O tic tac do metronomo, a chatice dos exercicios, frustação

Autor Mensagem
Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


Rei Arthur Pendragon

é isso, falou tudo!

bem melhor treinar em cima da escala de uma determinada música do que ficar nesse 1234 chato pra c*****o!!

qnd eu fazia aula o prof. era bom, mas muito enrolador...... além de eu fazer 1234 no braço inteiro, depois virava 2134, dps 3124.....enfim...todas as combinações possíveis!!

pura enrolação, não fiz nem 2 meses com esse prof. dps troquei e peguei outro que me ensinava músicas de verdade, evolui muito mais!!

abs!

Jimi Van Halen
Veterano
# jan/11
· votar


Dica,não fique só no 1234,improvise com o metronomo,pegue arpejos e escalas vc ja consegue tocar com firmeza e sem errar,escute bastante seu ídolo,e tente improvisar com o metronomo numa BT,é bem melhor para o desenvolvimento de tecnica do que ficar subindo e descendo escalas e bem mias divertido...
Mas calma que lógico que isso vc tbm vai aprimorar,mas não se preocupe,ninguém nasce tocando...

Abs e boa sorte...

Eddie Van Hallen
Veterano
# jan/11
· votar


de acordo com a apostila do Michel Top esses exercicios sao realmente nescessarios
e tem que treinar uma hora cada

Rednef2
Veterano
# jan/11 · Editado por: Rednef2
· votar


Floydniaco
Tamehiro
Nao sei ler partitura, mas tem uma noção da coisa
Mas esse negocio de "nao sabe teoria" pra mim é furada, se o cara sabe usar escala, entende de tom de musica, campo harmonico.. e essas coisas como podem afirmar que ele nao sabe NADA de teoria??
flw, abs

Galera aproveitando o topico gostaria de fazer essa pergunta: O Guitarrista evolui mais fazendo exercicio subindo e descendo escala(tanto pra fazer salto de corda, tapping...) ou simplesmente pegando a guitarra e fica tipo improvisando um solo com essas tecnicas, tirando um solo de uma musica... ???

Vinícius Iron
Veterano
# jan/11
· votar


Churrus

Tu treina como se estivesse tentando provar algo para alguém... não é por aí, a tua música tem que ser uma diversão. Vai brincando nas escalas, pega uns solinhos... será apenas questão de tempo ate tu conseguir tocar Malmsteen e todo o resto. Divirta-se!

tapinga

Guitar Pro, cara. ;)

Já peguei uns do Malmsteen em que o tempo, a sincronia e tudo mais estão perfeitos. Partitura é bom se tu quiser tocar um instrumento erudito em uma orquestra. Na guitarra, não é obrigatório, ainda que seja um bom aprendizado.

Abs

Eddie Van Hallen
Veterano
# jan/11
· votar


Rednef2
Galera aproveitando o topico gostaria de fazer essa pergunta: O Guitarrista evolui mais fazendo exercicio subindo e descendo escala(tanto pra fazer salto de corda, tapping...) ou simplesmente pegando a guitarra e fica tipo improvisando um solo com essas tecnicas, tirando um solo de uma musica... ???

na minha opniao sao duas coisas bem diferentes
subir e descer escala melhora a tecnica (que é essencial)
e improvisar é a aplicaçao da tecnica estudada
claro que improvisando voce evolui muito mais do que treinando tecnica, mas voce precisa de tecnica pra executar o improviso e pra utilizar frases/licks mais rapidos e tal
ou seja
voce precisa treinar os dois
um complementa o outro

Kold
Veterano
# jan/11
· votar


Eddie Van Hallen
de acordo com a apostila do Michel Top esses exercicios sao realmente nescessarios
e tem que treinar uma hora cada

ke maluko é esse tio ?

malucobeleza666
Veterano
# jan/11 · Editado por: malucobeleza666
· votar


Galeral é o seguinte, tem nego que fica ********** 1234 e suas variações todo dia um ano, a 500 bpm, e nem sabe o objetivo do exercicio. 1234 é exercicio de iniciante, para pegar a postura correta da mão( aquela de fazer o ganchinho com o dedo indicador) e independencia dos dedos, não é exercicio de velocidade para virar malmsteen. Você só faz 1234 rápido se estiver fazendo errado.

Michel top é um guitarrista profissional que de vez em nunca aparece ae no fórum para dar umas dicas e talz, promover concursos. Ele publicou uma apostila aqui com uns exercicios bem legais, vale a pena dar uma conferida.

No mais, se você quiser virar profissional mesmo, aprenda partitura, toque o que for mais chato,toque de tudo, estude de tudo, tente estudar o máximo de coisas possível;conhecimento nunca é demais.Pois em nenhuma profissão você vai fazer só o que gosta, e música não é diferente. Galera vive num mar de rosas mesmo pensando que vai fazer só o que gosta na música.

Ahjhh e se for hobbie, a mesma coisa.Não precisa avacalhar, xD

^^

Eddie Van Hallen
Veterano
# jan/11
· votar


malucobeleza666
concordo com voce em alguns aspectos
eu tambem acho que 1234 nao é um exercicio pra ser treinado direto
eu o considero mais pra aquecimento e pra melhorar a palhetada alternada
se quiser tocar malmsteen tem que pegar musicas dele e treinar as partes que voce nao consegue tocar na velocidade original
ate conseguir
mas acho que o 1234 deve ser treinado sim
mas nao como unico exercicio

BuriedAlive
Veterano
# jan/11 · Editado por: BuriedAlive
· votar


Não consigo concordar com esse pessoal que praticamente ignora exercício pra só ficar tocando o que gosta...

Se exercício não é importante por que a maioria estuda com professor então? já que é só aprender uns acordes, umas escalas e ficar tirando música até virar um Kiko Loureiro da vida?

Exercício é o que desenvolve a sua parte psico-motora(Repetição,repetição,repetição....),extremamente necessária pra tocar qualquer tipo de música...

Na minha humilde opnião eu acho que não tem sentido tentar aprender uma música cujo está fora da sua capacidade e com técnicas pouco treinadas...
Qualquer um nota que é uma coisa decorada, meio "viciada", já que você não evoluiu sua técnica,apenas "decorou movimentos...

Abraço!

malucobeleza666
Veterano
# jan/11
· votar


BuriedAlive

Cara, suas colocações foram MUITO felizes, concordo com tudo e mais um pouco! A galera exagera na parte de pegar música difícil para evoluir técnica, tem que pegar música do seu nível, e não colocar a carroça na frente dos bois. Nunca achei boa a idéia de ficar martelando por muito tempo uma mesma música.

^^

Rednef2
Veterano
# jan/11
· votar


Eddie Van Hallen
Vlw ae cara

Thiago_Canhoto
Veterano
# jan/11
· votar


Churrus

Cara,toca as musicas do Blink 182 q vc não vai prescizae estudar tanto!!!(hauhuahuahuauhauhuhauhau)

tapinga
Veterano
# jan/11
· votar


Cara,toca as musicas do Blink 182 q vc não vai prescizae estudar tanto!!!(hauhuahuahuauhauhuhauhau)
Concordo e assino embaixo

Andy Viper
Veterano
# jan/11 · Editado por: Andy Viper
· votar


esse negócio de treinar com metrônomo, 1234 é um exercício muito chato na verdade (...) tem milhões de jeitos diferentes de treinar agilidade, técnica e rapidez
(2)
Churrus
Você tem banda? Nada melhor pra se desenvolver como músico. E se a banda for composta por amigos, fica mais prazeroso ainda. Você vai tirar as músicas que vocês gostam de tocar, e volta e meia vai pintar uma mais difícil que a outra, e você vai se esforçar pra tirá-la e não fazer feio perante um público.

Abraços

Churrus
Veterano
# jan/11
· votar


Andy Viper
vixe cara tenho banda n...aki a cidade e pequena tem pocas pessoas q tocam..e no mais n sou mto inturmado, entao fica ate dificil conhecer os q tocam, ou q tao começando...

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/11
· votar


Churrus
Sobre banda, usa esse site aqui:
http://www.formesuabanda.com.br/

É só procurar a galera que toca na sua cidade, conhecer pessoas novas e fazer novas amizades sempre é bom.

E treine músicas fáceis que você gosta para começar, depois aumente a dificuldade e o repertório depois que você viu que tomou gosto da coisa, logo você estará tocando até o que antes não gostava.

As músicas tem todos os exercícios existentes, porém abrangendo-os de uma maneira mais divertida, completa e menos monótona.

Andy Viper
Veterano
# jan/11
· votar


Churrus
vixe cara tenho banda não
Então.. É isso que está faltando pra deixar seu aprendizado mais interessante. De que adianta estar aprendendo a tocar e não compartilhar e mostrar pra alguém?

Pense nisso, arruma uns caras aí!

Abraços

Churrus
Veterano
# jan/11
· votar


Andy Viper
Pois e cara, ia ser legal, mas n e facil arrumar banda e tal pra tocar aki n, aki e DIFICIL msm..As bandas q tem aki sao só duplinhas de sertanejo unversitario, e até essas sao pocas..
Mas n fico mto preocupado com isso n ainda bem...eu gosto mto, e fico mto satisfeito tocando so pra min msm hehe, mas uma banda ia ser bem legal

lugaque
Veterano
# jan/11 · Editado por: lugaque
· votar


Churrus, acho muito complicado ser autodidata, pois você pode atropelar fases essenciais no seu crescimento musical (vícios de postura, por exemplo) e só se dar conta muito mais tarde. Sugestão: procure um bom professor (didática é tudo !) e seja disciplinado com os estudos passados por ele, logicamente não deixando de tocar o que gosta, e você com 21 ou 22 anos possivelmente será um guitarrista de nível profissional.
No mais, paciência e dedicação, pois um guitarrista do nível de Malmsteen, com toda certeza, dedicou muitos anos da sua vida aos estudos.

Churrus
Veterano
# jan/11
· votar


lugaque
Pois é cara, mas n sou autodidata n, meu professor e legal, n e akele cara FERAZAO, mas é um bom professor...
To me dedicando bastante pq realmente quero ser profissional, mas n pra dar aulas, nem apresentaçoes, shows, por satisfação pessoal msm...como eu n faço mta coisa alem de estudar, resolvi q quero me dedicar todo meu tempo livre q n e poco a musica, treino, e tal..pq quero ser bom em pelo menos alguma coisa na vida...

silvio_rp
Veterano
# jan/11
· votar


Cara, treinar é bom mas é melhor treinar com músicas que você gosto. Já explico.

Pega uma música que você gosta mas que acha difícil de tocar, que acha que você nunca vai conseguir e tal. Daí começa a tirar por partes ela. Quando chegar nos arranjos difíceis ou pedaços de solo mais rápidos, vc corre atrás de que técnica o cara usa ali, pega a tablatura, guitar pro, etc daquela parte e treina até sair legal. Daí continua até tirar a música toda.

Quando vc ver, vc treinou técnica, ganhou precisão, velocidade sem ficar fazendo exercício chato e etc. Ta aí a dica.

BuriedAlive
Veterano
# jan/11
· votar


silvio_rp
Quando chegar nos arranjos difíceis ou pedaços de solo mais rápidos, vc corre atrás de que técnica o cara usa ali, pega a tablatura, guitar pro, etc daquela parte e treina até sair legal. Daí continua até tirar a música toda.

Ao meu ver,isso já não vale muito a pena...
Se voce tivesse treinado aquela técnica antes, não teria todo esse transtorno...
Exercício nada mais é do que repetiçao,repetiçao,repetiçao.....
Depois de tanto repetir a mesma técnica, ela vai soar totalmente fluente quando voce for tirar um música....caso contrário parece uma técnica decorada....

Cada um tem seu jeito de treinar, o treino que server pra muitos, talvez não sirva pra outros...Somos pessoas diferentes, por que então teríamos que treinar igual??

Abraço!

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


BuriedAlive

Não consigo concordar com esse pessoal que praticamente ignora exercício pra só ficar tocando o que gosta...

O que vc chama de exercício? 1234?

Qualquer música é um exercício cara!

Tem gente que evolui muito mais tocando solos que gosta do que repetindo exercícios chatos!

BuriedAlive
Veterano
# jan/11 · Editado por: BuriedAlive
· votar


Pé de chinelo

Foi o que eu disse cara, cada um tem o seu jeito de treinar, pode funcionar pra um e não pra outros....

Mais eu acho que exercício é importantíssimo, tanto pra evoluir em questão de técnica, quanto pra qualquer outra situação na guitarra...
Por exemplo, um improviso... depois de vários exercícios bem treinados, voce vai ter muito mais liberdade na braço....

Lógico que música é importante, afinal guitarra é um instrumento músical, logo a sua funçao é tocar "música"...
Exercício é o que vai fazer voce tocar a tal música com mais técnica e tudo mais(minha opnião)

Voce não tem a perder com exercícios,basta apenas não ficar preso só em música,ou só em exercícios(que aliás são chatos pra "baralho" mesmo....faz parte)

Abraço!

PS: 1234 pra mim é aquecimento e correção de postura, exercício dispensável, porém fundamental na iniciação na guitarra...

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


BuriedAlive

Blz, eu tb acho que no início é muito importante o 1234, mas não 1324, 1423 ou outras variações

O que eu quis dizer é só pra não ficar preso em digitação, dps efeitos (bend, hammer etc) ......... tem que fazer exercício sim, mas combinando com as músicas! e treinar em cima da escala das músicas também!

abs!

BuriedAlive
Veterano
# jan/11 · Editado por: BuriedAlive
· votar


O que eu quis dizer é só pra não ficar preso em digitação, dps efeitos (bend, hammer etc) ......... tem que fazer exercício sim, mas combinando com as músicas! e treinar em cima da escala das músicas também!

Exatamente: não ficar preso
Isso é o que eu penso...
Concordo com voce agora.

lugaque
Veterano
# jan/11 · Editado por: lugaque
· votar


Churros, além de um bom professor, o qual ao meu ver deveria te estimular mais, amizade com outros caras mais experientes e que possuem uma técnica que você admira, é uma ótima pedida também (embora seja quase uma amizade por interesse hehehe). Pois ao vê-los tocar, você pode tirar várias dúvidas (ex: licks). Deixe de lado sua timidez, vá mais a shows e faça amigos no meio musical. Lembre-se: além do que eu citei acima, as amizades no meio é que vão te indicar, muitas vezes, para os seus futuros trabalhos como guitarrista profissional.

Churrus
Veterano
# jan/11
· votar


Galera, mais uma duvida em relação a treino...
Poso treinar tipo edxercicio de independencia dos dedos, tipo, ouvindo musica, ou assistindo tv.. e fazer isso com alguns outros exercicios tbm, será q da pra faser os dois ao mesmo tempo?

Drive30
Veterano
# jan/11 · Editado por: Drive30
· votar


Churrus

Exercício é chato mesmo.
Porque voce não treina com algumas músicas que curte? Quer tocar malmsteen?. Toque malsmsteen!, mas toque com 1/10 da velocidade, bem devagar,com metronomo. Já é um puta treinamento para digitação, independência e palhetada . É mais prazeiroso do que ficar fazendo 1234. Sempre fiz isso no passado. Para treino , dá para tocar qualquer coisa, é só fazer devagar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O tic tac do metronomo, a chatice dos exercicios, frustação