【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


overset09
Esqueça Meteoro cara...
Se vc quer um amp para ensaiar e para palco, compre um Staner BX200, ou seus equivalentes mais antigos (usados) BS120/150.
Abç

GabriaTz
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: GabriaTz
· votar


to com uma guitar aqui com o braço torcido e e empenado bem judiada e uma ibanez gio "grg alguma coisa" , queria saber se vale a pena comprar um braço novo pra ela , achei um por 200R$ igualzinho o dela aqui perto de casa ,gostei da bastante da sonoridade dela embora nao esteja 100% fazia tempo que nao tocava numa tipo "strato" curti muito o som estalado me lembra minha antiga stratocaster , valeria pena colocar o braço nela vendo que e uma guitarra de baixo custo ? a ponte dela e muito estranha e tipo um tremolo flutuante com 2 parafusos para regulagem da altura , mas nao consigo deixar a ponte reta (ja mexi nas molas) , fica torta um lado mais alto que outro sera que e por causa da torçao do braço ? pq ta bem torcido mesmo , muito visível inclusive...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


GabriaTz
Se vale à pena, eu não sei dizer. Só vc mesmo pode responder.
Agora, esse braço antigo está inutilizado...
Abç

GabriaTz
Membro Novato
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
esse braço torcido pode ter haver com a ponte torta ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


GabriaTz
esse braço torcido pode ter haver com a ponte torta ?
Não.
Abç

lhblhb
Membro Novato
# jul/15
· votar


BOM DIA!!

Tenho uma guitarra Cort. Todo o hardware é cinza fosco (acho que chama platinum).

Como a guitarra ficou parada 3 anos, a ferragem está oxidada.

Gostaria de saber como polir esse material SEM PUXAR BRILHO, mantendo o aspecto fosco.

Digo isso pois passei KAOL/BRASSO no knob e ele puxou brilho.

Eu queria apenas tirar a oxidação, e não polir e deixar brilhante.

Veja foto:

https://www.dropbox.com/s/pvq2skgctxkbjvh/IMG_6614.JPG?dl=0

Obrigado!

lhblhb
Membro Novato
# jul/15
· votar


Outra duvida.

Tenho um baixo washb xb500.

Deixei num luthier para regulagem.

Ele olhou o braço e falou pra comprar corda 0.45.

Depois da regulagem as cordas continuaram alta.

Ele me mostrou que há uma leve torção no braço (para frente), nas primeiras 3 casas..

Seria possível consertar essa ondulação, para conseguir abaixar mais as cordas?

O que poderia ser feito?

OBRIGADO

andrelfbf
Veterano
# jul/15 · Editado por: andrelfbf
· votar


Bom dia galera.

Estou montando uma guitarra e gostaria de uma dica sobre acabamento.

Eu tinha o corpo de uma strato que era horrível (um tentativa bem falha de uma "surf green" que comprei há bastante tempo). Como a pintura era bem ruim pensei: vou lixar e ver no que da, pior não fica!

Quando comecei a lixar descobri outra camada verde por baixo (ainda pior que a anterior!) e mais, uma camada preta por baixa da segunda camada verde.

A idéia inicial era deixar na madeira mesmo, sem tinta nenhuma, mas conforme fui lixando percebi que ficou bem legal (pelo menos para mim) algumas partes de madeira aparecendo em meio à pintura preta (ficou meio "relic", bem maneiro).

Enfim, agora que ela já está quase sem a tinta verde (ainda falta um pouquinho pra terminar de lixar), eu queria saber qual seria a melhor maneira de fazer um bom acabamento nela. Queria conseguir deixar o mais próximo de uma guitarra "nova", porém parecendo bem usada.

Imagino que não ficaria bom fazer isso em casa com verniz e um pincel, então queria indicações de pessoas que poderiam fazer isso no Rio de Janeiro. Ou então, dicas para que eu mesmo possa fazer em casa, caso seja possível conseguir um resultado bom fazendo em casa.

Espero que possam me ajudar!

obrigado!

Seguem fotos da guitarra:

https://imageshack.com/i/iphd6lE5j

https://imageshack.com/i/idGQyOVHj

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


lhblhb
Vc terá que desmontar tudo, passar WD-40 e passar bombril levemente.
Pode ser que seu baixo precise de um ajuste de tensor além de trabalho nos trastes.
andrelfbf
A pintura como está não pode ficar.
Procure um pintor automotivo profissional para a aplicação de tinta vía pistola e depois polimento.
Abçs

lhblhb
Membro Novato
# jul/15
· votar


OBRIGADO PELAS RESPOSTAS.

1 - OXIDAÇÃO: Preciso mesmo desmontar o floyd para limpar?
Uma limpeza externa não tira a oxidação?
No momento não posso levar para um luthier, pq já gastei com o baixo

2 - BAIXO: Foi feito ajuste e trabalho nos trastes e provavelmente mexeu no tensor.
É possível que mesmo assim não tenha sido possível deixar o braço reto?
Dá pra trocar o tensor?
Alguma outra solução?

Grato

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


lhblhb
O serviço, para ser feito direito, tem que desmontar.
Se o trabalho foi feito corretamente e esgotadas todas as opções (inclusive com a angulação do braço), não há razão para as cordas estarem altas se o tensor foi corretamente trabalhado.
Trocar tensor é caro e difícil.
Abç

andrelfbf
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado!

A minha intenção não deixar a pintura como está não, quero mesmo um verniza por cima e um polimento. Minha dúvida é se tem como chegar a um bom resultado fazendo isso eu mesmo, em casa, ou se devo procurar um profissional.

Você tem alguém para indicar no rio de janeiro?

abs!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


andrelfbf
Não entendi?
Vc que apenas passar verniz por cime desse corpo aí? Do jeito que está?
Abç

HookieCookieDog
Membro
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Boas!!
Tenho um Fender Hot rod Deluxe e recentemente observei auditivamente que quando saturo as 6l6's do power la pelo volume 5, o grave da 6ª corda embola, fica sem definição, usando o captador do braço da strato, o da ponte rola normal o som, o canal drive nao embola nada mesmo em altos volumes.
OBS.: ja testei com outra guitarra e cabos e troquei as 6l6's originais por JJ regulando o bias em 70mV e mesmo assim consiste o problema, será que o problema dos grave em altos volumes no canal limpo é provindo das valvulas do pré que sao as originais Groove tubes 12ax7 ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


HookieCookieDog
Difícil dizer.
Talvez a regulagem do bias deva ficar com menos voltagem...
Válvulas 12AX7 (e outras de pré), dificilmente dão problemas, mas vale à pena dar um testada em outras mais novas.
Abç

HookieCookieDog
Membro
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entendo, vou jogar 60mV no bias e inverter as válvulas do pré pra ver o que vira.
Obrigado, Abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


HookieCookieDog
Certo, depois "poste" o resultado.
Abç

andrelfbf
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Exatamente isso, eu quero que no final fique assim, com partes pretas e partes da madeira aparecendo.
abs!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


andrelfbf
Aplique verniz spray...
http://www.colorgin.com.br/produtos/?colorgin-verniz-acrilico-monocomp onente
Não vai ficar bom, mas... Se é isso que vc quer...
Abç

andrelfbf
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado!
Mas porque não irá ficar bom? Qual maneira que você acha que deveria ser feita para que fique bom?

Lembrando que eu quero mesmo que pareça bem desgastada assim, não quero ela toda preta ou toda de madeira.

Mais uma vez obrigado pelas dicas!

abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


andrelfbf
Cara, é uma opinião pessoal. Nada mais.
Aplique várias demãos, lixando entre elas e depois da 4ª ou 5ª, proceda um polimento.
Abç

GabriaTz
Membro Novato
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
como faço pra deixar uma guitarra fosca ? tenho uma les paul shelter que esta com varios riscos e partes mais fosca que nao sai entao tava pensando em deixa la toda fosca , como faria passo qual lixa ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


GabriaTz
Passe bombril.
Abç

Odulep
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mauricio, bom dia!

Estou querendo trocar as tarraxas de minha Les Paul. A minha dúvida é a seguinte: Em questão de dimensões, a tarraxa da Gotoh (SD90) se assemelha à tarraxa da Grover ( Pearloid Vintage)?

Abraços

Thiago Prado
Membro Novato
# jul/15
· votar


Olá, Bertola, tudo bem?

Estou querendo comprar a "primeira guitarra" para minha namorada que está começando a tocar agora. Ela, assim como eu, prefere o estilo e timbre das Les Paul. Como os preços estão altos graças a crise, gostaria de te perguntar qual é o melhor custo x benefício dentre essas opções:

Epiphone LP Special -------- Epiphone LP Slash Special ------ Strinberg LP Standard

Corpo: Madeira Sólida -------------------- Mogno --------------- Brasswood
Braço: Hard Maple Parafusado --------- Mogno --------------- Maple
Escala: Rosewood 24.75” ----------------- Rosewood ----------- Rosewood
Cap Braço: 650R ---------------------------- Ceramic Plus -------- 2H
Cap Ponte: 700T ---------------------------- Ceramic Plus -------- 2H

Preços (kit completo com amp, correia etc)

Epiphone LP Special : R$ 950
Epiphone LP Slash Special : R$ 1250
Strinberg LP Standard : R$ 1000

Segue o link de ambos os kits:
Epiphone Special:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-675683117-guitarra-epiphone-les -paul-special-kit-completo-kadu-som-_JM

Strinberg Standard:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-658058835-kit-guitarra-strinber g-les-paul-loja-t-o-p-p-r-o-m-o-c-o-_JM

Epiphone Slash Special:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-657483634-guitarra-les-paul-epi phone-slash-afd-signature-special-loja-_JM

Achei estranho na descrição da LP Special do Slash estar braço e corpo de mogno, normalmente o material das special é de menor qualidade, mas no site oficial da epiphone estão confirmando que é a de Mahogany (mogno), além dos captadores aparentemente serem melhores que das outras duas. Qual o melhor custo x benefício das três?

Há também uma quarta opção, que é uma sx les paul custom usada por R$ 900, com hard case, mais 180 de um pequeno amp. Eu tenho uma dessas com dois alnico ii pro e tarraxa goto, que me faz muito bem com meu pegasus pedrone, mas não sei se ela é melhor que as outras três. O que me aconselha?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Odulep
Se for dessas sim:
https://www.google.com.br/search?q=Grover+pearloid+vintage&espv=2&biw= 1600&bih=809&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CBwQsARqFQoTCInkyJmw 3cYCFUudgAodw84FCA#imgrc=8gs-MC9T8RATeM%3A
Se for dessas, não:
https://www.google.com.br/search?q=Grover+pearloid+vintage&espv=2&biw= 1600&bih=809&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ved=0CBwQsARqFQoTCInkyJmw 3cYCFUudgAodw84FCA#imgrc=9Yu0SjXVMilHPM%3A
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Thiago Prado
Caram as Epis são caras. Os modelos Specials simplesmente não prestam.
Se vc quer dar uma LP barata (mas legal) pra sua namorada, compre essa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-660179654-frete-gratis-jay-turs er-jt-220-guitarra-les-paul-sunburst-_JM
Ou essa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-677062502-wild-les-paul-wine-re d-guitarra-tagima-strinberg-shelter-_JM
Abç

ogner
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Velho, to afim de fazer um curso de lutheria, porem mais focado em set up, ajustes, regulagem, pqnos consertos apenas. Nao quero construçao!

Conhece algum que possa indicar? Se for presencial tem que ser Rio Capital, hehe!!

o/

Odulep
Veterano
# jul/15 · Editado por: Odulep
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela resposta, Mauricio!

Thiago Prado
Membro Novato
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Legal, não conhecia esses modelos! Tem custo mais acessível e aparentemente são boas custo x benefício, melhores do que as special que tem braço parafusado e afins.

Em comparação com as sx custom antigas com essas duas que me mostrou, recomenda mais as duas ou as sx antigas?

Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji