Autor |
Mensagem |
NeoRamza Veterano |
# mar/18
· votar
PrettyExtreme Essa técnica consiste em resfriar e aumentar a temperatura, para a pintura trincar.
Já vi fazerem isso colocando a guitarra no freezer:
Inclusive esse é o video de onde saiu sua primeira imagem.
E já vi fazerem isso com um spray:
Nunca vi esse efeito em PU, não sei se é possível, mas acredito que não.
|
Rafaelcore Veterano |
# mar/18 · Editado por: Rafaelcore
· votar
Boa tarde!
Eu preciso comprar uma ponte nova para minha telecaster, gostaria de comprar uma do modelo vintage com três sanddles, quais vocês me recomendariam?
Tenho aproximadamente cem reais, desde já agradeço.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/18
· votar
Rafaelcore A Compensada, da Wilkinson: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-931176689-ponte-telecaster-vin tage-cromada-wilkinson-saddles-de-bronze-_JM Abç
|
Rafaelcore Veterano |
# mar/18
· votar
Mauricio Luiz Bertola Obrigado, camarada! Abração!
|
_BLACKMORE_ Veterano |
# mar/18
· votar
Pessoal ...
O Fábio Seiji ainda participa deste fórum? Alguém possui o contato dele que possa me passar? Agradeço de antemão.
Abrax!
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/18
· votar
_BLACKMORE_ Infelizmente não tenho mais... Abç
|
Lucka Gianvechio Membro Novato |
# mar/18
· votar
Olá!
Quero investir em uma personalização pra minha strato e queria colocar aquele braço mais fino das Ibanez (não necessariamente com 24 trastes). Alguém pode me dizer se seria possível fazer essa personalização? E qual seria a faixa de preço?
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/18
· votar
Lucka Gianvechio Não, pois as medidas são diferentes. Para isso você terá que mandar confeccionar um novo braço em um luthier. E vai sair caro... Abç
|
gab556 Membro |
# mar/18 · Editado por: gab556
· votar
Olá, estou com algumas (várias) dúvidas sobre troca de cordas, limpeza e cuidados especiais. Enumerei elas pra ficar mais fácil. Tenho uma Schecter Hellraiser C1-FR e recentemente adquiri uma Dean 550 Custom. Ambas têm tarraxas Grover e Floyd Rose 1000.
Sobre a Schecter: tem 4 anos de uso, sempre mandava no Luthier para trocar as cordas. Eu suo um pouco nas mãos e acredito que por conta disso a Floyd deu uma oxidada legal. Os parafusos perto dos captadores também. 1 - No caso dos parafusos acho que seria necessário trocá-los mesmo, onde eu os compro? 2 - No caso da Floyd, tem como passar algum produto para limpá-la? 3 - Eu sempre passo um pano nas cordas depois de tocar, acho que realmente nas outras partes eu não passava. Pano de qual tecido devo usar? Devo passar junto com algum produto ou seco mesmo?
Sobre a Dean: a guitarra está em estado de nova, realmente extremamente conservada, não tem detalhes nenhum, por isso quero mantê-la assim, não quero que aconteça como na Schecter (apesar de que a Floyd da Dean é preta, e da Schecter é prata).
Sobre troca de cordas: ambas as guitarras estão bem reguladas, com ação baixa, sem trastejamento, Floyd não desafina. 4 - Troquei uma vez as cordas da Schecter da seguinte maneira: "travei" a Floyd - coloquei algo por baixo para segurar ela reta, retirei todas as cordas de uma vez e coloquei as novas. Tem algum problema em fazer isso?
Sobre limpeza: 5 - A escala vai ficando suja com o tempo, o que faço para que isso não aconteça? Tem como passar algum produto pra limpar a escala mesmo com a guitarra estando com cordas? 6 - Normalmente passo óleo de peroba com um algodão na escala quando troco as cordas, é suficiente ou devo passar outros produtos também? (da Schecter a escala é Rosewood, da outra é Ebony). Obviamente o óleo de peroba também vai um pouco nos trates, tem algum problema?
7 - Os trastes da minha Shecter sempre começavam a ficar um pouco desgastados quando necessitava trocar as cordas, porém eu mandava no Luthier e ele dava sempre dava uma polida. É complicado fazer esse polimento? Consigo fazer em casa?
8 - Uso as cordas Elixir Nanoweb 09, pois duram mais. Porém, depois de quanto tempo devo trocá-la? Sempre troquei a cada 5-6 meses. Isso poderia estar desgastando demais os trastes da Schecter?
Agradeço desde já e peço desculpas pelo tamanho do texto.
|
asdzinhos7 Membro Novato |
# mar/18 · Editado por: asdzinhos7
· votar
Pessoal, alguém pode me tirar uma dúvida urgente? :/ Tenho uma les paul e estou com aquele problema de ruído quando a mão não está encostando nas cordas, então levei no luthier pra fazer blindagem com tinta condutiva e regular com cordas que levei. Cheguei lá e ele estava regulando a guitarra, mas não fez a blindagem porque a funcionária dele passou informação errada e ele só descobriu nessa hora. Disse pra eu voltar amanhã. Eu perguntei como isso ia ser feito porque ele já tinha trocado as cordas e a funcionária disse que não é preciso tirar as cordas, que ele vai fazer a blindagem da parte elétrica. A minha dúvida é se ele está tentando me passar a perna, pq não é necessário blindar a cavidade dos captadores também? Ou blindar só a parte de trás já resolve o problema?
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/18
· votar
gab556 1 - troque 2 - WD-40 com parcimônia. 3 - Pano de algodão verdadeiro, branco, limpo e seco. 4 - Não. 5 - Não. Quando for trocar as cordas limpe a escala com óleo de peroba. 6 - Suficiente. 7 - Sim. Basta passar bombril, protejendo a escala. 8 - Sempre troquei a cada 5-6 meses Erro. Troque a cada mês para seu caso. asdzinhos7 Blindagem não faz milagre, e tocar guitarra significa colocar as mãos nas cordas. Mesmo com blindagem, se vc tirar a mão das cordas, haverão ruídos. Eu blindaría também a cavidade dos capts. Abçs
|
Daniel_Bx Membro Novato |
# mar/18
· votar
Bom (dia/tarde/noite).
Tenho umas perguntas sobre blindagem. Ela ajuda a diminuir o feedback nos single coils? No caso eu acho que ele está tanto que só o chiado faz o feedback, mas se ajudar no geral também é bom. Ela muda o timbre de alguma forma? Vi que ela tira um pouco de saída da guitarra, o que poderia mudar um pouco o som.
|
NeoRamza Veterano |
# mar/18 · Editado por: NeoRamza
· votar
asdzinhos7 Esse problema que você está relatando acontece porque seu amplificador não está aterrado corretamente. Blindar a guitarra até ameniza, mas é uma gambiarra que você está fazendo na sua guitarra para compensar um problema que está em outro lugar. Se o seu amp for corretamente aterrado isso some. Tenha em mente que guitarras caríssimas como Gibsons Custom Shop e PRSs não vem blindada de fábrica, e o motivo é esse que eu falei.
A minha dúvida é se ele está tentando me passar a perna, pq não é necessário blindar a cavidade dos captadores também? Ou blindar só a parte de trás já resolve o problema?
Dá sim pra blindar sem colocar outras cordas. Já troquei captadores assim, sem tirar as cordas. Basta afrouxar as cordas e tirar o stop-tail com as cordas junto.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/18
· votar
Daniel_Bx Ela ajuda a diminuir o feedback nos single coils? Bem pouco, mormente se os capts em questão forem fuleiros... Ela muda o timbre de alguma forma? Vi que ela tira um pouco de saída da guitarra, o que poderia mudar um pouco o som. Não. Abç
|
Slash03 Membro Novato |
# mar/18
· votar
Pessoal, alguém pode tirar uma dúvida minha? Tenho uma guitarra Stratocaster há um ano e raramente utilizo a alavanca. Entretanto, sempre que vou usá-la ela acaba desafinando todas as cordas da guitarra. Tenho um amigo que tem a mesma guitarra há 5 anos com as mesmas condições e não passa por esse problema. O que pode estar causando isso?
|
Felipe Stathopoulos Membro Novato |
# mar/18
· votar
Slash03
Cara, guitarras stratocaster com ponte tradicional normalmente desafinam mesmo, quando se usa alavanca. Por isso que muita gente prefere "travar" a ponte. De qualquer maneira, é algo que você meio que tem que se acostumar.
