Preciso de ajuda - Guitarra e ampli novos dando muita interferência

    Autor Mensagem
    Romulo M.
    Veterano
    # mar/11


    Falae galera! Sei que já tem vários tópicos sobre isso, já usei a busca, mas mesmo assim resolvi criar um tópico dizendo as especificações do meu equipamento pra que talvez alguém possa me ajudar. A menos de uma semana eu comprei uma Tagima 735 handmade in Brazil, um ampli Marshall MG15 e um cabo bom, blindado. Testei a guita na loja e foi tudo de boa, som ótimo e tal. Cheguei em casa, liguei tudo e comecei a tocar, tudo certo tbm, som perfeito. Mas aí há uns dois dias atrás começou uma chiadera insuportável qdo eu fui tocar. Mesmo sem distorção e com o volume não tão alto, qdo as cordas tão paradas fica fazendo mto barulho de interferência. Daí se eu encosto em alguma corda ou alguma parte metálica da guita o barulho para. Qdo eu solto, volta.

    O que tá causando essa interferêcia? É problema da guitarra, do cabo ou do ampli? Queria saber como eu faço pra descobrir a causa do problema antes de ir atrás de algum luthier pra arrumar. E outra, é normal acontecer isso mesmo com o equipamento todo novinho?

    Mal ae pelo tópico repetitivo, mas é que eu to achando mto estranho isso acontecer com tão pouco tempo de uso. Se alguém puder me dar uma luz por favor ajuda ae!

    Abs!

    Luiz Frusciante
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Romulo M.

    Captador single coil, má blindagem (na guit e amp) e rede elétrica sem aterramento bom. Ou ainda interferência externa.

    Tente usar as posições 2 e 4 da chave de caps da sua guitarra e veja se continua chiando da mesma maneira.

    ogner
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Romulo M.

    Mais um fator a ser levado em conta: Sua casa, talvez a energia da sua casa nao seja limpa, por questao de aterramento, ou alguma outra interferencia.

    Meio impossivel descobrir de longe assim....podem ser algumas varias coisas.

    Começaria tentando ligar o equipo todo em varias tomadas e se desse em outra casa tb.

    Depois eu desmontaria a guitarra e verificaria se trem algum fio solto.

    Só o amp, sem guitarra e sem cabol?? E somente com o cabo? Como fica?

    va eliminando os possiveis problemas Amp/cabo/guitarra/casa

    ogner
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: ogner
    · votar


    Luiz Frusciante
    Captador single coil, má blindagem (na guit e amp)

    cara a guitarra estava normal...depois de 2 dias que ficou zoada!

    nao é nem captador SC nem Blindagem, se fosse no primeiro dia ele ia perceber, concorda?!


    EDIT: E outra, essa lenda que Single coil é barulheto tem limite tb...
    Gera barulho, sim, gera si. Mas tem que estar com bastante volume, drive ou adicionar pedais...Tenho só gitarras com single, nao toco baixinho. Com clean ou drive moderado, não faz barulho que incomode a tocabilidade ou os ouvidos..Só se for um cap muito vagabundo...
    Inclusive tenho guitarras que nem tem polo invertido nas posicoes 2 e 4 e toco tranquilo...

    Não estou brigando nem nada ok, só relatando, pq as vezes parece que single é causa de "barulho" sempre, mas nao é...

    Romulo M.
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Luiz Frusciante e ogner

    Valeu pelas dicas!

    ogner

    Vou fazer esses testes que vc falou. Mas de qualquer jeito, será que é melhor levar ela num luthier pra ele dar uma olhada geral e ver se tá tudo em ordem?

    Eu espero mto q seja alguma coisa de aterramento ou algo parecido pq senão eu vo ficar mto puto, acabei de comprar tudo e já ta dando problema....mas como vc falou, se fosse problema na blindagem eu ia perceber já na loja né?
    E outra, é normal acontecer essas coisas mesmo com equipamento novo ou eu que to zicado mesmo?

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Romulo M.
    A primeira coisa que você já pode atacar é a blindagem. Isso é fácil e você mesmo pode fazer, tem tópicos no fórum de guitarra e de baixo ensinando como fazer. Lembro que eu fiz a blindagem num baixo meu e o "hum" (ruído de 60 Hz oriundo da interferência da rede elétrica) diminuiu bastante, uns 70% digamos.

    Bonnerfl
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    o pessoal falou da blindagem ai em cima, pode ser tbm , mas se eu fosse vc dava uma conferida nos cabos, pq vc(ou outra pessoa) pode ter pisado nele ou dado um puxão sem querem e ter danificado ele por dentro (principalmente perto do plug p10), acontece comigo direto, vire e meche eu tenho q refazer a solda dos fios perto do plug.

    se vc for blindar:
    blindar a sua guitarra eh bem facil , eu blindei a minha com papel aluminio de cozinha e dupla face velha (que eu roubei da escola qndo eu estudava) pro escudo ,e pras cavidades usei akelas assadeiras descartavei de aluminio q o pessoal assa frango e eu nem usei o parafuso , usei um grampo (daqueles da pistola) e FUNCIONA perfeito, ruido pratimente zero e ta lah desde janeiro...
    mas a minha guita eh uma phoenix de 280$ na qual eu ate aprendi a mecher no tensor com ela e coloquei um killswitch

    como a sua eh BEM melhor q a minha aconselho vc seguir um topico do proprio ogner sobre blindagem no qual ele usa uns materias mais profissa (fita de cobre por exemplo)

    flw

    Romulo M.
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Então galera, fiz uns testes aí pra tentar achar o problema.....

    - liguei o equipo em vários lugares da casa e continuou a mesma coisa, então o problema não era a tomada q eu tava usando
    - quando eu ligo o ampli sem nada conectado ele não faz nenhum barulho, tudo normal. Aí eu conectei um mp3 na entrada auxiliar dele e o som das músicas saiu perfeito.
    - Depois fui conectar só o cabo nele. Na hora que eu pluguei o cabo já começou a fazer o barulho. Aí com a guita plugada ou não o barulho é o mesmo....

    Então acho que problema da guita não é, pq o barulho já começa só de colocar o cabo. Agora minha dúvida é se o problema é no cabo mesmo ou se tem alguma coisa errada com o ampli. Alguém sabe me dizer?

    Abs

    Marc Snow
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Aposto que é problema de aterramento da casa

    Romulo M.
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Marc Snow

    Mas aí pra resolver isso eu tenho que fazer aquele esquema de enterrar um cabo e ligar alguns fios dele até a rede elétrica, que nem eu li em outros tópicos, ou tem uma solução mais simples? Tanto pq eu num tenho onde enterrar um cabo de 2 metros em casa........Será que se eu só blindar a guitarra já resolve ou diminui bastante pelo menos?

    ogner
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Romulo M.
    - Depois fui conectar só o cabo nele. Na hora que eu pluguei o cabo já começou a fazer o barulho. Aí com a guita plugada ou não o barulho é o mesmo....

    Velho, é o cabo!!!!

    -Na hora que eu pluguei o cabo já começou a fazer o barulho. Aí com a guita plugada ou não o barulho é o mesmo....

    Pelo que vc escreveu, é o cabo!

