Captador "Defasado" ou "Splitado"

Autor Mensagem
    SingleBucker
    Veterano
    # fev/11

Olá Pessoal
    Eu queria saber se há uma diferença muito grande de timbre entre um captador "splitado" e um "defasado"

Quais são as características de cada um ?

Agradeço muito desde já

Penta_Blues
    Moderador
    # fev/11
    · votar

Bom dia!!!

SingleBucker
    Sim, há diferença.
    Num captador splitado, apenas uma de suas bobinas se mantém ativa, deixando o mesmo com características semelhantes ao Single Coil.
    Já num captador defasado, ambas as bobinas se mantém funcionando, mas como estão fora de fase uma em relação à outra, certas frequências são canceladas, particularmente as mais graves. O quanto das frequências será cancelado depende de certos fatores, mas o resultado é o tal som mais "quack" das strato.
    Valeu!!!

LipeGuitarrero
    Veterano
    # fev/11
    · votar

Penta_Blues

+1

Depois dessa explicação pode fechar o tópico rsrsrs

fabioche
    Veterano
    # fev/11
    · votar

Penta_Blues

perdoe-me pela ignirância...
    mas como se faz para splitar ou defasar o cap?

Lucast
    Veterano
    # fev/11
    · votar

Levar no Luthier =]

Senão, tem que achar os esquemas na net de como ligar os captadores. Provavelmente, já tem certinho explicando como fazer isso.

FLO7v
    Veterano
    # fev/11
    · votar

SingleBucker

cara, leia esse meu tópico..
    me ajudou ligar os caps da minha guitar! :D

>> Link <<

abçs

SingleBucker
    Veterano
    # fev/11
    · votar

Obrigado Penta Blues

eu já sabi as funções deles
    porém eu queria saber se havia uma diferença muito grande de timbre entre elas

São muito diferente os timbres ?

Penta_Blues
    Moderador
    # mar/11
    · votar

Bom dia!!!

fabioche
    A má notícia é que antes de qualquer coisa, é preciso conferir se o captador permite este tipo de ligação.
    A boa notícia é que isso se resolve verificando o número de condutores que o cap tem. Para estas ligações, o mesmo deve possuir quatro condutores.
    Para splitar um captador, vc deve fechar um curto na bobina que deseja cancelar e aterra-la
    Para defasar, vc precisa inverter a polaridade das bobinas através dos seus condutores.
    Existem esquemas de ligação muito interessantes espalhados pelo fórum e nos sites dos fabricantes de captadores. Com alguma experiência em ferro de solda e muito capricho vc mesmo pode fazer isso, mas se não tem certeza, um bom luthier resolve rapidinho essa questão.

SingleBucker
    São muito diferente os timbres ?
    Isso depende basicamente de alguns fatores:
    Proximidade das bobinas, tipo de ligação e acuidade auditiva, já que perceber o timbre tem muito a ver com sua capacidade de distinguir a sonoridade dos captadores.
    Sem querer parecer presunçoso, eu acho que tem uma considerável diferença nos timbres.

Valeu!!!

Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/11
    · votar

fabioche
    mas como se faz para splitar ou defasar o cap?
    SPLITAR - Vc deve pegar os 4 fios do captador (2 fios de cada bobina) e identificar 2 fios de uma das bobinas ... Esses 2 fios vc ligue eles juntos e depois ligue no terra (procure na sua guita ... algumas carcaças de potenciômetros costumam ser aterradas...)

DEFASAR - vc identifique os 2 fios (nos humb. juntam 2 fios, um de cada bobina e os outros dois fios usam para fazer as ligações - nos singles geralmente só são dois fios) e veja onde eles estão ligados ... Vc só pega e inverte isso, onde o 1º está ligado, ligue o 2º e onde está o 2º, ligue o 1º ...

SingleBucker
    Veterano
    # mar/11
    · votar

[/b]Penta Blues[b]

Obrigado mesmo pela explicação acho que esclareci minha duvida
    minha guitar já está no Luthier e eu vou apenas Splitar mesmo

Falow Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Captador "Defasado" ou "Splitado"