Agora, muita coisa pode ser feita para você minorar esse problema, desde coisas simples como passar grafite no nut e mudar de marca/calibre de corda, até trocar tarraxas (colocar tarraxas com trava), trocar a ponte, colocar um nut com travas (como de microafinação), etc.
Como leigo, eu aconselharia você a levar sua guita para um bom luthier fazer uma avaliação dela e ver o que dá pra fazer.
Abç
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/18 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar
Slash03 Varios procedimentos devem ser feitos para que a ponte de sua Strato funcione à contento, embora estabilidade de 100% não exista... 1) usar sempre cordas novas e de qualidade e coloca-las corretamente e fazer os procedimentos de estabilização da afinação. 2) certificar-se de que a base de sua ponte é pesada (o que garante maior estabilidade). 3) usar sempre 5 molas novas e de qualidade (sim, elas perdem a "elasticidade" com o tempo), regulando-as corretamente. 4) lubrificar a pestana com grafite em pó e os "abaixa-cordas" com vaselina sólida (não use esse produto se estiver usando coirdas Elixir ou similares). 5) pontes tradicionais de Strato (mesmo as originais Fender) não são para alavancadas radicais ou muito bruscas. Evite isso. Mesmo assim haverão desafinações. Basta vc observar vídeos antigos do Jimi Hendrix, do Blackmore, do Uli John Roth e do Robin Trower que vc verá que eles muitas vezes tem que afinar suas Stratos depois das músicas... Abç
|
EddieVanHalen Veterano |
# mar/18
· votar
[Grande Bertola]
Não sei se recorda de mim, mas desde já agradeço por todas as dúvidas sanadas anos anteriores.
A dúvida é a seguinte, estou com uma Jazz Bass Eagle (nunca modificado) e quero refazer a parte elétrica e aproveitar pra mudar os captadores.
1) Já ouviu falar deste kit Kit Elétrico Jazz Bass? O que acha?
2) Poderia me sugerir algum outro kit?
3) Vale a pena trocar apenas 1 captador do baixo? Usando ele com um original simples?
Saudações
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/18
· votar
EddieVanHalen Kit muito caro... Pegue esse: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-937444916-kit-circuito-jazz-ba ss-control-plate-circuito-b1-_JM Não entendí a 3ª questão. Se vc quer trocar apenas um capt do seu (bom) Eagle jazz Bass, troque o da ponte. Recomendo esse: https://www.captadores.com.br/loja/produto-34302-1661-j_hot_4_cordas
Abç
|
EddieVanHalen Veterano |
# mar/18
· votar
Bertola
1) Meu caro mais uma vez obrigado, vou dar uma olhada nesse kit, apesar que não vi nenhuma descrição no anuncio sobre, tu já testou ele?
2) Outra dúvida qual é a regra em relação a linear e logarítmico para os potenciômetros do jazz bass?
3) É recomendado blindar também com aquela fita de cobre?
Valeu
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/18
· votar
EddieVanHalen Cara, pots não passam de resistores variáveis... Se estiverem dentro da faixa de corte de resistência certa, vai funcionar bem. Geralmente dizem ser lineares para os volumes e logarítmicos para as tonalidades. Blindagem é com vc. Não é algo imperativo. Abç
|
juniorlp Veterano |
# mar/18
· votar
Mauricio Luiz Bertola Nao sei se vc meche com amps tbm mas ae vai Ontem comprei um Peavey bandit 112 transtube usado durante 1 ano e meio mas ele parece novo ,zerado , mas ele ta com um problema de msm eu tocando no canal clean quanto no drive o som fica as vezes aumentando e abaixando,acontecendo muito mais isso no canal de drive, so toco em casa uso no volume entre 0 e 1 pq ele é bem alto , O q pode ser ? Sera q vai ficar assim e vai indo ate parar o som de vez?ou é coisa facil de resolver?Abç
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/18
· votar
juniorlp Não mexo com amps cara. Procure um profissional dessa área. Abç
|
Cisdelli Veterano |
# mar/18
· votar
E ae tudo bem? caro Mauricio Luiz Bertola aproveitando o gancho do gab556 eu agradeceria se me desse uma ajuda, não aguento mais trocar cordas da guitarra de mês em mês, acredito que deveriam durar no minimo de 2 meses a 2 meses e meio, sempre limpo as cordas depois de tocar e até "embalo elas na flanela" pra n ter contato com a umidade. mas não tem jeito.. a ferrugem toma conta! Existe algum produto que de uma amenizada nesse problema? aqueles limpa cordas? algum "WD 40 da vida" ou não existe nada.. esta difícil a todo mês trocar cordas das 2 guitarras e violão $$$. Desculpe se ja foi respondido anteriormente, porém numa breve busca não encontrei nada muito atual e conclusivo.
Um Abraço.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/18
· votar
Cisdelli Existe algum produto que de uma amenizada nesse problema? Fastfret. Mas muito pouco... não aguento mais trocar cordas da guitarra de mês em mês Pois se dê por satisfeito, pois o ideal é até menos, dependendo da pessoa... Abç
|
EddieVanHalen Veterano |
# mar/18
· votar
Cisdelli
Vou dar meu depoimento pessoal pela minha experiência com cordas.
Tenho um grave problema com sudorese nas mãos, sempre suei muito o que acabava com as minhas cordas. Para poder diminuir meus gastos e troca troca de cordas tomei algumas medidas drásticas que posso listar abaixo.
1)Comecei a comprar encordoamento da Elixir pelo stringsbymail.com que tem durado bastante 2)Não uso flanela, pois após limpar as cordas a sujeira fica retida nela (flanela), e na próxima vez que vc for limpar vc vai passar a sujeira acumulada da última vez que limpou, ao invés disso comprei aquele pano de cozinha azul, corto ele em pedaços e fico trocando a cada 2-3 tocadas. 3)Lavo as mãos com detergente sempre antes de tocar pra elas ficarem seca e eliminar qualquer sujeira 4)Após tocar limpo corpo da guitarra/baixo e corda por corda individualmente e religiosamente 5)Eventualmente a cada 1 mês, aplico levemente WD40 nesse pano azul e esfrego nas partes metálicas e corda da guitarra.
Bem, após esses novos hábitos tenho que admitir que minhas cordas passaram de 2,3 semanas para 4,5 meses fácil fácil, claro que infelizmente se perde brilho com o tempo, mas como toco mais em casa e em ensaios não tenho muito problema com isso.
Boa sorte
|
Bruno Garcia Veterano |
# mar/18
· votar
Pessoal boa tarde... eu estou precisando de uma ajuda, minha guitarra antiga, possui apenas... 2 captadores single e não tem chave, porém eu não sei como fazer as ligações, e eu tirei tudo para pintar e não sei se tinham soldado certo, não possui nenhum capacitor... então eu precisava se alguém me ajudasse a como fazer a ligação elétrica...
seria assim:
2 captadores single (ponte e braço), 2 potenciometros e 1 jack...
só isso e não tem chave, nem lugar para colocar uma... Obrigado!
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/18
· votar
Bruno Garcia Que guitarra é essa? Abç
|
yagobraga Membro Novato |
# mar/18 · Editado por: yagobraga
· votar
Boa tarde galera, alguém saberia me informar de alguma ponte trêmulo de qualidade que venha a caber em uma SX Sst 57/62?
Ela tem aquele padrão de 53mm na medida dos parafusos e também das cordas nos carrinhos. O padrão dos trêmulos Wilkinson / Gotoh gira em torno de 56~56,3.
Eu só achei trêmulos da fender, mas isso está custando em torno de 800 reais no mercado livre, já quase paga o preço da guitarra que foi uns R$900,00.
A intenção da troca é não somente um material mais resistente e melhor, mais também a espessura e consequentemente a qualidade do bloco do trêmulo.
A tristeza é que não achei nenhuma ponte de qualidade que venha a se encaixar nas medidas dela.
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# mar/18
· votar
yagobraga Tem que procurar que acha. Outrossim vc pode trocar apenas o bloco e as molas. Abç
|