    Bonnerfl
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    tem o jeito "perigoso" q meu primo usa: vc pega o terra o amplificador e liga no neutro da tomada e pronto ele esta "aterrado" (pra achar o neutro vc pega un testador e ve qual fio NÂO TEM CORRENTE) , detalhe q eu n testei aki por pura preguiça então num tenho garantia q seja efetivo no seu caso

    ou

    vc pode contratar um eletricista para fazer o serviço certo e aterrar a casa toda , mas basicamente os aparelhos q tem tomadas de 3 pinos e chuveiros (chuveiro dessaterrado eh um perigo), basicamente ele ira fincar uma barra (q seu pai ira comprar) de uns 1,5/2m no seu no chão perto do padrão de luz e para lah irão todos os fios terras (q seu pai ira comprar)

    ou

    mas se a sua casa for relativamente nova eu acho dificil ela não ter ao menos os chuveiros aterrados, para descobrir va ate o relogio e veja se não tem um cabo (cabo mesmo, tipo do diametro do da guitarra) geralmente desencapado ou verde "morrendo" no chão (ou vc pode perguntar pro seu pai q eh + facil). se tiver eh mais facil e se seu quarto for uma suite na qual os chuveiros estejam aterrados eh + facil ainda: pq eh so vc passar um fio da tomada do seu ampli (aproveita e aterra o pc tbm) ate o terra , emenda e PRONTO! mas ai eh bom vc ter alguma experiencia com isso e por segurança desligue os disjuntores, porem eu te digo q n eh um bicho de 7 cabeças pq meu pai eh eletricista e eu sempre ajudei ele no trampo desde muleque

    detalhe: não compre fio finos pra esse serviço (mas tbm n precisa serem muito grossos, pergunte pro vendendor q geralmente ele sabe) e tbm não compre fio "fixos" compre o flexivel , o fixo eh o CU pra passar pelo conduite

    JJJ
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: JJJ
    · votar


    Cara, juro pra você que entrei no seu tópico pensando "vai ver comprou um MG15...".

    Não deu outra!

    Esse ampli é um barulho só, cara. O meu, bastava ligar mesmo no volume 0 e sem guitarra e ficava aquele hummmmmmm chato. Me livrei, graças ao bom Deus... Troquei pau a pau num Stanner Kute 60. Grande buesta, também, mas, pelo menos, é silencioso e dá mais grave que o MG15. Não sei como a Marshall pode colocar o seu nome em um troço desses.

    Depois comprei um Laney Cub8 (esse é bacana) e também silêncio total. Já tive outros amplis antes e nenhum fazia tanto ruído quanto o MG15. Pode até ser que arrumando um aterramento bom melhore, mas, poxa, porque só ele fazia esse barulhão e os outros não?

    Bonnerfl
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Bonnerfl
    · votar


    opa depois q eu postei li denovo o q vc escreveu:
    - Depois fui conectar só o cabo nele. Na hora que eu pluguei o cabo já começou a fazer o barulho. Aí com a guita plugada ou não o barulho é o mesmo....

    to com o ogner , eh o cabo!

    EDIT: da uma verificada no cabo do jeito q eu disse no meu primeiro post, na certa um dos fios q compoem o cabo se rompeu

    De Ros
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Romulo M.

    "eu comprei uma Tagima 735 handmade in Brazil, um ampli Marshall MG15 e um cabo bom, blindado. '

    Esse teu "cabo bom, blindado", tem marca?
    Acho que o ogner matou a charada...

    JJJ
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Não deve ser o cabo não, gente... O MG15 é que deve ser fácil de pegar interferência eletro-magnética ou algo assim. Eu tinha um e sei o que estou falando.

    JJJ
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: JJJ
    · votar


    Romulo M.

    Faz um teste: pede outro ampli emprestado de alguém e usa no lugar do MG15. Acho que o ruído vai sumir...

    Posta aqui o resultado depois, ok?

    Romulo M.
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Bom galera valeu ai pelas dicas. Amanhã ou no sábado eu vo fazer mais uns testes, primeiro vo tocar com meu ampli e um outro cabo, depois com o meu cabo num outro ampli e depois com outro ampli e outro cabo, só pra ter certeza q não é a guitarra.

    ogner e Bonnerfl
    É então, dpois de ligar o cabo e já começar o barulho eu tbm comecei a achar q o problema era ele, masss não custa perguntar né...

    De Ros
    É um Tecniforte. É um cabo bom, não era pra acontecer isso.

    JJJ
    Po cara, não é ruim assim o ampli vai haha. O problema é que não tava fazendo barulho nenhum nos primeiros dias, foi dpois q começou isso.....O som dele é bom, pra prática e estudo tá ótimo, só esse barulho q tá enchendo o saco.....enfim, vou fazer os testes e depois posto aqui o que aconteceu!

    Flw!

    ogner
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Romulo M.
    É um Tecniforte.

    É um ótimo cabo, De Ros que o diga, hehehe, é endorsse nao é D. Ros? Ou nao??

    Mas é top esse cabo sim!!!

    Luiz Frusciante
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    ogner

    Concordo plenamente.
    Também tenho guit com single, mas dependendo do lugar ou das condições do estúdio, há mais microfonia e ruído no som da guit do que em outras ocasiões...

    Querer qualidade de Fender numa Condor é complicado, né? hehehe

    Não estou brigando nem nada ok, só relatando, pq as vezes parece que single é causa de "barulho" sempre, mas nao é...

    Eu sei como é cara, sem problemas. Acho que me expressei um pouco mal também. Às vezes eu prefiro até um Single distorcido do que um Humbucker...

    Grande abraço!

    De Ros
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Romulo M.

    A principio, o cabo é excelente, mas, se passou por algum perrengue, pode estar estragado!

    Nunca tive nenhum problema com eles, mas o que me chama a atenção foi o que o ogner salientou:

    "Depois fui conectar só o cabo nele. Na hora que eu pluguei o cabo já começou a fazer o barulho. "

    Se for o cabo, vai ser muito fácil de resolver, pois o pessoal da Tecniforte zela para manter seu ótimo nome no mercado, então eles vão substitui-lo sem mistério! Agora, se for o amp, aí eu já não sei, hehehe!!

    Boa sorte!!

    De Ros
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    ogner

    Sou endorser sim!!

    Bigtransa
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ogner
    Gera barulho, sim, gera si. Mas tem que estar com bastante volume, drive ou adicionar pedais...

    Tem razão, o certo é hum e não chiado..... hehehhe

    JJJ
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    E aí? Testou outro cabo, outro ampli?

    Romulo M.
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    JJJ
    Não consegui fazer todos os testes que eu queria. Testei meu cabo e minha guitarra em outro ampli e minha guitarra com outro cabo e outro ampli. Ainda preciso fazer uns testes com meu ampli agora, ligar outro cabo e otra guitarra nele. Mas nos testes que eu fiz o barulho continuou, mesmo com outro cabo. To considerando blindar a guitarra, mesmo que o barulho não suma completamente acho q fazendo isso já vai diminuir bastante....
    Ah, e problema com aterramento da casa não é, pq eu descobri q a rede elétrica da minha casa já é toda aterrada..

    Romulo M.
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Bom galera, valeu aí pela ajuda. Com certeza alguma das coisas faladas é o motivo do meu problema. Vou fazendo uns testes até achar a solução. Até a próxima!
    Flw!

    JJJ
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Vou fazendo uns testes até achar a solução

    Ok, mas quando achar, poste aqui pra relatar... Outros podem precisar da informação, daí evita criar outro tópico semelhante.

    jadson32
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bom , aproveitando o tópico ...

    Eu não tenho guita ainda ... mas minha mãe quer comprar só a guitarra , sem comprar o ampli , mas eu sei que dá pra usar o Guitar Rig pra simular os efeitos .
    Então a minha duvida é : Ja ví casos de Mic dar muita interferência e até de captar frequências indesejadas , corre risco de acontecer isso com a guitarra , ou tenho que ligar ela no line in ?

    ogner
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    jadson32

    O velho, leia esse topico ( link abaixo ) pra vc começar a entender
    " a coisa"

    Mas vc vai conectar direto sua guitarra no computador..

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/220978/

    Abço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preciso de ajuda - Guitarra e ampli novos dando muita interferência