O tic tac do metronomo, a chatice dos exercicios, frustação

Autor Mensagem
Rednef2
Veterano
# jan/11 · Editado por: Rednef2
· votar


Floydniaco
Ouvido é importante, mas tem que saber teoria, quero ver um cara que só toca no ouvido começa a improvisar logo de cara naquelas bases cheias de emprestimo modal e cheio de acordes com "7/9" "6/9"

BuriedAlive
Veterano
# jan/11
· votar


Churrus

Então oq fasso e isso msm...eu treino 3 horas, e dps dessas 3 horas eu me divirto com algumas musicas, licks, riffs...então ta legal esse meu eskema ne?

Sim, mas é pra TREINAR!

Melhor UMA hora bem concentrado e aproveitando o tempo doque TRÊS horas olhando pro braço da guitarra e fazendo uns 1234 a 30 bpms por segundo vendo TV...

tapinga
Veterano
# jan/11
· votar


Churrus
isso cara
mais tenta sempre por oque vc estuda em pratica..

Floydniaco
cara como disse para tocar certo...

celotoledo
Veterano
# jan/11
· votar


Churrus
Já tentou isso aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/250528/ é muito legal!!! E excelente para técnica.....

tapinga
Veterano
# jan/11
· votar


churrus
haa tava esquecendo
tipo tenta estudar misturando com tocar!
tipo bega uma BT e tenta improvisar em cima com o que vc estudou
assim seu estudo flui mais...

Floydniaco
Veterano
# jan/11
· votar


Rednef2

Ouvido é importante, mas tem que saber teoria, quero ver um cara que só toca no ouvido começa a improvisar logo de cara naquelas bases cheias de emprestimo modal e cheio de acordes com "7/9" "6/9"

Quer ver ?? Digita no YouTube , David Gilmour .... tem outro sujeito tbm que revolucionou a guitarra e não sabia nada de teoria , um tal de Jimi Hendrix ...

Vc ta totalmente enganado meu velho ... tem MT , mas MTSS ótimos guitarristas , e outros bem consagrados , que nunca passaram perto da teoria ...

Eu mesmo nunca estudei nada ... não que eu seja o fodão nem nada ... mas isso não quer dizer que eu toque mal ou errado.

tapinga

cara como disse para tocar certo...

E continuo dizendo a mesma coisa .. da pra tocar certo sim meu camarada


Mas é como eu disse caros amigos , não desvalorizo o valor da teoria!!! Pra quem tem vontade de aprender , que vá fundo !!!

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/11
· votar


tapinga
Partitura é muito importante sim, ela ajuda um bocado, principalmente na hora de compor. Porém se você tiver um bom ouvido ela é "dispensável" sim (mas como não tem muitas pessoas que tem bom ouvido...).

E dom não existe, o que existe são boas idéias e muita dedicação!

Churrus
Então oq fasso e isso msm...eu treino 3 horas, e dps dessas 3 horas eu me divirto com algumas musicas, licks, riffs...então ta legal esse meu eskema ne?

Que esquema? não tem esquema! Quando você está com a guitarra em mão não é estudo, é diversão! Estudar é ler teoria em livros e apostilas, tocar é pra ser divertido (e estudar não é divertido todo aquele que frequentou escola sabe disso, estudar é chato).

Curta o que você está fazendo! Pelo jeito que voce relatou parece que esta sendo pressionado ou quer impressionar alguém! Não é bem assim não!
Se você não gostar do que faz não vai conseguir se dedicar e nem prestar atenção sendo assim não vai progredir, então vai abandonar logo o instrumento e consequentemente não vai conseguir toca-lo bem.

A 1ª coisa que você fazer é se divertir com a guitarra, toque o que você quer tocar, se você se matar em 1 hora de exercícios chatos sem curtir isso não vai progredir em nada! Pegue uma música (ou trecho dela) e tente tocar, vai tentando e repetindo isso até conseguir toca-la bem, sempre ouça a música todo dia e tente tocar igual, logo que voce ver que esta tocando igual, parta pra outra música (ou trecho) e recomece, é assim que se vai progredindo.

E um aquecimento que eu faço e acho muito bom é, ao invés de 1234 chato e monótolo que dá vontade de tacar a guitarra no chão igual ao hendrix só que de raiva, vai improvisando, brincando a guitarra, aperte qualquer casa e vá criando sequencias que combinam, aprenda umas escalas e tente encaixa-las nestas sequencias, logo voce va estar "descobrindo" riffs fodões e estará "conhecendo" melhor o seu instrumento.

10 minutos de 1234 é muito, agora quando você sai "brincando" sem compromisso com o seu instrumento você passa horas sem perceber e progride muito mais, além de "descobrir" muita coisa boa que dá muita idéia pra compor.

lugaque
Veterano
# jan/11 · Editado por: lugaque
· votar


Cara, estudei violão erudito durante um tempo, e te digo hoje que a leitura de partitura me ajudou bastante, principalmente na parte rítmica. Agora, acho o estudo da teoria (campos harmônicos, modos gregos, etc.), mais importante do que a leitura de partitura, pois existe a tablatura (método bem mais simples de ler). Já a teoria, vai te ajudar a ter consciência do que está fazendo (ex: saber sobre qual campo harmônico estará tocando, e assim facilitar sua vida na hora de uma jam). Espero ter contribuído. Abraço.

tapinga
Veterano
# jan/11
· votar


Floydniaco
cara
Jimi Hendrix
tinha noção de partitura SIM, o povo fala q não mais tinha sim..
ns Escolas do EUA tem aulas de teoria musical, musica ou coisa parecida....hsuahsuh
ou seja por mais q ele não sabia ele ele tinha uma noção...

ate meu professor disse isso..

olha esse link
http://img687.imageshack.us/img687/3563/trechoblackstar.png

ta vendo aparte vermelha tem uma aceleração
de ouvido quase impossivel tocar essa aceleraçãozinha..

Floydniaco
Veterano
# jan/11
· votar


tapinga

Não acredite em tudo que te falam =P

Como tbm não é obrigado a me escutar ...


Mas vc está com a mente mt fechada ...

eu lhe garanto que da pra tocar tudo mt bem ... tendo um bom ouvido !! ; P

Mas com certeza , assim como lugaque disse , ele teve aulas de violão clássico , e aprendeu partitura, o que ajuda ele mt hj em dia ...

Com certeza isso ajuda MT MT ...

Mas não é regra ...

tapinga
Veterano
# jan/11
· votar


[b]Floydniaco[/b]
eu não tenho um ouvido absoluto e tudo mais

não estou com a mente fechada mais com a partitura eu consigo tocar certo..pra mim é melhor

Viciado em Guarana
E dom não existe, o que existe são boas idéias e muita dedicação!
pra mim dom na guitarra é ouvido absoluto....ushsuhsuhaus

ABÇ

Floydniaco
Veterano
# jan/11
· votar


tapinga

Mannn , vamos com calma , não quero que pegue birra de mim =P

Eu tbm, não tenho ouvido absoluto , e com certeza não conseguiria tirar malmsteen sem uma tab ou algo assim!

Disse que está com a mente fechada , qnd afirmaaa que TEM que ter partitura pra tocar certo , se não não da ... entende ?

só isso =P A partitura ta ai pra isso mesmo!! mas como eu disse , não é regra =P

Rednef2
Veterano
# jan/11
· votar


Floydniaco
Cara david gilmour sabe teoria sim, tanto que tem video que ele ta la usando partitura.
E nao acho que Hendrix nao sabia teoria, talvez ele nao fosse "o teorico" mas concerteza ele tinha noção de campo harmonico, escala e essas coisas mais basicas

Jube
Veterano
# jan/11
· votar


Estudando usando as musicas que voce gosta, pode unir o útil ao agradavel, além de aumentar seus conhecimentos e sua técnica, você ainda aumente seu repertorio

Floydniaco
Veterano
# jan/11
· votar


Rednef2

Uhum ... então me explica pq no dvd Remember that night ( o qual eu tenho ) qnd ele está falando de aprender a tocar sax , ele diz que ele nunca teve aula , e sempre tocou de acordo com o que seu coração mandava ( não disse com essas palavras ), e que só foi ter aulas de música depois de velho , justamente para aprender o sax ?

Cara david gilmour sabe teoria sim, tanto que tem video que ele ta la usando partitura.

UAHEuHAEuA ... sei sei ... então me mostra!

lugaque
Veterano
# jan/11
· votar


Acho que o ideal, é o equilíbrio entre o "ouvido" e teoria. Pois presenciei muitas vezes, colegas que erravam a armadura da clave, e não percebiam que em vez de um MI era um Fá (por exemplo), porque nunca se preocuparam em tirar uma música de "ouvido".

Rednef2
Veterano
# jan/11
· votar


Floydniaco
Disse que tocava o que o coração mandava, nao disse que nao sabia teoria...

http://www.youtube.com/watch?v=KTY-MMlBP5E
com orquestra ele ta tocando, percebe que a negada da orquestra usa partitura, que concerteza foi feita por david gilmour, alias ele quem é o criador das musicas ne nao??

Viciado em Guarana
Veterano
# jan/11
· votar


tapinga
Ouvido absoluto vem com experiência e dedicação!

Torno a dizer... dom não existe, o que existe é boas idéias e dedicação.

=)

has4
Veterano
# jan/11 · Editado por: has4
· votar


Destaquei algumas frases que eu achei interessantes neste tópico

treine no ritimo do seu corpo e da sua mente, nao no ritmo do relogio
se vc pode ouvir a música, ja ta lá todas as informações de tempo! é só ouvir e reproduzir o que vc ouviu!
me diz qual música vc vai tocar sem nunca ter ouvido? era assim no tempo do bethoven quando não tinha gravações, hj em dia não é mais essencial


Bom... minha opinião:

A partitura, o guitar pro da vida, o windows media player (lento, rápido), são recursos que realmente nos ajudam a tirar alguns complexos trechos. Se temos tais recursos, podemos e devemos desfrutá-los, mas convém que tentemos tirar tais complexos trechos para depois conferirmos se o fizemos certo, pesquisando naqueles recursos... e caso tenhamos acertado, ponto, pois já praticamos um grande exercício para apurar os ouvidos, aprendemos a ler melhor a partitura, nos animamos e nos empolgamos, etc; se o fizemos errado, devemos também recorrer àqueles mesmos recursos para irmos adiante, e assim, sairmos da chatice ou frustração que é ficar empacado em um só trecho dada à complexidade do mesmo... creio que assim, evoluiremos com o esforço próprio e com sabedoria para não deixar tudo isso ficar realmente chato ou frustrante. Acho que devemos sim, recorrer aos recursos, mas com esse tipo de esforço...

Nunca tirei nenhuma música tão complexa assim, pois sei dos meus limites técnicos, então, a deixo para uma oportunidade certa, que será o momento em que estiver desenvolvido para encarar algo complexo. Nem sempre o que quero é o que posso, então, acho que devo ir devagar, mas com afinco pois é o que importa para a evolução.

Fazer forçando a barra é fazer algo contra a vontade... também fazer algo que se deseja sem a possibilidade de fazê-lo, isso gera desânimo... penso que o problema do colega é ansiedade para tocar aquilo que ele acha que pode, mas ainda não o pode... gera muita ansiedade. É preciso lembrar que aqueles caras tiveram a oportunidade de ficar o dia todo comendo, bebendo e dormindo guitarra, talvez muito diferente de nós, digamos, mortais. Calma e paciência também é um grande exercício.

Floydniaco
Veterano
# jan/11
· votar


Rednef2

Meu amigo ,

me fala aonde que o Gilmour ta lendo uma partitura ai ?

Então pelo que vc diz , eu , como não sei teoria mt menos partitura , não posso escrever uma música ? e alguém transpor pra partitura e dar para outras pessoas tocarem juntas ?

O David Gilmour já está velho neste vídeo , neste ponto da vida dele , seria MT idiotice minha dizer que ele não manja de teoria , não acha ?

O David Gilmour em seu auge ( década de 70 ) compunha todas as suas músicas em cima do improviso , ... ele não havia tido mts aulas , e pode se dizer sim que não tinha mt conhecimento teórico , e isso são palavras dele. Já li o livro do Jonh Harris e o livro da Black Strat do Gilmour. São informações embasadas no que li , e no que conheço de Pink Floyd , que é minha banda preferida.
Quem tinha mais conhecimento teórico era o Richard Wright , que junto com Gilmour , eram os cabeças no quesito harmonia e melodia.

O próprio David Gilmour fala que só veio a descobrir o nome de mts escalas que ele usava , qnd estava aprendendo sax. O cara é mt mais que partituras e 1234.


Não estou desmerecendo a prática dos exercicios , e conhecimento teórico , mt pelo contrário , incentivo o estudo ,( apesar de não estudar =P ) abre portas mt rapidamente , e em maior escala !

Veja , não estou aqui discutindo com vc ou querendo ser mais ´´entendido```, só estou dizendo o que eu sei , pq lá li mt sobre isso , ok ? é meu ponto de vista , vc pode dar o seu , ok ? Posso eu não ser o dono da verdade =D

Vinicius_gtpro
Veterano
# jan/11
· votar


com orquestra ele ta tocando, percebe que a negada da orquestra usa partitura, que concerteza foi feita por david gilmour, alias ele quem é o criador das musicas ne nao??


Não.

Tamehiro
Veterano
# jan/11
· votar


Rednef2
O Gilmour é um gênio, foda-se a partitura, ele foi o que foi e é o que é, um gênio, tem conhecimento teórico sim, e amplo, mas como falou o amigo Floydniaco
O cara é mt mais que partituras e 1234.
Tocou a maior parte da vida dele na emoção, ouvindo, sentindo a música.

Muita gente tem muito conhecimento teórico e isso é demasiadamente importante, mas sem querer dar uma de renato, não é só a teoria que faz um grande guitarrista, pra mim não é a teoria o mais importante no grande guitarrista.

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/11
· votar


cara , na minha opnião vc ta indo pro lado errado.

tecnica eh uma coisa q tem que vir com o tempo sem treino .
logico q se vc quer tocar metal full speed from hell ,vc tem que treinar tencnica , oque vc pode fazer eh ao invez de ficar fazendo exercicios , tire musicas do estilo q vc quer tocar mesmo se nao conseguir tocar certo.

quero dizer . um guitarrista de 4 meses vai tocar tender surrender?não! , mas esse mesmo guitarrista de 4 meses se pra treinar tenica tentar aprender a musica , ao inves de treinar a tecnica crua ,vai se tornar nao so um guitarrista melhor como um musico melhor q seu colega de 4 meses q tava treinando tecnica crua.

macaco veio
Veterano
# jan/11
· votar


o exercicio não é so 1234, e tem que saber fazer, é 1234 andando no braço da guitarra e segurando o 4 enquanto o 1 2 e 3 trocam de corda. E ainda tem 1243 , 1324 e 1423. Depois segurando o 1 em pestana. Isso vem do violão classico de partituras, não veio das guitarras eletricas. Eu desconheço um guitarrista veloz que nunca fez 1234 na vida. E tem outros que seguem o mesmo modelo de 1234 muito mais dificeis. Mas realmente não precisa partitura pra isso. A partitura é so pra tirar os exercicios numa ordem cronologica que desde o tempo de Tarrega (que praticamente inventou o violão) ate agora desenvolveram uma ordem de estudo. Se voce tem alguem que lhe ensine certo todos os exercicios que estão la em metodos de partitura na ordem certa, então não precisa ler nota nenhuma. Se aprender so olhando solos no youtube vai ter que aprender a maneira correta que esta la mas tambem as maneiras erradas e cheias de vicios que tambem estão la e depois optar qual é a melhor. Mas de todos os modos não tem jeito, se quer ser bom tem que sentar na privada com a guitarra na mão.

Adair Neto
Veterano
# jan/11
· votar


Continue treinando cromatismo, talvez até menos, toque uns arpejos e pegue solos que você gosta. E use as escalas para conseguir velocidade.

TavaresBluesMan
Veterano
# jan/11
· votar


Churrus
Cara, é assim memo. As vezes bate um desânimo brabo, mas espanta ele e seguinte: Pense positivo! Estude com atenção, muita dedicação e amor. Ok? Os resultados virão a longo prazo e quando chegarem você vai ficar feliz e vai querer estudar mais e mais.

Abraço

Juneba
Veterano
# jan/11
· votar


cara eu fiquei um tempo no violão só em exercicio resultado = não melhorei nada, começei a tirar música melhorei bastante. vai tirar música é bem melhor !
ai pra te dar uma animada.


Pé de chinelo
Veterano
# jan/11
· votar


lugaque

Agora, acho o estudo da teoria (campos harmônicos, modos gregos, etc.), mais importante do que a leitura de partitura...

Com certeza, é a mesma coisa de saber ler bem e não saber formar frases, ou não usar plural quando tem que usar etc

tapinga

ta vendo cara, é aquilo que eu te disse: é importante saber partitura? sim!

a partitura é determinante pra tocar qualquer estilo?
não! é dispensável!

Rednef2

O gilmour aprendeu teoria (partiruras etc) recentemente pra tocar sax..........quase todos os solos monstruosos e composições, ele fez seguindo a emoção e o caminho intuitivo das escalas!

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# jan/11
· votar


Acho que te falta um objetivo mais claro cara.

1) Se tem um problema com a rotina de exercícios, o melhor é rever. A velocidade de aprendizado cai pra menos da metade quando a gente n quer fazer uima coisa.

2) O mais fácil vc já falou, saber o que quer. Quer tocar o Malmsteen. Agora tem que ter foco. Não adianta ficar fazendo um monte de outras coisas, cansar e depois ter que ter cabeça pra tirar o Malmsteen.

3) Escolha umas 3 músicas mais fáceis dele, e se concentre em tirar só essas. Faça seus exercícios de metrônomo serem escalas e arpejos usadas nessas músicas. Eu largaria essa merda de 1234 e ficaria treinando escala menor, menor harmônica e arpejos menores, maiores e diminutos. Por si só essas coisas já vão trabalhar a independência dos dedos e outras coisas que vc quer. Se possível pegue frases e riffs, sequências das próprias músicas escolhidas para treinar no metrônomo.

4) Não adianta abraçar o mundo e tentar pegar tudo de uma vez. Paciência, pq demora MUITO pra tocar BEM.

Abraços.

patudodi
Veterano
# jan/11
· votar


Cara, Uma hora de 1234 nao neh?

Se voce estiver fazendo aula seu caminho vai diminuir um bom tanto.
Cara pode estar chato pq tá muito facil, ou pq é muito repetitivo ou pq vc ta tocando demais mesmo...
Se estiver mto repetitivo vc dá uma pausa toca uma musica ou muda de exercicio, nem que voce troque 1234 por 1423, que se vc nao estiver acostumado voce vai se manter focado.
Quando eu falo tocar demais, demais a mesma coisa, de enfoque para outras

Mas cara... Nao pense em tirar steve vai e malmsteen agora, voce vai ficar decepcionado com o tempo que se leva pra tocar essas musicas, pelo visto vc gosta de rock, Tem MILHARES! De musicas ótimas pra se tocar no rock, para aprender...

Agora seguinte cara, Voce nao pode treinar guitarra Pensando Em Ficar famosão e comer menininhas depois do show...
Claro que! Esse pode ser seu objetivo enquanto músico, é ótimo que voce tenha um objetivo, mas aprender e tocar guitarra é um processo extremamente prazeroso, cada batalha vencida te da força pra seguir em frente, voce nunca deve se forçar a fazer algo na guitarra, pensando no que vem em seguida, simplesmente porque vai encher o saco e nao vai surtir efeito, ache uma maneira de treinar enquanto se diverte !

No mais, nao desista fera , mas não se force a continuar andando ;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O tic tac do metronomo, a chatice dos exercicios, frustação