Heavy Relic ou detonação mesmo - Strato GBSpro

Autor Mensagem
edalko
Veterano
# mar/11


Então galera...

Faz tempo que eu estava com o projeto de comprar uma guita bem baratinha para colocar em pratica algumas ideias sobre relic.

Na verdade, o intuito principal era ter uma guita barata que eu pudesse usar sem me preocupar com um mínimo cuidado sequer com seu manuseio.

Daí que a vítima escolhida foia strato da GBSpro.
Isso porque, além de muito barata, tem uma construção honesta. É feita de madeira (basswood o corpo e maple o braço) e após verificar alguns exemplares, consegui um braço de maple com birds eyes.

Guitarra Strato GBSpro branca

Frente

atrás

headstock original

Comecei então o processo de desmontá-la por inteiro. Levou cerca de 5 minutos.

Desmontada

A partir de entao, comecei o trabalho de relic. Na verdade o trabalho foi de fod** o corpo o máximo possível.

Comecei colocando o corpo da guita dentro de uma sacola de papel, e lá joguei pregos, parafusos, pedras, chaves, e fui chacoalhando. O resultado foi mínimo.
Passei então a subir em cima do saco de papel, pisoteando o corpo. Surgiram alguns amassados e fissuras. Mas a tinta é muito grossa.

Passei então ao metodo tosco que eu vi na internet, mas com resultados excelentes: chuitar o corpo no asfalto. Aqui em casa é paralelepípedo no chão, Então, além de chutar o corpo, passei a esfregá-lo no chao com vigor, ajustando os desgastes de acordo com o que eu queria. Resultado:

Desgaste do corpo - frente

Desgaste do corpo - verso

Verso 1

Interessante foi que, para dar um ar de sujeira, passei a chutar o corpo com minha bota, fazendo riscos pretos.

No braço, primeiramente dei uma lixada leve e passei palha-de-aço, tipo Bombril. Depois raspei um pouco de grafite num guardanapo e fui passando aonde que queria escurecer. O resultado ficou legal. Depois passei cera incolor e dei uma lustrada, para nao ficar saindo grafite na mão.

Braço

Braço 2

Não satisfeito, passei a adotar um pano com betume bem diluído para fazer manchas amareladas pelo corpo. Nas partes aonde a madeira ficou visível n o corpo, acentuei o emprego do betume e logo em seguida passei uma lixa fina, dando um agradável aspecto de madeira suja pelo suor, na cor meio acinzentada.
Os sulcos da guitarra foram acentuados com o betume.

Aproveitei para fazer uns talhos no headstock usando um estilete, chave de fenda e uma faca. Após passei o betume. Usei também o ferro de solda para fazer uns pontes queimados, como se provenientes de cigarro.

Headstock

No escudo, knobs e capas de captador, passei palha de aço e depois betume bem diluído. Passando e retirando o excesso com pano. O resultado ficou legal.
ps: nao consegui qualquer resultado colocando as peças no café forte. Talvez seja a falta de porosidade maior do plastico.

As tarrachas, ponte e demais peças cromadas ainda não tiveram o devido desgaste. To pensando em comprar ácido, ou tentar envelhecer mesmo com betume.
Mas isso vou deixar para depois.

O resultado para mim foi bem satisfatório. Achei que ficou super detonada hahaha.

Para finalizar, coloquei dois captadores Kent Armstrong Cool Rails para dar uma pequena esquentada no som, eles tem 8k, e acabar com o hum de 60 ciclos dos singles. E por causa disso, deixei de fazer a blindagem interna do corpo.

Resultado - corpo frente

Resultado - corpo frente 1

Resultado - corpo frente 2

Resultado - corpo verso

Resultado - corpo verso 1

Resultado - headstock

Resultado - braço verso

Resultado - verso - lampada fluorescente

Resultado - frente - lamp. fluorescente

Resultado - inteira - lamp fluorescente

JuninhoCac
Veterano
# mar/11
· votar


Gostei do resultado do braço e principalmente do escudo.
O corpo eu não gostei muito, ficou parecendo sujeira nova.
Acho que a boa e velha lixa ajudaria, e depois alguma coisa (betume, talvez) para manchar a madeira.

Boa iniciativa! Penso em fazer isso numa guitarra que tenho aqui; vou usar algumas de suas ideias!

Abraço...

edalko
Veterano
# mar/11
· votar


JuninhoCac

Pois é, no corpo os relic que vi, na sua maioria ficam muito artificiais com lixa e estilete. Acho que só os da Fender mesmo, de fabrica, conseguem manter o ar de descascado pelo uso.

Queria uma coisa detonada mesmo. E a primeira ideia era mesmo o "chute no asfalto" hahaha. Talvez o resultado tenha ficado extrmo, mas era essa a finalidade. Nao queria uma cara de guitarra descascada pelo uso, mas sim, pelo MAU uso. Valeu

ogner
Veterano
# mar/11
· votar


Zuou legal!!! hehehe!!

Mas o "brilho" verniz dela?? Sumiu?! pq uma guitarra toda ralada mas brilhando é fogo!!!

Não gosto muito desse tipo de relic, gosto do que é de verdade ou simula o desgaste, principalmente nas areas de contato com o guitarrista e alguma raladas a mais, hehe!!

Mas pelas fotos pelo menos não ficou, aqueles relics fakes horriveis..


E tb achei nada a ver esse single ae no meio, coloca ou rails agora né..e coloca um push pull pra esplitar o braço + meio quando quiser!!

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/11
· votar


edalko
Seu monstro! :P

Cara deu dó da guitarra, zuou ela toda! Tu detonou a coitadinha!
Acho digno a parada de fazer uma guitarra meio vintage, com uns amarelados e uns "sinais de uso", mas não o que você fez!

Chutar a coitada no asfalto é apelação mano!

Eu particularmente não gostei, a guitarra tá muito detonada e pouco relic.

Nao queria uma cara de guitarra descascada pelo uso, mas sim, pelo MAU uso.
Então o seu objetivo foi concluído!


Abraços. E posta uns sons com ela aí.

Matheus Vengeance
Veterano
# mar/11
· votar


na boa ficou pareçendo um pano de chão :x

Bonnerfl
Veterano
# mar/11
· votar


ficou muito foda , mas esses rails com "novos" quebraram um pouco o visual, se vc deixasse eles no mesmo estado do single do meio ia ficar mais foda ainda!

Matheus Vengeance
Veterano
# mar/11
· votar


porem eu curti

Bigtransa
Veterano
# mar/11
· votar


edalko
ficou legal a porquera..... mas dá pra ver o brilho do verniz em alguns pontos como no rebaixo do corpo e no cutaway (como o ogner falou isso dxa o relic meio fake)..... tenta tirar essa camada do verniz com um bombril..... esfrega até chegar na tinta (o bombril vai começar a ficar branco)....

Bigtransa
Veterano
# mar/11
· votar


Fiquei imaginando alguém tentando seguir esse "tutorial".....

MMJr
Veterano
# mar/11
· votar


Chutar a coitada no asfalto é apelação mano!

Que nada....







edalko

Ficou Punk...


Passe um bom bril nela inteira agora....para tirar o brilho como ja sugeriram...

Valeu...

buddy guy
Veterano
# mar/11 · Editado por: buddy guy
· votar


edalko

Então galera...

Faz tempo que eu estava com o projeto de comprar uma guita bem baratinha para colocar em pratica algumas ideias sobre relic.


"Até tú,Brutus"? Hehehehe......bacana,bom tópico.Parabéns aí pela guita.Depois queremos ver videos...ok?Grande abraço !!

janick
Veterano
# mar/11
· votar


Achei foda pra caramba =)
Eu falei que eu to pensando em catar uma GBS dessas?
Só to na dúvida se pego uma telequinha ou a strat.

Dai meto umas boas ferragens e caps, e problema resolvido!

edalko
Veterano
# mar/11 · Editado por: edalko
· votar


ogner

Pois é... eu passei o bombril antes no corpo, mas nao sei se nao foi o suficiente, porque após esfregar tanta porcaria nela, acho que deu o polimento de novo.
Vamos detonar ainda mais então hahaha

Viciado em Guarana
Dó nada...
Se fosse uma Fender legitima daí sim, mas guita de 220 conto???

As fotos, por terem sido bbtidas com a iluminação artificial, deram uma tonalidade diferente do natural, pois os rails tbém tem um tom levemente amarelado.
Particularmente, como os rails são mais modernos, prefiro que fiquem menos amarelados.

Matheus Vengeance
Então consegui meu objetivo!!! hahaha

Bigtransa
Nao reparei isso, vamos detonar ainda mais então haha

MMJr
Então, chutar guita no asfalto: quem nunca desejou isso???
uhauhauhahua

janick
Opa, entçao, as guitas dos caras sçao legais.
A strato vale muito a pena, assim como as telecas.
Outra que fiquei abismado é a Wolfgang. Muito bonita e bem acabada.
A pior ali é a do Petrucci, que aliás nao tem nada a ver com a dele.

O esquema é ficar ligado que daqui a pouco vão chegar violões, amps e pedais.

MMI
Veterano
# mar/11
· votar


edalko

Seu animal! Fiquei imaginando a cena de você pulando em cima da guitarra, chutando, atirando longe a coitada da guitarra e as pessoas de sua rua olhando seu dia de fúria, querendo chamar um hospital psiquiátrico... Amigo, vai tomar uma cerveja ou toma logo um Lexotan... huahuahuahua

Parabéns, o resultado final ficou legal.

Abraço!

Emogotic
Veterano
# mar/11
· votar


Certa vez, num desenho animado, acho que foi o Du, Dudu e Edu que comentaram: "A moda acontece quando uma coisa insignificante se torna popular".

Bruno Floyd
Veterano
# mar/11
· votar


putz coragem hein?

não me leve a mal, mas isso não é relic não, apenas uma guitarra estourada, não curti

janick
Veterano
# mar/11
· votar


edalko
Hahahaha eu dei uma namorada nessa wolfgang, e confesso que se tivesse na minha fase mais EVH, consideraria uma dessas hein! hehehe Se bem que com a grana da venda da minha fender eu consigo comprar e tunar uma GBS dessas, comprar a "wolfie" e ainda guardar um troco! Segura GAS :P

Carregando
Veterano
# mar/11
· votar


ficou parecida com aquelas AXL relic que tem no ml..

bem legal, mas não tenho a mesma coragem huehaueh.

edalko
Veterano
# mar/11
· votar


MMI
huauhahuauhahua
Foi divertido... encheu de meninada do condomínio perguntando o que eu tava fazendo.
Depois de pronta, veio outros e eu disse: o que acharam da minha guita nova??? Essa guitarra é velha... disseram. E foi difícil faze-los acreditar que eu tinha comprado nova dois dias antes.

Emogotic
eu nao vejo problema em detonar a pintura de uma guita extremamente barata.
E no amis, gostei do visu e, por incrível que pareça, está com uma sonoridade legal.
Meu filho vai adorar... aliás, já adorou.
Cansei de ficvcar rezando para que ele nao derrube a Tom Anderson no chão enquanto fica "dedilhando" as cordas.

Mas volto a frisar: não pensei em fazer relic bonitinho, com desgastes naturais. A ideia foi detonar o corpo mesmo, deixando riscado e descascado...
Nao to na modinha não haha

E outra: tanto foi minha ideia de detonar mesmo, que nao coloquei decalque fender, ou tentei de alguma forma fazer ela se passar por outra guita.

É uma guitarra barata, e agora com um acabamento diferenciado huahuauhauha

Bruno Floyd
mas isso não é relic não, apenas uma guitarra estourada

Ae!!! Vc entendeu o espírito da coisa...
Meu objetivo deu certo!!!

janick
Mesmo em fase não de Eddie, eu compraria.
Só nao sei o top se é flamed mesmo ou é o photo flamed.
Mas gostei do braço, da ponte e do acabamento em geral.

Mas to esperando chegarem os violões, que vem com tampo maciço. Se a sonoridade for boa, vou comprar um.
O negocio é ir lá e tester uns monte até achar o ideal.

Carregando

Olha... sai mais barato que um psicologo. Zero stress depois... ahhaha

edalko
Veterano
# mar/11
· votar


MMI
Amigo, vai tomar uma cerveja ou toma logo um Lexotan

huahuahua Tomei várias durante o processo... uhahuahua
Ué, nao tem gente que enche a guita de adesivos??? Eu enchi de porrada e riscos huahuahu

bubinga
Veterano
# mar/11
· votar


Agora já pode jogá-la no lixo.

MMI
Veterano
# mar/11
· votar


edalko

Eu enchi de porrada e riscos huahuahu

Você está com problemas? Mike Tyson entrou numa de treinar boxe e virou campeão. Cara, deve ter sido super divertido.

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/11
· votar


edalko
está com uma sonoridade legal.

Então posta uns sons pra gente! Mas que coisa! Quer me matar de curiosidade, é?

xD

GUGALOO
Veterano
# mar/11
· votar


edalko
Cara, o braço e escudo até ficaram legais, mas o corpo eu não curti não, se vc tentasse só tirar o brilho e deixar aqueles descascados nas bordas, creio que ficaria mais legal. Aqueles riscos no corpo ficou meio nada a ver. Mas se sua intenção era "zoar" a guitarra inteira, vc conseguiu rsrs

edalko
Veterano
# mar/11
· votar


GUGALOO

Sabe que dei uma lixada geral no corpo, e a "sujeira" saiu, eu tinha passado um betume leve nela, mas como havia falado, ficou com ar de sujeira.

Agora ficou mais legal... dei uma lixada no metal do jack e na ponte.

acho que ficou melhor... já posto fotos.

MMI
Veterano
# mar/11
· votar


edalko

Cara, você é mestre nos rolos... Quero ver agora você meter essa guitarra num rolo para pegar outra. Se o fizer, você vai merecer um troféu. hahahaha

André Perucci
Veterano
# mar/11
· votar


mano, sinto muito, mas ficou horrivel isso. já não sou adepto de relics "manuais", mas entendo. agora isso passou longe de uma relic, parece que tu jogou ela no esgoto, deixou por um mês e tirou. eu não tocaria nisso em publico nem se me pagassem

LipeGuitarrero
Veterano
# mar/11
· votar


Eu particularmente não gostei, a guitarra tá muito detonada e pouco relic.

Nao queria uma cara de guitarra descascada pelo uso, mas sim, pelo MAU uso.
Então o seu objetivo foi concluído!


mas isso não é relic não, apenas uma guitarra estourada

Ae!!! Vc entendeu o espírito da coisa...
Meu objetivo deu certo!!!


Agora já pode jogá-la no lixo.

Não gostei mesmo, ficou destruida.
Ja que esse era seu objetivo final esta bom.

Iommi Young
Veterano
# mar/11
· votar


Fico foda pra carai cara!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Heavy Relic ou detonação mesmo - Strato GBSpro