Ajuda na montagem de uma strato luthier

    Autor Mensagem
    Einsenhaim
    Veterano
    # fev/11


    Ola galera, resolvi sair do lixo ao luxo, rsrs
    depois de varios conselhos recebidos pela galera daqui do forum, resolvi montar uma strato em luthier, so nao me decidi quanto a quais madeiras utilizar nela...
    de certeza por enquanto, so que sera uma modelo fender, com escala clara.

    os que conhecerem bem as madeiras, por favor dar uma ajuda, e verificar se ficaria legal com esses hardwares abaixo:

    set lil killers by GFS
    tarraxas modelo goto/ sperzel com trava GFS
    par de roller string GFS
    ponte tremolo wilkinson vintage pop in arm GFS
    roller sadles GFS
    roller nut
    escudo fender original

    pscb
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: pscb
    · votar


    Einsenhaim

    Já decidiu o luthier?

    Como ficam os upgrades da Memphis? E a Fender Standard?

    Sobre madeiras, as nacionais mais comuns são freijó e marupá. Cedro também serve.

    EDIT: Citei só as madeiras do corpo. Para braço e escala clara, marfim é comum.

    Einsenhaim
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    vou fazer com o luthier cicero, aqui em jacobina, ele faz guitarras para luiz caldas

    ja que vou gasstar uma graninha mesmo, montar logo a strato em luthier, fica do meu jeito.

    a memphis vou vender, e cara, para tocar metal, por exemplo, qual madeira tem o melhor timbre?

    Einsenhaim
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    e quanto aos pots dos mini humbuckers lil killers, fica legal com 250 ou 500?

    pscb
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Einsenhaim

    Sobre tocar metal, eu acho estranho comprar strato com esse objetivo. Mas, sobre as madeiras, marupá e freijó são a mais comuns como substitutas do alder e do ash. No caso do cedro, eu tenho uma guitarra com humbuckers e tem uma sonoridade mais grave, tanto que cedro é usado como alternativa ao mogno.

    pscb
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Einsenhaim

    Outra coisa. Já tocou em alguma guitarra desse luthier?

    "Guitarra de luthier" é um termo que nos remete a "instrumento personalizado de alto nível com preço razoável" e "se comprar, nunca mais vende".

    Mas, além disso, tem que ver se esse luthier é bom. Não basta ser luthier para ter garantia de qualidade.

    Einsenhaim
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    e porque eu gosto do visual strato, nao toco profissionalmente, mas gosto muito de tocar coisas do genero metal, principalmente angra, shaman, edguy...

    Einsenhaim
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    http://www.youtube.com/watch?v=YlAfmJtfVcE&feature=related
    link de uma reportagem do reporter record com o luthier cicero.


    mas nao pretendo vender a guita mesmo nao, futuramente penso em omprar outras guitarras, quando terminar meu curso de direito, por agora nem tenho muito tempo para tocar.
    acho que cedro ficaria mais legal para meu caso ne? sem contar que cedro aqui na regiao e farto, srsrsrs

    pscb
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Einsenhaim

    Independemente do tipo da madeira, tem que ser uma boa peça. De preferência, sem emendas, além dum bom envelhecimento para secar a madeira.

    Com os preços que temos no Brasil (R$1600,00 uma Ibanez de linha baixa, por exemplo), eu sou favorável a comprar instrumento de luthier. Mas é bom lembrar casos de outros colegas, do tipo "comprei uma Gibson LP Standard, nunca pensei em vender, mas vendi quando apareceu uma Gibson Custom Shop".

    Eu prefiro nunca mais vender a gastar o preço brasileiro ou, ainda, gastar R$3000,00 em passagem para comprar em Miami. Mas muitos colegas dizem "quando eu comprei, eu também não pretendia vender". Só para pensar no assunto.

    Einsenhaim
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    e isso, vou mandar fazer em peça unica...
    o luthier e de qualidade cara, e ainda tem o fato de a madeira aqui ser muito barata, pois e tirada na mata por ele mesmo, e envelhecida...

    pscb
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Einsenhaim

    Parece um bom negócio. Eu mesmo estou esperando uma telecaster de luthier, como falei no outro tópico. Corpo em cedro sem emendas, braço e escala em marfim imperial.

    Eu escolheria marupá ou freijó, se tivesse, mas o luthier só trabalha com cedro e mogno.

    Sobre os pots, acho que tu encontra na busca ou pode perguntar no tópico do Bertola.

    Einsenhaim
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    bem lembrado, quero madeira clara na escala pelo visual na guitarra, mas nao sei tbm qual madeira me proporcionara um timbre bom...

    pscb
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: pscb
    · votar


    Einsenhaim

    É bom também comprar bons pots e nut de osso.

    Edit: Agora vi que tu falou em roller nut já.

    Einsenhaim
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    comprei todos os componentes na guitar fetish, pots, enfim, tudo, com excessao do roller nut que na achei la...

    os hardwares parecem ter bastante qualidade, alguem ai me confirma isso, ja os comprei mesmo... rsrsrsrs

    pscb
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Einsenhaim
    alguem ai me confirma isso, ja os comprei mesmo... rsrsrsrs

    Se comprou, agora usa. E já era hehehe

    beu
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Einsenhaim

    tirando suas tarrachas e os caps (q depois vc pode trocar se nao tiver no nvel da guitarra) acho q o q eu não colocaria é essa ponte wilkinson, nao sou expert, mas de conversar com quem entende parece ter coisa melhor. colocaria uma original fender com bloco maior (high mass) e dois pivos ou da marca gotoh.

    alias colocaria tudo original fender ou gotoh, pode ser frescura, mas o roller da fender era aposta garatinda e por exemplo, os pots da gfs são alpha, de otima reputação, mas nao custava nada colocar um cts.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Ajuda na montagem de uma strato luthier