Todo solo que é criado obrigatoriamente tem que estar na escala ?

    Autor Mensagem
    enriquecuna
    Veterano
    # mar/11


    Todo solo que é feito tem que ser exatamente pela escala , ou pode fugir 'muito' diriamos ?

    PGilbert
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    enriquecuna
    A lição é: Confie no seu ouvido.

    Pra mim, pelo menos, funciona.. não consigo pensar e tocar guitarra ao mesmo tempo.

    JuninhoCac
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: JuninhoCac
    · votar


    O certo é tocar na escala,
    e o bacana é saber tocar fora dela!

    Carregando
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    qualquer nota que tu tocar, vai estar em uma escala.

    Dibilo
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Carregando
    acho q ele não quis falar neste sentido
    enriquecuna
    quando estou improvisando costumo sair alguns semitons fora da escala fica bem legal,sair da escala pode sim so não pode repousar fora dela.

    Mayco.
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Na minha opnião,vale tudo. Desde que fique agradável aos ouvidos.

    Carregando
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Dibilo
    eu sei

    enriquecuna

    estude intervalos, ae tu vai perceber que as notas que ficam "fora", podem ficar dentro. só precisa de ouvido pra saber se fica bom ou não.

    Tchavo
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Tchavo
    · votar


    enriquecuna

    OMayco. disse tudo:

    Na minha opinião,vale tudo. Desde que fique agradável aos ouvidos.

    Pra fugir muito "outside" precisa de muito ouvido e bom senso de improvisação.

    eric bluesman
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    enriquecuna

    basicamente o som q vc ta tocando tem uma origem de tonalidade logo se vc conhecer os intervalos q fazem parte desse tom vc consegue facilmente descolar frases bacanas e tocar a musica sem problemas com desafinacoes, alguns segredos q aprendi foi:

    1 tocar buscando sempre o conhecimento do tom da musica e conhecer as notas de escala dessa tonalidade

    2 conhecer bem o braco do instrumento pra poder desenrolar bem as ideias (escalas,arpejos,tecnicas)no braco do intrumento

    3 com cada escala q agente aprende criar algumas frases (cliches) ajuda muito no improviso , as vezes as ideias fogem de nossa mente por algum motivo ou problemas, cansaço e coisas do tipo

    essas foram ideias q de inicio me ajudaram pra comecar a entender os lances de improviso, me facilitaram em muito , nao sei até onde vc conhece as escalas, campo harmonico mas ja da pra ter uma luz, espero ter ajudado em algo.

    enriquecuna
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Obrigado por responderem!
    O Slash nao 'foge' da escala de E (mi) em Knockin' Heavens Door ? ele vai parar la na 21!
    E eu tenho 11 anos mas o que eu mais treino com a guitarra/violão é o braço, canto e formas diferentes de fazer acorde , (que tem que saber o braço) por exemplo, para fazer o acorde de C maior precisa da Tônica, Mediante e Dominante , ou seja , I+III+V que no caso é dó+mi+sol , entao o braço é sempre bem estudado , se voce me pedir um 'mi' na corda B vou falar 'tem na 5° e na 17° casa (que seria oitavado na 17°). Obrigado por responderem , mesmo! (:

    enriquecuna
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Desculpa ter falado que o Slash foge da escala , peguei a guitarra , fiz o solo aqui e percebi que ele faz um oitavado das notas da escala na 21° ou 17º casa , a 21º seria um C e na escala de mi usa o C na 13º casa da corda B e na 17º seria um A que tem na 14º casa da G!erro meu! haha

    jberbetz
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Cara, basicamente, se você tocar uma nota "que não faz parte" da escala, o som vai ficar "estranho". Não quer dizer que esteja "errado", só que provavelmente 99,9% da humanidade vai falar que não é agradável de ouvir. Saca?

    Sobre intervalos: existem notas que fazem parte da escala, mas que mesmo assim não soam "certas". Alguns intervalos geram sons mais "estranhos". Novamente, não está ERRADO...só que a maioria das pessoas não vai achar agradável de ouvir. Por isso, quase nunca se repousa em uma nota que gera um intervalo destes bizarros hehehehe

    Boggione
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    A tequinica do Tapping e bem legal pois, se tocam 2 notas de 2 escalas diferentes do mesmo tom! Voce pode fugir um pouco da escala para dar um slide e um bend de 1/3 no maximo, mais tem muito carinha ai criando musica sem teoria so tocando as notas e vendo se combinao, vide: Jimi Hendrix

    ogner
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    JuninhoCac
    O certo é tocar na escala,
    e o bacana é saber tocar fora dela!
    (2)

    Sabias palavras, parece ate um mestre Jedi!!!

    o/

    erickx
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Notas de passagens são normais!
    e é muito legal vc sair da escaala que está usando, fica com mais "tempero" o som!
    flw

    Boggione
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    pode sair da escala, mais nao do tom

    Tivertimailaif
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Na na, solo é sentimento, e não um serie de regras

    Drinho
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Não existe regra..tem que apenas ser agradável mas geralmente um cara que faz bons solos e improvisos com muitos outsides tem um bom conhecimento porque o risco disso não sair bacana é grande... não existe uma regra.. eu sou apaixonado por outsides.. inclusive pra quem gosta desse tipo de sonoridade o guthrie govan tem bons materiais com esse critério e o bacana é que a maioria das músicas dele seguem uma harmonia não muito quebrada, com modulações simples então soa como uma musica digamos "normal" com umas melodias bem doidas...

    Doggy
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Teoricamente... Você pode tocar qualquer coisa que você vai estar dentro da ecala cromática...



    ...né?

    Carregando
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Teoricamente... Você pode tocar qualquer coisa que você vai estar dentro da ecala cromática...



    também. mas se eu fizer uma musica em Dó, e quiser usar um Ré#, posso dizer que quis colocar uma segunda aumentada na parte, porque pra mim soava bem. e ninguem vai poder discutir, ja que a musica é minha.
    vale qualquer coisa desde que fique bom.

    jberbetz
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Quando fala "outside" é fora da tonalidade certo? Eu quando falo "escala" penso nas notas da escala...não interessando onde "no braço" estão sendo tocadas...no post acima, eu quis dizer "fora da tonalidade" quando disse "fora da escala";

    Tem também aquele esquema modal, onde a música não tem uma tonalidade apenas; a cada acorde da base você está em uma tonalidade diferente, por exemplo; dá pra criar sonoridades bem legais -- mas aí não implica em outside, você toca sempre "inside", mas muda de tonalidade/escala a cada acorde. =)

    Doggy
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Carregando
    porque pra mim soava bem. e ninguem vai poder discutir, ja que a musica é minha.

    E isso é o mais importante!

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Vc tem 11 anos e gosta de rock, provavelmente a escala pentatonica e os modos vão resolver 99% das suas necessidades em termos de improviso.
    Li algumas coisas que eu discordo tipo: "basicamente o som q vc ta tocando tem uma origem de tonalidade logo se vc conhecer os intervalos..."
    Eu lancei um cd em 2009 chamado Kairos, todas as musicas do meu cd não tem tonalidade estabelecida. Portanto, existem muitos mundos dentro da musica, se vc toca rock classico qualquer coisas que sair dentro das 7 notas da escala provavelmente vai te incomodar mas se vc tem a cabeça aberta para outras sonoridades como o free jazz, fusion, atonalismo e etc...vc vai perceber que o conceito harmonico e improvisacional é muito mais amplo e que em muitas vezes não existe uma tonalidade estabelecida e a intenção é exatamente essa.
    Convido a todos que tem interesse nesse tipo de sonoridade sem tonalidade estabelecida a ouvirem as musicas que estão disponiveis no player do meu site.
    abs e paz.

    Paulo Heineken
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    hehe, nada na musica é certo e errado

    a escala é apenas um caminho mais facil

    Carregando
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    mateusstarling


    esse assunto ja esta a um nivel superior aos meus conhecimentos hehe.

    nas tuas video aulas tu fala sobre esse assunto também?
    ainda não estudei muita coisa sobre esse tpo de musica atonal. mas conserteza vou estudar.
    abraço.!

    beu
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Na na, solo é sentimento, e não um serie de regras


    na na, solo é uma impressão sensitiva, auditiva pra ser mais específico. o sentimento pode ser uma ferramenta

    já cansei de ver soladores fazendo cara de sentimento como se estivessem espremendo uma espinha encravada, e o som ó...

    mateusstarling
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Carregando Na verdade o tocar fora e dentro da tonalidade tem coisas muito mais em comum do que se parece, tudo depende da forma como você manipula o seu improviso.
    Nas minhas video aulas eu tamb abordo esse assunto de atonalidade como por exemplo na video aula de triades (sobreposição de triades atonais) e na video aula de dicas para tocar outside onde eu falo do conceito do dodecafonismo do Arnold Shoenberg aplicado no improviso.
    abs e paz.

    Insomniac_
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    O barato da música é experimentar! Tente, misture, crie sons. Fuja dos padrões, por isso que é uma coisa tão apaixonante.

    Rednef2
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Nao nao, existe muitos guitarristas que tocam solo fora da escala. Principalmente os Jazzistas.

    d1rc3u
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Se teoria não servisse para nada não existiria.

    Quando alguém fala: É só ir de ouvido e pronto. Em grande partes das vezes não sai da escala acidentalmente 'por ouvido". Já que as notas tidas como "corretas" soariam agradáveis. E pra tocar fora da escala e tonalidade tem que ter mais conhecimento ainda do que tocar "dentro das regras".

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Todo solo que é criado obrigatoriamente tem que estar na escala ?