Escala Pentatônica Dúvidas!

    Autor Mensagem
    Tomasini
    Veterano
    # mar/11


    Eae galera, sei que tem varios tópicos sobre isso porem não encontrei minha dúvida em nehum deles e peço a ajuda de vcs,la vai:

    A escala penta de C seria C D E G A

    Então passando para o braço da guitarra a escala seria Começar com a nota C ou Am, já que são relativas certo ( 6ª corda 8ª casa) e nas seguintes cordas eu só faria as notas da escala penta de C no caso C D E G A.

    Peço que me digam oque está errado nisso que acabei de escrever ou se está correto.



    Por ultimo peço que olhem esses shapes e me digam se estão corretos segue o link:
    http://2.bp.blogspot.com/_4NKdIppnIFQ/SvOMirmqLFI/AAAAAAAAAG8/YIaZUJXh NwY/s1600-h/penta+maior.JPG

    Pois no primeiro shape a nota de vermelho é C porem a segunda nota da corda 6 é D# e ela não está na escala C.

    Vlw aew Fiquem com Deus.

    Frankie
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Nestante aparece um dizendo:

    Use a busca!

    jonas.hetfield
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Tomasini
    Cara onde vc esta vendo d#?

    jonas.hetfield
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Tomasini
    Alias, você pode "iniciar um shape" partindo de qualquer nota da penta, assim como na imagem de exemplo..
    Note que cada desenho parte de um grau da penta de C.

    rcorts
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Cara, o primeiro shape da imagem que você postou mostra a penta de Am. A nota em vermelho é que está na 8ª casa. A nota em azul está na 5ª casa. Você leu o desenho errado.

    Obs.: a nota relativa de C é A e não Am. Am é o acorde menor relativo do acorde de Dó maior (C).

    O shape 2 é sim o desenho da penta de Dó maior, entendeu? Os outros shapes iniciam-se nas demais notas da penta de Dó maior, que são D, E e G.

    Eu sei que você não perguntou, mas uma variação da Pentatônica é a penta blues , que na verdade não é uma escala pentatônica, pois tem a blue note, então são 6 notas. A blue note é usada como nota de passagem e proporciona belos licks de cromatismo característicos do Blues e Classic Rock. Outras notas adjacentes podem ser utilizadas ainda para tornar a escala pentatônica mais dinâmica.

    A Penta Blues de Dó maior tem as seguintes notas: C/ D/ D#/ E/ G/ A;

    Uma das técnicas utilizadas para dar maior fluências nas escalas pentatônicas é o hybrid picking (muito característico no Country e no Blues), apesar de quê pode ser tocada também com palhetada alternada (o caso do Zakk Wylde, por exemplo) ou com tapping (Van Halen e muitos outros)

    Se quiser umas dicas de como usar pentatônicas me mande e-mails no rcorts@hotmail.com

    Tomasini
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Aew muito obrigado pela ajuda de vcs, primeiro tópico que faço e esclareceram tds minhas dúvidas. Vlw Deus lhes abençoe.

    Matheus Vengeance
    Veterano
    # mar/11
    · votar



    Nestante aparece um dizendo:

    Use a busca!



    use a busca

    tem um topico definitivo sobre escalas

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    Boa tarde!!!

    Tomasini
    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário.

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Escala Pentatônica Dúvidas!