Violão classico e teoria musical

Autor Mensagem
Churrus
Veterano
# fev/11


Pois então, faço aula de guitarra, e resolvi engressar em aula de violão classico, mas como moro em uma cidade do tamanho de uma fazenda, so há um professor q de aulas de violão classico, mas andei conversando com um amigo meu que toca bem, ele disse q este professor é bom em teoria musical, q ele n toca mto bem, mas q é otimo em teoria, no caso eu fazendo aulas com ele, irei aprender partitura, teoria musical, e tal,ele n toca mto bem violão classico, mas vale a apena essas aulas, ja q aprenderia partitura, conceitos basicos do violão classico, teoria e tal, e dai pra diante, da pra min desenvolver a tecnica nescessaria pra tocar musica classica? sendo q ele n é um bom tecnico, e sim um bom teorico...

GuiMolusco
Veterano
# fev/11
· votar


teoria naum serve pra nada sem pratica

imagino eu q ele naum vai conseguir passar bem a teoria para a pratica, assim, "dificultando o aprendizado"

Pé de chinelo
Veterano
# fev/11
· votar


Eu acho melhor praticar antes, e entender a teoria depois...

pq teoria sem prática não faz sentido nenhum

só os conhecimentos teóricos não vao te fazer um bom violonista clássico, mas sim o treino das técnicas desse estilo

abs!

pscb
Veterano
# fev/11
· votar


Churrus

Fórum errado.

Se quer fazer aula de violão, faz com alguém que saiba tocar violão.

Se o professor é bom em teoria, faz só aula de teoria.

Pé de chinelo
Veterano
# fev/11
· votar


Churrus

É verdade, fórum errado man, tu postou no de guitarra

sidguitar1
Veterano
# fev/11 · Editado por: sidguitar1
· votar


Churrus concordo com o pessoal, fiz violao classico com um bom professor aqui em ctba em 94, fiz os livros ate os do sexto ano, hj lembro vagamente algus estudos do villa lobos e uns choros, parei de tocar violao em 2000,nao consigo tocar quase nada ou nada direito hj, cara o violao tem muitos detalhes,os estudos tecnicos do f.sor e do carcassi por exemplo, nao dao resultado nenhum se quem for lhe passar nao souber as posturas corretas, as dinamicas, enfim, se o cara nao sabe tocar, vai ser dificil vc aprender com ele, se vc nao tem outra opçao na sua cidade pega so leitura,divisao ritmica, sei la ,algo q vc veja q da pra ele te passar, mas logo logo vc vai precisar de outro professor,abraço

pscb
Veterano
# fev/11
· votar


sidguitar1
cara o viola tem muitos detalhes,os estudos tecnicos do f.sor e do carcassi por exemplo, nao dao resultado nenhum se quem for lhe passar nao souber as posturas corretas, as dinamicas,

Perfeito. Eu estudo violão clássico e o que menos se aprende é teoria musical. A prioridade é pegar uma peça e tocar do início ao fim, conhecendo as posições da mão esquerda, que dedos usar na mão direita etc. Cheio de detalhes que teoria nenhuma ajuda, pois o objetivo é tocar, não entender o que está escrito.

sidguitar1
Veterano
# fev/11
· votar


pscb
isso mesmo q vc falou... por exemplo no estudo um do villa lobos tem umas acentuaçoes nos acordes diminutos com o dedo medio, e quem esta estudando nao tem a minima nossao de q acorde é ,mas sim de fazer os arpejos limpos e com a acentuaçao no lugar certo,postura da mao, imagine tocar uma peça tipo la catedral do barrios sem ter a tecnica certa,nao adianta, era melhor um professor q nao soubesse oq e uma triade mas q tivesse conhecimentos tecnicos adequados pro erudito ja q vc nao pode improvisar nas peças...sei la esse professor q ele falou nao serve pra erudito,abraço

Churrus
Veterano
# fev/11
· votar


Então eu fui a aula hj, ele me ensinou sobre tempo, notas na pauta,essas coisas, mas n deu aula pratica, ele disse q vai me ensinar a ler a partitura, passar exercicios para tecnica, pra poder executar tal musica, vai ensinar sobre tempo, ritimo, essa coisas, então é uma boa continuar nessas aulas, até pq estarei aprendendo bastante coisa de tempo, formação de acordes, etc..??

Pé de chinelo
Veterano
# fev/11
· votar


Churrus

Como ja disseram vc vai aprender teoria, e não prática

Churrus
Veterano
# fev/11
· votar


Mas teoria vai me ser util, é importante, é legal aprender?

Pé de chinelo
Veterano
# fev/11
· votar


Churrus

Claro man, teoria é essencial pra qualquer músico, fundamental saber sobre tempo, escalas, campo harmônico etc

Mas o que eu quis dizer é que somente isso não vai te fazer um violonista clássico bom entende? pra isso é necessário além da teoria estudar as técnicas do estilo!

mas continua seus estudos teóricos que vc não vai perder nada, pelo contrário só vai ganhar!

abraços!

sidguitar1
Veterano
# fev/11
· votar


Pé de chinelo
mas continua seus estudos teóricos que vc não vai perder nada, pelo contrário só vai ganhar!
ponto pra vc +1,abraço

Churrus
Veterano
# fev/11
· votar


Blz, vo continuar, mas tipo, n da pra min ir pegando umas tecnicas por minha conta, por exemplo, quand eu sober ler partitura, e pegar uma peça de bach por exemplo, n da pra treinar akela tecnica, e consegui executar a musica?

