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Dougrf Veterano |
# jan/11
Olá pessoal,
Tenho uma giannini velha e tenho fuçado nela pra tentar aprender um pouco sobre circuito de guitarra.
Ela tem dois captadores single, e originalmente tinha uma chave on/off pra cada captador, um botão de volume e um de tonalidade gerais.
Decidi que ela não terá mais botão de tonalidade e nem chave seletora. Apenas um botão de volume pra cada captador. Assim posso controlar qual captador vou usar e com qual volume.
Fiz a ligação direta de cada captador para seu botão de volume, e liguei os dois fios de saída dos potenciômetros juntos no jack.
Qual a burrice que fiz nesse esquema? Porque quando eu zero (fecho totalmente) qualquer um dos botões de volume, abaixa o volume dos dois captadores juntos.
Se alguém já fez coisa parecida, ou sabe o que eu fiz de errado, por favor me ajuda. Obrigado!
Abraço a todos!
(Procurei muito nos tópicos, mas não encontrei esse tipo de circuito.)
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kiki Moderador |
# jan/11
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eita, que estranho... poste fotos, se der. ou pelo menos um desenho do circuito (pode fazer no paint mesmo =p)
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Dougrf Veterano |
# jan/11
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É simples assim:
http://img828.imageshack.us/img828/1041/2caps2vols.jpg
Os fios pretos são terra.
E desenho muito mal também.
Obrigado!
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Stevenzin Veterano |
# jan/11
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Decidi que ela não terá mais botão de tonalidade e nem chave seletora.
E como vai escolher o captador? (braço e ponte)
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Dougrf Veterano |
# jan/11
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Oi, Stevenzin
Apenas com os botões de volume.
Se eu quiser apenas o cap do braço, aumento o volume dele e zero o do cap da ponte, e vice-versa.
Se eu quiser os dois caps, deixo os dois volumes aumentados.
Só vou usar essa guitarra em casa, não tenho necessidade de alternar os captadores com rapidez de switch.
Além disso, paguei R$ 30,00 pela guita, pra botar um switch, vou pagar quase R$ 30,00 só por ele. Nessa guita não vale a pena.
Abraço
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kiki Moderador |
# jan/11
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Dougrf engraçado... por mim esse esquema devia funcionar. mas eu tambem nao manjo muito de elterica...
poste o link desse topico no topico de luthieria do seiji e do bertola.
curiosidade: o que voce vai fazer com o furo da chave seletora? como era essa chave?
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Dougrf Veterano |
# jan/11
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Oi Kiki,
obrigado pelo interesse em me ajudar.
Vou seguir sua recomendação.
Meu pai fez um escudo novo pra essa guitarra quando eu mexi na primeira vez. Agora vai sobrar um buraco, mas vou arrumar um jeito de tampar, vou parafusar alguma coisa na frente.
essa é foto dela quando comprei: http://img46.imageshack.us/img46/2640/2910081.jpg
Detalhe dos botões: http://img84.imageshack.us/img84/5681/29102008botes.jpg
Daí ficou assim com escudo novo e uma chavinha diferente que eu botei:
http://img840.imageshack.us/img840/5735/122708181958.jpg
Valeu!
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Ian Anderson Veterano |
# jan/11
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Dougrf ficou legal o escudo preto
e aquela chave "vermelha" é soh enfeite?
a principio tah certo a ligação
os terras dos captadores estão soldado aonde, tenta soldar eles nos seus pots, e não os 2 num pot ou direto no jack.
até peguei como base essas ligações http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=1hum_1vol http://www.malagoli.com.br/Esquemas2/std_pbass.jpg http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=2h_2v_2t_3w
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Staiver Veterano |
# jan/11 · Editado por: Staiver
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Eu uso dois Humbucker e apenas um volume em ambas minhas guitarras,sem tons,não gosto de muito frescuras,sigo o ditado de que quanto menos se tem,mais se faz. E lógico a chave de seleção dos captadores.
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Dougrf Veterano |
# jan/11
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Ian Anderson ( vocalista do Jetro Thull?)
Aquela chavinha vermelha tinha a mesma função da chave que veio na guita. Tinha 2 posições e troquei só pra ficar diferente mesmo, mas funcionava.
O terra está passando por todos os componentes, saem dos captadores, passam pelos pots e pelo jack e depois eu ligo a ponta do terra na ponte da guitarra, porque ela naum tem um lugar por baixo do escuda pra "enterrar".
Aparentemente está de acordo com os esquemas que você postou.
Obrigado pelo interesse em ajudar!
Staiverr
Essa guitarra é super grave, o ton tem que ficar no máximo sempre, então é desnecessário. Além disso, eliminando o ton sobra espaço para colocar um volume pra cada cap, que é uma coisa que eu queria.
A chave de seleção, eu curto usar, só que não vale à pena gastar quase R$30,00 com uma peça pra colocar na guitarra que vale isso. Mas se não tiver outro jeito vou comprar.
Todos
Será que o problema no que fiz não é os dois fios de saída dos potenciomêtros estarem ligados juntos no jack? Se for isso, não sei de outra alternativa pra fazer do jeito que quero.
Se ninguém matar a charada vou comprar um switch de 3 pos. dai acho que resolveria.
Abraço
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kiki Moderador |
# jan/11
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Dougrf Será que o problema no que fiz não é os dois fios de saída dos potenciomêtros estarem ligados juntos no jack? eu pensei nisso, mas nao sei responder. não entendo direito como funciona isso...
Se ninguém matar a charada vou comprar um switch de 3 pos. dai acho que resolveria. po, mas aí acabou a ideia inicial! =p
Meu pai fez um escudo novo pra essa guitarra quando eu mexi na primeira vez. Agora vai sobrar um buraco, mas vou arrumar um jeito de tampar, vou parafusar alguma coisa na frente. legal!
esses botoes que vieram era de liga/desliga caps? ou seja, dava pra deixar "nenhum captador" ligado? =p
uma opção pra usar eles é fazer como na guitarra red special do brian may, que ele usa chaves desse tipo pra defasar os caps http://www.brianmaycentral.net/scotts_red_special.jpg
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Dougrf Veterano |
# jan/11
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oi Kiki
Se ninguém matar a charada vou comprar um switch de 3 pos. dai acho que resolveria. po, mas aí acabou a ideia inicial! =p
Vou fazer isso só se não aparecer solução. Só em último caso. Até seria uma boa eu botar o switch, só que fiquei curioso em saber porque não deu certo do jeito que fiz! rsrs
esses botoes que vieram era de liga/desliga caps? ou seja, dava pra deixar "nenhum captador" ligado? =p
Sim.
uma opção pra usar eles é fazer como na guitarra red special do brian may, que ele usa chaves desse tipo pra defasar os caps http://www.brianmaycentral.net/scotts_red_special.jpg
Humm, pode ser. Só precisa de uma chave de duas posições pra fazer isso nos dois singles? Acha que é vantagem?
Nunca tive interesse em dafasar os caps, vou dar uma pesquisada.
Obrigado!
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Ian Anderson Veterano |
# jan/11
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Dougrf vocalista do Jetro Thull? Isso =D
olha se tive igual a isso, sinceramente eu não sei =D http://desmond.yfrog.com/Himg616/scaled.php?tn=0&server=616&filename=1 bvs.jpg&xsize=640&ysize=640
kiki dafasar singles?
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Dougrf Veterano |
# jan/11
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Ian Anderson
O esquema é esse mesmo que você desenhou. Como uma coisa tão simples pode dar errado? rsrsr
Vou mexer na guita de novo, refazer as soldas, sei lá. Pode ter sido alguma coisa que fiz errada.
kiki dafasar singles?
A pergunta foi pro Kiki, mas vou me adiantando:
Sim, defasar um single em relação ao outro.
Isso daria mais uma opção de timbre pra guitarra.
Pelo que li por aqui, o timbre perde alguns harmônicos, principalmente graves (que pra mim seria interessante), porém o captador perde um pouco de saída.
Mas o Kiki tem uma explicação melhor! rsrs
Obrigado cara!
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Dougrf Veterano |
# jan/11
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Bertola pulou minha pergunta no tópico dele!!!
Acho que quando ele leu "...tenho uma Giannini Supersonic..." ele nem quis saber do resto e pulou minha dúvida rsrsrsrs. Brincadeira.
Não sei se ele responde uma pergunta sobre um trabalho que um luthier deveria fazer, mas vou postar a dúvida de novo.
Remexi nas ligações, está idêntica ao desenho que eu postei lá em cima e ao desenho que o Ian Anderson fez. O problema continua.
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Ramsay Veterano |
# jan/11
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Dougrf
Essa chavinha nova que vc botou separou os captadores, certo?
Porque do jeito que estava antes os captadores estavam ligados em paralelo e daí o som da guitarra devia ser bem estridente, certo? E do jeito que está agora, com essa chave, cada captador é acionado de forma individual e o som da guitarra deve ter ficado bem melhor, acertei??
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Sr. Garnier Veterano |
# jan/11
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Dougrf
Não sei se ele responde uma pergunta sobre um trabalho que um luthier deveria fazer
Não, ele não faria isso. Tenta perguntar novamente! =D
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Ian Anderson Veterano |
# jan/11
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Dougrf
Acho que quando ele leu "...tenho uma Giannini Supersonic..." ele nem quis saber do resto e pulou minha dúvida rsrsrsrs. Brincadeira.
Deve ter esquecido... mas vira e mexe ele está modificando uma Gianini
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subgrave Veterano |
# jan/11
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Dougrf
"Qual a burrice que fiz nesse esquema?"
Você não pode utilizar o "botão" (potenciômetro) de tone como de volume, eles geralmente tem valores (em omhs) diferentes para cada finalidade...
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Dougrf Veterano |
# jan/11
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Ramsay
Essa chavinha nova que vc botou separou os captadores, certo?
Aquela chavinha só substituiu a outra que já estava antes, com a mesma função: ligar/desligar o cap. Desde sempre os captadores eram acionados de forma individual.
Porque do jeito que estava antes os captadores estavam ligados em paralelo e daí o som da guitarra devia ser bem estridente, certo? E do jeito que está agora, com essa chave, cada captador é acionado de forma individual e o som da guitarra deve ter ficado bem melhor, acertei??
Esses caps são bem antigos e diferentes do normal, são single, mas são quase do tamanho de um humbucker e dá um som grave e abafado pra caramba e ainda dá muita microfonia com drive. Com a troca daquela chave não houve mudança no timbre que eu tenha percebido. Mas nunca soou estridente rsrsrs. Valeu!
Sr. Garnier e Ian Anderson Vou tentar de novo! Valeu!
subgrave
O valor do potenciômetro está de acordo. Apesar de ser cap simples, estou usando 500K na ponte, e 1M no braço (do jeito que veio, original) O som desse cap é muito grave, o projeto dessa guitarra é com 1M nos pots.
Só não sei se a diferença de valor entre um pot e outro influencia no problema.
Obrigado pela ajuda!
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Ian Anderson Veterano |
# jan/11
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Dougrf
Esse caps tipo P-90 ... inspirado nas Fenders Jazzmaster
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Dougrf Veterano |
# jan/11
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Ian Anderson
Não sei como é o timbre desses P-90, nem se o cap da minha guitarra pode ser considerado um P-90 (acho que não), mas visualmente é parecido. Só que os meus caps possuem capinha de metal.
Flw
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Dougrf Veterano |
# jan/11 · Editado por: Dougrf
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Pessoal, Bertola respondeu minha pergunta:
oi Bertola! Tenho uma guitarra com dois singles, e quero deixá-la só com um botão de volume para cada captador. Sem botão de ton e sem switch. Como faço esse circuito? Obrigado!
Dougrf
Use uma chave de 3 posições ou use u circuito dos baixos Fender Jazz Bass.
Comparando com esse circuito do Jazz Bass, percebi a diferença.
Eu liguei o captador no pino do canto do potenciômetro e puxei a saída do pino do meio. No Jazz Bass é o contrário, o cap é ligado no pino do meio e saída do pino do canto.
Jeito que fiz: http://img828.imageshack.us/img828/1041/2caps2vols.jpg
Jazz Bass: http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=std_jazz_bass
Amanhã faço essa modificação e digo se deu certo. Por enquanto obrigado a todos!
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Dougrf Veterano |
# jan/11
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Oi Pessoal, voltei pra esse tópico esquecido pra dizer que o esquema deu certo.
Segui a recomendação do Bertola, refiz a solda dos fios nos pinos certos dos potenciômetros e funcionou.
O timbre continua grave e um pouco abafado, mas dá pra perceber uma sutil diferença do timbre com e sem o botão de tone.
Próxima alteração que eu fizer vai ser a defasagem de um dos caps.
Abraço
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Dougrf Veterano |
# jan/11
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Ae pessoal,
Fiz a defasagem do cap da ponte, parece que deu certo!!!
Esquema: http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?sc hematic=phase_reversal_singlecoils
Não testei num amplificador de verdade ainda, só na caixinha do pc mesmo, mas dá pra perceber a diferença, o timbre fica meio "rachado", tira bastante grave e dá uma queda no volume também.
Fica interessante pra tocar alguma coisa mais swingada e tal, tipo o bom e velho funk.
To me sentindo forever alone nesse tópico.
Abraço.
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