A historia da Fender

Autor Mensagem
Sir.Paulo
Veterano
# mar/11



O Inicio


Em 1940, o inventor do sul da Califórnia Leo Fender percebeu que poderia melhorar os instrumentos de corpo oco do dia usando um inovador, e relativamente simples, design de corpo sólido de guitarra elétrica.

Esquema Leo Fender

Além disso, ele percebeu que poderia agilizar o processo de construção das mesmas.

1949 - Broadcaster

A Broadcaster, como foi muitas vezes chamada desde então e ainda é hoje, foi à primeira guitarra elétrica de corpo sólido e de estilo espanhol a ser comercialmente produzido em massa.

Broadcaster 49


As Broadcaster possuíam um único captador e não possuíam Tensores e logo foram retiradas do mercado em 1951 devido aos constantes empenamentos de seus braços!
Foram feiras somente cinqüenta guitarras sob o nome de Broadcaster !

1951 – 1956 – Esquire e Telecaster

Eis que surge um modelo aprimorado das Broadcaster as Fender Esquire que é o modelo que mais se parece com as Telecaster que conhecemos hoje:

Vídeo:
1954 Fender Esquire

Foi então entre 51-56 que a s Esquires foram novamente aprimoradas e ficaram conhecidas como Fender Telecaster ou Fender Nocaster!

Vídeo:
Fender Telecaster

Até Dezembro de 1955 a Fender já havia fabricado cerca de 370 unidas de Fender Esquire e 658 Telecaster,elas eram um sucesso de vendas, mas já em 1954 Don Randall até então presidente da Fender Sale queria mais!

Ele já estava prevendo que seus competidores inovariam e deixariam as Fender Esquire e Telecasters obsoletas e foi então que se reuniu com Leo Fender afim inovar e criar um novo modelo que tivesse mais versatilidade e um maior apelo comercial!

Visto que a competição já estava acirrada Leo não teve muito tempo para aprimorar suas idéias e teve de agilizar seu novo projeto que ele costuma chamar de "A guitarra Fender".

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11
· votar


A saída de mestre


1954-1955 - Stratocaster



Eis que surge a Stratocaster com uma versatilidade até então nunca vista e com um custo beneficio muito maior que os de seus principais concorrentes, a Stratocaster trazia captadores encobertos por plástico que ajudaria o modelo a diminuir ruídos e a eliminar microfonias e Feedback,ele trazia um visual emprestado dos Baixos Precision o que tornaria as notas mais agudas do braço mais acessíveis os contornos sugeridos por seu amigo Rex Gallion a tornariam mais confortável de se segurar!

Leo viu a necessidade de se criar uma alavanca para suas guitarras, pois seus concorrentes já haviam adaptado as pontes Bibsby em suas guitarras(Leo Tambem o fez com alguma Telecasters), para não ficar ultrapassado Leo decidiu criar uma alavanca embutida para sua nova Fender coisa que seus rivais jamais seriam capazes de fazer!

Como seus rivais já haviam criado modelos com mais de um captador Leo não quis ficar para trás e sua resposta veio através de Três captadores Single Coils!

Em 54 a Fabrica já havia enviado a Fender Sales cerca de 270 Stratos com alavancas e em 55 já eram 357 modelos com tremolo e 95 sem perfazendo um total de 452.
Assim entre 54-55 a Fender já havia produzido 720 Stratocasters,mais um verdadeiro sucesso de vendas!

Vídeo
Fender Stratocaster 1954

A idéia principal de Leo era que os guitarristas trocassem suas Esquires e Telecasters e passassem a usar somente suas Stratocasters mais isso não aconteceu os guitarristas ainda usavam suas velhas Esquiers e Telecasters!


Em 1958, a empresa tinha 9 edifícios, 29 em 1964. Apesar de um começo tosco e atribulado, ela emergiu como um modelo para a indústria.

Fender fez violinos elétricos, steels, bandolins, e amplificadores lendários.

A guitarra Jazzmaster, introduzida em 1958, mudou poucas mentes nos círculos de jazz, mas abriu seu próprio caminho no seio de uma subcultura musical adolescente, causando furor entre bandas que imitavam Dick Dale e The Ventures.

Video:

Fender 1962 Jazzmaster

Modelos adicionais de guitarras dos anos 1960 eventualmente incluíram a Jaguar, a Mustang, Electric-XII (guitarra elétrica de 12 cordas), Bass VI, e instrumentos acústicos. Fender queria satisfazer as necessidades dos músicos e dos revendedores de música, mesmo que isto significasse fazer algumas guitarras com apelo limitado.
Esta sem duvida foi a era de ouro da Fender!

Fender Jaguar 1962
Fender Electric-XII 1966
Fender Bass VI 1963
Fender 1965 Hadtail
Fender Mandolin 1964

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


A Crise

A Fender foi, de longe, a mais importante formadora de tendências no início dos anos 1960; entretanto, Leo preocupava-se com a possibilidade de a tecnologia do transistor tirá-lo do negócio.

Ele também sofria de uma persistente infecção que minava suas energias.

Por volta do começo dos anos 1960, o inventor decidiu vender a empresa.

Randall e Fender que haviam se tornado os únicos sócios em 1955 fizeram um acordo com a CBS por $13 milhões, efetivo em 5 de janeiro de 1965.

Essa fase da fábrica duraria exatos 20 anos.

E com a compra vieram modificações!

Na década de 1970 e 1980, alguns guitarristas começaram a modificar suas Stratocasters com humbuckers , especialmente na posição da ponte, para criar o que ficou conhecido como Start Fat .

Fender Showmaster share

Foi então que a Fender modificou suas guitarras de divisas maneiras e uma das mudanças mais radicais foi modificar o Headstock de suas stratocasters e hoje é tão famoso "Headstock 70"

Fender Stratocaster 1970

E nessa época houve alguns modelos Custom:

Fender Telecaster Custom 1975

E a Fender nessa época também produziu algumas "bizarrices" como as:

Fender Performe
Fender Bronco
Fender Katana
Swinger Fender

Dentre outras mais!

Mas a CBS exigiu corte dos custos de produção e a saída foi essa strato aberrante, com uma ponte estranha, o "Freeflyte" tremolo:

Fender era CBS
Fender CBS aberta

Como se não bastasse, alguém da CBS veio com a brilhante idéia de "modernizar" as cores. Que tal essa strato made in USA 1983, com ponte freeflyte e pintura estilo mármore:

Fender CBS freeflyte

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11 · Editado por: Sir.Paulo
· votar



Enquanto isso no Japão:


Os japoneses (Tokai, Greco, etc.) evoluem em suas cópias e no início dos anos 80 o dólar valoriza-se demais. Prejuízo das americanas e queda da exportação.

Em 81 a CBS contrata Bill Shultz e Dan Smith para administrarem a Fender, ambos ex-funcionários da Yamaha.

A solução frente à competição japonesa e ao câmbio desfavorável foi criar a "Fender Japan" (março de 1982) com os 2 maiores distribuidores de lá (Yamano e Kanda Shokai).

A empresa recém criada contratou a Fuji Gen-Gakki (IBANEZ) para fabricar as Fender. Com o dólar alto, a exportação era inviável - a idéia então era usar o Japão como exportador (exceto para os EUA - volto a esse detalhe depois).

Nesse meio tempo, a Fender iniciou um processo de "volta às origens", para melhorar a qualidade de suas guitarras.

Chegaram ao absurdo de comprar guitarras e baixos Fender vintage para reaprender o processo (gastaram US$ 5.600 para comprar um Precision Bass 1957, um Jazz Bass 1960 e uma Stratocaster 1961).

Quando chegaram aos EUA as primeiras guitarras Fender japonesas (as strato eram baseadas nas 57), segundo palavras do próprio Dan Smith, o pessoal da Fender quase chorou.

A qualidade era excepcional. Tudo o que eles estavam tentando fazer estava ali na frente deles e vinha do Japão!

Fender Japan 57
Fender Japan 57
Fender Japan 57

Então, a situação era essa: Fender USA continuava produzindo para os EUA e a Fender Japan para o resto do mundo (todas feitas pela mesma fábrica da Ibanez e com o "Made In Japan"). Mas mesmo nos EUA, o custo era alto e a CBS exigiu cortes, gerando guitarras muito ruins nesse período.

As piores Fender USA ja feitas são dessa época, ppte 1983.

A CBS resolveu competir com os japoneses que estavam entrando com força nos EUA e passou a vender as Fender japonesas lá também, mas com a marca "Fender Squier" e headstock estilo anos 70, para não haver competição entre eles mesmos.

(Observe que, essas primeiras Squiers vendidas exclusivamente nos EUA e com headstock estilo anos 70 ainda eram guitarras muito boas - e geralmente o selo "Squier" era pequeno e o "Fender" grande - , diferente das Squier que em seguida passaram a ser exportadas para o resto do mundo)

Em novembro de 1984 (em 1986 a Norlin também vendeu a Gibson), um grupo de investidores liderados por Bill Schultz comprou a Fender da CBS. Na verdade, comprou a marca "Fender", já que a fábrica não estava incluída.

Sem fábrica nos EUA, a Fender passou a depender inteiramente da produção japonesa.

Entre o final de 1984 até meados de 1986, 80% das Fender vendidas nos EUA vinham do japão.


Convém observar que, a partir de 1984, com a necessidade do aumento da produção japonesa para suprir o mercado dos EUA e resto do mundo, houve uma certa queda da qualidade e grande parte das guitarras japonesas para "exportação" tinha corpo de basswood (atenção) e acabamento em poliuretano. ATENÇÃO: "Nenhuma Fender foi produzida nos EUA entre janeiro e outubro de 1985".


Quando a Fender voltou a produzir normalmente e isso foi muito gradual o interesse na produção de alta qualidade do Japão diminuiu e, ao mudar de fornecedor, por força de contrato, as novas guitarras não poderiam mais usar o "Made in Japan", apenas o "Crafted in japan" partir de 1996/97.

Made in
Crafted in

A competição cada vez mais acirrada obrigou uma queda de preços e qualidade.


Portanto, a Squier hoje em dia é isso que vemos: feita na China e é uma guitarra "barata" sob todos os aspectos.

Concluindo: as Fender Made in Japan, principalmentete do período entre 1982 (ou antes) e 1984
(identificáveis com o "Made in Japan" seguido por JV + 5 números), estão entre as melhores Fender de todos os tempos (lembre-se: elas quase fizeram o Dan Smith chorar...).

Teoricamente a única coisa que pode ser melhorada nela são os captadores (é de consenso geral que os captadores japoneses, mesmo das melhores guitarras, não eram superiores aos Fender americanos)

O oposto ocorre com as Americanas entre 1980 e 1984: são na maioria de qualidade inferior, principalmente as Standard 1983.

É possível encontrar excelentes Fender "Crafted In Japan" (e também "Made In Japan", porque a Fuji continuava produzindo uma parcela) mas provavelmente sem a mesma qualidade feitas pela Ibanez (Fuji Gen-Gakki).

A Fender Japan produz atualmente guitarras de alto padrão mas apenas para o mercado interno. Eventualmente, uma ou outra série especial é exportada. A Telecaster da Fender Japan TLR-RK (modelo Richie Kotzen) só é feita lá, por exemplo.

Essa questão "Made" ou "Crafted" in Japan é algo controversa, assim como as Squiers (antigas e atuais).

E assim surgiram outras fabricas subsidiaria a Fender como a Fender México!
Entre os anos 1992 e 1995, a Giannini, indústria brasileira de instrumentos musicais, produziu sob licença da Fender americana (e sob um rigoroso controle de qualidade) um modelo de guitarra Stratocaster e outro dos baixos Jazz Bass.

A linha ficou conhecida como Southern Cross .
O grande responsável por isso foi Carlos Assale!
Entrevista:
Entrevista 1
Entrevista 2
Entrevista 3

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11
· votar


Galera aqui tem varias fontes de matéria e de pesquisas diversas fiquem a vontade para corrigir algo que esteja errado, pois a historia da Fender é bem complexa existem muitas datas diferentes e divergentes umas das outras, mas esse tópico é mais voltado para mostrar algumas curiosidades que a marca nos mostrou ao longo desses anos todos!

Abç!

T-Rodman
Veterano
# mar/11
· votar


Legal Sir.Paulo

E o resto da vida do Leo, não seria também interessante?
- a G&L continuou com as idéias malucas do Léo, que são mantidas até hoje nas Fenders e G&L.

amplexos

T.

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


T-Rodman

Fala garoto!!!

Pois é... cara eu pesquisei tudo isso, mas ficou no meu PC la de casa eu resolvi postar o que eu tenho aqui comigo no Pendrive hehehehehe

edit:

Eu fiquei com dificuldade de encontrar informações sobre a Fender México se alguém quiser postar essa parte da historia fique a vontade também!!!

Sir.Paulo
Veterano
# mar/11
· votar


O mestre após a venda da Fender:

Era Music Man

Após a venda de sua marca homônima para CBS em 1965, Leo projetou guitarras, baixos e amplificadores para o Music Man, e em 1976 lançou outro instrumento inovador, o baixo StingRay e na Music Man Leo permaneceu até meados de 79.

E Foi em 1979, que ele e os velhos amigos de George Fullerton e Dale Hyatt começaram uma nova empresa chamada G & L produtos musicais.

Era G & L


Os projetos das guitarras G & L tenderam a apresentar a aparência das Fenders dentre outras de suas antigas criações quando estava na Fender.

Comanche
ASAT classic

Mas naquela época Leo estava debilitado e muito doente, pois tivera vários pequenos enfartos, mas mesmo assim ele continuou a sua produção de guitarras e baixos sob a nova marca!

G & L Legacy 1993

G&L Comanche

G&L Comanche

A G&L Comanche Tem acabamento sparkle prata.

É um instrumento raro de se encontrar no Brasil (as G&L são caras).

É um instrumento ótimo, mas o que mais impressiona é o braço de madeiras, pegada e acabamento simplesmente perfeitos.

Os captadores são cerâmicos e sem ruído.

O timbre não é exatamente o que você espera de um single clássico, mas é bem agradável de tocar com drive.
A pequena chave de duas posições serve pra misturar o captador da ponte com quaisquer outros.

Leo trabalhou na G&L até o fim da sua vida e até hoje sua sala é mantida na empresa do mesmo jeito que ele a deixou no seu último dia de trabalho.

www.glguitars.com

JuninhoCac
Veterano
# mar/11
· votar


Sir.Paulo
Cara!
Parabéns pela iniciativa!
Curti pra karamba!

a.y.o
Veterano
# abr/11
· votar


Sir.Paulo
Adorei o tópico man, mesmo sendo fã da Fender tinha muita informação aí que eu não conhecia

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11
· votar


Fender Musical Instruments e Fender Custom Shop




Como já sabemos por 20 anos a Fender Ficou nas mãos da CBS que quase levou a marca à falência!

Nos anos 80 muitos guitarristas sentiram falta das Fender originais das décadas de 50-60 que já eram escassas no mercado naquela época, foi então que a CBS por falta de dinheiro em caixa resolveu vender direitos autorais da marca para alguns investidores liberais que trabalharam e alguns que ainda trabalhavam na Fender CBS e um dele era o famoso Bill Schultz é muitas das vezes chamado de "O homem que salvou a Fender"!

Foi então que nasceu a Fender Musical Instruments e foi em 1987 que Bill criou a também tão bem sucedida Fender Custom Shop,Bill contava com uma ótima equipe de Luthiers bem qualificados e a idéia principal deles era resgatar as velhas origens da Fender recriando modelos clássicos das décadas de 50 e 60 criados por Leo,assim eles criaram varias reedições e as batizando de Vinge Guitars!

Equipe de Luthiers Fender Custom Shop:

John Page (founder and actual CEO of John Page Guitars)
Michael Stevens (founder and actual owner of Stevens Guitars)
Mark Kendrick
John English (1950-2007)
George Blanda (Electric Guitar R&D chief project engineer)
John Suhr (founder and actual owner of JS Technologies Inc., who built with Rudy Pensa the Pensa-Suhr MK signature models for Mark Knopfler in 1987)
Jay W. Black
ohn Grunder (Sales, Marketing & Artist Relations)
Larry L. Brooks (co-designed with Kurt Cobain and built the Jag-Stang guitar for Kurt Cobain / Founder and actual owner of Brooks Guitars, 1981-present)).
Steve Boulanger
Duane Boulanger
Art Esparza
Mike Eldred (Sales & Marketing Director)
Yasuhiko Iwanade (actual president of Gibson Japan)
Ronee Pena
Scott Buehl
Kenny Gin
Dave Nichols
Mike Bump
Alex Perez
Gene Baker (founder of Baker Guitars, responsible for the superstrat-style Showmaster series guitars, manufactured between 1998 and 2009)
Fred Stuart
Alan Hamel
Jay Madore
Mike Ponce
Greg Fessler
Ralph Esposito
Jason Davis
Yuriy Shishkov
John Cruz
Stephen Stern
Richard Siarto
Louis Salgado
George Amicay
Dru WhiteFeather
Todd Krause
Dennis Galuszka
Chris W. Fleming
Jason Smith (son of Dan Smith, one of the employees who bought the Fender companies from CBS in 1985)
Scott Grant (Production Supervisor)
Paul Waller
Dale Wilson

Mas a nova Custom Shop ganhou tanto destaque que alguns Luthiers passaram a criar novas guitarras personalizadas para diferentes públicos, pois a qualidade que elas apresentavam era extremamente excepcional e assim guitarristas famosos passaram encomendar guitarras personalizadas que levassem tanto a assinatura dos Luthiers como as deles!

Um bom exemplo disso são as guitarras criadas por John English:

Fender Strat Custom
Fender Stratocaster 50
Fender John English Prototype Caster
Fender Harness Stratocaster
Fender Stratocaster Hard-Tail and fretboard
Fender Jaguar XK-50 Stratocaster
Fender Tele Custom

George Amicay:
Fender Golden State Stratocaster

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11
· votar


JuninhoCac
a.y.o

Valew galera!!!

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Fender Japan e suas pontes!

Na década de 1980, pelo menos, três unidades de tremolo diferentes apareceram nas MIJ Stratocasters.

Ante se acha que as pontes eram produzidas pela Kahler, mas não era quem as produzia era a Schaller.

Quem tem uma sabe o quanto é difícil regulá-las e que quando alguma peça quebra é muito difícil encontrar uma nova para reposição!

O Primeiro Sistema:


Foto

O Sistema I possui uma fina ponte flutuante com dois pivôs, pivô ajustável, poste de altura, selas de rolo, e um snap-in ajustável ao braço.

Segundo Sistema:

"Este é um sistema de tremolo bem concebido para aqueles que desejam uma melhor estabilidade.

Foto

Terceiro sistema:

O sistema III é um verdadeiro engenho, peças de alto desempenho e possui um design exclusivo.

Foto

Bog
Veterano
# abr/11
· votar


Sir.Paulo

Uma pequena correção: a Fujigen não é "a" Ibanez e nem é "da" Ibanez. É uma empresa separada, que produzia e produz guitarras sob encomenda - inclusive algumas Ibanez, Vox, Epiphone Elitist e Orville by Gibson. Ela também tem sua marca própria, e lança no Japão suas próprias variantes de Strato, Les Paul e afins.

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Bog

Boa garoto valew pela correção!!!!

ogner
Veterano
# abr/11
· votar


Sir.Paulo

Ta ficando bacana o topico velho!!! Boa!!

John Cruz fará uma strat pra mim um dia!!! hehehehe!!!

Sir.Paulo
Veterano
# abr/11 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Videos

Fender Factory Fullerton California Tour 1959

Isso mesmo 1959:

Trata-se de um vídeo restaurado na universidade de Denison

Video da epoca da CBS:


Esse já é de uma visita um pouco mais recente!


Tour em Corona:


G&L Guitars Factory Tour:


Sir.Paulo
Veterano
# abr/11
· votar


Documentário:

Fender Factory Tour on Guitar Universe


About Fender


The Fender Story" Part 1


The Fender Story" Part 2


Sir.Paulo
Veterano
# abr/11 · Editado por: Sir.Paulo
· votar


Fotos:

Americanas:

01
02
03
04
05

Mexicanas:

01
02
03
04

Essas fotos das mexicanas são atuais e um tanto quanto polemicas pelo numero de peças usadas!

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jan/12
· votar


Que tópico foda! Como ninguém havia postado aqui antes?

chris rocky
Veterano
# mar/12
· votar


Excelente tópico, ótimo para fender maníacos como eu, hehehe... É sempre bom ler sobre este tema, pois ajuda a difundir conhecimentos e informações sobre esta maravilhosa e histórica empresa que é a fender.

torquatomusica
Veterano
# mar/12
· votar


Sir.Paulo

Muito bom esse histórico cara...
É interessante citar que a Fender tb foi produzida no Brasil, segue um link
com um histórico muito interessante http://brazilianguitars.blogspot.com/2010/01/fender-southern-cross-par te-1.html
e http://brazilianguitars.blogspot.com/2010/01/fender-southern-cross-par te-2.html, já tive uma Fender Southern Cross e na minha opinião é uma guitarra muito boa.

Sir.Paulo
Veterano
# mar/12
· votar


torquatomusica

Pois é eu falei delas meio que por alto no tópico,eu estava e estou sem tempo para continuar esse tópico mas quando der falo um pouco mais sobre elas! Eu tenho uma Southern Cross.



Meu filho ouvirá Classic Rock
chris rocky

Muito Obrigado velhos!!!

Abixibarraba
Veterano
# mar/12
· votar


Fico puto q tem gente q fica tipo: "ahhh essas mexicanas não prestam tem 8 peças e bla bla bla......duvido um cara desses ouvir uma gravação de uma mexicana e uma americana com as mesma ferragem e captadores, e regulagem e td+ e dizem qnts peças de Alder tem cada uma, ou diferenciar uma da outra......

juninholiveira
Veterano
# mar/12
· votar


Abixibarraba

tem razão, só reclama mas nun sabe nem diferenciar uma da outra, a diferença é minúscula, e ainda mais se levar em conta a qualidade com que são feitas, isso é um mínimo detalhe.

Felippe Rosa
Veterano
# mar/12
· votar


Sir.Paulo
Poxa cara, quanta história !
Parabéns pela dedicação !!
Abçs

papillon
Veterano
# jul/12
· votar


Clap Clap Clap!!
Tópico FODA!!
Parabens ai Sir.Paulo!!
Desenterro mesmo!!
PQ ESSE MERECE!!

Will Bejar
Veterano
# jul/12
· votar


Sir.Paulo
Parabéns, mano!!! Abç!!!

danilo coan ramos
Veterano
# jun/13
· votar


Quer dizer que a Fender Telecaster feita em 93 na planta Fuji Gen Gakki pode ser considerada uma das melhores Teles já fabricadas?

MMI
Veterano
# jun/13
· votar


danilo coan ramos

Menos, amigo, menos... Uma das melhores de sua época.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A historia da Fender