【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Stori2
Veterano
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, na verdade só o ativo funciona. Os outros estão lá só pra 'enfeite'. O luthier que fez a troca me disse que desligou os passivos.
Você acha que essa é a causa do barulho?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


Stori2
Pode ser.
Revise todo o circuito, com atenção ao terra.
Abç

Kaka1357
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: Kaka1357
· votar


ai galera Tenho uma Tagima T736S, mais nunca fiz revisao nela ( ela tem 2 anos ja) A parte eletrica vejo que ta um pouco ruim, a Ponte ta bem oxidada, os parafusos tao bem oxidados.

to pensando em pegar uma cort m600 Sera que compensa comprar ela, ou e melhor arrumar tudo isso da minha tagima e ficar com ela mesmo ?

A Cort ta assim :
GUITARRA: CORT M600
CONSTRUÇÃO: Set-in (braço colado)
CORPO: mogno com tampo de flamed maple
BRAÇO: Mogno, 1F : 20mm, 12F : 22mm
FRISO: Red Ivory
ESCALA: Jacarandá, 12" Radius (305mm)
TRASTES: 22/ Large (2.7mm)
ESCALA: 24 3/4" (629mm)
MARCAÇAO: Perolada Branca Retangular com Abalone
TARRAXAS: Die Cast
PONTE: TonePros Lic. Bridge & Tailpiece
CAPTADORES: Duncan Designed Chrome Cavered HB102 (H-H)
ELETRONICOS: 1 Volume. 1 tom, Chave 3 posiçoes
HARDWARE: CR (cromado)
ORIGEM: Indonesia
ANO:2011

fconde77
Veterano
# jun/15 · Editado por: fconde77
· votar


Kaka1357

vc já fez essa pergunta aqui (Pag. 512) e já te responderam, depois disso vc foi também no " Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda" e no " Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas" com praticamente a mesma pergunta.

Só pelo material disponível nesse fórum sobre as 3 guitarras que vc mencionou(Cort M600, Tagima JA2 e Tagima T736S) já é suficiente pra ter uma base, somado a todas as respostas que vc teve dos 3 tópicos onde vc postou a mesma pergunta já é mais que suficiente pra tomar uma decisão.

Se quiser reformar a 735s blz, mas faria apenas o básico e não gastaria muito com ela. A 735 nem de longe se assemleha a melhor melhorda Tagima (635 produzida no BR)... Não é a melhor série de stratos da marca sem falar que o modelo em questão é o "Special" que já depôe conta.

A Cort M600 e bem superior, e não acho que essas guitarras que vc citou (Tagima 735S, Tagima JA2) possam ser comparadas por terem estilos bem diferentes

L Magalhaes
Veterano
# jun/15
· votar


Bom dia a todos.

Estou para pegar uma Semi Acustica Oscar Schimidt by Washburn em uma troca que será muito vantajosa para mim.
Eu nunca tive uma semi acústica e essa é diferente de todas que eu já vi. Ela não tem os F-Hollows que é comum nesses modelos. Ela é toda fechada.
Minha duvida é quanto a questão de microfonia, ruídos e a diferença entre ter os f-hollows tapados ouo abertos. Toco na igreja em volume moderado. Uso distorção, Overdrive, delay e flanger.
Vou ter problemas ou da pra tocar tranquilamente depois de regulada?

Obrigado desde já.
Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


L Magalhaes
Se a guitarra não tem as aberturas e tem um bloco central, não há o que temer de microfonia.
Abç

L Magalhaes
Veterano
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado mestre só estava esperando o seu ok pra arrematar.

Obrigado.

Gabriel_mac
Veterano
# jun/15 · Editado por: Gabriel_mac
· votar


Preciso de ajuda pessoal!
Comprei tarraxas Gotoh:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-657232705-tarraxa-tarracha-guit arra-violo-gotoh-dourada-sg301-20-3x3-_JM

Mas há uma diferença da localização dos buracos da tarraxa em relação aos das originais, a minha cidade não tem Luthier, como posso fazer a troca? e os buracos antigos tenho como tampa-los ou fazer algo para não ficarem expostos?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


Gabriel_mac
Ou não tampa nada, ou coloca-se um palito com cola e depois de secar, pinta por cima.
Abç

Gabriel_mac
Veterano
# jun/15
· votar


Muito obrigado Bertola

prd
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: prd
· votar


Ae Bertola,

Uma dúvida em relação a guitarras velhas x novas.

Olhei numa loja uma Epiphone Les Paul Standard de 2003. Nunca foi tocada antes, de colecionador. ta 100%.

Ela está sendo vendida mais barato que uma nova de hoje.
Creio que a nova voce ache entre R$2000-2500
Essa de 2003 está por R$1690

Lembrando que ta 100% mesmo. A parte elétrica é original. Ele falou que trocou só uma pecinha que esqueci o nome, pois a guitarra tava chiando um pouco.
Mas o cara da loja, que é Lutherie muito bom, falou que essas guitarras antigas são bem melhores que as novas de hoje em dia, melhor qualidade. Que a parte elétrica é bem melhor e tal.

Confere isso?

Então seria bem mais jogo você ter essa de 2003 que está intacta, do que uma 2014-2015 nova? (nem precisa considerar o preço, to falando de qualidade, só botei o preço pra você ter uma ideia)

O serial dessa antiga é DW03092150 caso você queira olhar mais a fundo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


prd
Não. o madeiramento das que foram fabricadas na Coréia é melhor que as de hoje, mas a captação, a de hoje é um pouco melhor.
Abç

prd
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: prd
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Entendi.

Se você tivesse que escolher entre esse Epiphone e uma Vintage V100 nova, qual ficaria?


