Guitarreando de A a Z

Autor Mensagem
Carregando
Veterano
# jan/11
· votar


tão mau de alfabeto aqui

Borges Rafael
Veterano
# jan/11
· votar


Ratos de Porão

Ratos de Porão é uma banda brasileira de hardcore punk e thrash metal formada em 1980, durante a explosão do movimento punk paulista. Com trinta anos de carreira, são referência brasileira no gênero e reconhecidos internacionalmente, principalmente na Europa, América Latina e América do Norte.

mateusguitar
Veterano
# jan/11 · Editado por: mateusguitar
· votar


The Beatles

The Beatles foi uma banda de rock britânica, formada em Liverpool em 1960 e um dos atos mais comercialmente bem-sucedidos e aclamados da história da música popular.

Tendo produzido os responsáveis pela primeira invasão britânica e considerados uma das maiores bandas de todos os tempos (a melhor em minha opinião).

Álbuns de estúdio

Please Please Me (Parlophone, 1963)
With the Beatles (Parlophone, 1963)
A Hard Day's Night (Parlophone, 1964)
Beatles for Sale (Parlophone, 1964)
Help! (Parlophone, 1965)
Rubber Soul (Parlophone, 1965)
Revolver (Parlophone, 1966)
Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (Parlophone, 1967)
Magical Mystery Tour (Capitol, 1967)
The Beatles ("The White Album") (Apple, 1968)
Yellow Submarine (Apple, 1969)
Abbey Road (Apple, 1969)
Let It Be (Apple, 1970)

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


mateusguitar

P....Q.....R....S....T

voltando ao S

Silverchair

Silverchair é uma banda australiana de Rock Alternativo formada em 1992 por Daniel Johns, Chris Joannou e Ben Gillies. A banda tem sido muito bem sucedida na indústria musical australiana, conseguindo inúmeros prêmios importantes, como o ARIA Awards, com um recorde de vinte vezes.[1] A banda também recebeu seis APRA Awards.

Black Horse Guitar
Veterano
# jan/11
· votar


Alguém esqueceu a sequência do alfabeto e pulou o S hehehehe

Mas vamos lá

Cito duas bandas, uma nacional e outra internacional

Shaman e Stratovarius

Abraços

xanderayes
Veterano
# jan/11
· votar


Uli Jon Roth

Ulrich Hans Joachim Anton Josef Roth (18 de dezembro de 1954 em Düsseldorf, Alemanha), também conhecido como Uli Jon Roth, é um guitarrista elétrico e um dos primeiros a contribuir para o gênero metal neoclássico.
Ex-guitarrista da banda Scorpions e do Electric Sun. Entrou no Scorpions em 1973 para substituir o Excelente guitarrista prodígio Michael Schenker (Ex-UFO e irmão mais novo de Rudolf Schenker), que havia gravado o primeiro álbum da banda (Lonesome Crow com apenas 16 anos). Realizou álbuns e também vocais de considerável potência.
Nesta época ele gravou os seguintes álbuns no Scorpions: Fly to the Rainbow (1974), In Trance (1975), Virgin Killer (1976) e Taken by Force (1977) além do ao vivo no Japão Tokio Tapes (1978). Em 1978 ele deixa o Scorpions pra formar o Electric Sun onde permaneceu até meados da década de 80.

Rednef2
Veterano
# jan/11
· votar


Pra adicionar no "R"

Renatinho:
Começou a estudar música aos 7 anos de idade, com 8 anos aprendeu os primeiros acordes no violão. Aos 12, após ganhar sua primeira guitarra, começou a dedicar-se ao estudo da música de uma forma mais intensa. Estudou com nosso saudoso Carlos Niehus, formado no Music Institute (USA), e também estudou com músicos conceituados como Kiko Loureiro e Frank Solari. Com a Banda Stauros, tocou por todo o Brasil e na Argentina, entre 1995 e 2004, dividindo o palco com consagradas bandas internacionais, como Bride e Mortification. Foi um dos cinco guitarristas selecionados para tocar junto com o renomado guitarrista americano Paul Gilbert num workshop em Curitiba-PR. Ministrou workshops em várias cidades como, Belo Horizonte-MG, Recife-PE, Brasília-DF, Goiânia-GO, Telêmaco Borba-PR, Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, entre outras. Estudou harmonia com o professor Sergio Freitas na UDESC, onde também estudou a história da música. Atualmente leciona aulas particulares e trabalha como luthier.

nvm95
Veterano
# jan/11 · Editado por: nvm95
· votar


SRV Ou Stevie Ray Vaughan
guitarrista de Southern Rock e Blues , conhecido como um dos mais influentes músicos da história.

Edit: Para saber mais use entre no http://www.wikipedia.com e escreva Stevie Ray Vaughan , ou simplismente clique Aqui > http://pt.wikipedia.org/wiki/Stevie_Ray_Vaughan

Vinícius Iron
Veterano
# jan/11 · Editado por: Vinícius Iron
· votar


Deveria ser ''V'', então vamos lá. Vou seguir após Uli Jon Roth.

Vinnie Moore

Nasceu no dia 18 de abril de 1964 na cidade de New Castle, Delaware, EUA. Começou como guitarrista solo e, hoje, é integrante da banda de Heavy Metal UFO.

Aos 12 anos ganhou sua primeira guitarra e após dois anos estudando com um professor particular entrou na sua primeira banda cover. Após alguns anos tocando com diferentes bandas, Vinnie decidiu que era hora de deixar de tocar cover e criar sua própria música. Ele saiu da banda em que tocava, conseguiu um gravador de 4 trilhas e começou a transformar suas idéias em músicas.

Foi o início de sua jornada como compositor. Algum tempo depois ele enviou uma de suas gravações para a revista Guitar Player e teve uma matéria a seu respeito publicada na coluna Spotlight.

Seu primeiro trabalho profissional no mundo da música foi a composição e gravação da trilha sonora para um comercial do refrigerante Pepsi. Em 1987, Vinnie Moore lançou seu primeiro álbum, Mind's Eye pela gravadora Shrapnel Records. Rapidamente foi considerado músico revelação pelas revistas Guitar Player, Guitar e Guitar World. Mind's Eye vendeu mais de 100.000 cópias.

Em 1988, a gravadora Squawk/Polygram lançou o segundo álbum de Vinnie, Time Odyssey, que solidificou sua reputação como um músico inovador.

Vinnie participou de centenas de workshops ao redor do mundo, incluindo Japão, Itália, México, Canadá, Inglaterra, Alemanha, Austrália e Brasil.

Em 2003, ele juntou-se ao legendário grupo UFO ((Phil Mogg, vocal; Pete Way, baixo; Jason Bonham, bateria e Paul Raymond, teclados)). Seu primeiro álbum juntos como uma banda foi You Are Here, lançado em 2004 com uma turnê mundial de março de 2004 a agosto de 2005. Um DVD ao vivo desta turnê foi lançado em novembro de 2005.

Além de compositor e instrumentista, Vinnie também se dedica a ensinar, tendo lançado dois vídeos com técnicas a aulas de guitarra.

Albuns Solo:

- Mind's Eye (1987)
- Time Odyssey (1988)
- Meltdown (1991)
- Out of Nowhere (1996)
- The Maze (1999)
- Live! (2000)
- Defying Gravity (2001)
- To The Core (2009)

UFO:

- You Are Here (2004)
- The Visitor (2009)

Participações Especiais e Tributos:

- Vicious Rumors (1985)
- Hey Stoopid (1991)
- Smoke On The Water (1994)
- Warmth in the Wilderness (2001)
- Rhythm of Time (2004)

Trilhas Sonoras:

- Comercial de TV da Pepsi (1985)
- Jogo Burning Rangers da SEGA (1998)

Vídeos:

- Advanced Lead Guitar Techniques (1987)
- Speed, Accuracy, & Articulation (1989)

Bruno_Rock and Roll
Veterano
# jan/11
· votar


O pessoal ta mal de alfabeto... Olha como ta o tópico:

A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-J-K-L-M-N-M-O-K-O-O-O-P-Q-R-T S-S-U-R-S

P.S.: como a letra "O" é adorada aqui no FFC. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

PedroCusturov
Veterano
# jan/11
· votar


Wander Taffo

Wanderley Taffo Júnior, mais conhecido como Wander Taffo (São Paulo, 17 de maio de 1954 — São Paulo, 14 de maio de 2008) foi um guitarrista brasileiro e diretor geral da EM&T (Escola de Música e Tecnologia). Ele tocou com Rita Lee e nas bandas Memphis, Made in Brazil, Secos & Molhados, Gang 90 e as Absurdettes, Joelho de Porco, Rádio Táxi e Banda Taffo.

Filhada
Veterano
# jan/11
· votar


E o Japão?

Hizaki
Guitarrista da banda Versailles.
Não se sabe muito sobre a sua vida pessoal, somente que os pais não deixam mais ele entrar em casa, devido ao seu "uniforme de trabalho". Usa uma ESP Horizon III Custom.

Sugizo
Guitarrista do extinto(ou não) Luna Sea, atualmenta está envolvido em vários projetos paralelos, como a sua função no X-Japan.

Teru
O outro guitarrista do Versailles. Fã do Impelliteri(outro considerado o mais rápido do mundo), possui um método de palhetada não muito comum:
Movimenta apenas o indicador e o polegar.

X-Japan
A banda "culpada" pela explosão do visual-kei, fenômeno músico-cultural japonês.
Está de volta a ativa, com Sugizo como Guitarrista, substituindo Hideoto(hide).

Filhada
Veterano
# jan/11
· votar


Resumi ali em cima, não lembro de detalhes, mas ninguém lembrou do Japão dinovo*sniff*

Um que esqueci:
Filhada
ex-nerd, atual guitarrista da banda "De Casa"(é sério), famoso por palhetar com se estivesse com alergia a celulose.
(LoL)

[modo sério /ON]

Falta o Z né?

E depois?

xanderayes
Veterano
# jan/11 · Editado por: xanderayes
· votar


Filhada
Bom de alfabeto, hein?


X6 (Cort)

• Do metal ao hardcore alternativo, a série X é a guitarra perfeita. O corpo exclusivamente contornado fará com que esta guitarra se destaque das demais. Você acha que a série X apenas reflete força e visual poderoso? Pense um pouco mais e dê uma olhada na X-6 com o belo tampo de flamed Maple. Com seu novo visual, ela não apenas soa bem, mas também é muito elegante.
• Corpo: Basswood
• Braço: 5pc Stripe Reinforcement, Modern "U" Shape
• Escala: Rosewood, 15 3/4" Radius
• Marcação: Bolinha
• Trastes: 24
• Captadores: 2 Humbucker e 1 Single Coil
• Controles: Chave 5 Posições Volume Tone (Push/Pull)
• Tarraxas: Blindadas
• Ferragens: Pretas
• Ponte: Double locking-III
• Made in: Indonesia


Tirado de um anúncio do Mercado Livre

ZoSo of Zeppelin
Veterano
# jan/11 · Editado por: ZoSo of Zeppelin
· votar


Yngwie Malmsteen
Nome artístico de Lars Johan Yngve Lannerbäck, (Estocolmo, 30 de junho de 1963) é um virtuoso guitarrista sueco.
O Interesse pela Música

Lars Johann Yngwie Lannerback nasceu em Estocolmo, Suécia, 30 de junho de 1963. Guitarrista conhecido por sua incrível velocidade, teve aulas de piano e trompete e aos 5 anos ganhou seu primeiro violão, que ficou parado até 18 de setembro de 1970 quando viu um especial na TV sobre a morte de Jimi Hendrix. O que lhe chamou a atenção não foi a técnica de Hendrix mas sim o momento em que ele pôs fogo em sua guitarra após quebrá-la.

Aplicando sua intensa curiosidade e tenacidade primeiro com uma velha guitarra Mosrite e depois com uma guitarra Stratocaster, Yngwie entrou na música de bandas como Deep Purple. Sua admiração pelas influências clássicas de Ritchie Blackmore levaram-no a conhecer Bach, Vivaldi, Beethoven, Mozart e Paganini, entre outros compositores.

Malmsteen detém o chamado "ouvido absoluto" que é a capacidade de distinguir notas musicais seja qual for a fonte, capacidade que poucos possuem no cenário musical.

Conhecido tambem por ser o rei do FCC !
cheguei primeirooo!

Borges Rafael
Veterano
# jan/11
· votar


Voltando ao W (já ta todo fora de ordem mesmo)

Wander Wildner

Wander Wildner, como é conhecido Wanderley Luis Wildner, (Venâncio Aires, 20 de setembro de 1959) é um cantor e compositor brasileiro. Ficou conhecido por participar da banda Os Replicantes, que teve grande importância no punk rock nacional dos anos 80.

ZoSo of Zeppelin
Veterano
# jan/11
· votar


ZZ Top
É uma banda de blues rock norte-americano, refere também como "That Little Ol' Band from Texas" formado em 1969 em Houston, Texas. Os membros da banda são: Billy Gibbons (vocal e guitarra), Dusty Hill (vocal e baixo) e Frank Beard (bateria). ZZ Top é classificada como número 44 no VH1's 100 Greatest Artists of Hard Rock. Junto com AC/DC, é uma das bandas preferidas dos motociclistas.

ZZ Top, quase sempre aparece em público usando óculos escuros (uma prática que antecede, por uma década, sua canção de 1979 "Cheap Sunglasses"). Gibbons e Hill vestem roupas pretas semelhantes (geralmente couro de motociclista) e chapéus de vaqueiro preto ou bonés. Gibbons geralmente usa botas de motociclista preto e correntes no pescoço com abridores de lata de cerveja. Apesar de Gibbons e Hill usarem barbas compridas, o baterista Beard usa apenas um bigode aparado.

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# jan/11
· votar


Zoom 505 II

Zoom 505 II vem com 33 Efeitos, 36 Patches Pre-programados, sons de Amps mais famosos do mundo,Redutor de Ruído Zoom (ZNR), 28 horas de uso continuo utilizando 4 pilhas alcalinas AA, com Afinador Cromático embutido.
Não acompanha fonte mas qualquer uma 9volts de pedais padrão boss, behringer, groovin e etc... serve nele.

Especificações técnicas
- Afinador cromático- automático integrado
- Dupla alimentação de energia permite operação em qualquer lugar
- Compatibilidade com footswitch e pedais
- Sucessor aprimorado do 505
-12 novas distorções
- Afinador mais preciso
-33 efeitos (9 simultâneos)
- NR (Zoom Noise Reduction)
-Made in Japan

/mercado livre

Borges Rafael
Veterano
# jan/11
· votar


Zakk Wylde

Zakk Wylde (nome artístico de Jeffery Phillip Wiedlandt; Bayonne, 14 de janeiro de 1967) é um músico e ator americano, célebre por ter sido guitarrista da banda de Ozzy Osbourne, ícone do heavy metal que o ajudou a se projetar como um dos mais famosos músicos do gênero na atualidade. Zakk também encontrou o sucesso com sua própria banda, o Black Label Society, onde acumula a função de frontman, compondo e cantando suas próprias músicas, sendo presença freqüente no Tour do Ozzfest e recentemente em festivais europeus.

Na atualidade não tem guitarrista melhor

_Felipe_Rock_n_Roll_
Veterano
# jan/11
· votar


Borges Rafael

Perdeu playboy :P

Borges Rafael
Veterano
# jan/11
· votar


Voltando ao W (já ta todo fora de ordem mesmo)

Wander Wildner

Wander Wildner, como é conhecido Wanderley Luis Wildner, (Venâncio Aires, 20 de setembro de 1959) é um cantor e compositor brasileiro. Ficou conhecido por participar da banda Os Replicantes, que teve grande importância no punk rock nacional dos anos 80.

os_haxixins
Veterano
# jan/11
· votar


Começando de novo...

Angra

Banda brasileira de Heavy Metal, Metal Melódico, Power Metal, enfim... formada originalmente por Andre Matos (vocal), Kiko Loureiro (guitarra), Rafael Bittencourt (guitarra), Luís Mariutti (baixo), e Marco Antunes (bateria)... Atingiu sucesso comercial principalmente fora do Brasil.

Raphaa
Veterano
# jan/11 · Editado por: Raphaa
· votar


Boss

Líder mundial em efeitos para guitarra em pedais compactos e pedaleiras, a BOSS sempre procurou atender as necessidades dos músicos mais exigentes, sem discriminar o estilo de cada um. Para isso, a marca desenvolveu inúmeros equipamentos que, desde 1976, garantem os melhores timbres para os instrumentistas de forma simples e direta.

Além de pedais, pedaleiras e processadores, a BOSS também trabalha continuamente na produção de outros equipamentos, como baterias eletrônicas, estúdios digitais portáteis, metrônomos e acessórios. Com esse extenso catálogo, a marca propicia o que existe de mais moderno para que guitarristas, violonistas e baixistas – tanto os amadores quanto os profissionais – se inspirem e continuem desbravando novos horizontes.

Joel_ESP
Veterano
# jan/11 · Editado por: Joel_ESP
· votar


Curt Cobain
Uma bicha que milhares de adolescentezinhos curte e acha que o cara mandava bem na guitarra só porque o cara fez músicas com rítmos viciantes.
Abç.

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/11
· votar


Chimbinha

Virtuoso guitarrista brasileiro, tbm conhecido como o "Deus do Metal" por tocar seus solos com super distorções a 1223435123bpm, grande ícone da guitarra o qual marcou época com sua Tonante Finder, ficando para sempre na história do Rock e do Metal.

Chimbinha recentemente humilhou Slash e já tocou com grandes personalidade como Ozzy Osbourne, James Hetfield, e Michael Jackson. Atualmente ele vem trabalhando em um projeto com sua esposa Joelma o qual o próprio Chimbinha diz que vai mudar a história do Rock.

ZoSo of Zeppelin
Veterano
# jan/11 · Editado por: ZoSo of Zeppelin
· votar


Diabo

Principal influência do Rock ;D

MarqueeMoon
Veterano
# jan/11 · Editado por: MarqueeMoon
· votar


Elvis Costello

Declan Patrick Aloysius MacManus, nascido em 25 de agosto de 1954, mais conhecido pelo nome artístico de Elvis Costello, é um cantor, compositor e músico britânico. Teve participação nos primórdios do cenário pub rock (movimento concentrado no Norte de Londres e Sudeste do Condado de Essex que pregava uma volta ao básico, se colocando contra muito da cena pop da época, dominada pelo rock progressivo e por sons elaborados da costa oeste dos EUA), e mais tarde foi associado aos estilos punk rock e new wave, antes de se estabilizar como uma voz única e original nos anos 80.

celotoledo
Veterano
# jan/11 · Editado por: celotoledo
· votar


Eric Clapton

Eric Patrick Clapton CBE (Ripley, 30 de março de 1945) é um guitarrista, cantor e compositor britânico. Apelidado de Slowhand, é considerado um dos melhores guitarristas do mundo.[1]

Embora seu estilo musical tenha variado ao longo de sua carreira, Clapton sempre teve suas raízes ligadas ao blues. Clapton foi considerado inovador pelos críticos em várias fases distintas de sua carreira, atingindo sucesso tanto de crítica quanto de público e tendo várias canções listadas entre as mais populares de todos os tempos, tais como "Layla", "Wonderful Tonight" e a regravação de "I Shot the Sheriff", de Bob Marley.

Em 2004 foi condecorado com o título de Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE).

Infância e início da carreira

Clapton nasceu em Ripley, na Inglaterra, Sua mãe era solteira e com 16 anos de idade. Foi criado pela sua avó e pelo marido desta, acreditando que eles eram seus pais e que sua mãe era sua irmã mais velha. Descobriu a verdade aos 9 anos de idade, e essa revelação foi um momento muito marcante na sua vida. Depois disso, ele deixou de se aplicar na escola e se tornou um garoto calado, tímido, solitário e distante de sua família.

Seu primeiro emprego foi como carteiro e, aos 13 anos de idade, pela sua insistência, ganhou seu primeiro violão de sua avó Rose. Apesar da dificuldade inicial de aprender a tocar o instrumento, quase desistindo, acabou se esforçando para tocar os primeiros acordes influenciado por canções antigas de blues, que tentava reproduzir. Em pouco tempo, já dedicava horas diárias ao aprendizado, e foi conseguindo dominar o instrumento.

Depois de completar o ensino básico, em 1962 Clapton fez um ano introdutório na Kingston School of Art, mas não continuou o curso. Em janeiro de 1963, indicado pela namorada do guitarrista Tom McGuinness, que fora sua colega no curso de artes, ingressou na banda The Roosters. Seus ensaios eram no andar de cima de um pub e a guitarra, o teclado e o vocal iam no mesmo amplificador, pois não tinham muitos recursos. Chegaram a fazer algumas apresentações, e Eric permaneceu na banda até agosto do mesmo ano.

O surgimento de Clapton

Ainda em 63, passou a integrar a banda Yardbirds, que começava a fazer sucesso na Grã-Bretanha. O empresário da banda e grande entusiasta do blues chamava-se Giorgio Gomelsky. Giorgio tinha aberto um lugar chamado CrawDaddy Club, no velho Station Hotel, em Richmond. A banda que residia o local nas noites de domingo era a recém-formada Rolling Stones. Lá Eric conheceu Mick, Keith e Brian em seu período de gestação, quando tocavam apenas R&B. Entrou na banda Yardbirds depois de ser alertado por seu então amigo Keith Richards, do Rolling Stones de que o guitarrista Topham estava prestes a desistir da banda. Com o passar do tempo, os Yardbirds foram alternando seu estilo para o ritmo Pop, o que desagradava a Eric. Sendo assim, fiel à suas raízes no blues, recusou-se a seguir a direção escolhida pelo grupo, e acabou saindo em março de 1965, após a saída de Clapton a banda ainda teria mais 2 grandes guitarristas como integrantes, sendo o primeiro Jeff Beck, e depois Jimmy Page. Depois de um tempo em empregos temporários, entrou para a John Mayall & the Bluesbreakers, estabelecendo seu nome como músico de blues e inspirando o fanatismo de jovens que pichavam Londres com a inscrição "Clapton is God" ("Clapton é Deus").

Ele largou os Bluesbreakers em 1966 e então formou o Cream, um dos primeiros "power trios" do rock, com seus amigos Jack Bruce e Ginger Baker, este, a pedidos de Eric à Jack Bruce. Foi nessa época que Eric começou a desenvolver-se como cantor, embora Bruce, um dos melhores vocalistas do rock, fizesse a maioria dos vocais.

No final de 1966 o status de Clapton como melhor guitarrista da Grã-Bretanha foi abalado com a chegada de Jimi Hendrix. Hendrix compareceu a uma das primeiras apresentações do Cream, no London Polytechnic em 1 de outubro de 1966, e tocou uma jam com a banda durante "Killing Floor". Eric imediatamente percebeu que havia ganho um imbatível adversário, cujo carisma era igualado somente por sua incrível técnica na guitarra. Os primeiros shows de Hendrix no Reino Unido foram assistidos pela maioria dos astros da música britânica, incluindo Clapton, Pete Townshend e os Beatles. A chegada do americano teria um impacto profundo e imediato na próxima etapa da carreira de Clapton.

Fim do Cream

Embora o Cream seja apresentado como um dos melhores grupos de sua geração, a banda teve vida curta. As lendárias brigas internas - especialmente entre Bruce e Baker - aumentaram a tensão entre os três integrantes, levando ao fim do trio. Outro fator significante foi uma crítica pesada da revista Rolling Stone de um dos shows do Cream, o que afetou Clapton profundamente.

Goodbye, álbum de despedida da banda, apresentava faixas ao vivo gravadas no Royal Albert Hall, assim como a versão de estúdio de "Badge", composta por Eric e George Harrison.

A amizade próxima dos dois resultou na performance de Clapton em "While My Guitar Gently Weeps", lançada no White Album dos Beatles. Ao acompanhar de perto o sofrimento da esposa de Harrison, Pattie Boyd, que vivia abandonada em razão do interesse do marido pela cultura hindu, Eric acabou se apaixonando. E o sofrimento por amar a mulher de seu melhor amigo o inspiraria a compor uma das suas canções mais conhecidas: "Layla".

Uma segunda participação em outro super grupo, o Blind Faith (1969), com Baker, Steve Winwood e Rick Grech, resultou em um álbum estupendo e uma turnê norte-americana financeiramente proveitosa. Já aí Clapton estava cansado de sua fama e do burburinho que cercava o Cream e o Blind Faith, além de ter ficado profundamente afetado pela música do The Band – com o qual de fato ele já havia pedido para se juntar depois do fim do Cream. Clapton então decidiu ficar um pouco nas sombras, e passou a viajar em turnê como convidado do grupo americano Delaney and Bonnie and Friends. Ele tornou-se amigo íntimo de Delaney Bramlett, que o encorajou a voltar a compor e a cantar.

Solo

Usando a banda de apoio de Bramletts e um elenco estelar de músicos de estúdio, Clapton lançou seu primeiro disco solo em 1970, que trazia uma de suas melhores composições: "Let It Rain".

Se apropriando da seção rítmica do Delaney & Bonnie – Bobby Whitlock (teclado, vocais), Carl Radle (baixo) e Jim Gordon (bateria) – ele formou uma nova banda com a intenção de contrastar com o culto de "estrelismo" que crescera a sua volta e mostrar Clapton como um integrante no mesmo patamar dos demais. Isto tornou-se ainda mais evidente com a escolha do nome – Derek and the Dominos – que veio de uma piada nos bastidores do primeiro show da banda.

Trabalhando no Criterion Studios em Miami com o produtor Tom Dowd, a banda gravou um brilhante álbum duplo, hoje em dia considerado como a obra-prima de Clapton: Layla and Other Assorted Love Songs. A maioria do material, incluindo a faixa título, foram inspirados pelo conto árabe Majnun e Layla e mostravam o grande amor não declarado de Clapton por Patti Harrison. "Layla" foi gravada em duas sessões distintas; a seção de abertura na guitarra foi gravada primeiro, e para a segunda seção, o baterista Jim Gordon compôs e tocou o elegante trecho ao piano.

Mas a tragédia marcou o grupo durante sua breve carreira. Durante as sessões, Clapton ficou devastado com a notícia da morte de Jimi Hendrix; a banda gravou uma versão tocante de "Little Wing" como um tributo a ele, adicionando-a ao álbum. Um ano depois, Duane Allman morreu em um acidente de motocicleta. Contribuindo mais para o sofrimento de Clapton, o álbum Layla receberia somente algumas poucas críticas neutras quando de seu lançamento.

Drogas e álcool


Clapton em 1974.

O esfacelado grupo resolveu iniciar uma turnê norte-americana. Apesar da admissão posterior de Clapton de que a turnê ocorreu em meio a uma verdadeira orgia de drogas e álcool, aquilo acabou resultando em um poderoso álbum ao vivo, In Concert. Mas o grupo se desintegraria pouco tempo depois em Londres, na véspera da gravação de seu segundo LP de estúdio. Embora Radle tenha continuado a trabalhar com Clapton por vários anos, a briga entre Eric e Bobby Whitlock foi aparentemente feia, e eles nunca mais voltariam a tocar juntos. Outra trágica nota de rodapé para a história do Dominos foi o destino de seu baterista Jim Gordon, que sofria de esquizofrenia não-diagnosticada – anos depois, durante um surto psicótico, ele mataria a própria mãe a marretadas, sendo confinado em um hospício, onde permanece até hoje.

Apesar de seu sucesso, a vida pessoal de Clapton encontrava-se em estado deplorável. Além de sua paixão por Pattie Boyd-Harrison, ele parou de tocar e se apresentar e tornou-se viciado em heroína, o que resultou em um hiato em sua carreira. A única interrupção notável desse hiato foi sua participação no Concerto para Bangladesh - organizado por George Harrison - e, depois, pelo "Rainbow Concert", organizado por Pete Townshend do The Who para ajudar Clapton a largar as drogas.

Clapton devolveu a gentileza ao interpretar o "Pregador" na versão cinematográfica de Tommy em 1975; sua aparição no filme (tocando "Eyesight To The Blind") é notável pelo fato de ele estar claramente usando uma barba falsa em algumas sequências – o resultado de ele impensadamente raspar sua barba entre as gravações!

Relativamente limpo novamente, Clapton começou a organizar uma nova e forte banda, que incluía Radle, o guitarrista George Terry, o baterista Jamie Oldaker e as backing vocals Yvonne Elliman e Marcy Levy. Eles viajaram em turnê ao redor do mundo, posteriormente lançando o soberbo E.C. Was Here (1975).

Clapton lançou 461 Ocean Boulevard em 1974, álbum mais enfatizado nas canções ao invés de sua técnica na guitarra. Sua versão de "I Shot The Sheriff" foi um grande sucesso, sendo importante ao apresentar o reggae e a música de Bob Marley para um público mais extenso. Ele também promoveu o trabalho do cantor-compositor-guitarrista J.J.Cale.

Eric continuou a gravar e a fazer turnês regulares, mas a maioria de seu trabalho desta época foi deliberadamente mais calmo, fracassando em obter a mesma repercussão do início de sua carreira.
Clapton em 1977.

Maré de azar

Em 1976, Clapton foi o centro de polêmicas devido a acusações de racismo, ao protestar contra a imigração crescente durante um show em Birmingham. Clapton disse que a Inglaterra estava "se tornando superpopulada" e implorou para que a platéia votasse em Enoch Powell para impedir que a Grã-Bretanha virasse uma "colônia negra". Seus comentários motivariam diretamente a criação do evento Rock Against Racism. Apesar do impacto negativo em sua carreira e reputação, Clapton sempre se recusou a diminuir o episódio e negou que havia alguma contradição entre seu ponto de vista político e sua carreira baseada essencialmente num formato musical criado pelos negros. Nesta mesma época, seu nome começou a aparecer em álbuns lançados no Japão como "Eric Crapton" ("Crap" significa "fezes", em inglês), embora isso seja provavelmente mais um caso de "engrish" do que de malevolência.

O final dos anos 1970 viu um Clapton com dificuldades de se acertar com a música popular, causando uma recaída no alcoolismo que o levou a ser hospitalizado e depois internado para um período de convalescência em Antígua, onde ele mais tarde apoiaria a criação de um centro de reabilitação existente até hoje, chamado Crossroads Center, e, mais tarde, criou um evento chamado Crossroads Guitar Festival, que visava arrecadar dinheiro para contribuir com o tratamento dos dependentes de drogas. Em 1985 Clapton conheceu Yvone Khan Kelly, com quem ele começaria um relacionamento. Eles tiveram uma filha, Ruth, que nasceu no mesmo ano. Clapton se divorciaria de Yvone Khan Kelly em 1988.

No começo dos anos 1990, a tragédia voltaria a atormentar a vida de Clapton em duas ocasiões. No dia 27 de agosto de 1990 o guitarrista Stevie Ray Vaughan (que estava em turnê com Eric) e dois membros de sua equipe de apoio morreram em um acidente de helicóptero. No ano seguinte, em 20 de março de 1991, Conor, filho de quatro anos de Clapton com a modelo italiana Lori Del Santo, morreu depois de cair da janela de um apartamento. Um instantâneo da dor de Clapton pôde ser visto com a canção "Tears In Heaven", My Father's Eyes (Pilgrim, 1998) e Circus Left Town (Pilgrim, 1998).
Clapton em 2006.

Slowhand ressurgindo


Assim como MTV Unplugged (vencedor do Grammy em 1993), seu álbum From The Cradle trazia várias versões de antigos sucessos do blues, dando destaque a seu estilo econômico no violão. Em 1997, ele gravou um álbum de música eletrônica sob o pseudônimo de TDF, Retail Therapy, terminando o século XX com aclamadas parcerias com Carlos Santana e B. B. King.

Em 1999, Clapton, então com 56 anos, conheceu a artista gráfica Melia McEnery, 25, em Los Angeles enquanto trabalhava em um álbum com B. B. King. Eles se casaram em 2002 e tiveram três filhas, Julia Rose (2001), Ella May (2003) e Sophie, nascida em 2005.

Tão conhecido quanto Clapton é o seu costume de usar uma variedade de guitarras. No começo de sua carreira, ele usava uma Gibson Les Paul do final dos anos 1970, sendo parcialmente responsável pela reintrodução do estilo original da Les Paul pela Gibson.

Mais tarde, Clapton começou a usar Stratocasters da Fender. A mais famosa de todas as suas guitarras foi Blackie, montada com pedaços de várias Strats e que ele usou até os anos 1990, Depois, por medo de danificá-la, guardou em casa, e não a levou mais aos palcos. Por fim, Clapton se desfez da "Blackie" por U$959,500 no leilão organizado pela Christie's de Nova York, em benefício do centro de reabilitação Crossroads.

Em 1988, Clapton foi honrado pela fábrica de guitarras Fender com a introdução de uma Stratocaster feita sob medida para ele, juntamente com Yngwie Malmsteen. Aquelas foram as primeiras guitarras modeladas para artistas na famosa série "Signature" da Stratocaster, que desde então incluiu modelos para Jeff Beck, Buddy Guy e Stevie Ray Vaughan, entre outros.

Em 1999, Clapton levou a leilão parte de sua coleção de guitarras para levantar fundos para o Crossroads, centro de reabilitação para viciados que ele fundou na Antígua em 1997. O montante total conseguido no leilão pela Christie's foi de U$7,438,624.

Em 3 de novembro de 2004, Clapton é condecorado com o título de Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE).