Churrus
Veterano
# fev/11
· votar


e estudando isso tbm vo estar aprimorando meus estudos de guitarra ne? pra compor tbm?

pscb
Veterano
# fev/11
· votar


Churrus

Teoria serve para qualquer instrumento. É bom estudar separadamente da aula prática, para aprofundar cada assunto.

Mr. Danniel
Veterano
# fev/11
· votar


Putz, voces malharam o cara pq disseram q ele naum toca mt bem, mas naum dá pra chegar em uma aula esperando o villa lobos pra te dar aula, as vezes o cara até toca mas naum ér td aqilo, se for o caso pra tu vai só de teoria msm q é tão importante qanto a pratica. Abração ae ^^

Bruno_Rock and Roll
Veterano
# fev/11
· votar


Se ele cobrar barato pelas aulas, vale a pena..
E lembre-se da frase: "A teoria na prática é outra."

Txie
Veterano
# mai/11 · Editado por: Moderador
· votar


- EDITADO PELA MODERAÇÃO -


3. É proibido!
3.1. Qualquer tipo de comercialização no fórum.
3.2. Flood e Spam
http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

Txie
Veterano
# mai/11
· votar


Oi meu nome é Diego,sou de sp.zona leste,sou violonista erudito e estou dando aulas de violão erudito,leciono na escola de musica do estado de são paulo ULM q agora é emesp - tom jobim,meu professor é o Paulo martelli e Pietro carlo correa...
Churrus
GuiMolusco
Pé de chinelo
pscb
sidguitar1

Pé de chinelo
Veterano
# mai/11
· votar


Txie

???

vc msm escreveu que é proibido qlq tipo de comercialização, dps vem botar seu anúncio? pra botar anúncio é em outro lugar, não aqui no fórum

GuiMolusco
Veterano
# mai/11
· votar


Pé de chinelo

axo q foi editado pela moderação cara

Anitaaa
Veterano
# jul/11
· votar


Oiii!

Obrigado ao moderador por bloquear o meu post "Questão sobre teoria musical" a pedir ajuda, principalmente sem me dar uma oportunidade de explicar apesar de eu ter SIM procurado no forum topicos parecidos. E A MAIOR PARTE NÃO RESPONDEU À MINHA DÚVIDA!!!!!!!!!

Pois eu apenas publiquei o topico porque o meu exame é daqui a 12horas e eu estou EXTREMAMENTE aflita com esta questão. Não sou ignorante e apenas pensei que como é uma questão especifica e não uma global que poderia ter uma ajuda neste forum mais rapidamente se fizesse um post individual.

Obrigado ; ) MauricioBahia é bom saber que existe compreenção na sua pessoa... Você deveria ter um pouco mais de compaixão e tentar perceber o porquê de certas atitudes antes de tomar suas ações. MauricioBahia te dou um concelho: não deixa a febre de moderador subir não!!!!!! ; )


POIS VOLTO A DIZER:
Preciso de ajuda urgente.

Vou ter um exame e neste exame tem uma questão (imagem anexada) sobre inversões. Eu sei o que é uma inversão, siginfica subir a primeira nota musical uma oitava acima, mas, deixa-me um pouco confusa esta parte dos números (na imagem tem o primeiro exercicio feito como exemplo), o que significa o 5/3 na parte das inversões?

Esta é uma prova modelo e preciso de ajuda para perceber isto...

Aqui esta em jpeg para alguma alma caridosa se interessar em me ajudar. Volto a pedir ajuda e quem quiser PF me envie uma menssagem.

[IMG]http://img275.imagevenue.com/loc154/th_613084409_inversao_122_154 lo.jpg[/IMG]

Obrigado e beijos

Pé de chinelo
Veterano
# jul/11
· votar


Anitaaa

é isso que dá estudar em cima da hora!

Anitaaa
Veterano
# jul/11 · Editado por: Anitaaa
· votar


já estou a estudar à dois meses. não tenho dinheiro para pagar um professor e só tenho essa duvida do exame todo que vale muito, quero ir dormir descansada. Depois já tinha pedido minha conta po cifra clube que demorou dois dias a chegar no mail.. não fala sem saber não!!!

abraço pé de chinelo

Pé de chinelo
Veterano
# jul/11
· votar


Anitaaa

vc podia ter vindo aqui 2 meses atrás moça, pq veio 12h antes do exame? :p

Anitaaa
Veterano
# jul/11 · Editado por: Anitaaa
· votar


Estive noutros forums e a procurar no meio de pdfs e livro... So descobri este forum dois dias atrás, senão claro que teria vindo antes... :O

eu sei o que são inversões apenas tenho uma duvida dos numeros...

São os intervalos de 3ª e 5ª???
Porque o 5 vem primeiro que o 3?
Você pode-me ajudar??? Você consegue resolver estes exemplos?
Em dois meses não consegui arranjar solução e estou ficando maluquinha!!!! :O

beijo

Pé de chinelo
Veterano
# jul/11
· votar


a figura não ta abrindo...

Mas não entendi direito o que vc quer saber...

Se for inversões, pode ser em qualquer grau da escala, tem inversãro de 3ª e 5ª que é padrão , mas dá pra fazer com 2ª, 7ª...enfim qlq grau

Anitaaa
Veterano
# jul/11
· votar


Ai pé Pé de chinelo você consegue resolver este exercicio? A parte das inversões??? Vou postar a imagem noutro serviço espera ai 5 minutos pf....
beijo

Anitaaa
Veterano
# jul/11
· votar


AQUI ESTA: http://www.freeimagehosting.net/b2d10

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Violão classico e teoria musical