Mini-cursinho de teoria, Boggione

    Autor Mensagem
    Boggione
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Boggione


    Hehe, apostei em um titulo bem estilo De Ros para chamar a atencao, bom nao sei se esse e um lugar apropriado para postar isso se nao for por favor movam o topico de lugar, mais entendam que a intencao e boa, hehe, vou ver se consigo algumas fotos. Estou com um problema no teclado e estou sem acento.


    Parte 1 - Introducao a Teoria


    Bom vamos comecar pela parte historica da teoria:


    1 - Como surgiram o nome das notas?

    As notas surgiram do monge italiano Guido D`Arezzo que era regente do coro da Catedral de Arezzo (Toscana, terra do Toto). Ele foi o criador da pauta musical e batizou as notas musicas (ate entao as notas so eram conhecidas pelo ouvido) com os nomes que conhecemos hoje: Do, Re, Mi, Fa, Sol, La e Si, baseando-se em um texto sagrado (Oracao) em latim, cantado pelas criancas do coral de Arezzo para que Sao Joao os protegesse da rouquidao:

    Utqueant laxis

    Para que nos, seus servos,

    Resonare fibris

    possamos elogiar

    Mira gestorum

    claramente o milagre

    Famuli tuorum

    e a forca dos teus atos,

    Solve polluti

    absolve nossos

    Labi reatum

    labios impuros,

    Sancte Ionannes

    Sao Joao

    O sistema de Guido D`Arezzo sofreu algumas transformacoes, a nota Ut passou a ser chamada de Do e a nota San passou a ser chamada de Si, enquanto a pauta ganhou linhas e espacos a mais, embora sua essencia continue a mesma.


    2 - Oque sao cifras?

    Cifras e um sistema internacional em que substituimos as notas por letras.

    Do = C
    Re = D
    Mi = E
    Fa = F
    Sol = G
    La = A
    Si = B


    Parte 2 - Os tons


    1 - Qual e a funcao do sustenido?

    E elevar meio tom. Exemplo:

    E (tom natural) E# (meio tom acima do natural)


    2 - Qual e a funcao do bemol?

    E abaixar meio tom. Exemplo:

    A (Tom natural) Ab (meio tom abaixo do natural)


    3 - Oque sao notas enarmonicas e quais sao elas?

    Notas enarmonicas sao notas que tem o mesmo som, mas nomes diferentes. Exemplo:

    C# ou Db
    D# ou Eb
    F# ou Gb
    G# ou Ab
    A# ou Bb


    4 - Oque e um tom? Oque e um semitom?

    O tom e a unidade inteira da nota, ou seja, 2 semitons.
    Semitom e a metade da unidade da nota

    5 - Oque sao tons relativos e quais sao eles?

    Sao tons que possuem estrutura de notas e acordes semelhantes tanto nos maiores quanto nos menores. Podemor comparar como se fossem irmao gemes ou uni vitelinos, ou seja, mesma aparencia, embora de personalidades e jeitos diferentes (um e mais e o outro e menos e vice e versa)


    6 - Oque sao tons naturais e quais sao eles?

    Sao tons que nao possuem acidentes # ou b, tanto na sua formacao ou escalas e que aplica-se exclusivamente ao D maior (C D E) e seu relativo La menor (A C E).


    Parte 3 - Os acordes


    1 - Oque sao acordes?

    Acordes sao um conjunto de notas tocadas ao mesmo tempo (no minimo 3).


    2 - Como sao formados os acordes?

    Os acordes sao formados basicamente pela primeira, terceira e quinta notas. Tambem se pode aplicar os acordes invertidos como terceira, quinta e primeira notas ou quinta, primeira e terceira notas.


    3 - Oque significa setima, quarta e nona?

    Significa o acrescimo da setima quarta ou nona nota na ordem do diamante de cifragem ao acorde em questao.


    4 - Como formar acordes maiores?

    Na teoria de forma simplificada a diferenca e que aplica-se o sustenido na terceira nota. Exemplo: Re maior (D) = D F# A


    5 - Como formar acordes menores?

    Na teoria de forma simplificada a diferenca e que aplica-se o bemol na terceira nota. Exemplo: Re maior (D) = D F# A, aplica-se o bemol na terceira nota, Re menor (Dm) = D (F) A


    6 - Oque sao acordes de preparacao?

    Sao acordes que preparam a mudanca e sonorizacao para outros tons. Podemos comparar com uma porta que divide dois ambientes. Na musica a nota de preparacao e acompanhada da setima nota e ela prepara sempre a quarta nota (seja maior ou menor - F ou Fm) contada a partir dela. E importante ressaltar que a setima nota depende da identidade que a quarta nota possui, por exemplo: o C7 eu acrescento o B, mas o B na escala de F (que e a quarta nota) e Bb, portanto o C7 sera formado pelo C E G e Bb. Se eu deixo o B natural ou corda solta e como se um aplicasse um sustenido e entao ela ficaria C7+ (maior que a setima com sustenido. Exemplos: C7 - Prepara as notas F ou Fm.





    Bom galera, e isso, e oque o titulo mesmo diz, MINI CURSINHO, isso que eu passei para voces nao e nem 5% de toda a teoria existente, creio que a maioria das pessoas neste forum nao sabem nada de teoria, entao essa e apenas uma introducao para ajudalos e animalos a aprender. Membros mais experientes aceito criticas construtivas para ajudas a melhorar esse cursinho, hehe.

    Obrigado



    OBS: Espero que tenham paciencia para ler pois eu demorei 3 horas para escrever, hehe.

    Tsgk
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Boggione
    bom para ajudar pra quem ta começando, mas isso é o que não falta na internet. mas mesmo assim, valeu pelo esforço.

    HeavyMetal_Killer
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: HeavyMetal_Killer
    · votar


    Bom o texto cara, ainda mais para quem está aprendendo agora, parabéns pela iniciativa.

    Abrass

    cordassi
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: cordassi
    · votar


    Sim, na verdade tá mais pra um FAQ (frequently asked questions) do que um mini curso
    +Bem legal a iniciativa, principalmente a parte historica :D
    Absss!

    Boggione
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: Boggione
    · votar


    Tsgk


    Eu sei disso cara.

    HeavyMetal_Killer


    Valeu velho.

    cordassi


    Sim ficou bem FAQ mesmo, essa parte historica aprende com meu professor de musica.

    sidguitar1
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Boggione
    boa iniciativa,questoes de historia da musica na minha opiniao, quando passo teoria pros meus alunos tento ir pro lado mais usual, mas te dou os parabens pela iniciativa, to lendo e aprendendo, cultura nunca é demais,abraço

    Boggione
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    sidguitar1


    brigado cara


    Acabei de editar: Acordes de preparacao

    iRock
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Boggione

    Parabéns cara, ta bem "mastigadinho".

    Boggione
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    iRock


    Desculpa cara mais oque quer dizer "mastigadinho"?

    Bruno_Rock and Roll
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Boggione
    Mastigadinho quer dizer resumido cara...
    Ah, legal o tópico... =)

    Boggione
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Bruno_Rock and Roll


    Obrigado cara, valeu

    iRock
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Boggione

    Como o Bruno_Rock and Roll disse: resumido, fácil de entender.

    Boggione
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Opa intem acho que eu agredei ne? Eu tentei explicar o melhor possivel pra nao ficar muito confuso, porque e muito dificil explicar por um texto, eu prefiro explicar pessoalmente.

    De Ros
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Boggione

    Tá super bacana, parabéns pelo texto!

    Boggione
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    De Ros


    Valeu cara, e um grande elogio, ainda mais vindo de voce, hehe

    Keith Young
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Boggione
    muito bom.

    parabéns pela iniciativa

    Boggione
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Vo dar um Upzinho basico pra galera que nao leu ler

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mini-cursinho de teoria, Boggione