Discografia

* 1963 Sonny Boy Williamson and The Yardbirds (com Yardbirds)
* 1964 Five Live Yardbirds (com Yardbirds)
* 1965 For your love (com Yardbirds - coletânea americana)
* 1965 Having a Rave Up (com Yardbirds - coletânea americana)
* 1966 Bluesbreakers with Eric Clapton (The Beano) (com John Mayall and The Bluesbreakers)
* 1966 Fresh Cream (com Cream)
* 1967 Disraeli Gears (com Cream)
* 1968 Wheels of Fire (com Cream)
* 1969 Goodbye Cream (com Cream)
* 1969 Blind Faith (com Blind Faith)
* 1969 Best of Cream (com Cream - coletânea)
* 1970 On Tour with Eric Clapton (com Delaney, Bonnie & Friends)
* 1970 Live Cream (com Cream - coletânea ao vivo)
* 1970 Eric Clapton
* 1970 Layla and Other Assorted Love Songs (com Derek and the Dominos)
* 1971 The Yardbirds Featuring Performances by: Jeff Beck, Eric Clapton, and Jimmy Page (com Yardbirds - coletânea)
* 1972 Live Cream Volume II (com Cream - coletânea ao vivo)
* 1972 Heavy Cream (com Cream - coletânea)
* 1972 History of Eric Clapton (coletânea)
* 1972 Eric Clapton at His Best (coletânea)
* 1973 In Concert (com Derek and the Dominos) (ao vivo em 1970)
* 1973 Clapton (coletânea)
* 1973 Eric Clapton's Rainbow Concert (ao vivo em 1972)
* 1974 461 Ocean Boulevard
* 1975 There's One in Every Crowd
* 1975 E.C. Was Here (ao vivo em 1975)
* 1976 No Reason to Cry
* 1977 Slowhand
* 1978 Backless
* 1980 Just One Night (duplo; ao vivo em 1979)
* 1981 Another Ticket
* 1982 Time Pieces: Best Of Eric Clapton (1970-1978)
* 1983 Money and Cigarettes
* 1984 Too Much Monkey Business
* 1984 Backtrackin'
* 1985 Behind the Sun
* 1986 August
* 1987 The Cream of Eric Clapton
* 1988 Crossroads (caixa)
* 1989 Homeboy
* 1989 Journeyman
* 1990 The Layla Sessions (com Derek and the Dominos) (caixa em comemoração aos 20 anos de lançamento)
* 1991 24 Nights (ao vivo em 1990)
* 1992 Rush
* 1992 Unplugged (ao vivo em 1992)
* 1994 From the Cradle
* 1994 Live at the Fillmore (com Derek and the Dominos) (ao vivo em 1973)
* 1995 The Cream of Clapton
* 1996 Crossroads 2: Live in the Seventies (CD quádruplo, gravações ao vivo de 1974 a 1978)
* 1998 Pilgrim
* 1999 The Blues (álbum duplo)
* 1999 Clapton Chronicles: The Best of Eric Clapton
* 2000 Riding With the King (com B.B. King)
* 2001 Reptile
* 2002 One More Car, One More Rider (ao vivo em 2001)
* 2004 Me and Mr. Johnson (versões de músicas de Robert Johnson)
* 2005 Back Home (álbum de estúdio)
* 2006 Road To Escondido" (álbum gravado com JJ Cale)
* 2007 Complete Clapton
* 2009 Eric Clapton and Steve Winwood (Live from Madson Square Garden)
* 2010 Eric Clapton Clapton (2010)

(Fonte: Wikipédia)


Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


Joel_ESP

Curt??? não seria Kurt? kkkkk

continuando...

FENDER

Fender Musical Instruments Corporation, mais conhecida por Fender, é um dos maiores e mais importantes fabricantes de guitarras, amplificadores e contrabaixos norte-americana, e também o nome da empresa que comercializa o mesmo nome. Foi fundada por Leo Fender na década de 1940.

No início década de 1930, o texano Leo Fender descobriu como aprimorar o som dos instrumentos amplificados: Produzir instrumentos de corpo sólido. A idéia simples e inovadora poderia se tornar rentável, caso entrasse em linha de produção.

Antes de trabalhar com guitarras elétricas, Fender trabalhou com rádios e fonógrafos. Em 1944, ele e o músico/inventor Doc Kaufmann patentearam o captador montado em um corpo sólido único. Esta coisa crua, impossível de se tocar, parecia no máximo um projeto de feira escolar de ciências, mas resultou na quase sociedade chamada K&F (Kaufmann & Fender) Manufacturing. K&F fabricou guitarras elétricas e amplificadores em um barracão nos fundos da loja de rádios de Fender na região central de Fullerton, Califórnia. Kauffmann uma vez disse, "Sim, eu ajudei Leo a começar um negócio de US$234 milhões!"

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# jan/11 · Editado por: [M]@a.[K]!ller
· votar


Gibson
A Gibson Guitar Corporation — baseada na cidade de Nashville, Tennessee, Estados Unidos — é um fabricante de guitarras e violões. A Gibson, além de fabricar instrumentos sob seu próprio nome, é detentora das marcas Epiphone, Kramer, Valley Arts, Tobias, Steinberger e Kalamazoo. A companhia também fabrica pianos sob a marca Baldwin e baterias sob a marca Slingerland.

A companhia foi fundada por Orville Gibson no final da década de 1890, e fabricava bandolins na cidade de Kalamazoo, Michigan. Orville Gibson inventou as guitarras semi-acústicas conhecidas como "archtop". Na década de 1930 a companhia passou a fabricar as primeiras guitarras semi-acústicas disponíveis comercialmente, que foram popularizadas por Charlie Christian. No começo da década de 1950 a Gibson introduziu no mercado seu modelo mais popular, a Gibson Les Paul.

Após ser comprada pela Norlin Corporation no final da década de 1960, a qualidade dos instrumentos declinou, até que em 1986 a companhia foi resgatada por seus donos atuais, Henry Juszkiewicz (chefe executivo) e David H. Berryman (presidente).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original