problema com tune o matic

    Autor Mensagem
    guizimm
    Veterano
    # jan/11


    gente eu to com um problema,tem uma parte da ponte da minha guitarra(ibanez as73).
    Tipo,tem aquele trocinho q fica embaxo q eu n sei o nome,onde vc prende as corda,e encima disso,tem um negocio q vc apoia as cordas.É nesse negocio q esta o problema,ele ta para fusado,mas n ta parafusado ateh o fim,e quando eu rosqueio ele ateh o fim as cordas ficam escostadas no braço e nos caps.Eu estava achando q os caps estavam altos demais e o braço tbm.
    O pior eh q eu posso te causado esse problema,pq otro dia eu tava trocando as cordas(eu tenho algum problema pq as cordas comigo n duram uma semana,mas agora eu comprei elixir e ela ta se saindo bem)e eu tirei todas elas.e eu num sabia q a ponte saia e eu tirei a parte de baixo e a de cima pra ve,e qndo eu fui por de volta a parte de cima n deu pra por intera,e alem disso eu n consegui dexa os dois parafusos na mesma altura.
    Mas eu tenho tocado de boa a guita,mas eu qria sabe se prejudica alguma coisa.
    vlw desde jah qm teve paciencia pra le tudo.

    Nycolas
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    guizimm

    Pelo jeito a sua guitarra é tem ponte no estilo Floyd Rose (flutuante) e ela esta desregulada...

    Procure urgente um luthier para ajeitar a cagada!
    Ela prejudica nas oitavas das notas (a partir da 12ª casa), a afinação a partir dai fica comprometida.
    As cordas vão ficar trastejando (encostando nos trastes/braço)
    Você não deve usar a alavanca...

    Se você quiser tentar, procure um tutorial na internet sobre consertos em pontes Floyd Rose, aqui no fórum tem bastante material...

    EU não arriscaria... eu levaria a um luthier de cara ou a uma loja de música da cidade... Abraços

    Spect
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Cara, a sua ponte é uma tune o matic mesmo?

    Se for, não tem nada que "rosquear até o fim". Os parafusos da PONTE, que é aonde as cordas se apoiam, aonde tem os saddles e etc, servem só para ajustar a altura da ponte. Se você apertar até o fim, claro que vai descer a porra toda. O tailpiece é aonde as cordas ficam presas. A PONTE geralmente fica solta mesmo, sendo presa pela própria ação das cordas.

    Spect
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Spect
    · votar


    Nycolas

    Não, não é floyd. A guitarra dele é uma Ibanez AS-73, semi-acústica.
    Foi o que eu falei no post acima: os 2 parafusos nas extremidades da ponte é só para regulagem de altura. Se você afrouxa eles, a ponte sobe, se você aperta, a ponte desce. Os lados não precisam estar necessariamente na mesma altura, isso depende mais da regulagem. Eu prefiro deixar o lado dos bordões um pouquinho mais alto, para ter a liberdade de palhetar um pouco mais forte eles sem trastejar.

    Regular guitarra não tem mistério nenhum, mas por favor, se você vai mexer em algo, entenda como funciona para não fazer besteira.

    guizimm
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    vlw gente,qndo eu aprende a posta foto eu posto pra vcs verem

    TheDivisionFloyd
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    o parafuso regula altura
    se aperta tudo vai encosta mesmo e se dexo totalmente frocho fica impossivel tocatem que da uma regulada , se vo imagina altura que deve fica voce mesmo pode faze

    davicarvalho1
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    se eu for regular só a altura das cordas na ponte tune o matic é preciso regular as oitavas tbm?

    felipelfln
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Isso não é problema. É assim mesmo, rosqueado só um pouco. Aí vc aperta e solta pra regular altura.

    davicarvalho1

    Acho que não.

    Sr. Garnier
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    davicarvalho1

    Só vc pode saber... regula a altura depois checa as oitavas. Pode ser que precise, pode ser que não...

    davicarvalho1
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    so fazendo entao p saber?

    Spect
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    davicarvalho1

    Se desregular, você regula elas novamente, ué.

    guizimm
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    q porra eh essa de regula as oitavas?

    T-Rodman
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    guizimm
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/65015/

    ou

    http://www.youtube.com/watch?v=Y4r7lpqFAkw

    guizimm
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: guizimm
    · votar


    foi mal nem lembrei de usa a busca
    eu ainda n entendi direito esse negocio

    guizimm
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mais eu tava olhando aki eo braço parece q ta mto alto

    TheDivisionFloyd
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    guizimmprimeira coisa seu braço nao ta alto senao voce voce nunca teria tocado com ele ou ele ia cai pq ta frocho

    entao voce vai levanta a parte da ponte que as cordas passam por cima , com uma chave de fenda (tem que afrocha faça nos dois parafusos

    depois disso quando as cordas ficarem uns 3 mim mais altas que o braço voce faz um ajuste fino a sua preferencia

    qualque duvida fala , ou poen uma foto

    Spect
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    guizimm

    Cara, como assim "braço alto"? Se você fala pelo fato da escala não ser no mesmo nível do corpo, praticamente toda guitarra é assim, não tem nada de errado.

    Leve sua guitarra num luthier para regulagem (já que você desregulou tudo e não sabe regular novamente) e pede para ele te explicar como que as coisas funcionam. Se você continuar mexendo sem saber como e o que é vai fazer mais besteira.

    guizimm
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    eh q eu fiquei curioso e qria com q funcionavo o negocio,como vcs ja devem t percebido eu so meio iniciante ainda.
    alguem sabo onde tem luthier em taubate?

    guizimm
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    ninguem?

    guizimm
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    po tem mais de duzentos mil habitantes em tauba e ninguem tem cadastro no forum alem de mim?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a problema com tune o matic