Timbre de Strat + Fender Amp com outro set, é possivel?

Autor Mensagem
Jandira
Veterano
# fev/11 · Editado por: Jandira


Olá Pessoal,

Atualmente meu set principal é uma Fender American Stratocaster Standard > Wah Artec APW-5 > EFX Tube Baby > Fulltone OCD > Line 6 M13 > Laney CUB10

A ligação é toda em linha mesmo...

Esse Laney CUB10 é muito bom mas ele tem uma 'resposta' de timbre mais Vox que Fender entendem? E atualmente estou sentindo falta daquele timbre clean clássico resultante da combinação Stratocaster + Fender Twin Reverb, por exemplo. Tipo esses vídeos abaixo...




Pra ser mais exato, com meu set eu consigo um estalado (que vem da strato), mas não consigo esse ataque, brilho e definição do 2º vídeo (que vem do amp), outro exemplo bem claro que do que eu gostaria tá nessa nova propaganda do Itaú (procurei em vídeo mas não achei pra mostrar a vocês), o guitarrista faz um swingado bacana, com um timbre que eu não consegui tirar com o meu set.

A idéia que tive seria comprar um equalizador e mexer para chegar nesse timbre, mas utilizando o equalizador de 6 bandas da M13, mexendo pouco, consegui caminhar, mas senti que ainda ficou longe do que eu queria. Como tá tarde, resolvi não mexer muito pra não acordar os vizinhos...

Queria saber se caso eu comprasse um equalizador de 7~10 bandas, conseguiria chegar nesse resultado? Dá pra conseguir esse som com algum outro pedal (não quero simulação) ou fazendo algum mod no amp, tipo adicionar chave de brilho? Ou só conseguiria com um pré-amp Fender-like?

Aceito outras dicas sugestões também.

buddy guy
Veterano
# fev/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Jandira


Fala brother,tudo suça? Então,já experimentou usar um bom reverb?


EDIT Digo:Só a guita,reverb,ampli !!!

Jandira
Veterano
# fev/11
· votar


buddy guy
Já sim mano, o reverb sempre fez parte dos testes, gosto bastante de utilizá-lo, tanto ele quanto aquele Delay com feedback bem pequeno só pra dar uma ambiência.

Não acho que o problema seja isso, reverb é algo bem simples de usar. Eu acho mesmo que são frequências que estão faltando (ou sobrando) na minha regulagem, como atualmente eu não uso EQ no meu set, imaginei que se desse uma 'polida' no timbre com o EQ eu conseguiria ter 2 timbres em 1 amp. Posso estar errado né, não sei.

buddy guy
Veterano
# fev/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Jandira


buddy guy
Já sim mano, o reverb sempre fez parte dos testes, gosto bastante de utilizá-lo, tanto ele quanto aquele Delay com feedback bem pequeno só pra dar uma ambiência.

Não acho que o problema seja isso, reverb é algo bem simples de usar. Eu acho mesmo que são frequências que estão faltando (ou sobrando) na minha regulagem, como atualmente eu não uso EQ no meu set, imaginei que se desse uma 'polida' no timbre com o EQ eu conseguiria ter 2 timbres em 1 amp. Posso estar errado né, não sei.




Sei lá,este lance do equalizer é só tentando mesmo.Mas Aqueles estaladões de strat mesmo,aparecem mesmo no ampli Twin que vc citou e utilizando pouca coisa no que tanje a pedais.Quanto "mais direta for a coisa",mais strateira soa !! Ainda comentei algo sobre este lance de ampli,casado com strat,ainda hoje em outro tópico.Ao meu ver,e a muito venho percebendo isto,ampli para casar com strat,só os valvulados mesmo.Salvo raríssimas exceções em matéria de ampli transistor.No meu caso aqui,mesmo meu ampli sendo de teclado (peavey KB 15 USA) tenho conseguido chegar perto dos estalados de strat(não aquilo tuuuudo,não),mas tenho conseguido uns estaladinhos,usando um reverbinho e no máximo um pedal de overdrive só para dar uma crunchadinha de leve.De maneira a deixar a strat "mais crúa" possível !!! Outra coisa que também tratei de esquecer e sumir com eles do set,foram o tal do pedal compressor e o noise gate.Estes sim,ajudam a "matar" bem o timbre da strato !!

Jandira
Veterano
# fev/11
· votar


buddy guy
deixar a strat "mais crúa" possível !!!
Sem dúvida, eu tento deixar tudo desligado mesmo, todos os meus pedais são TBP inclusive a Line 6 M13.

Outra coisa que também tratei de esquecer e sumir com eles do set,foram o tal do pedal compressor e o noise gate.
Isso também tá descartado do meu set.

Tipo cara, eu estou satisfeito com o meu timbre, meu ampli é valvulado, minha strat espetada nele dá o timbre estalado, só que tem o lance das propriedades do amp que deixa o som mais aveludado saca? Não é aquele estaladão secão dos Twin.

A minha atual situação é tentar manter minha regulagem atual (que teoricamente será meu timbre principal) e quando eu quiser tirar um som tipo os Fender Twin Reverb eu vo lá e piso no EQ e pronto.

Abraço!

buddy guy
Veterano
# fev/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Jandira


buddy guy
deixar a strat "mais crúa" possível !!!
Sem dúvida, eu tento deixar tudo desligado mesmo, todos os meus pedais são TBP inclusive a Line 6 M13.

Outra coisa que também tratei de esquecer e sumir com eles do set,foram o tal do pedal compressor e o noise gate.
Isso também tá descartado do meu set.

Tipo cara, eu estou satisfeito com o meu timbre, meu ampli é valvulado, minha strat espetada nele dá o timbre estalado, só que tem o lance das propriedades do amp que deixa o som mais aveludado saca? Não é aquele estaladão secão dos Twin.

A minha atual situação é tentar manter minha regulagem atual (que teoricamente será meu timbre principal) e quando eu quiser tirar um som tipo os Fender Twin Reverb eu vo lá e piso no EQ e pronto.

Abraço!






Entendi.Só do fato do ampli ser valvulado já é O começo,ajuda pra caramba.


Veja aqui o Rei das Strat estaladona !!









Neste aqui ele está usando Twin,e pode reparar,é guitarra----->ampli e mais nada.Mas ele atualmente vem usando um ampli muito foda em matéria de som limpo,que é o matchless,ampli féra do KCTE !!




Jandira
Veterano
# fev/11
· votar


buddy guy
Nossa cara, você entendeu bem o som que eu tô procurando... que timbre desse cara!

De qualquer forma, vou tentar regular somente Guitarra > Amp, mas acho difícil chegar no resultado que eu quero pois o amp só tem 3 controles (ganho, volume e tone).

buddy guy
Veterano
# fev/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Jandira


buddy guy
Nossa cara, você entendeu bem o som que eu tô procurando... que timbre desse cara!

De qualquer forma, vou tentar regular somente Guitarra > Amp, mas acho difícil chegar no resultado que eu quero pois o amp só tem 3 controles (ganho, volume e tone).






Rááá.........Bidú,o Cray é O timbre de strato,né? Na verdade,todo strateiro,"persegue este timbre Cray",da strato estaladona.Isto "é lei para strateiro",ver a coisa estalar "bunito" mesmo. Cara,só que não é lá muito fácil por conta dos equipos do Cray.O cara usa uns equipos violentos,depois vem a pegada do guitarrista(que dependendo da pega,faz com que a coisa estale mais ainda),principalmente nas primeiras casas,perto do nut pestana por alí.Perto da pestana,que a coisa estala bunito mesmo (andei testando..hehehee). Mas vc já tá bem dizer,mais que a metade do caminho andado.Por conta de "estar montado numa fender" e ter um valvulado.O lance mesmo é regular as parafernálias aí,a ponto de extrair o melhor possível. Boa sorte por aí,só não esqueça de postar o resultado que alcançar,para modo da gente curtir a strateira por aí,também.Valeu?Abração !!!





EDIT-E tem mais uma:Captação de saída mais baixa e imãs de álnico 5,favorece este lance de estalar ainda mais.Pode reparar nos caras que tem este timbre estaladão de strat,que todos eles tem caps em álnico e com baixa saída !!!

Jandira
Veterano
# fev/11 · Editado por: Jandira
· votar


buddy guy
Captação de saída mais baixa e imãs de álnico 5,favorece este lance de estalar ainda mais.
Pois é, esses captadores que vem na Fender American Strato são de saída baixa, só não sei se são Alnico V.

Dei uma futucada na equalização e senti que tava mesmo faltando médios, não muito, mas estava pro meu gosto. Deu uma aguçada nesse estalado.

Mas percebi também que nesse Laney CUB10, mesmo com baixo ganho e volume, dá pra sentir que não tá clean, digo clean de Fender, tá ligado?

buddy guy
Veterano
# fev/11
· votar


buddy guy
Captação de saída mais baixa e imãs de álnico 5,favorece este lance de estalar ainda mais.
Pois é, esses captadores que vem na Fender American Strato são de saída baixa, só não sei se são Alnico V


Com certeza devam ser !!!

Bereta
Veterano
# fev/11
· votar


Jandira

Bom, a princípio, um laney cub10 não foi feito pra soar nem perto de um twin, óbvio. Mas já que vc quer essa versatilidade a mais no seu amp, já cogitou usar um simulador de fender?

