【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/17
· votar


38721055
Use os mesmos fios que tem na parte elétrica de sua guitarra.
Abç

João Pedro Strabelli
Veterano
# jan/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

fconde77

Valeu pelas respostas!

João Pedro Strabelli
Veterano
# jan/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

fconde77

Valeu pelas respostas!

Gui koyuki
Membro Novato
# jan/17
· votar


Bom dia a todos, eu gostaria de saber como deixar minha guitarra com esse timbre, qual modelo de amplificador ou que pedal de efeito devo comprar pra alcançar esse timbre:
https://www.youtube.com/watch?v=44QiT4gDlc0

Eu simplesmente gostei muito desse tipo de timbre ( principalmente no solinho do começo).
Eu não sei em que categoria perguntar então perguntei num tópico de guitarra mesmo.
Isso seria um amp valvulado? Pq não estou tendo condições no momento de adquirir um.
No momento tô pensando em comprar um vox vt20+, vc acha que esse amp ajudaria a chegar nesse timbre?

38721055
Membro Novato
# jan/17
· votar


Bertola, agora me surgiu a duvida se a blindagem vai resolver efetivamente o problema:

É um baixo fender mexicano strato: dois caps, 1 potenciometro de tone, e 2 de volume (um para cada cap)....

Quando eu abro o volume dos dois, fica bom, mas aí se eu fechar um dos volumes (tanto faz qual) aí o chiado começa, e nao adianta por a mao nas cordas.

Esse tipo de problema resolve com blindagem ou a blindagem só corrige aquele chiado de quando não se poe a mao nas cordas?

fconde77
Veterano
# jan/17
· votar


Gui koyuki

Nos comentários dó vídeo ele responde que não usou nenhum efeito, apenas o Amp. Vox AC15 com volume no 8... Sendo uma Tele Fender com esse sóm bem ardido provávelmente esta com trio de Tex-Mex.

Você pode buscar algo parecido testando a equalização dos seus pedais e do amp antes de sair como louco gastando $.

Sobre Amp, tenho e recomendo o Crow the 100 Buck.
São 2W, 100% valvulado e barato (+- 500,00). Dá pra brincar em casa tranquilamente, e por ter 2W da aumentar o volume pra saturar a válvula sem ficar surdo... Mas não se engane esses 2W falam bem!

Gui koyuki
Membro Novato
# jan/17
· votar


Gui koyukiNos comentários dó vídeo ele responde que não usou nenhum efeito, apenas o Amp. Vox AC15 com volume no 8... Sendo uma Tele Fender com esse sóm bem ardido provávelmente esta com trio de Tex-Mex.Você pode buscar algo parecido testando a equalização dos seus pedais e do amp antes de sair como louco gastando $.Sobre Amp, tenho e recomendo o Crow the 100 Buck.São 2W, 100% valvulado e barato (+- 500,00). Dá pra brincar em casa tranquilamente, e por ter 2W da aumentar o volume pra saturar a válvula sem ficar surdo... Mas não se engane esses 2W falam bem!
Gui koyukiNos comentários dó vídeo ele responde que não usou nenhum efeito, apenas o Amp. Vox AC15 com volume no 8... Sendo uma Tele Fender com esse sóm bem ardido provávelmente esta com trio de Tex-Mex.Você pode buscar algo parecido testando a equalização dos seus pedais e do amp antes de sair como louco gastando $.Sobre Amp, tenho e recomendo o Crow the 100 Buck.São 2W, 100% valvulado e barato (+- 500,00). Dá pra brincar em casa tranquilamente, e por ter 2W da aumentar o volume pra saturar a válvula sem ficar surdo... Mas não se engane esses 2W falam bem!
Valeu,Tenho pedal de delay, compressor, reverb, Overdrive e chorus.

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jan/17
· votar


como tiro a escala de uma lespaul sem danificar o bidin da escala?

fconde77
Veterano
# jan/17
· votar


thiagoahaeuro
como tiro a escala de uma lespaul sem danificar o bidin da escala?

pra tirar a escala usa um soprador térmico e espátulas, agora não danificar o bindind ... Isso vai depender de sua integridade, cuidado e sorte.

