Compro uma guitarra ou um celular novo?

Autor Mensagem
LipeGuitarrero
Veterano
# fev/11
· votar


Manubio

Bom, andei lendo um pouco e falam que em stratos a madeira bem seca da uma diferença no som, não sei se a informação procede.

Mais acerca dela ser Vintage isso eu axo legal, tem coisa melhor do que você ter um instrumento legal em bom estado, que você gosta e que sai um som bom que foi comprado a muitos anos atras? Isso é muito gratificante.

Manubio
Veterano
# fev/11
· votar


LipeGuitarrero
Rola até o sentimento, mas isto não torna a guitarra vintage.
Eu acho que daqui a 20 anos você vai olhar e pensar:
- Nossa, esta guitarra já está comigo a 20 anos.
Não que ela é uma guitarra vintage, mas tudo bem.

Sobre a madeira secar, a Fender desde a década de 60 passa outro verniz por baixo da pintura, não lembro o nome no momento, que impede a passagem de líquidos em ambos sentidos, então na verdade, a madeira não seca, pois a água não sai, ou seja, um instrumentos de 65 é uma guitarra de 65, legal, muito bom, e talvez tenha sido muito bem feita, por isto será um instrumento com bom som, nem sempre é por causa destes mitos.

Mas posso estar errado, nunca se sabe.

Eddie Van Hallen
Veterano
# fev/11
· votar


faz assim
compra a guitarra, monta uma banda, começa a tocar por ae, fica famosa e ae voce pode comprar quantos celulares voce quiser

LipeGuitarrero
Veterano
# fev/11 · Editado por: LipeGuitarrero
· votar


Manubio

Entendi a parada da madeira deve ser verdade mesmo.

Mais a cerca de um instrumento antigo só quem tem um, sabe como é, principalmente se ele é bom. Tenho minha Condor RX30 a uns 7 anos e curto ela, vou troca-la por uma CLP2 que não vou vender nunca mais por ser meu presente de 18 anos.
Meu violão eu não vendo nem ferrando, e com uma grana no luthier ele vai ficar tinindo.

Pra mim não é porque é uma "fender" que só ela é vintage, pra mim qualquer instrumento bom e antigo é vintage. Tenho alguns amigos que possuem instrumentos antigos muito legais e não são de marcas "tops" e os considero vintages.

Não é todo mundo que tem grana para comprar um instrumento vintage de marca, ou mesmo um instrumento novo de marca e poder mante-lo até se tornar vintage, alguns tem que vender por questoes financeiras ou acontecem outros imprevistos etc.

O conceito Vintage não deveria ser aplicado somente a "fender" e "gibson".

Van_Lorien
Veterano
# fev/11 · Editado por: Van_Lorien
· votar


LipeGuitarrero
Manubio
As guitarras de antigamente (leia-se 50, 60 e meados de 70) ficavam vintage, com a madeira seca e com os "relics" porque o tipo de acabamento utilizado antigamente era em nitrocelulose, que deixava a madeira respirar, diferente do PU (polyester/polyrethane) utilizado hoje em dia, que é uma cama da plástica praticamente. Algumas marcas e modelos ainda mantem o acabamento em nitrocelulose, especialmente (100% dos casos) nos modelos "relic". Se não me engano, a maioria das Gibsons utilizam o acabamento em nitrocelulose.

Um ponto "negativo" (eu não considero negativo) do acabamento em nitrocelulose é a fragilidade. Com o tempo a cor ia mudando sua tonalidade, a pintura ia craquelando e gastando naturalmente, diferentemente do PU que é quase indestrutível e não é afetado (não tanto) pela ação do tempo.

Abs

Emogotic
Veterano
# fev/11 · Editado por: Emogotic
· votar


Vintage é uma designação aplicada a colheitas de uvas, como para o vinho do Porto, em que as condições de produção, colheita, estágio e outros factores de produção contribuem para uma qualidade excepcional. A sua origem ou significado vem de vint relativo à safra de uvas e age de idade.

Denominam-se também Vintage os vinhos do porto mais especiais que se caracterizam por ter a capacidade de envelhecer dentro da garrafa, sendo pois um vinho do porto não filtrado que ganha sabores muito especiais com o passar dos anos. O termo vintage foi acolhido pelo mundo da moda para designar peças que marcam uma época, como roupas ou acessórios.

Fonte: Wikipédia

LipeGuitarrero
Veterano
# fev/11 · Editado por: LipeGuitarrero
· votar


Van_Lorien

Deve ser por isso que o pessoal só considera fender e gibson vintage, nunca vi ninguem falando olha uma ibanez vintage.

Emogotic

Obrigado professor rsrsrs

Manubio
Veterano
# fev/11
· votar


Van_Lorien
Na verdade, isto durou muito pouco.

A Fender, mesmo usando a nitrocelulose, começou a usar uma camada de verniz por baixo, fullercast, algo parecido com isto, que fazia o papel que o poliuretano faz hoje.

Ou seja, a nitrocelulose "deixava" a madeira respirar por ser uma camada fina de tinta, mas o verdadeiro fato é que por baixo iria este verniz que impedia a madeira de respirar.

Abs

LipeGuitarrero
Veterano
# fev/11 · Editado por: LipeGuitarrero
· votar


Manubio

Será que isso foi uma jogada de marketing para as pessoas nunca terem um instrumento vintage, e terem que comprar um instrumento ja "relicado" da marca e muito mais caro?

Van_Lorien
Veterano
# fev/11
· votar


Manubio
Hmm, não sabia disso. Então, pelo que eu entendi, a pintura craquelava e gastava normalmente, mas graças ao "fullercast" a madeira não respirava, correto?

Uma vez eu achei uma coisa muito legal pra vender numa lojinha dos EUA: uma tinta em spray em tons clássico (olympic wwhite, butterscotch blonde, fiesta red) e já tinha com o verniz em nitrocelulose junto, era só pintar um corpo selado. Uma pena é que eles não mandam par ao Brasil porque é proibido o transporte de coisas em aerosol e shit.

Abs

Manubio
Veterano
# fev/11
· votar


Van_Lorien
Exatamente.

Ele meio que plastificava a madeira no começo, mas depois simplesmente não deixava a passagem de líquidos, ou seja, a madeira não secava.

Isto evitava que a pintura infiltrasse na madeira, ou seja, era necessário para a pintura e acabamento.

Eu não tenho certeza do nome, mas é algo do gênero, uma pesquisa rápida e você acha.

Abs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Compro uma guitarra ou um celular novo?