Dúvidas com blues.

    Autor Mensagem
    Caike_bend
    Veterano
    # mar/11


    Fala, galera. Eu comecei a estudar blues, por uma apostila do Celsinho Gomes e, dentro dos meus estudos, surgiram algumas dúvidas. Help! :D

    Seguinte, está escrito assim na apostila: ''Em um blues, por exemplo, no tom de A maior. É característico o uso da pentatônica de Lá menor (quando aplicada desta maneira esta passa a se chamar 'penta blues')..''

    Primeira dúvida veio daí. Nese blues em A, eu poderia usar a penta menor E a penta relativa?

    Creio que não! Mas como não?!

    Eu coloquei uma BT em G pra rolar. Solei em cima da penta menor. Ficou bom. Logo depois, solei em cima da relativa (Em), ficou bom. Mas, quando decidi mistura-las, ficou HORRIVEL! Por que?!

    Segunda dúvida:

    Estudando as 'Blue note'. Na apostila tem assim: ''...Estas blue notes são, normalmente, a terça maior, a sétima menor baixas (levemente desafinadas) e a quarta aumentada como cromatismo entre a quarta justa e a quinta justa.''

    Certo, dessas, eu só conhecia a tradicional 4a aumentada. Não consegui encontrar, encaixar, essas outras duas: Terça maior e sétima menor. Em um trecho da apostila, ele indica pra, na 3a maior e na sétima menor abaixada, dá um bend de meio tom para que soe blue note. Não consegui. Não achei as notas.. se achei, ficou feio. Essas notas são baseadas já na penta menor (com a exclusão do II e VI grau) ou ainda na natural com todas?

    Outra coisa que não entendi foi esses negócio de: Slow change, fast change, slow change com e sem turnaround e fast change com e sem turnaround.

    Enfim, são muitas dúvidas. Agradeço quem leu tudo e tá disposto a ajudar.

    Valeu!

    FlOaD
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Eu coloquei uma BT em G pra rolar. Solei em cima da penta menor. Ficou bom. Logo depois, solei em cima da relativa (Em), ficou bom. Mas, quando decidi mistura-las, ficou HORRIVEL! Por que?!

    Por que você acha que ficou horrivel, não quer dizer que seja.

    Geralmente quando misturamos esses tipos de escalas mudamos o convencional, e o som acaba ficando "estranho". Toque um pouco assim e você nao vai achar tão "Horrivel".

    No jazz, há bastante essa mistura de escalas, se você ouvir bastante este estilo vai notar as "paradas".

    o//

    paulinho pc
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: paulinho pc
    · votar


    Caike_bend


    quando vc usa a relativa,e nesse caso vc usou a penta de Em,o som fica mais "casado" apenas em G,quando vc cair em C ou D,ele fica estranho. Experimente usar em G a penta de Em,e quando cair em C e D,use a penta de Gm.


    Edit - abuse dos bends em todas as pentas.

    SteveRayMorse
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Caike_bend

    Com relação questão do Em...é uma questão de acentuação. Por exemplo, as notas tocadas na penta de Em são as mesmas de G, logo a qeustão seria a maneira de você encaixar essas notas. Como o paulinho pc disse, é uma questão de onde você repousa ou/e acentua a nota em determinado momento.

    Cara, o melhor caminho pro Blues, na minha opinião, é tirar uns licks manjados e ouvir muito, assim você associa a teoria mais facilmente e aumenta o seu "vocabulário".

    Pepe Le P
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Pepe Le P
    · votar


    Primeira dúvida veio daí. Nese blues em A, eu poderia usar a penta menor E a penta relativa?
    Pra usar a penta de Em sobre uma base em A você teria que tomar certos cuidados para soar "dentro". A relativa menor de A maior é F#m.

    Eu coloquei uma BT em G pra rolar. Solei em cima da penta menor. Ficou bom. Logo depois, solei em cima da relativa (Em), ficou bom. Mas, quando decidi mistura-las, ficou HORRIVEL! Por que?!
    Cada escala tem uma sonoridade distinta, e é preciso uma certa prática para fazer as transições entre escalas soarem "macias" durante uma harmonia. Fique atento aos acordes que estão rolando ao fundo (como cada escala soa sobre cada um deles) e as notas em comum em cada escala. Vá treinando possibilidades de transição sobre as diferentes partes da harmonia.

    Estudando as 'Blue note'. Na apostila tem assim: ''...Estas blue notes são, normalmente, a terça maior, a sétima menor baixas (levemente desafinadas) e a quarta aumentada como cromatismo entre a quarta justa e a quinta justa.''
    Algumas frases com estas características soam bem "bluesy". Tente por exemplo um lick do tipo 3h4 (corda G) seguido de 3h5 (corda Si) e 3, 6 (corda Mi); h=hammer on) ou tente simplesmente 3-5 (G) + 3-5 (B) com um bend rápido de meio tom na na nota mi antes de seguir a frase. O lance novamente é você testar em que momentos da harmonia você consegue encaixar este tipo de sonoridade.

    Outra coisa que não entendi foi esses negócio de: Slow change, fast change, slow change com e sem turnaround e fast change com e sem turnaround.
    Achoq ue vale a pena você explicar melhor qual a sua dúvida aqui. "turnarounds" são frases bastante utilizadas no blues, por exemplo, para voltar para o início da progressão I-IV-V, podem ter passagens cromáticas, entre outras.

    Fica uma dica: da uma procurada nos vídeos que o pessoal postou para o concorso do Bomber Man de Blues. Lá você vai ver vários exemplos de turnarounds, utilização de diferentes escalas e licks característicos utilizando blue note. No mais é escutar, tirar e analisar licks e frases de blues que te soem legal, pra entender o que esta rolando.

    Como não manjo muito de blues me limito vale a pena esperar alguém com mais experiência te dar umas dicas, mas espero que tenha te ajudado!

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    Boa tarde!!!

    Caike_bend
    Seguinte, está escrito assim na apostila: ''Em um blues, por exemplo, no tom de A maior. É característico o uso da pentatônica de Lá menor (quando aplicada desta maneira esta passa a se chamar 'penta blues')..''
    Tem alguma coisa errada aí.
    O fato de tocar uma Escala Menor em cima de um Acorde Maior não deixa a escala Penta Blues, pois esta só passa a receber este nome quando uma Pentatônica é acrescida da Blue-Note.
    Vc pode encontrar muita coisa legal usando a Busca.

    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário.

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas com blues.