A fina linha entre copiar outros musicos e produzir o nosso proprio som

Autor Mensagem
Marc Snow
Veterano
# fev/11
· votar


mateusstarling
É um bom texto.
O lance é bem mais complexo. Todas as épocas tem suas musicas da moda, estilos etc... Tem estilos que nunca saem de moda.

Mas mesmo que um cara seja único, versatil, inovador, ele precisa de DINHEIRO, CONHECIDOS, PADRINHOS para sai por aí e mostrar sua música e fazer com que ela se torne conhecida.

Daí com isso tudo, quem sabe o cara é tido como um ARTISTA PROFISSIONAL, uma vez que isso não tem nada a ver com tocar muito ou ter um vasto conhecimento.

Artista profissional é confundido com artista famoso, que está na mídia.

Posso até ter saído um pouco do assunto. Mas é muito foda voce conseguir notoriedade... Mesmo sendo diferente e inovador.

mateusstarling
Veterano
# fev/11
· votar


Marc Snow Obrigado pela sua contribuição.
Antes de mais nada eu não acredito que seja possivel criar algo inovador sem que vc saia de casa e toque com outras pessoas, a não ser que vc seja Dj, rs...
Musica é feita por comunicação, observação sonora. Tocando com outras pessoas aprendemos coisas imensuraveis, voltamos para casa e revemos nossos conceitos e caminhos e dessa maneira vamos lapidando o nosso talento.
Não lembro de alguem que tenha criado um estilo ou uma identidade estando trancado dentro de casa. Dessa maneira, estando exposto, hora ou outra as pessoas começam a perceber que vc tem uma linguagem, não tem como esconder uma casa iluminada em cima de uma montanha.
Acredito que tudo o que é novo leva mais tempo para ser assimilado mas com persistencia esse talento é notado, quanto mais em tempos de youtube.

nIgHtWoLf
Veterano
# mar/11
· votar


mateusstarling
Acredito que apesar do cara ser multifacético, ele sempre terá um estilo que ele toque melhor que os outros. E tambem o fato de um cara tocar de tudo, tambem pode trazer beneficios no quesito de que misturando tudo isso (consciente e insconscientemente) se consegue outras sonoridades.....o proprio fusion nasceu disso, da mistura do jazz com o rock e funk.

nIgHtWoLf
Veterano
# mar/11
· votar


Um bom exemplo é o guthier govan, um cara que toca bem de tudo, porem ele é melhor no rock mesmo.......mas mesmo assim toca country, blues, funk e jazz muitissimo bem

clebergf
Veterano
# abr/11
· votar


Bacana o texto. Em qualquer profissão é importante esse foco em alguma vertente para que possamos ter destaque.
O problema aparece quando temos a música como diversão, pois o tempo que sobra para dedicação é menor dificultando a especialização.


@Offtopic: muito boa a sua banda, parabéns. Estou começando a apreciar mais o Jazz e é muito bom saber que temos músicos desse nível.

jberbetz
Veterano
# abr/11
· votar


Realmente, o que acredito ser mais complicado é ser original e, ao mesmo, tempo ser bom...

Não ser original, é sem graça...e se não é original, não é "bom" (notem as aspasa hein! huahuahua)

Ser original mas não ser bom, é muito ruim também...

Ser original e ser bom ao mesmo tempo, é o santo graal!

Abrax!

Marc Snow
Veterano
# abr/11
· votar


jberbetz
Tudo é questão de oportunidade... e é o que falta

mateusstarling
Veterano
# abr/11
· votar


clebergf Obrigado amigo.
Interessante que o topico ressurgiu, para mim é um tema que esta sempre me rondando.
No Brasil não tem muito espaço para o experimentalismo, as pessoas não apreciam muito isso mas não sabem como isso é importante para o desenvolvimento da cultura e das artes.
É necessário que ajam artistas ousando a todo tempo para que a arte não fique estagnada

Marc Snow
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling
O lance é fazer o seu e mandar pra fora! Contar com alguma coisa desse país de merda.... esquece!

Chuck Bluesbreaker
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling

pra min a culpada de toda essa situação é a globo! é o cancer desse país, eu penso isso pq parece que todo o tipo de arte experimentalista que vc descreveu é visto como se fosse uma coisa elitizada e super especial enquanto deveria ser algo do cotidiano como acontece na inglaterra e otros paises..

é só ver o faustão que se percebe a decadência desse país :(

nIgHtWoLf
Veterano
# abr/11
· votar


e tem acho o seguinte. Assim como a musica é um idioma, quando nós aprendemos outros idiomas, acabamos falando o nosso proprio idioma de maneira melhor e mais rebuscada. Acho que tudo isso é cultura musical.

clebergf
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling


Pois é, aqui infelizmente não temos muito espaço para isso, isso eu acredito que não é um problema exclusivo nosso, mas como vivemos aqui é onde sentimos na pele.
Eu acredito que o correto era ter espaço para todos, desde a arte mais simplória e tosca até a mais trabalhada, porém para isso seria necessário mudar a forma de pensar, cultura entre outras coisas. Seria um trabalho a muito longo prazo que precisaria de apoio da mídia, ou seja, sem chance.

Ainda bem que alguém um dia inventou a Internet e ela se popularizou.

mateusstarling
Veterano
# abr/11
· votar


Amigos, vcs tem razão, nào tem como pensar de forma diferente, existe uma cultura destinada a manipulação das massas, quanto mais burro e inculto o povo mais facil eleger candidatos corruptos e vender produtos idiotas, mas acredito que mais da metade das pessoas que frequentam esse forum são pessoas com interesse em musica de qualidade, e alias, gosto musical muda constantemente, se refina com o tempo.
Hoje fico marvilhado com musicos que a 10 anos atras eu achava que eram musicos sofriveis, mas a cada dia que passa eu procuro expontaniedade, o improviso do momento a composição fora dos padrões, não tem como tocar guitarra por 20 anos e continuar tomando o leitinho dos primeiros anos de vida musical.

jberbetz
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling
Por isso eu falo que o esquema é ser original, além de bom. Depois de um tempo, ninguém aguenta mais ouvir coisas iguais; manjadas. Um exemplo, sem querer ofender: eu vi o último vídeo do G. Guerra no canal dele no youtube. Acho que o nome é "Memories". Sinceramente, não aguento mais ouvir um som assim. Além de ser manjado, se eu quero ouvir algo assim eu vou ouvir S. Vai...porque é muito melhor, fato.

Tudo bem se você faz covers e gosta de tocar coisas "famosas" e consagradas...tudo bem, é muito legal se você faz bem feito e realmente entrete/diverte as pessoas que ouvem -- além de você mesmo.

Agora, criar uma banda com músicas próprias, com objetivo de expor o seu trabalho ao mundo, e aparecer com musiquinhas manjadas e sem graça é pra acabar...eu teria vergonha.

Sim, eu sou chato. Eu sei. hahahaha


Abraços!

mateusstarling
Veterano
# abr/11
· votar


jberbetz Pois é cara, acho que todo mundo que leva o instrumento a serio começa a romper com o obvio, assim como agente começa lendo 3 porquinhos e com o passar dos anos amadurecemos em nossas leituras e buscamos Garcia Maques, dostoievski, Biblia, etc...Na musica o caminho é o mesmo, acredito eu.

abs e paz.

jberbetz
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling
Exatamente...é uma evolução natural. Você não deixa de gostar de Malmsteen; mas quando você quer ouvir Malmsteen, você vai lá e pega o teu Rising Force e aumenta o volume -- ou seja, você não vai atrás de um dos "clones" do cara (se é que alguém consegue imitar BEM o gordo hehehehe)...

Você também não deixa de "gostar" de sons mais pobres, que são os que você ouvia no início da sua vida (de alguns você até deixa de gostar mesmo)...mas você aprende a reconhecer que são sons não tão legais no momento (porque você evoluiu) e raramente volta a ouví-los com frequencia -- pois não há nada mais para ser admirado ali.

Ultimamente ando ouvindo bastante Led...era uma banda que sempre deixei de lado e conhecia apenas os hits...ando bem satisfeito hahahahahahaha

Paulo Heineken
Veterano
# abr/11
· votar


Ótimo texto
vou usar a idéia do Script..nunca havia pensado nisso!

mateusstarling
Veterano
# abr/11
· votar


jberbetz Pode crer, tem alguns musicos que eliminamos definitivamente do nosso ipod, outros odiavamos e começamos a amar, alguns abondanamos por um tempo e depois retomamos com um novo ouvido.

Paulo Heineken Vai na fé que da certo, rs..
abs e paz.
Mateus Starling

GTCatalani
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling
essa "evolução" acontece com gosto por instrumentos tmb xD.
eu por exemplo era louco por les pauls e sgs, ae foi passando o tempo comecei a curtir stratos e hj adoro super starts (não que não curta mais os outros modelos, mas as preferencias e necessidades mudaram xP)

mateusstarling
Veterano
# abr/11
· votar


GTCatalani Verdade, eu quando comecei a tocar so usava guitarra com floyd rose. Hoje em dia tenho uma jem 777, sei que é o sonho de consumo de muitas pessoas aqui, mas é uma guitarra que eu comprei zerada nos EUA e eu uso umas 2 ou 3 vezes no ano para gravações no meio pop e rock, odeio floyd rose. So uso strato e telecaster para minhas gigs. A minha telecaster nem ponte tem.

GTCatalani
Veterano
# abr/11
· votar


mateusstarling
hehe, o meu processo foi meio que inverso, hoje não gosto de guitarras de ponte fixa, tive já umas 3 les pauls diferentes (uma golden, uma shelter e uma epi custom) mas acabei vendendo no final. Hoje fico com uma strato com floyd bem modificada, a art pro jem e uma de luthier que é do meu cunhado copia da n4 só que com khaler e emgs (a que uso menos)

mateusstarling
Veterano
# abr/11
· votar


GTCatalani Floyd Rose so traz problemas, arrebenta uma corda e vc precisa de uma guitarra reserva tudo em prol dos efeitos que ela produz, então, acho que tem que ser pesado a versatilidade da mesma, se o som que vc faz realmente necessita desses efeitos então é ela mesmo, mas no meu caso, que sou um improvisador e musico de studio, ela só esta ali para atrapalhar. Ninguem nunca chegou para mim e pediu para que eu gravasse uns efeitos de alavanca, mas eu tenho a guitarra caso seja necessaria.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A fina linha entre copiar outros musicos e produzir o nosso proprio som