UPDATE: Fui na loja olhar a Epiphone de novo. O corpo dela é feito de 4 partes!! isso é ruim???

fconde77
Veterano
# jun/15
· votar


prd

Tanto a Epiphone e a Vintage são boas guitarras, então eu testaria ambas e ficaria com a que mais me agradasse

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


prd
O corpo dela é feito de 4 partes!! isso é ruim???
Não.
Se você tivesse que escolher entre esse Epiphone e uma Vintage V100 nova, qual ficaria?
Nova. Com a V100.
Abç

prd
Membro Novato
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu Bertola.. Sabado que vem vou dar uma tocada na V100, pq ainda nao toquei...

RafaelBernatto
Veterano
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Alguma ideia de onde eu possa encontrar só a engrenagem ou cremalheira de pedais?

Obg

SkyHawk
Membro
# jun/15
· votar


Grande Bertola,

O que acha dos captadores originais de alnico V das Epiphones das linhas mais caras como a DOT e a Custom ?

Os da minha DOT eu gostei muito e nunca troquei, agora arrumei uma SG G400 Deluxe e estou na maior dúvida se mando um set de Doug da Malagoli ou se deixo os originais mesmo.... O que acha ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


RafaelBernatto
Não sei...
SkyHawk
Cara, esses capts de AlNiCo das séries especiais das Epis semi-acústicas e semi-sólidas algumas vezes são da própria Gibson, outras, da Rohs. Mas são bem difícieis de encontrar no mercado.
Acho mais jôgo vc instalar os da Sound/Malagoli de AlNiCo...
Abçs

SkyHawk
Membro
# jun/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Conhece esse set da Malagoli chamado Doug ?

Gosto muito do timbre do Doug Aldrich e esses cap tem a proposta na linha dos custom que foram desenvolvidos para ele. Pena que não tem nada sobre esse set na internet.....

Dá uma olhada nesse video: http://youtu.be/FK2kuGO5wd0

É uma Gibson Custom, amp Egnator, e caps Suhr Doug Aldrich, tenho certeza que vai gostar e entender o que são esses captadores.

SkyHawk
Membro
# jun/15
· votar


Mais um: http://youtu.be/VMxd0VGXfjQ

rafaelluiz
Membro
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Comprei minha SX GG1 Custom e antes de sequer experimentar levei pro luthier. Quando a peguei, reclamei da ação de cordas muito alta. Ele disse que estava bom assim e que era pra eu me acostumar. Esse luthier é reconhecidíssimo na minha região (e o único), mas ultimamente parece que ele só quer limpar a oficina.

Bom, não sou tão leigo assim, sempre fiz regulagens básicas nas minhas guitarras e nas de meus amigos. Além disso fiz curso de mecânica de usinagem no SENAI, onde peguei certa (muita) afinidade com limas e ferramentas em geral. Agora acho que devo me aventurar mais e resolver o problema em casa mesmo. É o seguinte:

Os trastes 5 e 13 estão bem mais altos que os demais, então:

1. Tento rebatê-los, usando um pedaço de madeira com a face de contato recortada respeitando o raio da escala? Ou...
2. Tento lixar (de forma parcimoniosa) somente os trastes mais altos, até que eles emparelhem com os demais? Ou...
3. Faço nivelamento geral dos trastes (que acho um crime, pois a guitarra é nova)?

Desde já, obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


SkyHawk
Cara, o Doug Aldrich é uma referência no "Hard Rock", mas seu timbre é clássico. Qualquer boa Les Paul com bons capts de AlNiCo com saída moderada e um bom amp valvulado servirão bem... O resto... é contigo....
rafaelluiz
Cara, "rebatimento" é a solução aí.
Porém, é um procedimento que exige experiência, pois, caso o traste "afunde" demais, gerará um círculo vicioso difícil de ser consertado....
Abçs

fconde77
Veterano
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola


O RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances) não é uma marca, e uma sigla para produtos que seguem os padrões de uma lei europeia, conhecida como “a lei do sem chumbo” (lead­free) que proíbe que certas substâncias perigosas sejam usadas em processos de fabricação de produtos.
Apesar do nome "Lei sem chumbo" ela trata também de outras substâncias:

- Cádmio (Cd),
- Mercúrio (Hg),
- Cromo hexavalente (Cr(VI)),
- Bifenilos polibromados (PBBs),
- Éteres difenil­polibromados (PBDEs)
- Chumbo (Pb)

fconde77
Veterano
# jun/15 · Editado por: fconde77
· votar


rafaelluiz

se quer questionar a avaliação do luthier você tem que ter fatos e pra isso a somente sua opinião é subjetiva... Pra dizer com 100% de certeza que os trates estão desnivelados vc tem que ter uma ferramenta como essa:

Fret Rocker

https://youtu.be/Jt0P4U5XYx8

GabriaTz
Membro Novato
# jun/15
· votar


Tenho uma les Paul shelter Nashville atualmente está com nut graphtec , estou achando o som dela muito sem graça aí pensei em colocar um nut de latao para "abrir" mais o som teria muita diferença ? Vi gente dizendo que só da diferença em notas soltas e vdd ?

rafaelluiz
Membro
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado!

fconde77

Obrigado pela resposta, mas não tirei essa informação da minha cabeça não. Utilizei uma régua de precisão, que não é a ferramenta adequada, mas serve pra se ter uma referência.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/15
· votar


fconde77
Valeu!!
GabriaTz
Sim, é.
Abçs

SkyHawk
Membro
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela dica, como não estou com pressa de trabalhar nessa SG por hora fica como está. Mais para frente quando instalar os Malagoli posto minhas impressões sobre os Doug.

SkyHawk
Membro
# jun/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado pela dica, como não estou com pressa de trabalhar nessa SG por hora fica como está. Mais para frente quando instalar os Malagoli posto minhas impressões sobre os Doug.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji