【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


BaseGuitar
Infelizmente não tenho...
Abç

claudio.oc
Veterano
# fev/15 · Editado por: claudio.oc
· votar


Prezado Bertola,

Depois de um bom tempo, volto aqui para te pedir uma ajuda. Tenho uma strato Squier MIJ, Serie E, fabricada na Fujigen, entre os anos 84-87, segundo informação do serial dela. É uma boa guitarra ? É de uma serie boa ? A outra duvida, a ponte dela tem microafinação, acho que padrão Kahler, mas com logo Fender na ponte, em relevo. Um dos parafusos da microafinação perdeu a rosca, mas acho que é na base e não no parafuso. Isso tem conserto ? O que eu poderia fazer ? Obrigado pela atenção.
Abraço.

fconde77
Veterano
# fev/15 · Editado por: fconde77
· votar


claudio.oc

Se é uma boa guitarra eu não sei, não conheço. Mas em fóruns gringos vi comentários que são superiores que as Squiers atuais.

Quanto ao parafuso, um teste que pode fazer, pra confirmar se o problema esta no parafuso ou na ponte, e pegar um q esteja ok e colocar no lugar.

Se essa ponte for a mesma que eu já vi ela e chamada de " tremolo sistema 1" e se não me engano foi desenvolvida pela Floyd Rose, sendo assim tentaria um parafuso de microafinação de uma Floyd Rose... vai ficar grande, mas um torneiro resolve isso, se não for leve um parafuso bom e veja se ele pode confeccionar um pra vc.

P.S.: Poste uma foto da ponte para que possamos ajudar melhor

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


claudio.oc
Sim, é boa; mas não é uma série considerada "top" das MIJ ou da Fender em geral.
Se o problema da rôsca é na base, vc está em apuros, pois terias que desmontar a ponte, levar a um torneiro mecânico (que se disponha à fazê-lo) e refazer a rôsca, colocando um parafuso (devidamente escolhido para tal) adequado, ou seja, algo complexo e difícil de arrumar quem faça...
Abç

claudio.oc
Veterano
# fev/15
· votar


fconde77
Mauricio Luiz Bertola

Primeiramente obrigado aos dois pela força. A ponte é exatamente essa (tremolo sistema 1). Realmente o problema não é no parafuso, é na base mesmo....No caso de uma troca, qual a ponte vocês me indicariam, levando em conta o espaçamento e a cavidade no corpo ? Obrigado.
Abraço.

vitormk
Membro Novato
# fev/15
· votar


seguinte, minha les paul esta trastejando apenas na prineira corda (mizinha) apartir do 12 até a 21 trastes, o que pode ser? retifica? o restante das cordas nso reasteja em nenhum lugar...
uma observação: o tensor do braço esta solto, nao quebrado, apenas solto, depois da ultima regulagem de tensor a chave prendeu no tensor e quando puxei pra cima o tensor veio junto, entao apenas empurei de volta, o braço esta levemente curvado como deve ser mas olhando mais detalhadamente a parte do braço que esta colado ao corpo esta reto, é normal?
creio que o tensor nao esteja afetando o braço e que a parte reta deva ser normal, ou nao, sei la...
PS: a altura da mizinha na 12 esta 2.0mm e na mizons 2.5mm

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


claudio.oc
No caso de uma troca, qual a ponte vocês me indicariam
Esse tipo de ponte é muito específica e não há como trocá-la facilmente por outra...
vitormk
Cara, sua guitarra está com problemas sérios...
Vc tem que levá-la a um bom luthier para a troca do tensor. Isso é preemente.
Quanto ao trastejamento, só depois de resolver a questão do tensor, e, provavelmente terá que ser feito um "rebatimento" de trastes (também serviço para um luthier experiente).
Abçs

vitormk
Membro Novato
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
entao, o problema seria achar um luthier no japao e o custo do serviço, creio eu que o valor seria em torno de 75% sobre o valor da guitarra para a troca de tensor, eu paguei 400 dolares na guitarra, nao sei o valor que cobraria para a troca de tensor mas para a troca de trastes estava em torno de 300 dolares pelo que eu vi numa loja de guitarras

vitormk
Membro Novato
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
é verdade que se deve afrouxar as cordas para apertar o tensor? no caso de guitarra com floyd pode simplesmente empurrar a floyd frouxando as cordas e apertar o tensor? e no caso de afrouxar o tensor tambem precisa frouxar as cordas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


vitormk
Cara, não acho que seja tão caro, mesmo aí no Japão...
Ademais, não estou falando de troca de trastes ou mesmo de retífica, mas de "rebatimento"...
Mas, se for o caso, venda sua guitarra a uma loja de usados explicando o problema e compre outra...
Sim, é preciso afrouxar ligeiramente as cordas. Para "afrouxar" o tensor não precisa.
Abç

claudio.oc
Veterano
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela ajuda.

Abraço.

vitormk
Membro Novato
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
a solucao para meu problema seria a troca do tensor e rebatimento dos trastes? qual seria o valor em media no Brasil para esse tipo de serviço?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


vitormk
Não se comentam preços aqui. É anti-ético e contrario às regras do fórum.
Abç

vitormk
Membro Novato
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
opa, mals aew, tinha esquecido, poderia me dizer apenas o procedimento para estar consertando o problemas do tensor e o rebatimento dos trastes?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


vitormk
opa, mals aew, tinha esquecido, poderia me dizer apenas o procedimento para estar consertando o problemas do tensor e o rebatimento dos trastes?
Como assim?
Isso é seu luthier quem vai fazer...

vitormk
Membro Novato
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vou pedir um orçamento primeiro, se o custo for alto eu mesmo tento (se nao for muito complicado) pois dependendo do valor não vai compensar arrumar...

fconde77
Veterano
# fev/15
· votar


vitormk

Acho muito complicado vc mesmo trocar o tensor ou mesmo rebater os trastes... pra isso são necessárias ferramentas apropriadas e experiência nesse serviço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


fconde77
O rapaz já foi avisado e devidamente orientado...
Abç

vitormk
Membro Novato
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
fconde77
seria quase como gastar 500 reais numa guitarra de 800 reais, vcs acham que vale a pena? eu acho que nao, por isso perguntei o procedimento pois se der algo errado nao vou me importar em comprar uma guitarra nova, mas de boa, obrigado pela atenção.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


vitormk
Cara, se vc está no Japão, guitarras usadas e boas aí são (relativamente) baratas.
Abç

vitormk
Membro Novato
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola
exatamente por isso que eu gostaria de saber os procedimentos para resolver meu problema, nao que eu vá fazer, eu sei o que posso e nao posso fazer, coisas simples como nivelar trastes e troca de captadores eu mesmo faço, mas troca de trastes não me arrisco, por isso tenho um violao velho pois vou tentar eu mesmo trocar os trastes, se nao der certo jogo fora
com "essa" guitarra vai ser a mesma coisa, se for muito dificil nem vou tentar, mas dependendo eu tento e se nao der bye bye...

OldRenato
Membro Novato
# fev/15
· votar


Bertola, não sei se a pergunta é repetida. Mas achei muito pouca informação sobre as les pauls da Jay Turser. Vi que lá fora é considerada marca de acesso, mas dizem que o corpo é em mogno e tenho um par de captadores bacana pra colocar nela (malagoli Custom 57 e 84). Encontro algo melhor na mesma faixa de preço (R$800)?
Tenho uma tele top, e uma strato bacana razoável, sei que com essa grana não dá pra esperar muito, mas quase comprei uma chinesa e você me disse que era furada, essas tb são cilada?
Um abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


OldRenato
Não, não são.
São boas guitarras pelo que se paga por elas, e a instalação desse Malagolis a deixará melhor.
Abç

led123_del321
Veterano
# fev/15
· votar


Bom Dia!

Qual o calibre de corda ideal pra afinar uma strato "SX SST 57" 1 tom abaixo? Seria 012?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


led123_del321
O termo é espessura, não "calibre"...
Acho que 0.11 ou 0.12 tá bom...
Abç

krixzy
Veterano
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Amigo, surgiu uma dúvida, um humbucker tem duas bobinas, então existe alguma regra de qual das bobinas deve ficar próximo a ponte que qual bobina deve ficar próximo ao braço?

Pra fazer entender melhor, esse humbucker de exemplo:

http://cdo.seymourduncan.com/images/products/antiquity/11014-01.jpg

Ele tem esses parafusos em uma das bobinas, essa bonina com parafusos deve ficar pro lado da ponte, ou pro lado do braço, ou tanto faz?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


krixzy
essa bonina com parafusos deve ficar pro lado da ponte, ou pro lado do braço,
Abç

led123_del321
Veterano
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu cara!

É que pra afinação padrão eu uso 010, e pra 1/2 tom abaixo, 011. Então eu fui nessa lógica...

No meu caso, eu quero afinar 1 tom abaixo não por razões timbrísticas. Na verdade eu queria manter ao máximo a definição dos acordes. Cheguei até a pensar em 013 por causa disso.

Se eu botar 011 não vai ficar aquele timbre "molenga", típico de quem usa afinações abaixo pra tocar metal?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/15
· votar


led123_del321
Não.
Agora, se vc colocar esse tipo de afinação, a guitarra deverá ser regulada para tal por seu luthier, e não é pra ficar mudando de afinação...
Abç

led123_del321
Veterano
# fev/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendi... Mas é pra ficar numa afinação fixa mesmo, e regular a guitarra especificamente pràquela afinação e encordoamento.

Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji