Autor |
Mensagem |
LipeGuitarrero Veterano |
# fev/11
· votar
Manubio
Bom, andei lendo um pouco e falam que em stratos a madeira bem seca da uma diferença no som, não sei se a informação procede.
Mais acerca dela ser Vintage isso eu axo legal, tem coisa melhor do que você ter um instrumento legal em bom estado, que você gosta e que sai um som bom que foi comprado a muitos anos atras? Isso é muito gratificante.
|
Manubio Veterano |
# fev/11
· votar
LipeGuitarrero Rola até o sentimento, mas isto não torna a guitarra vintage. Eu acho que daqui a 20 anos você vai olhar e pensar: - Nossa, esta guitarra já está comigo a 20 anos. Não que ela é uma guitarra vintage, mas tudo bem.
Sobre a madeira secar, a Fender desde a década de 60 passa outro verniz por baixo da pintura, não lembro o nome no momento, que impede a passagem de líquidos em ambos sentidos, então na verdade, a madeira não seca, pois a água não sai, ou seja, um instrumentos de 65 é uma guitarra de 65, legal, muito bom, e talvez tenha sido muito bem feita, por isto será um instrumento com bom som, nem sempre é por causa destes mitos.
Mas posso estar errado, nunca se sabe.
|
Eddie Van Hallen Veterano |
# fev/11
· votar
faz assim compra a guitarra, monta uma banda, começa a tocar por ae, fica famosa e ae voce pode comprar quantos celulares voce quiser
|
LipeGuitarrero Veterano |
# fev/11 · Editado por: LipeGuitarrero
· votar
Manubio
Entendi a parada da madeira deve ser verdade mesmo.
Mais a cerca de um instrumento antigo só quem tem um, sabe como é, principalmente se ele é bom. Tenho minha Condor RX30 a uns 7 anos e curto ela, vou troca-la por uma CLP2 que não vou vender nunca mais por ser meu presente de 18 anos. Meu violão eu não vendo nem ferrando, e com uma grana no luthier ele vai ficar tinindo.
Pra mim não é porque é uma "fender" que só ela é vintage, pra mim qualquer instrumento bom e antigo é vintage. Tenho alguns amigos que possuem instrumentos antigos muito legais e não são de marcas "tops" e os considero vintages.
Não é todo mundo que tem grana para comprar um instrumento vintage de marca, ou mesmo um instrumento novo de marca e poder mante-lo até se tornar vintage, alguns tem que vender por questoes financeiras ou acontecem outros imprevistos etc.
O conceito Vintage não deveria ser aplicado somente a "fender" e "gibson".
|
Van_Lorien Veterano |
# fev/11 · Editado por: Van_Lorien
· votar
LipeGuitarrero Manubio As guitarras de antigamente (leia-se 50, 60 e meados de 70) ficavam vintage, com a madeira seca e com os "relics" porque o tipo de acabamento utilizado antigamente era em nitrocelulose, que deixava a madeira respirar, diferente do PU (polyester/polyrethane) utilizado hoje em dia, que é uma cama da plástica praticamente. Algumas marcas e modelos ainda mantem o acabamento em nitrocelulose, especialmente (100% dos casos) nos modelos "relic". Se não me engano, a maioria das Gibsons utilizam o acabamento em nitrocelulose.
Um ponto "negativo" (eu não considero negativo) do acabamento em nitrocelulose é a fragilidade. Com o tempo a cor ia mudando sua tonalidade, a pintura ia craquelando e gastando naturalmente, diferentemente do PU que é quase indestrutível e não é afetado (não tanto) pela ação do tempo.
Abs
|
Emogotic Veterano |
# fev/11 · Editado por: Emogotic
· votar
Vintage é uma designação aplicada a colheitas de uvas, como para o vinho do Porto, em que as condições de produção, colheita, estágio e outros factores de produção contribuem para uma qualidade excepcional. A sua origem ou significado vem de vint relativo à safra de uvas e age de idade.
Denominam-se também Vintage os vinhos do porto mais especiais que se caracterizam por ter a capacidade de envelhecer dentro da garrafa, sendo pois um vinho do porto não filtrado que ganha sabores muito especiais com o passar dos anos. O termo vintage foi acolhido pelo mundo da moda para designar peças que marcam uma época, como roupas ou acessórios.
Fonte: Wikipédia
|
LipeGuitarrero Veterano |
# fev/11 · Editado por: LipeGuitarrero
· votar
Van_Lorien
Deve ser por isso que o pessoal só considera fender e gibson vintage, nunca vi ninguem falando olha uma ibanez vintage.
Emogotic
Obrigado professor rsrsrs
|
Manubio Veterano |
# fev/11
· votar
Van_Lorien Na verdade, isto durou muito pouco.
A Fender, mesmo usando a nitrocelulose, começou a usar uma camada de verniz por baixo, fullercast, algo parecido com isto, que fazia o papel que o poliuretano faz hoje.
Ou seja, a nitrocelulose "deixava" a madeira respirar por ser uma camada fina de tinta, mas o verdadeiro fato é que por baixo iria este verniz que impedia a madeira de respirar.
Abs
|
LipeGuitarrero Veterano |
# fev/11 · Editado por: LipeGuitarrero
· votar
Manubio
Será que isso foi uma jogada de marketing para as pessoas nunca terem um instrumento vintage, e terem que comprar um instrumento ja "relicado" da marca e muito mais caro?
|
Van_Lorien Veterano |
# fev/11
· votar
Manubio Hmm, não sabia disso. Então, pelo que eu entendi, a pintura craquelava e gastava normalmente, mas graças ao "fullercast" a madeira não respirava, correto?
Uma vez eu achei uma coisa muito legal pra vender numa lojinha dos EUA: uma tinta em spray em tons clássico (olympic wwhite, butterscotch blonde, fiesta red) e já tinha com o verniz em nitrocelulose junto, era só pintar um corpo selado. Uma pena é que eles não mandam par ao Brasil porque é proibido o transporte de coisas em aerosol e shit.
Abs
|
Manubio Veterano |
# fev/11
· votar
Van_Lorien Exatamente.
Ele meio que plastificava a madeira no começo, mas depois simplesmente não deixava a passagem de líquidos, ou seja, a madeira não secava.
Isto evitava que a pintura infiltrasse na madeira, ou seja, era necessário para a pintura e acabamento.
Eu não tenho certeza do nome, mas é algo do gênero, uma pesquisa rápida e você acha.
Abs
|