O tic tac do metronomo, a chatice dos exercicios, frustação

Autor Mensagem
Churrus
Veterano
# jan/11


Galera vo abiri a real...Eu quero mtoooo ficar bom em tocar guitarra, violão, ...Pois meu objetivo é consiguir tocar qualquer coisa...E resolvi determinar a mim mesmo q treinaria até conseguir tocar o q mais desejo q são as músicas do malmsteen, e outras do genero...Mas poxa vida, n pensei q seria tao estressante como esta sendo recentemente, na parte dos exercicios me desanimo demais e fico mto frustado pq impus a mimi q queria ficar bom, e tenho uma vontade enorme...mas esse tic tac do metronomo, 1234, independencia dos dedos e mto chato, e eu treino só 1 hra de exercicios, o resto do treino é troca de acordes mais "complexos", escalas, arpejos,...dando um total de 3 horas...ai eu fico mais uma hora tirando um lickzinho, um solozinho, um riffzinho, uma musikinha...Mas to mto desanimado e frustado, pq eu quero MTO ficar bom, to ficando obcecado, mas n to achando paciencia para treinar com metronomo e tal......oq q eu faço?

cordassi
Veterano
# jan/11
· votar


curiosidade: Há qnt tempo vc ta nessa rotina/cronograma?

tapinga
Veterano
# jan/11
· votar


Churrus
cara eu tbm adora malmsteen. tbm gosto de EVH, Joe Satriani, Steve Vai......

mais cara sinceramente pra tocar malmsteen, satriane e steve vai
CERTO vc vai precisar aprender partitura
Sem PARTITURA vc não consegue tocar CERTO esse tipo de musica...
pra vc ver malmsten toca com ORQUESTRA pra tocar com orquestra tem que saber partitura

nen q vc não saiba tudo ao menos o basico

Experiência própria..

abç

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


Churrus

a primeira dica pra ficar bom: não seja muito bitolado!

esse negócio de treinar com metrônomo, 1234 é um exercício muito chato na verdade

tem milhões de jeitos diferentes de treinar agilidade, técnica e rapidez

então não se prenda em exercícios como se vc estivesse estudando física pro vestibular cara...........música tem q ser alegria, se vc ta fazendo exercícios chatos provavelmente isso vai te desanimar

eu acho muito melhor aprender logo os solos q vc gosta, direto, sem ficar enrolando nesses exercícios de "independência" dos dedos

abs!

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


tapinga

quanta besteira em ?

tapinga
Veterano
# jan/11
· votar


Pé de chinelo
cara besteira nada
pra conseguir tocar esse tipo de musica CERTO, eu disse certo
precisa sim saber partitura. Sem partitura vc pode tocar sim mais não CERTO no tempo certinho, com detalhes e tudo mais...
Experiência própria amigo

mais e vc sabe ler partitura?

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


sei ler partitura sim..... breves, mínimas, semínimas, colcheias, fusas, compassos binários, quaternários qlq coisa....

enfim.....não precisa de partitura nada, isso daí é lenda achar que só da pra fazer a música certa com partitura

o metallica e scorpions tocaram com orquesta tb, vc acha que eles (a banda) tiveram que ler todas as músicas em partituras?

se vc sabe ler, ótimo!! mas desculpa, é ignorância falar que só da pra tocar certo com partitura!

experiência própria colega!

mateusstarling
Veterano
# jan/11
· votar


Churrus
Os grandes musicos são grandes porque tocam por prazer e não por cobrança. Curta o processo de aprender, esse tipo de cobrança que vc tem feito é prejudicial. Se para você passar 4 horas com a guitarra na mão te deixa frustrado vc precisa rever a sua maneira de aprender o instrumento.

tapinga
Veterano
# jan/11
· votar


Pé de chinelo
metallica e tal os caras fazem as propias musicas...e tem digamos "DOM"...alem de todos terem noção de ritmo e tudo mais

EU mero mortal preciso da partitura para tocar certo...

agora me explica como um cara vai tocar malmsteen, no metronomo sem ter noção de ritmo..ele vai tocar pelos cocos... mais certinho nunca talvez com alguns anos de treino consiga

eu quero dizer pro cara q tipo não adianta ficar no 1234, ou só em escalas e arpejos para tocar musicas a nivel de malmsteen..

Vinícius Braga
Veterano
# jan/11
· votar


Churrus

Bem cara, treinar é bom, mas se obrigar a treinar não gostando do que está fazendo, pra mim não é compensativo!
É mais proveitoso tocar músicas que você gosta e consegue tocar e fazendo isso se divertir, curtir o que está tocando!


Abração e bons treinos!!!

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


tapinga

Td bem cara, eu concordo que é muito importante aprender partitura...

só não acho que seja essencial pra entender ritmo, compassos ou duração

tapinga
Veterano
# jan/11
· votar


Pé de chinelo
mais tipo com partitura seu estudo fluii(Escreve assim?!)

tem q ter um conhecimento pra tocar nivel de malmsteen..
não é so 1234, escalo,arpejo........

tipo eu trino musicas malmsteen na metade do tempo
pra depois por no tempo original
assim consigo tocar certo...to tempo

so minha opinião..

strks
Veterano
# jan/11
· votar


tapinga
Usando seu raciocinio então uma pessoa analfabeta obrigatoriamente não vai saber falar direito? Abç

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


tapinga

eu tb tiro todas as músicas na metade do tempo (principalmente as rápidas), dps acelero .... e te garanto que consigo tirar malmsteen, bethoven ou qlq um com tablatura!

se vc pode ouvir a música, ja ta lá todas as informações de tempo! é só ouvir e reproduzir o que vc ouviu!

a partitura só vai ser realmente eficiente quando vc nunca ouviu tal música e quer tocar no tempo certo, mas me diz qual música vc vai tocar sem nunca ter ouvido? era assim no tempo do bethoven quando não tinha gravações, hj em dia não é mais essencial

abs!

tapinga
Veterano
# jan/11
· votar


strks
não é bem assim não....
uma pessoa analfabeta não vai conseguir falar certo..(maioria dos casos, mais para tudo tem excessão) mais ele vai falar...todo mundo vai intender mais aposto q não vai saber..conjugar os verbos, plural e tal coisas simples..........

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


tapinga

sem querer ser chato , mas vc usa "mais" pra somar coisas, tipo 1 mais 1........pra explicações a gente usa "mas"

encarnei o prof. pasquale kkkk

tapinga
Veterano
# jan/11
· votar


Pé de chinelo
vou pegar um exemplo aqui para te mostrar...
daqui a poco posto aquiie

BuriedAlive
Veterano
# jan/11
· votar


Churrus

Voce faz aulas com professor?
Se não, eu acho que voce tem que tornar as coisas um pouco mais prazerosas mesmo, pegar mais músicas e tals...

Agora se voce faz aulas, acho que tem que cobrar um pouco mais de si mesmo como voce está fazendo...
Tipo quando o professor passa algum exercício pra agilidade e tals eu pensava " Vo treinar isso aqui até fica 101%, pra estar perfeito semana que vem,assim o professor vai passa mais coisa nova na próxima aula..."
Esse pensamento me confortava um pouco, quando tava ponto de não aguentar mais aquele exercício, eu aprendia um novo e assim vai...

Bom acho que é isso...
Ahh...tenta dar um intervalo entre os treinos tambem, se voce toca 3 horas por dia, começa a fazer 1 hora e meia, para, vem aqui no forum, sei lá.. e depois continua...

Abraço!!!

METAL_IS_MY_LAW
Veterano
# jan/11
· votar


evite fazer exercicios, procure tocar musicas que voce goste e que sejam mais ou menos do seu nivel tecnico (eh recomendado um pouco mais dificil para evoluir), ae voce vai sentir vontade de tocar, pois tocar conseguir tocar as musicas que gosta é uma coisa muito gratificante, e você evoluira, pois ler a musica tb é um exercicio, tente fazer os solos, mesmo sendo dificeis, na velocidade que de conta, quando voce ja souber o lick do solo de traz pra frente vai conseguir tocalo com a velocidade satisfatoria
*tentar de cara tocar malmsteen, nao é nada facil, procure por musicas mais faceis, de bandas como metallica, iron, sabbath...
sua evoluçao depende de apenas voce mesmo, nao se desespere e achar que treinando 3 horas diariamente vai torna-lo rei da guitarra, se depois de 2h voce nao tiver mais paciencia pra tocar, deixe pra outra hora, pois tocar sem vontade e atençao pouco ajuda na sua evoluçao, treine no ritimo do seu corpo e da sua mente, nao no ritmo do relogio

BuriedAlive
Veterano
# jan/11
· votar


METAL_IS_MY_LAW

treine no ritimo do seu corpo e da sua mente, nao no ritmo do relogio

Positivei!!!!

tapinga
Veterano
# jan/11 · Editado por: tapinga
· votar


Pé de chinelo

olha esse trecho partitura

aonde está em vermelho tem uma acelerada..

aonde tem essa acelerada, se for de ouvido não da pra tirar..(tem gente q consegue logicoo)

na velicidade original mal se percebe de tão rapido...

mais faz diferença..

pra tocar esse trecho certo só com partitura...de ouvido fica muito dificil dar essa acelerada


encarnei o prof. pasquale kkkkhsuhsushush
e eu encarnei o defensor da partitura........juhsuhsuhs

se não conseguir ver o link tenta esse http://img687.imageshack.us/img687/3563/trechoblackstar.png

Churrus
Veterano
# jan/11
· votar


Entao galera axo q n consegui me expressar mto bem, ainda estou mtooo longe de tocar algo pelo menos parecido com malmsteen, vai etc...o fato e q eu quero a longo prazo conseguir, por isso estou me dedicando para no futuro ser apto a tal...

BuriedAlive
Faço sim...

Então...mas tipo assim, eu axo q nimguem axa prazeroso fazer exercicios...mas se eles sao nescessarios e vao fazer diferença na hora de tocar uma musica, entao axo q vale o sacrificio, esse meu pensamento ta correto??
Ah...se sacrificar um poco nos treinos com exercicios, digitaçoes, realmente compensa ? ou e melhor eskecer tudo isso e so fazer oq der vontade na guitarra?

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


Churrus

mas cara, aprender uma música, ja é um exercício

a gente tem que tirar da cabeça que exercício é só ficar no 1234 ou digitando escala!

pega um solo que vc gosta a usa isso como exercício!

te garanto que vai dar muito mais prazer em treinar!

abs!

Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


tapinga

é realmente tem suas vantagens, mas essa mesma informação poderia ser escrita numa tablatura tb :)

ps = desculpa o "quanta besteira" q eu disse no começo, cada um tem um modo de ver a música

mas pra quem ler isso e tiver na dúvida, aprende a ler partitura que é melhor saber!

abs!

BuriedAlive
Veterano
# jan/11 · Editado por: BuriedAlive
· votar


Churrus
Exercício é importante sim...

Guitarra é um estudo como qualquer outro, e têm as partes chatas mesmo...
O que não pode é desistir da guitarra por que não gosta de exercícios...

Apenas procure não se prender só em exercícios ou só em músicas,treine um pouco de tudo, OUÇA bastante tambem...
Mas se quer técnica, acho que exercícios são inevitáveis...

Abraço

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/11
· votar


No pain, no gain!

tapinga
Veterano
# jan/11
· votar


Churrus
haa cara
tenta dividir seu tempo tocando oque vc gosta.. e está no seu nivel
e tambem estudar..
bem eu estudo com partitura...ai oque estudar fica seu criteiro..

eu não tenho um tempo pra estudar definido..
eu toco uma coisinha e tal ja estudo toco denovo estudo
fico assim no final das contas fiquei umas 4horas na guitarra e nem vi o tempo passar..

é isso aii

Rednef2
Veterano
# jan/11
· votar


Cara me sinto mais ou menos assim, mas o que ocorre comigo é que fico desanimado de fazer só exercicio heheheehehee
uma hora cansa

Floydniaco
Veterano
# jan/11
· votar


Churrus

Cara , como já disseram , música é pra ser prazeroso !!!
Pode estudar , mas não a ponto de desanimar!!!

tapinga

Cara , quem tem ouvido , toca malmsteem sem partitura sim ...
o mais importante na música ( para mim ), é o ouvido!

Jamais será necessário de partitura pra tocar qualquer coisa ... a não ser que a pessoa seja incapaz de tirar de ouvido!


Vc disse besteira sim ... mas na boa mesmo cara !!!
Não estou desmerecendo o uso da partitura , apoio totalmente que quer aprender!

Churrus
Veterano
# jan/11
· votar


Então oq fasso e isso msm...eu treino 3 horas, e dps dessas 3 horas eu me divirto com algumas musicas, licks, riffs...então ta legal esse meu eskema ne?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O tic tac do metronomo, a chatice dos exercicios, frustação