O Bahia postou há um tempo um simulador específico de fender que pode até ser usado em linha. É realmente impressionante!

Por hora, o que me vem na cabeça pra te ajudar seria isso.

Abraço!

buddy guy
Veterano
# fev/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Jandira


Jandira,tem uma outra idéia sobre baixa cordas(os strin guides)que te passei por MP,para vc testar por aí !!

ogner
Veterano
# fev/11
· votar


Jandira

Olha, tenho a impressão que se vc espetar SÓ a guitarra > Amp...
vc ja vai ter mais brilho!! Essa sua cadeia certamente esta comendo sinal....Experimenta pra vc ver...

É fundamental vc saber os caps que estao nao sua guitarra tb....
Se são de Alnico, saida baixa....A regulagem da altura deles pode ajudar tb!!!


Hehehem enquanto escrevia vi que o Buddy falou mais ou menos coisas parecidas!!! Concordo com ele!!! hehee

buddy guy
Veterano
# fev/11 · Editado por: buddy guy
· votar


ogner

Hehehem enquanto escrevia vi que o Buddy falou mais ou menos coisas parecidas!!! Concordo com ele!!! hehee



E vc também lembrou uma coisa importante,a altura dos caps também ajuda.Eles um pouco mais baixos,também ajuda.E para contornar o problema de cap com saída mais forte,já ví umas strats que os colégas abaixam um pouco mais os caps,para modo de contornar a diferênça de saída mais forte.Abração !!!





EDIT


Ogner,repare neste video do Fernando Noronha.Se não me engano ele usa caps de saída forte(texas special,se não me engano).E creio que para contornar este lance de saída alta,ele usa os caps mais baixos que o normal(apesar de ainda soar bem ardido,bem texas special,mesmo).


É bluseira da boa !!!





EDIT2 Tem este outro dele com o Ricky Furlani,que dá para ver melhor a altura dos caps !! Caps bem mais baixos,mais ainda sim soam bem ardidos(por isto me leva crer que além de saída alta,estes caps sejam mesmo os texas special).



Mais bluseira da boa e talk box comendo na alta !!





Tamehiro
Veterano
# fev/11
· votar


Jandira
Quer o twang característico dos amps Fender? Já pensou em usar um simulador de fender?

buddy guy
Veterano
# fev/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Bereta
Tamehiro


Vcs comentaram sobre este simulador de fender,que até eu fiquei curioso para saber qual é este !!! Claro que já ví isso no gt2 e no prodrive que tive.Mas numa destas este que vcs mencionam(sem dizerem o qual),seria mais interessante que os que eu conheço !!! Qual seria este que vcs citaram?

buddy guy
Veterano
# fev/11 · Editado por: buddy guy
· votar


Tem mais uma idéia a ser feita nestes caps de saída mais forte,que tende a quebrar um pouco da estridência dos caps.Substituir as molas dos caps(aquelas molas de aço),por "molas de borracha"(aquelas usada de garrote em hospitais),que são usados em aplicações intravenosas.Tem lugar que estes garrotes,são conhecidos por "tripa de mico"(molecada usa para fazer estilinque também).

Bereta
Veterano
# fev/11
· votar


buddy guy

Cara, o Mauricio Bahia postou outro dia um vídeo. Não lembro o nome. Ele é usado até em linha. Simula apenas fender.

Deixa o Mauricio passar por aí que ele diz o nome.

Abç

jvianna
Veterano
# fev/11 · Editado por: jvianna
· votar


Cara, tem um preamp valvulado da EFX que simula o amp fender. Esqueci o nome agora. Nunca ouvi entao nao posso dizer se é bom mesmo ou não. Mas vale a pena dá uma conferida.

EDIT: http://www.efxpedais.com/tubepreamp.html esse aí.

Abs

ogner
Veterano
# fev/11
· votar


Galera....Sem viagem!!!...que simulador oq!??! O cara que strat + valvulas e som...SOM.....Hehehehe!!

Na orelha....NÃO NOS FONES!!!!! Quer ter a SenSaÇão sacam!??!

Vcs já tiveram a sensação!?!?!?

SOM...Muito SOM.... Vc tocando e saindo ali...NO amp!!! Simulação é bacana é legal, da pra tirar ótimos timbres mas é outra coisa!!!

Eu gosto de simuladores.....Mas AMP é outra conversa!!!! E acho quu a conversa aqui é sobre amps...atente-se ao cerne da questão ou denunciarei todos!!! ahuehuahuehuahueh

beijos e abços!!

buddy guy
Veterano
# fev/11
· votar


Bereta
buddy guy

Cara, o Mauricio Bahia postou outro dia um vídeo. Não lembro o nome. Ele é usado até em linha. Simula apenas fender.

Deixa o Mauricio passar por aí que ele diz o nome.

Abç



Só,vamo esperar ele aparecer por aqui,mesmo.Pois me interessei pelo assunto...hehehehe.............

felipelfln
Veterano
# fev/11
· votar


Treeble booster... No guitar rig ele ajuda nesse sentido... Desvirtuando... Com o ganho no max seu amp chaga em qual nível de dist? Ele equivale em volume a qual transistorizado? Pq eu gostaria de um amp pra dist e um pra clean, aí compro um A/B Box e vou ter ótimas dists, ótimos cleans e muita variedade de timbres.. Planos futuros....

ogner
Veterano
# fev/11
· votar


buddy guy

Ainda não vi sua replica/videos!!! Mas depois vejo e retorno aqui!!

Abço

Bereta
Veterano
# fev/11
· votar


ogner

hauehauehuae...sua namorada tá de chico? Greve? haueauehaueua

SOM...Muito SOM.... Vc tocando e saindo ali...NO amp!!!

Muito som com um CUB10??? O bixinho é fortinho, mas nem tanto, né?

O simulador a que, pelo menos eu me referia, é um pedal mesmo pra usar com o amp =) Então ele continuar tendo SOM...Muito SOM =))))

Abraço!

buddy guy
Veterano
# fev/11
· votar


ogner
buddy guy

Ainda não vi sua replica/videos!!! Mas depois vejo e retorno aqui!!

Abço


Tranquilo !!

erico.ascencao
Veterano
# fev/11
· votar


O foda do Twin Reverb e seus clones handmades deve ser a arquitetura do circuito. Nunca vi um valvuladinho destes de 5 ou 10 W com 6L6 no power (ou seja, muuuuuuito headroom). Se tivesse, já iria sugerir pro autor do tópico aí.

Aproveitando esta discussão Vox x Fender, queria incitar uma discussão a respeito de como descrever a diferença entre as principais "escolas" de amps: Marshall, Fender e Vox. Pra mim o Vox é o mais misterioso...

buddy guy
Veterano
# fev/11 · Editado por: buddy guy
· votar


erico.ascencao
Aproveitando esta discussão Vox x Fender, queria incitar uma discussão a respeito de como descrever a diferença entre as principais "escolas" de amps: Marshall, Fender e Vox. Pra mim o Vox é o mais misterioso...


Ixi...este é um caso à parte.Não manjo quase nada de valvulados(pra não dizer nada).Nesta eu vou ficar mais assistindo do que contracenando !!

Jandira
Veterano
# fev/11 · Editado por: Jandira
· votar


Pô galera, desculpa demorar a responder, mas a Velox caiu no domingo aqui no meu bairro e até agora não voltou, tô respondendo do trabalho...

Bereta
já cogitou usar um simulador de fender?
Cara não quero usar simulador, tipo quero tentar manter a pureza saca? O simulador que você tá falando deve ser o AMT F1.


jvianna
tem um preamp valvulado da EFX que simula o amp fender.
Eu tô ligado dessa possibilidade, mas aí eu teria que fazer um mod no meu amp pra poder usar somente o power dele. É uma possibilidade, mas é das mais dificeis e caras de fazer.

ogner
O cara que strat + valvulas e som...SOM.....Hehehehe!!
Esse sabe tudo que eu tô falando.. auhuhaeuhaeuhaeuhae!

Quanto as opiniões suas e do buddy guy, dessas as únicas que não tentei foram a do string tree e a mais óbvia que foi tocar Guita > Amp, as vezes esses cabinhos GFS ou algum pedal devem estar 'comendo' o sinal ,apesar de todos os pedais serem TBP.

erico.ascencao
O foda do Twin Reverb e seus clones handmades deve ser a arquitetura do circuito.
Esse é o meu 'medo', porque aí nesse caso eu teria mesmo que comprar um ampli Fender-like.

Abraços!

Will Bejar
Veterano
# fev/11
· votar


buddy guy
coisa que também tratei de esquecer e sumir com eles do set,foram o tal do pedal compressor e o noise gate.
Opa, o Noise Gate não sei pq nunca usei, mas o compressor eu limei do meu set, pq não ajudava em nada na relação guitarra-som!!!

ogner
Galera....Sem viagem!!!...que simulador oq!??!
Sou da sua turma, velho... eu não tenho nem vontade de testar esses simuladores (coisa minha)... eu gosto de tocar com amplificador... não sou tão ligado a esses papos de moda antiga, mas acho que guitarra tem que ser com amplificador de verdade!!! Seja ele valvulado ou transistor...hehehehhe

Jandira
Veterano
# fev/11
· votar


Will Bejar
Pra mim só uso simulação, se for impossível eu plugar minha guitarra no meu valvulado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Timbre de Strat + Fender Amp com outro set, é possivel?