【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Regisbarcelos
Membro
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu mesmo Bertola, tinha esperança que pudesse ser alguma madeira aproveitável. Quanto a marca quase acertou, é um Jennifer.
Vou jogar fora...

Forte abraço!

Losthors
Membro Novato
# dez/13
· votar


Galera alguem de diz por favor qual e a medida da chave allen para abrir a microafinacao! Eu perdi a minha
Obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


Regisbarcelos
Com uma boa revisão o braço pode até ser aproveitado...
Losthors
Cara, compra um jôgo no camelô e experimenta... Simples assim...
Abçs

Losthors
Membro Novato
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pior que eu fiz isso, e aconteceu que veio uma menor e uma maior que ela!
:(

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


Losthors
Então vc já tem a referência....
Abç

Wolfven
Membro Novato
# dez/13
· votar


GALERO
Galera, me ajuda aí! Vou fazer umas modificações na guita, preciso de um socorro nesse tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/311212/

floriani-guitar
Veterano
# dez/13
· votar


Ola,parabéns pelo trabalho de vcs! Procurei em tópicos e não achei.
Pintei uma guitarra com 3 demãos de tinta com compressor, ou melhor "pulverizador elétrico" rsrsrs( detalhe, é aquele azul que passa na polishop, comprei um similar do Paraguai que paguei R$ 130,00 reais e acreditem, deu conta legal, aquilo funciona que é uma beleza), então....pintei..até cobrir e secar legal como desejei, calculo que foi uns 400 ml de tinta
e a cada 12 horas di as 3 demãos,fui na cara e coragem, usei esmalte sintético da "Resicolor", secou e ficou ótima,por incrível que pareça, pois o pulverizador não tem controle de pressão,mas tomei todo cuidado, agora comprei o verniz marítimo brilhante da suvinil e o solvente próprio pra ele(da anjo) porém tenho "algumas" dúvidas, o verniz não pode ser PU, pois é grosso demais pro pulverizador :( ,me falaram que esse da suvinil marítimo brilhante não presta, não entendi o porque......
em relação ao verniz e diluição, alguém poderia me dizer quantos ML de verniz vou ter que usar dessa lata pra envernizar a guitarra legal, e em relação a diluição
como cálculo, a lata é de 900 ml, diz na embalagem que pra ela toda é 10% de solvente, ta certo isso? seria 90 ml somente de solvente pra essa lata de verniz? e quantas
demãos sera? 3 igual a tinta? Obrigado pela atenção e paciência ai pessoal, abraço!

dalrio
Membro
# dez/13
· votar


olá, eu gostaria de mandar fabricar minha guitarra, e queria saber quanto um luthier cobra em média no total, sabendo que eu pretendo por ponte gotoh, caps emg ativo, madeira em maple, e a pintura personalizada

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


floriani-guitar
Cara, atualmente vc já compra tintas com PU "anexo"...
Use o verniz PU diluído na proporção indicada na lata, ao misturar vc percebe a consistência.
Aplique 2 ou 3 demãos, deixe secar a proceda o polimento...
dalrio
Meu filho, vc é novato mas já devería saber que não se comentam preços de serviços aqui de jeito nenhum. É vc mesmo quem tem que fazer essa pesquisa.
Abçs

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Falaí, mestre!!!
Uma dúvida que acho que é meio boba, mas é interessante...
Um captador que tem os pólos "quarter-pound" (tipo os de Condor GX50, ou os SSL4 da SD) tem saída maior que os captadores com os pinos mais finos???
Ou isso depende única e exclusivamente do tipo de enrolação do captador???
Esse tipo de pólo interfere de alguma outra maneira, tipo som mais grave, ou com mais médio ou sei lá,... ???

Valeu!!! Abraço!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


Will Bejar
Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa, kkkkk....
O polo maior significa maior área de captação, mas quem vai determinar saída e etc é a forma de construção do capt (nº de espirar, potêncie e material do imã, construção, etc).
Abç

Chapulin
Membro Novato
# dez/13
· votar


Tem algum problema em guardar a guitarra (ou o violão) de pé na capa? E naquele suporte de chão? Me disseram que o braço empena, e eu ainda não tenho dinheiro pro case, então queria saber.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


Chapulin
Problema nenhum..Abç

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tá entendido!!! hehehehe... valeu, mestre!!!
Boas festas pra vc!!!

clguitar
Membro
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mestre, quando um pedal wah-wah está com o efeito "fraco", costuma ser problema no potenciômetro, certo?

Alguma dica de potenciômetro pra colocar em um Cry Baby antigão, do começo dos anos 80?

Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


clguitar
Cara, problema no pot do wah costuma ser ruído...
É melhor vc comprar um pot original da Dunlop, pois é mais garantido e verificar o circuito também...
Abç

gL.
Veterano
# dez/13 · Editado por: gL.
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola! Tranquilo?
Então... estou novamente com meu set de captadores EMG prestes a instalá-los mas antes preciso esclarecer algumas dúvidas!
Posso usar qualquer cabo na ligação da parte elétrica? Especificamente aqueles de computador, oque interfere a impedância desses cabos? Essa diferença pode fazer o captador queimar?

Da uma conferida no meu diagrama e veja se esta correto:
Ligação dos potenciômetros da EMG
Ligação completa

Você aconselharia fazer uma "gambiarra" usando os potenciômetros originais da EMG mas com esses cabos de computador ou usar potenciômetros de 500k com resistores em paralelo pra "ajeitar" o valor da resistência(pois é difícil achar esses pots de 25k) com os cabos originais dos captadores?

Tipo isso só que com o resistor de 26k para associar com meu potênciometro de 500k e obter um de 25k{R(eq)=[R1xR2/R1+R2]:[25=500xR2/500+R2]:[12500/475=26,3k]}:
Potênciometro com resistor em paralelo

Obrigado camarada!

Chapulin
Membro Novato
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


gL.
Especificamente aqueles de computador
Não sei que tipo de fio é esse...
ocê aconselharia fazer uma "gambiarra" usando os potenciômetros originais da EMG mas com esses cabos de computador ou usar potenciômetros de 500k com resistores em paralelo pra "ajeitar" o valor da resistência(pois é difícil achar esses pots de 25k) com os cabos originais dos captadores?
De maneira nenhuma...
Compre os pots de 25K pela internet.
Abçs

dalrio
Membro
# dez/13
· votar


quais as vantagens e desvantagens de remover o sistema ZPS da ibanez com ponte edge zero II? e é melhor trocar a mesma por gotoh? grato.

gL.
Veterano
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ok! Vou usar os POT'S originais então...
Os cabos são aqueles do painel(vou usa-los pois eles já tem aqueles terminais, logo, não vou precisar corta nenhum fio)a
A impedância tem alguma haver?

Esses


Os diagramas estão certos?

Ancient_CTHULU
Veterano
# dez/13
· votar


Eu gostaria de uma informação, eu vou trocar as tarraxas da minha Fender Highway, pelas Schaller com trava, alguém sabe se são compatíveis? Existe alguma forma pela qual eu possa me assegurar disto? Obrigado, e desculpe de postei na seção errada.

clguitar
Membro
# dez/13
· votar


Bertola
Problema resolvido: dei o pedal de presente para um brother meu que é músico, e agora ele que conserte! :)
Obrigado, Mestre! Feliz Ano Novo!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


dalrio
Não. Dá quase no mesmo...
gL.
Sim estão certos...
Ancient_CTHULU
Consulte o site dessas empresas e veja as dimensões das tarrachas. Elas são parecidas e não haverá inconveniente para seu luthier fazer uma adaptação se for o caso.
clguitar
Ok.
Abçs

Raaffaa
Veterano
# dez/13
· votar


Olá mestre, tenho um violão Castañedo e ele desafina de cinco em cinco min, o que pode ser? me parece que o tensor dele está um pouco para fora!
pode me dar uma dica do que fazer?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


Raaffaa
o tensor dele está um pouco para fora!
Isso não tem nada à ver com a desafinação...
Vc está colocando as cordas de forma correta?
Está fazendo os procedimentos de estabilização da afinação?
As tarrachas estão com suas porcas e parafusos devidamente apertados?
Abç

gL.
Veterano
# dez/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Quanto aos cabos de "computador"(foto acima), posso usa-los?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


gL.
Sinceramente, não sei... Experimente e veja se dá...
Abç

SkyHawk
Membro
# dez/13 · Editado por: SkyHawk
· votar


Caro Bertola,

Comprei os captadores para a Tele que vou montar, é um set Dimarzio Chopper T DP 384 (humbucker em formato de single) para a ponte e um Area T DP 417 (stacked) para o braço, a pergunta é: qual valor e tipo de pontenciometros e capacitores que uso para esse set de captadores ?

Saudações !!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/13
· votar


SkyHawk
Cara, eu usaría 500K.
Logarítmicos ambos... Capacitor de 0.047uF
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji