Dúvidas sobre escala formação de escala

    Autor Mensagem
    Luyrocks
    Membro Novato
    # fev/16


    1 - Galera tenho uma dúvida cruel sobre modos gregos, espero que me ajudem. Então é o seguinte quero saber se posso usar qualquer modo grego para solar em uma base ?tipo a base está no tom C posso usar qualquer modo grego em C Jônio,C Dórico,C Frígio etc para improvisar? assim dando a característica que cada modo tem a base da música.
    2 - O campo harmônico dos modos gregos é o campo harmônico maior?
    se não for qual campo harmônico usar montar já que as notas são as mesmas?
    3 - Porque a escala maior é maior e menor é menor? na forma prática eu sei, colocamos bemolizamos o lll e V grau na escala maior assim dando uma sonoridade mais triste etc. mas em questão lá em Pitágoras? de onde ele tirou esses acidentes da escala maior? de onde ele tirou que a escala maior teria que ser maior e menor teria que ser menor? se é que alguém me entende, acho que alguém que manje um pouco de matemática musical possa me explicar.
    *Se alguma das questões acima já estiver em fóruns por favor me enviar, valeu pessoal.

    ogner
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Luyrocks

    Ahhhhh, os modos gregos....

    Pé de chinelo
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Vou tentar responder, se eu estiver errado alguém me corrige por favor

    1 - Galera tenho uma dúvida cruel sobre modos gregos, espero que me ajudem. Então é o seguinte quero saber se posso usar qualquer modo grego para solar em uma base ?tipo a base está no tom C posso usar qualquer modo grego em C Jônio,C Dórico,C Frígio etc para improvisar? assim dando a característica que cada modo tem a base da música.

    Sim, vai estar no tom, o que vai mudar é a característica e a ênfase de algumas notas e frases.

    2 - O campo harmônico dos modos gregos é o campo harmônico maior?
    se não for qual campo harmônico usar montar já que as notas são as mesmas?

    Jônio, lídio e mixolídio são maiores. Dórico, frígio, eólio e lócrio são menores.
    Modo Eólio, por exemplo, é referente ao 6 grau A, logo é o Am, escala relativa do C.
    Se vc tiver falando de raciocínio pra solar, vc pode alternar entre os modos dentro do mesmo campo harmônico sem problema.

    3 - Porque a escala maior é maior e menor é menor? na forma prática eu sei, colocamos bemolizamos o lll e V grau na escala maior assim dando uma sonoridade mais triste etc. mas em questão lá em Pitágoras? de onde ele tirou esses acidentes da escala maior? de onde ele tirou que a escala maior teria que ser maior e menor teria que ser menor? se é que alguém me entende, acho que alguém que manje um pouco de matemática musical possa me explicar.

    Existem diversos outros padrões de escala, além da maior e menor, essa duas são, digamos assim, as mais convencionais por aqui. Pra cada ordenamento de notas existente, nós criamos nomes pra esses padrões.

    Assim como os modos gregos fazem referência geográfica a Grécia Antiga e como os povos de suas regiões utilizavam as notas pra formar diferentes interpretações da Escala, existem outros padrões como a escala Hispânica (ou flamenca), Persa, Árabe, Blues, Chinesa Etc

    GuitarHome
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    ogner
    Provavelmente vão fechar o tópico do cara por ser um assunto muito debatido há anos já, aliás já fecharam um, é a segunda tentativa desse mesmo user.
    Mas esse fórum já foi mais legal, mais ativo e divertido. Se ele postar a dúvida dele em um tópico de dois mil e bolinhas, provavelmente vai cair e ninguém o responderá. Ele pode encontrar exatamente as dúvidas que tem já nos tópicos, mas sempre restam algumas dúvidas, que dificilmente alguém responderá.

    Sei lá, o fórum já foi mais divertido na época em que se criava um tópico, e caso não desse um "up" em pouquíssimas horas, ele já nem aparecia mais na primeira página. Hoje em dia qualquer tópico aberto é fechado, isso tornou o fórum muito parado. Daqui 1 semana vão ter os mesmos tópicos nas primeira páginas e com poucos posts novos.

    Triste desabafo de um usuário que posta a mais de 10 anos por aqui :(. Rsrsrs

    Abraço

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre escala formação de escala