Autor |
Mensagem |
SingleBucker Veterano |
# fev/11
Olá Pessoal Eu queria saber se há uma diferença muito grande de timbre entre um captador "splitado" e um "defasado"
Quais são as características de cada um ?
Agradeço muito desde já
|
Penta_Blues Moderador |
# fev/11
· votar
Bom dia!!!
SingleBucker Sim, há diferença. Num captador splitado, apenas uma de suas bobinas se mantém ativa, deixando o mesmo com características semelhantes ao Single Coil. Já num captador defasado, ambas as bobinas se mantém funcionando, mas como estão fora de fase uma em relação à outra, certas frequências são canceladas, particularmente as mais graves. O quanto das frequências será cancelado depende de certos fatores, mas o resultado é o tal som mais "quack" das strato. Valeu!!!
|
LipeGuitarrero Veterano |
# fev/11
· votar
Penta_Blues
+1
Depois dessa explicação pode fechar o tópico rsrsrs
|
fabioche Veterano |
# fev/11
· votar
Penta_Blues
perdoe-me pela ignirância... mas como se faz para splitar ou defasar o cap?
|
Lucast Veterano |
# fev/11
· votar
Levar no Luthier =]
Senão, tem que achar os esquemas na net de como ligar os captadores. Provavelmente, já tem certinho explicando como fazer isso.
|
FLO7v Veterano |
# fev/11
· votar
SingleBucker
cara, leia esse meu tópico.. me ajudou ligar os caps da minha guitar! :D
>> Link <<
abçs
|
SingleBucker Veterano |
# fev/11
· votar
Obrigado Penta Blues
eu já sabi as funções deles porém eu queria saber se havia uma diferença muito grande de timbre entre elas
São muito diferente os timbres ?
|
Penta_Blues Moderador |
# mar/11
· votar
Bom dia!!!
fabioche A má notícia é que antes de qualquer coisa, é preciso conferir se o captador permite este tipo de ligação. A boa notícia é que isso se resolve verificando o número de condutores que o cap tem. Para estas ligações, o mesmo deve possuir quatro condutores. Para splitar um captador, vc deve fechar um curto na bobina que deseja cancelar e aterra-la Para defasar, vc precisa inverter a polaridade das bobinas através dos seus condutores. Existem esquemas de ligação muito interessantes espalhados pelo fórum e nos sites dos fabricantes de captadores. Com alguma experiência em ferro de solda e muito capricho vc mesmo pode fazer isso, mas se não tem certeza, um bom luthier resolve rapidinho essa questão.
SingleBucker São muito diferente os timbres ? Isso depende basicamente de alguns fatores: Proximidade das bobinas, tipo de ligação e acuidade auditiva, já que perceber o timbre tem muito a ver com sua capacidade de distinguir a sonoridade dos captadores. Sem querer parecer presunçoso, eu acho que tem uma considerável diferença nos timbres.
Valeu!!!
|
Fernando de almeida Veterano |
# mar/11
· votar
fabioche mas como se faz para splitar ou defasar o cap? SPLITAR - Vc deve pegar os 4 fios do captador (2 fios de cada bobina) e identificar 2 fios de uma das bobinas ... Esses 2 fios vc ligue eles juntos e depois ligue no terra (procure na sua guita ... algumas carcaças de potenciômetros costumam ser aterradas...)
DEFASAR - vc identifique os 2 fios (nos humb. juntam 2 fios, um de cada bobina e os outros dois fios usam para fazer as ligações - nos singles geralmente só são dois fios) e veja onde eles estão ligados ... Vc só pega e inverte isso, onde o 1º está ligado, ligue o 2º e onde está o 2º, ligue o 1º ...
|
SingleBucker Veterano |
# mar/11
· votar
[/b]Penta Blues[b]
Obrigado mesmo pela explicação acho que esclareci minha duvida minha guitar já está no Luthier e eu vou apenas Splitar mesmo
Falow Abçs
|