Agora isso é trabalho pra luthier. Qual a sua justificativa/necessidade de remover a escala?

thiagoahaeuro
Membro Novato
# jan/17
· votar


troca do tensor de dupla acao.

fconde77
Veterano
# jan/17
· votar


thiagoahaeuro

Espero que entregue o serviço a um luthier e não arrisque fazer você mesmo...

Andre 1991
Membro Novato
# jan/17
· votar


Luthiers!

Conhecem a condor CT10 da época que eram feitas na korea?

As construções são boas?

Abço!

fconde77
Veterano
# jan/17 · Editado por: fconde77
· votar


Andre 1991

Guitarra Custo x Benefício, nada espetacular mas ainda assim uma boa guitarra
- Hardware: Razoável para bom
- Captação: Razoável
- Madeiras: Pelas especificações são boas
- Acabamento: Bom

Resumindo: Pela guitarra vale pena, ainda mais se levar em consideração as poucas opções de Telecaster disponíveis no mercado... Mas fique atendo ao valor cobrado.

Não consigo entender pq guitarras Telecaster e os baixos tipo Precision são escassos e também mais caros comparados com modelos bem mais comuns (Strato e Jazz Bass) dessas mesmas marcas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/17
· votar


Gui koyuki
Esse tipo de pergunta é simplesmente impossível de ser respondida, pois você precisaría de um equipo totalmente igual ao do vídeo em questão, e a "expertise" em tibrar e tocar como o cara do vídeo.
Não é assim que as coisas funcionam... Vídeos e timbres de guitarristas profissionais são apenas parâmetros e nada mais.
Uma dica: Se vc tem um overdrive e quer dar uma "coloração" valvulada a seu amp SS, ligue o pedal com o volume alto e o drive zerado. Vá tocando e aumentando o drive lentamente até o som surgir (e igualar-se com a guitarra sem ele), você vai perceber que o pedal vai dar aquele drivezinho bacana de amp valvulado (óbvio que não fica igual...).
Andre 1991
É uma boa guitarra, bem passível de "up-grades" de capts.
Abçs

Andre 1991
Membro Novato
# jan/17
· votar


Valeu pessoal.
fconde77
pois é, estou pesquisando telecasters e pelo posso gastar ( 1000±200reais) vi somente as tagima T505/405, umas SXs e essa condor.
Você já teve uma? Sabe compará-la com os modelos dessas marcas que citei?

Mas acho que sua pergunta se resume no oferta e procura, né?
Stratocasters e Jazz Basses brotam em árvores por aí


Mauricio Luiz Bertola
Grato pela resposta. Sabe me dizer se são melhores construídas que as T505? Em quesito para upgrade essa seria mais indicada? som que quero tirar é aquele timbre bem magrinho, ardido...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/17
· votar


Andre 1991
Sabe me dizer se são melhores construídas que as T505?
O nível é semelhante. Porém as Tagiamas tem um design esquisito, torto ( e muito feio!), enquanto as CT10 seguem o padrão Fender original.
Abç

fconde77
Veterano
# fev/17
· votar


Andre 1991
Dessa teles que citou só posso falar da Tagima, mas não muito pq já estava bem modificada... Pra não tirar o corpo fora das Condor já tive em mãos um modelo com 2 hb e gostei bastante. Mas pela configuração da captação não é bem uma tele.

38721055
Membro Novato
# fev/17
· votar


Alguem me ajuda nessa dúvida por favor?

Me surgiu a duvida se a blindagem vai resolver efetivamente o problema neste caso:

É um baixo fender mexicano strato: dois caps, 1 potenciometro de tone, e 2 de volume (um para cada cap)....

Quando eu abro o volume dos dois, fica bom, mas aí se eu fechar um dos volumes (tanto faz qual) aí o chiado começa, e nao adianta por a mao nas cordas.

Esse tipo de problema resolve com blindagem ou a blindagem só corrige aquele chiado de quando não se poe a mao nas cordas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/17
· votar


38721055
O "chiado" a que vc se refere, é característico de captadores "single-coils", e, mesmo que vc faça blindagem, ele não desaparecerá totalmente.
Ao por as mãos nas cordas vc "fecha" o circuito do terra, diminuindo bem o ruído. Se o mesmo não está acontecendo em seu baixo (diminuir o volume do chiado ao colocar as mãos nas cordas), há um problema nas soldas do aterramente e tem que ser verificado (e refeito).
Abç

38721055
Membro Novato
# fev/17
· votar


Obrigado Bertola,

Quando eu coloco as mãos nas cordas, o chiado praticamente para. Entao acho que nao é problema nas soldas.

A blindagem melhoraria entao o chiado quando eu não estou com as maos na corda? E sobre esse tal "sngle-coils", mesmo sem desaparecer totalmente, a blindagem diminuiria esse barulho um pouco?

fconde77
Veterano
# fev/17
· votar


38721055
E sobre esse tal "single-coils", mesmo sem desaparecer totalmente, a blindagem diminuiria esse barulho um pouco?
"Single-coil" é o tipo de captador, são captadores com "uma" bobina. Sim a blindagem diminui um pouco o ruido, mas não cessa por completo.

Outro ponto a se verificar são as ligações... Já testou ligar esse baixo com outro cabo, em outro amp etc?!?!?! Pergunto pq já tive problemas demais com ruídos causados por cabos ruins e/ou de baixa qualidade. E esse cabo vagabundo guardo até hj como exemplo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/17
· votar


38721055
Sim.
Mas instrumento 100% silencioso, só ativo (Bartolini e EMG), e eu nem vejo isso como essencial, pois tais chiados desaparecem no contexto da música, além, ninguém tocar sem a mão nas cordas, né?
Abç

Andre 1991
Membro Novato
# fev/17
· votar


fconde77
Mauricio Luiz Bertola
grato!

38721055
Membro Novato
# fev/17
· votar


Concordo com você Bertola, mas é que o cliente quer muito blindar, então vamos blindar né, fazer o que rsrsr

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/17
· votar


38721055
Ok....
Abç

DOF Hard
Membro Novato
# fev/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boa Noite, gostaria de saber se existe alguma técnica ou produto que possibilite "clarear" a escala de uma guitarra.

Por exemplo, uma escala na cor do ébano, ficar com a cor semelhante ao maple ou marfim.

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/17
· votar


DOF Hard
Não.
Abç

Fottógraffo Ceggo
Veterano
# fev/17
· votar


DOF Hard
Nesse caso, só tinta. =p
Leva num luthier e pede pra ele fazer a escala em maple ou marfim pra você, vai ser mais fácil.

---

Pessoal, possuo uma SX SSG-PG e gostaria de relicar ela.
Pesquisei e achei tutoriais e tudo mais, mas gostaria de saber se alguém aqui já fez, recomenda, e o que usaram pra isso.

CanhotoPaulo
Membro Novato
# fev/17
· votar


Boa tarde senhores, estou com uma dúvida aqui e gostaria da ajuda de vocês.

Precisei trocar um potenciometro que estava junto com um sistema de pre amp ativo, ate ai tudo bem, mas ai começou um chiado, somente quando giro o potenciômetro.

Já vou na terceira troca do mesmo pot e a mesma coisa, fiquei pensando se não pode ser coisa do próprio pre amp?

O que vocês acham?

fconde77
Veterano
# fev/17
· votar


Fottógraffo Ceggo
Pessoal, possuo uma SX SSG-PG e gostaria de relicar ela.
Pesquisei e achei tutoriais e tudo mais, mas gostaria de saber se alguém aqui já fez, recomenda, e o que usaram pra isso.


Depende do resultado que vc quer alcançar... Identifique os pontos de desgaste natural de uma SG, então simule as batidas do plug P10 próximo ao Jack, arranhões de paletadas e nas regiões dos potenciômetros e chaves, pequenas quedas e o próprio desgaste natural pelo contato frequente com o corpo e fricção... Dai é envelhecer as partes para deixar próximo da aparência de um desgaste natural... Existem vários tutoriais na web, veja o que tem o resultado do que procura e repita...
IPC.: Faça isso com em ela desmontada(hardware e elétrica) e sempre protegendo a escala e seus trastes.
IPC2.: Não gosto disso... É moda e como toda moda é passageira

CanhotoPaulo
Difícil dizer, mas se trocou por potenciômetro por outro do mesmo valor o problema pode estar na qualidade desse potenciômetro ou na instalação... Manter o ferro quente por muito tempo na carcaça pra fazer o aterramento pode estragar a trilha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji