes?
 tu pode utilizar o marfim pra fazer a escala... enfim, se nao te ajudei, beleza... mas depois nao faz uma guitarra ruim e vem reclamar aqui...
 
 
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| maspn Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 agora estou em duvida (e ja estou quase pirando o cabeçote) com relação a quais madeiras posso usar no corpo, braço e escala sendo que sei que cada tipo de madeira interfere de formas diferentes no timbre da guitarra, e eu quero um timbre encorpado com brilho meio termo entre agudo/grave, quem puder me ajudar eu agradeço.
 
 depois diz que eu nao te ajudei... o cedro é meio termo, não é tão grave quanto o mogno, mas é encorpado... dá pra fazer o braço em cedro também... enfim.
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # abr/11 · Editado por: LeandroP · votar
 
 maspn
 
 O "toma vergonha na cara mano" soou um pouco hostil da sua parte, mas pelo menos pra mim, que trabalho com este tipo de madeira, pude entender o que você quis dizer. São excelentes madeiras... pra deck, pergolado, móveis e esquadrias de madeira em geral...
 
 Se bem que a caixeta não é tão ruim pra se fazer corpo de guitarra. É ótima pra trabalhar e eu já tive uma guitarra com o corpo em caixeta... não era uma guitarra ruim não. Tão boa quanto uma de cedro.
 
 
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| Ha-phael Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 bem após dias de pesquisa descobri que para o corpo usam freijó, cedro, caixeta (marupa) e tauari, também descobri que o marfim é uma ótima opção pro braço, e a escala, das madeiras citadas nao sei qual posso usar, eu gostaria de saber qual composição (corpo, braço e escala) ficaria ideal para as características timbrísticas que falei anteriormente?
 
 
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| Magrinho123 Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 No corpo
 cedro, tem um ataque muito rápido, sustain bom, um poquinho puxado para os médios, graves e agudos equilibrados.
 ou
 cerejeira, mais grave que o cedro, quase tanto quanto o mogno, porém com um ataque mais lento, e soa menos agressiva. Médios um pouco menos intensos, agudos equilibrados, um pouco puxada para os graves.
 
 Se vc usar cerejeira no corpo, o som vai encorpar e ficar mais macio, então terá que "compensar" no braço e escala
 
 Braço:
 marfim, madeira bem resistente (mas não tanto quanto o maple), som proeminente nos médios, uma pitadinha de agudos e graves um pouco apagados. (seria ideal com cerejeira, deixando a escala junto com o braço)
 
 Obs: comentei apenas sobre as madeira que eu conheço o som, pois não sou um grande entendedor de madeiras. Dizem que freijó e marupá são boas madeiras também, mas não conheço o som delas, só sei que são usadas nas tagimas por exemplo.
 
 Eu, pessoalmente, gosto muito do cedro, então escolheria ele no corpo e compraria um bom braço (já pronto) em maple com escala em ébano, já que vc não sabe onde comprar estas madeiras em questão, que são minhas favoritas.
 
 
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| maspn Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 LeandroP
 
 é verdade que algumas tagimas sao feitas de caixeta?
 
 ah velho, foi meio hostil mesmo, mas é melhor dar um "alo" pra pessoa e tentar mostrar pra ela que nao é tao boa quanto as outras, já construi uma guitarra, vai trabalho, vai dinheiro... e um erro, o projeto vai pro lixo...
 
 construi uma strato em mogno amazonico, eita coisa que ficou ruim... escolhi uma madeira cara, achando que teria bons timbres... ficou uma strato sem brilho...
 
 
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| Ha-phael Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 obrigado pela ajuda, mais opniões são aceitas.
 
 
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| joaosilva6497 Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 Oh a minha opiniao:
 Para corpo geralmente usa-se cedro pois costuma ser bem equilibrado.
 Para o braço eu recomento marfim, é uma madeira nacional e facil de ser encontrada.
 E para escala, depende, se tu gostas de escala clara, faça da mesma madeira do braço(marfim), se gostar de escalas escuras, o melhor seria o ébano.
 Abçs
 
 
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| emanuelzinho Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 Amigo se vc encontrar mogno ai, faça o braço de mogno pois não impena e da um ótmo acabamento. quanto ao corpo da guitarra é o seguinte; madeira leve e macia como caxeta, cedro etc... dão um som mais encorpado e com menos sustain, já a cerejeira eu não recomendo pois é pesada e a estética da madeira remete mais a móveis do que a instrumentos musicais, no entanto ela vai dar um timbre equilibrado assim como o mogno que é uma madeira linda na minha opinião, madeiras mais duras dão mais sustain, agudos mais acentuados brilho nos graves e menas potencia acústica ou seja vc vai perder em captação. Para a escala tem uma madeira ótima e linda que talvez vc não encontre na sua região, chama-se "Roxinho" é literalmente roxo bem escuro é dura omogênia.
 Bem, é isso, boa sorte!!!
 
 
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| Ha-phael Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 obrigado pela ajuda até agora, é e na madeireira eu fiz o orçamento e ficou assim:
 
 para o corpo 55cm x 40cm x 5cm
 
 cedro R$ 43,24
 freijó R$ 34,53
 Tauari R$ 22,00
 
 e para o braço 85cm x 10cm x 3cm
 
 cedro R$ 9,00
 freijó R$ 7,00
 Tauari R$ 5,00
 marfim R$ 7,50
 
 e para aparelhar é mais 30% do valor da madeira
 
 sendo assim decidi fazer a guitarra com corpo em cedro e braço em freijó, a escala preciso procurar ainda por madeira apropriada aqui no RJ.
 escolhi essa composição porque o cedro parace ter composições diferentes do freijó então chegaria ao meio termo que procuro, cedro é  bastante usado em guitarras do tipo LP e o freijó em  guitarras tipo Strato então acho que vai ficar legal.
 agradeço a ajuda dos companheiros que me ajudaram na decisão.
 
 
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| Valter Bergamo Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 maspn
 Onde q caixeta é pra guarda roupas? - Se vc nao sabe a caixeta tb é conhecida como Marupá e muisos luthier e fabrioca a utilizam. OK
 
 De uma pesquisada antes de informar algo, vlw
 
 
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| Mauricio Luiz Bertola Veterano
 
    | # abr/11 · votar
 
 Espetinho
 Se vc nao sabe a caixeta tb é conhecida como Marupá
 Isto é um equívoco.
 Marupá ( Simarouba amara) não é Caixeta (Tabebuia caáinoides ), são madeiras diferentes e com características tonais distintas, embora a aparência seja mui semelhante.
 Ha-phael
 braço em freijó
 Cara, freijó NÃO serve para braço, mas sim para o corpo (tem uma resposta tonal semelhante ao amieiro (alder),
 Use pau-marfim para o braço e ipê para a escala.
 Abçs
 
 
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| Valter Bergamo Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 Ha-phael
 
 Olá, sou luthier da Nesher Instrumentos, meu nome é Valter Bergamo e dou um curso online, caso queira ajuda na construção da guitarra podera baixar o material e tb perguntar.
 
 curso_luthieria@yahoo.com.br
 
 
 Pro corpo dentre as madeiras que voce falou pode usar o cedro, é uma madeira muito boa pra corpo e tem um timbre muito bonito.
 
 Pro braço se quiser claro use o marfim ou escuro pode usar o cedro.
 
 Pra escala se for clara use o marfim, fica muito bonita, de uma olhada nesta guita: http://www.flickr.com/photos/espetinho/sets/72157625907140584/
 
 e escala escura tem alguns ipe q são mais escuro. é otima pra escala: http://www.flickr.com/photos/espetinho/sets/72157624801180632/
 
 qualquer duvida estou a disposição!
 Ate+
 
 
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| Ha-phael Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 Berto obrigado pela dica (eu já ia fazer M srsrsrsr) eu iria dizer que ia usar Ipê para escala, lí sua dica em outro tópico então mudando o braço fica assim, Cedro pro corpo, pau marfim para o braço e ipê para a escala, que ótimo todas as madeiras necessárias encontro na mesma madeireira, Vlw mestre Bertola novamente obrigado pela dica e a todos que colaboraram para o tópico fluir futuramente postarei os resultados da minha handmade, até a proxima.
 
 
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| Ha-phael Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 Vlw Espetinho obrigado também, e sua ajuda será muito bem vinda Thankzzz.
 
 
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| Valter Bergamo Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 Mauricio Luiz Bertola
 
 Não foi equivoco, de uma olhada: MARUPÁ – Simarouba amara – Simaroubacea – Folhosa (Hardwood)
 Ocorre nas regiões Norte e Centro-Oeste, Maranhão e no litoral. Madeira clara e leve. É utilizada para fazer palitos de fósforo, palitos de sorvete, caixotes, compensados etc. Tem ótima velocidade do som e por isto é utilizada em tampo de violão. Também é utilizada em corpo e braço de guitarras e baixos, corpo de rabeca.
 
 Esta informação foi retirada de um estudo do IBAMA: http://www.ibama.gov.br/lpf/madeira/caracteristicas.php?ID=230&caracte ristica=167
 
 Muito obrigado!
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # abr/11 · votar
 
 maspn
 
 Não sei dizer se fizeram Tagima de caixeta. As madeiras que eles trabalhavam muito eram o Cedro e o Marupá. Já vi algumas guitarras em Cedro com o topo laminado em Freijó, entre outras madeiras. A minha é em Marupá.
 
 
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| Ha-phael Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 é mas na realidade sabemos que não só as madeiras influenciam mas tudo, madeira, captadores, ponte etc... mas pra ficar legal vou usar a composição cedro, marfim e ipê.
 
 
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| Mauricio Luiz Bertola Veterano
 
    | # abr/11 · votar
 
 Espetinho
 Cara, o site do IBAMA está errado.
 Isso me foi alertado por meu primo, Prof Reinaldo Bertola Cantarutti, professor da Universidade Federal de Viçosa.
 Inclusive as áreas de incidência são distintas, o marupá é originário da Região Norte, a caixeta do Sudeste (vale do Ribeira).
 Tenho as duas aqui e, embora de aparência semelhante, são diferentes, a caixeta é mais amarela e menos densa (proporciona um som mais grave), menos "figurada". O marupá tem mais veios aparentes e responde tonalmente mais médio-agudo, a côr é mais "creme-claro"
 Quando se fala caixeta ou caxeta, é à essa madeira que nos referimos.
 Se alguém usa esse nome para o marupá (Simarouba amara ), o faz erradamente.
 O problema é que a caixeta (Tabebuia c.) é uma madeira conhecida à muito tempo, e usada para a confecção de tamancos, lápis, esculturas, etc.
 Já o marupá passou a ser utilizado comercialmente apenas no fim dos anos 70, e como ele é parecido com a caixeta, inicialmente, e por desconhecimento (meu inclusive!), as pessoas confundiram as madeiras, chamando de caixeta, que era já conhecida à muito, o marupá.
 Abç
 
 
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| Ha-phael Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 háááááá valter bergamo é você  o cara da Nesher ^^ pow cara eu estou cadastrado no seu curso e voce ja tem me ajudado bastante e espero poder me ajudar mais.
 
 Meu único problema aqui no RJ ta sendo a dificuldade de encotrar madeiras apropriadas para contruir a guitarra, achei em uma madeireira meio que longe da minha casa mas é a única alternativa, mas de qualquer forma está decidido o que vou utilizar.
 
 
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| Ha-phael Veterano
 | # abr/11 · votar
 
 Pocha já pensou contruir uma guitarra com madeira de palito de dente srsrsrrsrs
 
 
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